28 de outubro de 2013

Aspectos da derrota


“Quem quer que esteja fisicamente bem preparado, pode fazer coisas incríveis com seu corpo. Mas quem junta a um corpo em forma uma cabeça bem cuidada, é capaz de feitos excepcionais.” (Alexander Popov, melhor nadador da Olimpíada de 1996)


O resultado do jogo de ontem foi um fiasco. O Grêmio não jogou nada. O desempenho dos jogadores foi pífio. Ridículo. Um verdadeiro desastre.
Esse meu sentimento basicamente resume aquilo que todo torcedor gremista disse ou gostaria de dizer após a má partida de ontem.
Mas eu não esperava nada diferente disso. Acho muito natural que isso tenha acontecido e já adianto que não estou nem um pouco preocupada com o fato. Não, mesmo! Simplesmente, porque o Grêmio que esteve em campo ontem não foi o Grêmio que vinha jogando e obtendo êxito no Campeonato Brasileiro.

Vejo dois fatores como definitivos para avaliar a pouca produtividade do Imortal Tricolor em Curitiba.
Primeiro: estivemos desfalcados de três jogadores que são basilares na equipe. Rhodolfo, Souza e Ramiro são primordiais, além de estarem completamente entrosados entre si e com os demais jogadores. Seria ingenuidade pensar que Adriano e Matheus seriam substitutos à altura. Mesmo que fossem tecnicamente superiores, não estão no mesmo ritmo competitivo dos demais. Rhodolfo, nem é necessário lembrar, é a grande referência defensiva da equipe. É o grande guardião da meta tricolor e uma liderança que orienta e estabiliza o grupo com sua segurança e firmeza.

Segundo:  na minha visão, o principal fator para o mau jogo de ontem foi o estresse emocional e físico do grupo. Ninguém sai imune ao turbilhão de emoções e tensões vividos na última quarta-feira. O nível de estresse foi imenso. A quase desclassificação na Copa do Brasil e a reversão da expectativa exigiu um esforço hercúleo dos atletas. Ninguém saiu inteiro daquela jornada. Como os jogadores ainda são seres humanos, eles agem como tal e padecem de suas consequências.
Acredito firmemente que todos estão muito embuídos do sentimento de que é necessário dar um grande título para a fanática torcida gremista. Após o esforço e a tensão empregados na partida contra o Corinthians o grupo experimentou  uma espécie de relaxamento físico e mental inconsciente. Mesmo porque o corpo e o cérebro humano necessitam de um certo tempo para se recompor.

Atualmente, a ciência nos mostra que fatores estressores comprometem diretamente no desempenho físico e mental dos atletas de alta performance, como podemos ler a seguir:

“O impacto do stress sobre atletas inclui prejuízos como rigidez no desempenho e no raciocínio, redução na habilidade de analisar situações complexas e de manipular informações de forma adequada, dificuldade para concluir tarefas e redução da acurácia. Além dos efeitos individuais, o stress pode afetar de forma negativa o funcionamento do indivíduo em atividades de grupo, com redução da qualidade de comunicação e com tomada de decisões incorretas (Kavanagh, 2005). A exposição prolongada a determinados estressores pode ter consequências negativas graves, como a exaustão profissional (Taylor, 2009).” 

O jogador que melhor encarnou esse espírito desgastado foi Pará. Não bastasse a má sorte ao fazer gol contra logo no início da partida, perdeu o equilíbrio ao cometer uma falta muito forte que poderia ter consequências graves ao adversário e que provocou sua expulsão.

Fazem  muito bem o técnico Renato e a direção em blindar o grupo. O momento é de recompor as forças e fazer uma remobilização para recuperar o foco perdido. Não é o melhor momento para atirar pedras , mas sim para confiar e apoiar  os jogadores.

Comentários (93)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Mais uma imagem do descritério gloriosa Brigada Militar e de o quanto a nossa direção tem que agir publicamente diante dessa impostura. Chega. Está na hora de dar um basta nisso! Falar mal da Arena é uma barbada. Cobrar do governador isonomia é o o que se deseja!!!!!! http://aovivo.ducker.com.br/2013/10/28/mais-uma-i...
36 respostas · ativo 595 semanas atrás
Cara, meu pai tava irritado, e eu disse para ele: esquece pai, esse jogo não vale (quase) nada, não tá dando certo, vai ver um filme, desiste que hoje vai ser filme de terror. Foi o que eu fiz...o problema é que treinador após treinador é sempre a mesma coisa, eles parecem não ver o que a torcida vê com clareza. Não era jogo pra entrar no mesmo esquema de sempre, e muito menos entrar com Adriano e Matheus(sendo queimado) que não jogam o mesmo estilo do Souza e do Ramiro. Só o Renato não percebe isso?? Por que não fazer um 3-6-1 com Maxi jogando e deixar o Barcos um pouco na reserva?? O Zé Roberto pode ir para a reserva e o Barcos não?? Porra o cara parece um bêbado em campo, tromba pra cá, tromba pra lá e não faz absolutamente nada. Se é porque ele marca e ajuda na tática que o Renato desse essa semana pra ele descansar, botar a cabeça no lugar, nem penalti ele consegue bater mais...
Porra, tirava o Barcos , e metia o Maxi desde o começo, só pra ver do que ele é capaz, esse papo que ele "não está pronto"...pronto para que?? O cara nunca joga...
Perder é do jogo, mas tomar goleada de timeco quase rebaixado não pode ser considerado normal....
Bola pra frente, quarta é que o bixo pega, e vai pegar, os caras vão vir com sangue nos olhos, espero dê tudo certo, porque é a nossa chance, Atlético, Goiás e Fla não tem time para ganhar do Grêmio, desde que joguem com o coração e o Renato USE A CABEÇA!!!
1 resposta · ativo 595 semanas atrás
Pitica, mais um excelente post!

Talvez (TALVEZ) perder (e assim!) tenha sido bom. Quem sabera'? Mas e' claro que estamos todos meio P. da vida com isso.

Acho apenas que Adriano confirmou que e' muuuito inferior ao Ramiro (todos no's ja' sabi'amos), e que Barcos volta a confirmar que est'a muito ruim.

Vibrei muito com a contratacao do Barcos, acho ele um grande cara, e claro que nao foi ele o unico culpado pela derrota catastrofica, mas o fato e' que esta' jogando muito mal. Deveria, num gesto de grandeza, pedir para ficar umas partidas no banco. Nao fazer gols e' uma coisa, nao ganhar nenhuma bola, nao dar seguimento numa jogada, 'e outra completamente diferente. INFELIZMENTE estar com ele e estar com apenas dez em campo da' na mesma.

Entao, Renato tem que saber que de firme passou a obstinado, e dai' a mula, ja' faz tempo... Infelizmente, Barcos tem que dar lugar a um guri por alguns jogos.
1 resposta · ativo 595 semanas atrás
Escrevi a uns 3 meses, após Grêmio 3 x 1 Cruzeiro, entre outras coisas, que o Mateus Biteco não joga 10% do que joga o irmão Guilherme. Sim, sei que jogam em posições diferentes, mas isso não impede a comparação. Todos discordaram de mim, todos. Eu disse nas respostas que esperava estar enganado, e que o Mateus vingasse ser um grande jogador no futuro. Não quero me gabar, mas tenho olho bom para ver se jogador tem futuro ou não. Por exemplo, nunca apostei um tostão no Bruno Soneca, que era incensado como o novo Ronaldinho Gaúcho.
Cada vez que vejo o Mateus Biteco, menos acredito no "futebol" dele. Estou convencido que se trata de um grandíssimo perna-de-pau. Tomara que consigam enganar logo algum time europeu e levem embora com urgência esta naba, pois senão continuará sendo escalado de vez em quando ou (Deus me livre) vira titular algum dia. Outro que não joga nada é o Mamute. E estou com a forte impressão que irá jogar quarta.
5 respostas · ativo 595 semanas atrás
RELAX? Se o Grêmio relaxar um milímetro a mais do que foi ontem, o Kid Bengala encaçapa com bola e tudo.

Gostaria de saber qual seria o melhor momento de criticar, na opinião dos nobres apoiadores? Esse ano tem sido como os últimos 5. Nutrimos alguma esperança em alguma competição e somos sovados.

A Copa do Brasil vai ser diferente? Pode ser! Eu acredito ou, ao menos, quero acreditar. Temos mais time, em teoria, que os outros postulantes. Mas tínhamos mais time que o Criciúma e Coritiba também, e todos viram no que deu.

É importante que os jogadores saibam: Não precisa pedir perdão nenhum à torcida. Os pequenos deslizes são esquecidos em meio a uma grande jornada. Façam seu perdão. Proporcionem-nos uma grande jornada.
13 respostas · ativo 595 semanas atrás
um tanto insuportável a reação de parte da torcida em redes e blogs da RBS. Tem um pessoal que fica a espreita, se algo der errado, vocifera todo o seu recalque. O futebol, como o transito, espelha muito o padrão moral, ético e a psique do homem médio. Não é por nada que são dois cenários violentos. Não é por nada que o transito e a rivalidade grenal são o que são. Infantiloides. isso tudo fica evidente qdo pessoas ultrapassam outras na rampa do estacionamento, ou qdo toda e qualquer ação, até mesmo legal, perde legitimidade por ser grenalizada. o que quero dizer com isso, é que o maroto ufanismo bairrista e provinciano de que aqui há o único por do sol bonito, ou o maior lago de coco do país, ou o somos oposição a qualquer coisa que se estabeleça em SP ou Brasília, ou temos o único vinho ou o único churrasco decente, tudo isso seria ótimo se não excluísse toda e qualquer outra forma de vida fora deste estado quase caindo do mapa. Tudo isso se faz presente, quando a minha escalação era a única possível, qdo fica fácil dizer que ninguém mais presta além do guri da base que não jogou, qdo nós mesmos não somos suficientemente bons para o tal padrão que achamos que temos, por isso renato não é treinador, o koff desaprendeu, o odone é a geni, ninguém serve pq somos diferenciadamente exigentes, nem nós mesmos servimos. Queremos títulos, mas os outros não. ´E que queremos mais. Sofremos mais que os outros. Somos mais fanaticos, dirigimos melhor. Será? Uma coisa eu sei. Criticamos os outros e a nós mesmos, bem melhor do que os outros. Quem já morou fora da grande porto alegre sente um visível alívio. A vida fica mais leve sem ter de competir 24h por dia com teu vizinho, companheiro de sinaleira ou para ver quem critica mais o clube. Antes que me digam o ame-o ou deixe-o, como já relatei me desassociei recentemente, agora estou na sub categoria se torcedor que não quer mais contribuir com o salário de empresários, que na verdade são os que mais ganham com a ejaculaçao precoce de quem quer trocar de time, presidente, copeiro e massagista a cada 3 meses. Contribuo ainda no PPV. Abraços gremistada
PS ontem reporter abalizado da IVI disse que Damiao agora vai voltar a valer 25 MI de euros, bebi líquido de arrefecimento pela uretra.
1 resposta · ativo 595 semanas atrás
Pelo que eu leio nos comentarios eu era dos que mais criticava o Barcos. Fazia isso nos momentos de vitorias e recebia umas 6 negativadas por comentario. Quando dizia para escalar o Ze Roberto no lugar dele era umas 8 negativada.

Agora que o Gremio perdeu qualquer um que fala mal do Barcos recebe 6 positivadas.

Isso pra mim é torcedor de resultado. Se o time ta ganhando não tem o que melhorar, todos são bons e importantes, ate quem esta em crise tecnica é bom, pois é aplicado e ta dando o sangue. Quando o time perde metade do plantel é um lixo.

Lado bom da goleada:
- salto alto não existirá
- matematica. Um time bom perdeu levando 4 gols. A chance do time mostrar uma solidez defensiva e não perder os proximos jogos aumentou consideravelmente.
O Grêmio não pode viver um mau momento agora. Fizemos 5 pontos em 15 no Brasileirão, o Atlético fez 8 em 15, o Flamengo fez 7 e o Goiás fez TODOS OS 15. Eles só perderam pra times do top 7 da tabela. Nós perdemos pro vice lanterna e pro 13º colocado.

Renato precisa mostrar isso pros jogadores, precisa deixar claro que temos mais 7 rodadas de Brasileiro e mais duas partidas garantidas na Copa do Brasil. Na melhor das hipóteses, faltam 11 partidas pra terminar esse ano.

Nossa tabela no Brasileirão é potencialmente mais tranquila que a de alguns adversários, mas não podemos mais perder pra nós mesmos. É importante conquistar a segunda colocação para garantir uma vaga direta na Copa Libertadores, sem depender de um título que poderá depender de um bom resultado no Maracanã lotado ou no Serra Dourada.

Nem entrem nesse papo brabo de pontuação, tabela, G-2,3,4,5,6; o que importa é que o time não pode perder a confiança com esse tipo de resultado negativo pra que possa recuperar o aproveitamento positivo que teve durante o campeonato. Esse negócio de tratar duas competições de igual peso de maneira diferente só nos prejudica.
"Acredito firmemente que todos estão muito embuídos do sentimento de que é necessário dar um grande título para a fanática torcida gremista". É isto pô! Boleirada, não dêem munição para a ivi porque caso as coisas dêem errado vocês são os primeiros a ouvir corneta nas entrevistas e depois nas postagens dos nossos grandes analista$! Não dêem munição para os vendidos do naipe dos Benficas. O oportunista Sílvio sexta falava em G-6 - e eu ouvi, ninguém me falou - ontem após jogarem a tolaha para o timinho aí já era G-3 e ele o grande "comentarista" Grabauska já "alertavam" para a perigosa ascenção do Goiás e do Vitória e de como estará o espirito do time quarta. Sei que a coisa foi tão tensa semana passada que eu, um reles torcedor, ainda sinto o efeitos daquela carga de strees. Em tempo: Quando a direção vai enquadrar aquele corneteiro FDP do Pedro Ernesto? Faz mais de mês que o indivíduo espuma falando do Grêmio. O retardado do Kenny e ele que aguardem. A taça vai vir. E terá que esfregada na cara de toda a corja dos i$entos. Mas boleirada, repito, façam por onde: Tenho certeza como a Pitica que a boleirada mais do que qualquer um de nós quer ficar maracada como vencedora!
1 resposta · ativo 595 semanas atrás
Ricardo Marques Ribeiro em jogos do Grêmio.

26.09.2013--Corinth.--0x0--Grêmio--CB
03.09.2013--Goiás--2x0--Grêmio--BR
10.04.2013--Grêmio--0x0--Flu--LIB
16.09.2012--Mengo--1x1--Grêmio--BR
31.07.2012--Grêmio--1x0--Coritiba--SA
21.06.2012--Palm.--1x1--Grêmio--CB
17.09.2011--Vasco--4x0--Grêmio--BR
06.08.2011--Palm.--0x0--Grêmio--BR
13.11.2010--Santos--0x0--Grêmio--BR
29.09.2010--Grêmio--4x2--S. Paulo--BR

6 Empates (0x0 quatro vezes e 1x1 duas vezes)
2 Derrotas (0x4 e 0x2)
2 Vitórias (4x2 e 1x0)

80% de resultados positivos, apesar da propensão para complicar o jogo.
1 resposta · ativo 595 semanas atrás
Esqueci de comentar que tem jogador que está muito abaixo do que já rendeu: Werley. Ontem ele foi simplesmente ridículo. Tomou chapéu e ficou reclamando. Esse ano ele tem tido fraco rendimento, tendo um ápice negativo ontem. Mas chega de corneta por hoje, agora é ter pensamento positivo para quarta sairmos com um bom resultado, dessa vez marcando gol na casa do adversário.
Quaquer pessoa de QI medio sabia que o Gremio iria entrar mais relaxado, ninguem esta fazendo terra arrasada pela derrota, mas sim, pela forma da derrota, que foi vexatoria. O Atletico PR esta na mesma situação do Gremio, tambem jogou fora de casa mas empatou...mas como ja disse, a derrota humilhante serviu para lembrar aos jogadores que eles são BEM LIMITADOS, que só vao alcançar algo com muita luta, entao, acredito que vão entrar bem ligados na quarta...
1 resposta · ativo 595 semanas atrás
No jogo de quarta não vejo outra alternativa que não seja o 3x6x1. Se jogarmos com 2 zagueiros vai ser um perigo, pois o ataque do Atlético Pr é bom. Na minha opinião tem q colocar o Elano em um tempo e o Zé Roberto no outro, ou o inverso, pois precisamos de experiência nesta hora e 45 minutos cada os caras aguentam.
Muito bom o teu post, Pitica.
Estava sentindo falta dos teus comentários para colocar um pouco de moderação nestas 24 horas pós-derrota.

Tomara que tudo se explique pelo stress. Eu acho que houve um componente a mais.
Parece-me que, ao poupar os três titulares (pelas informações, Souza era o único a ser poupado) Renato passou ao grupo uma mensagem de que relaxar é aceitável, mesmo que não fosse esta a intenção.

Agora é olhar para a frente e buscar um resultado positivo na quarta. Vitória com um gol de diferença é goleada. Empate com gols é um resultado muito bom.
2 respostas · ativo 595 semanas atrás
Baita post, Pitica. Concordo com o teu sentimento sobre o jogo.
Mesmo assim, tem dois jogadores que saíram com a imagem muito arranhada de Curitiba: Adriano e Werley simplesmente não tem condições de jogar no Grêmio.
Eu acho interessante lembrar que o botafogo nessa hora mostrou que basta pôr a cabeça no lugar, aprender com o que aconteceu e seguir: Tomou 4 x 0 de um rival no meio da semana e terminou eliminado da CB. No jogo seguinte no último sábado suou e ganhou do Atlético MG, atual campeão da libertadores. Temos que pegar esse exemplo. Porque tomar um sacode desses que tomamos já é ruim. Imagina de um rival e como consequência ser eliminado de uma competição? Porém ele foi lá, juntou os cacos e ganhou de um ótimo time e nos tomou a vice-liderança. E estou falando do botafogo hein!
Estou ficando cada vez mais irritado com a tal OAS. Vejam o nome que deram à Arena no anúncio do jogo do Juventude: https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak...
4 respostas · ativo 595 semanas atrás
voltando de férias, 'vacinei-me' com a coloradagem que frequenta o Banco... pulei na frente... passei o dia debochando... ao ser perguntado ''estavam boas as férias?" eu respondia "comparadas com as do coco-irmão, muito curtas..."
aproveitando o título do post e perguntava para os reds..."e ai, viste o fantástico ontem?..."..."é verdade que o aloisio, depois de meter três, pediu o hino do GRÊMIO?"... e provocava: "que mágica foi feita que o tal g-6 foi transformado em g-2?"
mas o mais incrível de tudo é a raiva deles... tv ligada para distrair o povo, o tal jornal do almoço foi um festival de recalques... ''olha o goiás chegando..." hilário ouvir ranzolin, brito e saraiva dando suas abalizadas e isentas opiniões....
mas o melhor de tudo foi no jogo de um desses mundiais sub-não sei o que, que a band transmitia ao vivo... o neto destilou toda a sua fúria e revelou-se um tremendo recalcado... passou bom tempo incensando o cap, elogios rasgados e saiu-se com o vaticínio "a final vai ser atlético e flamengo'... haja fígado!
apenas sintomas de que estamos incomodando... FORÇA GRÊMIO !!!!!
Não estou tendo condições de ler tantos comentários, os poucos que li refletem o que eu gostaria de dizer, para o bem e para o mal, bipolar que sou em relação ao Grêmio. Mas, neste momento decisivo, acho que temos de ficar com frases como as que acabo de ler na coluna do David Coimbra:
"Você perde hoje, ganha amanhã. O futebol dá essa lição todos os dias. É verdade: o Grêmio foi ridículo em Curitiba. Foi humilhado e enxovalhado. Mas amanhã vai ser outro dia."
O problema foi perder de 4x0 3 dias antes de uma semifinal, por isso a preocupação e as reclamações. Além de perder 6 pontos pro coxa limitado. Olhei uma parte do jogo e os 3 atacantes foram ridículos. Pô se os caras estão fora da decisão podiam ter jogado mais. Nosso time joga com 3 atacantes e não faz gol. Eles não trocam 4 passes na frente, O único que ainda segura a bola e tenta é o Kleber, que tá devendo muito também.
Acredito naquela vitória de 0x1 , lógico gol de um volante/zagueiro já que dos atacantes não sai nada. E depois é ganhar do Bahia e reassumir o segundo lugar do brasileiro.
Pitica, que é difícil "relax"quando falamos do tricolor, nosso time nos da cada susto....mas no fim vamos levantar a taça.

Postar um novo comentário

Comments by