“Quem quer que esteja fisicamente bem preparado, pode fazer coisas incríveis com seu corpo. Mas quem junta a um corpo em forma uma cabeça bem cuidada, é capaz de feitos excepcionais.” (Alexander Popov, melhor nadador da Olimpíada de 1996)
O resultado do jogo de ontem foi um fiasco. O Grêmio não jogou nada. O desempenho dos jogadores foi pífio. Ridículo. Um verdadeiro desastre.
Esse meu sentimento basicamente resume aquilo que todo torcedor gremista disse ou gostaria de dizer após a má partida de ontem.
Mas eu não esperava nada diferente disso. Acho muito natural que isso tenha acontecido e já adianto que não estou nem um pouco preocupada com o fato. Não, mesmo! Simplesmente, porque o Grêmio que esteve em campo ontem não foi o Grêmio que vinha jogando e obtendo êxito no Campeonato Brasileiro.
Vejo dois fatores como definitivos para avaliar a pouca produtividade do Imortal Tricolor em Curitiba.
Primeiro: estivemos desfalcados de três jogadores que são basilares na equipe. Rhodolfo, Souza e Ramiro são primordiais, além de estarem completamente entrosados entre si e com os demais jogadores. Seria ingenuidade pensar que Adriano e Matheus seriam substitutos à altura. Mesmo que fossem tecnicamente superiores, não estão no mesmo ritmo competitivo dos demais. Rhodolfo, nem é necessário lembrar, é a grande referência defensiva da equipe. É o grande guardião da meta tricolor e uma liderança que orienta e estabiliza o grupo com sua segurança e firmeza.
Segundo: na minha visão, o principal fator para o mau jogo de ontem foi o estresse emocional e físico do grupo. Ninguém sai imune ao turbilhão de emoções e tensões vividos na última quarta-feira. O nível de estresse foi imenso. A quase desclassificação na Copa do Brasil e a reversão da expectativa exigiu um esforço hercúleo dos atletas. Ninguém saiu inteiro daquela jornada. Como os jogadores ainda são seres humanos, eles agem como tal e padecem de suas consequências.
Acredito firmemente que todos estão muito embuídos do sentimento de que é necessário dar um grande título para a fanática torcida gremista. Após o esforço e a tensão empregados na partida contra o Corinthians o grupo experimentou uma espécie de relaxamento físico e mental inconsciente. Mesmo porque o corpo e o cérebro humano necessitam de um certo tempo para se recompor.
Atualmente, a ciência nos mostra que fatores estressores comprometem diretamente no desempenho físico e mental dos atletas de alta performance, como podemos ler a seguir:
“O impacto do stress sobre atletas inclui prejuízos como rigidez no desempenho e no raciocínio, redução na habilidade de analisar situações complexas e de manipular informações de forma adequada, dificuldade para concluir tarefas e redução da acurácia. Além dos efeitos individuais, o stress pode afetar de forma negativa o funcionamento do indivíduo em atividades de grupo, com redução da qualidade de comunicação e com tomada de decisões incorretas (Kavanagh, 2005). A exposição prolongada a determinados estressores pode ter consequências negativas graves, como a exaustão profissional (Taylor, 2009).”
O jogador que melhor encarnou esse espírito desgastado foi Pará. Não bastasse a má sorte ao fazer gol contra logo no início da partida, perdeu o equilíbrio ao cometer uma falta muito forte que poderia ter consequências graves ao adversário e que provocou sua expulsão.
Fazem muito bem o técnico Renato e a direção em blindar o grupo. O momento é de recompor as forças e fazer uma remobilização para recuperar o foco perdido. Não é o melhor momento para atirar pedras , mas sim para confiar e apoiar os jogadores.
Pedro · 595 semanas atrás
É do ardo? · 595 semanas atrás
Porra, tirava o Barcos , e metia o Maxi desde o começo, só pra ver do que ele é capaz, esse papo que ele "não está pronto"...pronto para que?? O cara nunca joga...
Perder é do jogo, mas tomar goleada de timeco quase rebaixado não pode ser considerado normal....
Bola pra frente, quarta é que o bixo pega, e vai pegar, os caras vão vir com sangue nos olhos, espero dê tudo certo, porque é a nossa chance, Atlético, Goiás e Fla não tem time para ganhar do Grêmio, desde que joguem com o coração e o Renato USE A CABEÇA!!!
Regis · 595 semanas atrás
Talvez (TALVEZ) perder (e assim!) tenha sido bom. Quem sabera'? Mas e' claro que estamos todos meio P. da vida com isso.
Acho apenas que Adriano confirmou que e' muuuito inferior ao Ramiro (todos no's ja' sabi'amos), e que Barcos volta a confirmar que est'a muito ruim.
Vibrei muito com a contratacao do Barcos, acho ele um grande cara, e claro que nao foi ele o unico culpado pela derrota catastrofica, mas o fato e' que esta' jogando muito mal. Deveria, num gesto de grandeza, pedir para ficar umas partidas no banco. Nao fazer gols e' uma coisa, nao ganhar nenhuma bola, nao dar seguimento numa jogada, 'e outra completamente diferente. INFELIZMENTE estar com ele e estar com apenas dez em campo da' na mesma.
Entao, Renato tem que saber que de firme passou a obstinado, e dai' a mula, ja' faz tempo... Infelizmente, Barcos tem que dar lugar a um guri por alguns jogos.
Mauricio · 595 semanas atrás
Cada vez que vejo o Mateus Biteco, menos acredito no "futebol" dele. Estou convencido que se trata de um grandíssimo perna-de-pau. Tomara que consigam enganar logo algum time europeu e levem embora com urgência esta naba, pois senão continuará sendo escalado de vez em quando ou (Deus me livre) vira titular algum dia. Outro que não joga nada é o Mamute. E estou com a forte impressão que irá jogar quarta.
Guaru_ 98p · 595 semanas atrás
Gostaria de saber qual seria o melhor momento de criticar, na opinião dos nobres apoiadores? Esse ano tem sido como os últimos 5. Nutrimos alguma esperança em alguma competição e somos sovados.
A Copa do Brasil vai ser diferente? Pode ser! Eu acredito ou, ao menos, quero acreditar. Temos mais time, em teoria, que os outros postulantes. Mas tínhamos mais time que o Criciúma e Coritiba também, e todos viram no que deu.
É importante que os jogadores saibam: Não precisa pedir perdão nenhum à torcida. Os pequenos deslizes são esquecidos em meio a uma grande jornada. Façam seu perdão. Proporcionem-nos uma grande jornada.
barbareco · 595 semanas atrás
PS ontem reporter abalizado da IVI disse que Damiao agora vai voltar a valer 25 MI de euros, bebi líquido de arrefecimento pela uretra.
Bernardo · 595 semanas atrás
Agora que o Gremio perdeu qualquer um que fala mal do Barcos recebe 6 positivadas.
Isso pra mim é torcedor de resultado. Se o time ta ganhando não tem o que melhorar, todos são bons e importantes, ate quem esta em crise tecnica é bom, pois é aplicado e ta dando o sangue. Quando o time perde metade do plantel é um lixo.
Lado bom da goleada:
- salto alto não existirá
- matematica. Um time bom perdeu levando 4 gols. A chance do time mostrar uma solidez defensiva e não perder os proximos jogos aumentou consideravelmente.
jonasbsilveira 83p · 595 semanas atrás
Renato precisa mostrar isso pros jogadores, precisa deixar claro que temos mais 7 rodadas de Brasileiro e mais duas partidas garantidas na Copa do Brasil. Na melhor das hipóteses, faltam 11 partidas pra terminar esse ano.
Nossa tabela no Brasileirão é potencialmente mais tranquila que a de alguns adversários, mas não podemos mais perder pra nós mesmos. É importante conquistar a segunda colocação para garantir uma vaga direta na Copa Libertadores, sem depender de um título que poderá depender de um bom resultado no Maracanã lotado ou no Serra Dourada.
Nem entrem nesse papo brabo de pontuação, tabela, G-2,3,4,5,6; o que importa é que o time não pode perder a confiança com esse tipo de resultado negativo pra que possa recuperar o aproveitamento positivo que teve durante o campeonato. Esse negócio de tratar duas competições de igual peso de maneira diferente só nos prejudica.
@joshcharrua · 595 semanas atrás
Agora é importante que os jogadores saibam que no próximo jogo tem que ser diferente. Erraram demais já ao longo do ano entregando pontos fáceis, a margem de erro acabou.
O Goiás não está tão longe assim e no pior dos cenários, o ano pode acabar em uma triste tragédia. Portanto, é hora do Renato MOTIVADOR entrar em campo. Garantir que os jogadores levantem a cabeça, que dá para entrar de férias na história do Grêmio, como a esquadra que trouxe de volta ao torcedor gremista a felicidade de celebrar um título importante após muitos anos e, de quebra, a equipe que fez do Grêmio o maior campeão (de forma isolada desta vez) da Copa do Brasil da história.
E se fizerem isso, tenho certeza que a maioria deles voltarão com contratos renovados, premiados e com a certeza de que terão condições de entrar na história mais uma vez com o Tri da América.
Por isso, contra o Atlético-PR é bola para frente e mais bola nos pés do que tiveram ontem.
E Renato, lembra que tem um guri uruguaio que pode ser tua salvação. Por que não utilizá-lo?
Ricardo · 595 semanas atrás
jonasbsilveira 83p · 595 semanas atrás
26.09.2013--Corinth.--0x0--Grêmio--CB
03.09.2013--Goiás--2x0--Grêmio--BR
10.04.2013--Grêmio--0x0--Flu--LIB
16.09.2012--Mengo--1x1--Grêmio--BR
31.07.2012--Grêmio--1x0--Coritiba--SA
21.06.2012--Palm.--1x1--Grêmio--CB
17.09.2011--Vasco--4x0--Grêmio--BR
06.08.2011--Palm.--0x0--Grêmio--BR
13.11.2010--Santos--0x0--Grêmio--BR
29.09.2010--Grêmio--4x2--S. Paulo--BR
6 Empates (0x0 quatro vezes e 1x1 duas vezes)
2 Derrotas (0x4 e 0x2)
2 Vitórias (4x2 e 1x0)
80% de resultados positivos, apesar da propensão para complicar o jogo.
Marcos Tricolor · 595 semanas atrás
Wilson · 595 semanas atrás
rafa · 595 semanas atrás
nelsongz2 92p · 595 semanas atrás
Estava sentindo falta dos teus comentários para colocar um pouco de moderação nestas 24 horas pós-derrota.
Tomara que tudo se explique pelo stress. Eu acho que houve um componente a mais.
Parece-me que, ao poupar os três titulares (pelas informações, Souza era o único a ser poupado) Renato passou ao grupo uma mensagem de que relaxar é aceitável, mesmo que não fosse esta a intenção.
Agora é olhar para a frente e buscar um resultado positivo na quarta. Vitória com um gol de diferença é goleada. Empate com gols é um resultado muito bom.
Arthur · 595 semanas atrás
Mesmo assim, tem dois jogadores que saíram com a imagem muito arranhada de Curitiba: Adriano e Werley simplesmente não tem condições de jogar no Grêmio.
Ricardo · 595 semanas atrás
Wilson SC · 595 semanas atrás
agora deu pra mim!
Paul Kersey · 595 semanas atrás
jbighead 96p · 595 semanas atrás
aproveitando o título do post e perguntava para os reds..."e ai, viste o fantástico ontem?..."..."é verdade que o aloisio, depois de meter três, pediu o hino do GRÊMIO?"... e provocava: "que mágica foi feita que o tal g-6 foi transformado em g-2?"
mas o mais incrível de tudo é a raiva deles... tv ligada para distrair o povo, o tal jornal do almoço foi um festival de recalques... ''olha o goiás chegando..." hilário ouvir ranzolin, brito e saraiva dando suas abalizadas e isentas opiniões....
mas o melhor de tudo foi no jogo de um desses mundiais sub-não sei o que, que a band transmitia ao vivo... o neto destilou toda a sua fúria e revelou-se um tremendo recalcado... passou bom tempo incensando o cap, elogios rasgados e saiu-se com o vaticínio "a final vai ser atlético e flamengo'... haja fígado!
apenas sintomas de que estamos incomodando... FORÇA GRÊMIO !!!!!
Ancião Imortal · 595 semanas atrás
"Você perde hoje, ganha amanhã. O futebol dá essa lição todos os dias. É verdade: o Grêmio foi ridículo em Curitiba. Foi humilhado e enxovalhado. Mas amanhã vai ser outro dia."
Ruigremista · 595 semanas atrás
Acredito naquela vitória de 0x1 , lógico gol de um volante/zagueiro já que dos atacantes não sai nada. E depois é ganhar do Bahia e reassumir o segundo lugar do brasileiro.
Pitica, que é difícil "relax"quando falamos do tricolor, nosso time nos da cada susto....mas no fim vamos levantar a taça.