Prezados leitores,
Vocês que acompanham o blog sabem que nos últimos posts que tenho escrito sobre o desempenho do time do Grêmio basicamente tenho destacado quatro aspectos que julgo os mais importantes para que uma equipe de futebol obtenha sucesso.
Resumindo meus pitacos dados neste blog, eles se dividem nas seguintes categorias.
a) Equipe de operários;
b) Esquema 10-0; 0-10 (não procure por aí, porque essa nomenclatura foi inventada por mim e você não vai achar em nenhum manual de futebol);
c) Um time precisa ser uma equipe e não um grupo;
d) A importância de um meia que faça a criação para o ataque concluir.
Então, desembrulhando o pacote gostaria de expor item por item a minha teoria, já que no jogo de ontem, o Grêmio finalmente chegou onde eu queria e, agora sim, está ficando do jeito que eu gosto. Os jogadores mostraram que é possível ser competitivo e jogar bem sem que uma coisa , necessariamente, exclua a outra.
Em primeiro lugar, dou minhas idéias e pitacos simplesmente baseada naquilo que vejo em campo. Muita gente pensa que mulher não tem percepção e por isso não entende nada de futebol. Na realidade, isso não existe e é um grande equívoco. Já disse aqui, muitas vezes, que tática não é minha praia. Aliás, quando ouço os "verdadeiros entendidos" debatendo tática, confesso que acho que nem eles sabem ao certo do que estão falando. Nessas discussões, percebo que eles falam de coisas que nem estão acontecendo em campo, mas querem porque querem enfiar o resultado de campo dentro de sua teoria. E, por conta disso, várias vezes os debates resultam em conclusões patéticas.
Pois bem, sou apenas uma torcedora que acompanha futebol desde os quatro anos de idade, assistindo e jogando. Então, posso dizer que estou nessa há muitos anos. Na maioria das vezes, tenho convicção naquilo que estou falando e por isso não me mixo para as críticas que recebo. Cresci obrigatoriamente (não tinha como não fazê-lo) ouvindo junto com meu pai o rádio em altos brados (com bom-bril na ponta da antena ) gente do calibre de Ruy Carlos Ostermann, Lauro Quadros, Cândido Norberto, Milton Ferretti Jung e muitos outros. Impossível não ter aprendido alguma coisa com profissionais dessa qualidade.
Então, voltando à vaca fria, vamos ao que realmente interessa:
a) Equipe de operários: futebol é um esporte coletivo. Quando não existe um talento raro que se destaque acima dos demais e que resolva sozinho, é necessário que haja doação de TODOS os atletas. Trabalhar duro e pesado é imprescindível para ter sucesso nesse caso. Deixar as vaidades (e valor conta bancária) de lado e assumir responsabilidades é fundamental para entender suas limitações. O medalhão que ganha R$400 mil tem de agir como o menino assalariado que ganha R$8 mil. Todos ralando de modo IGUAL por um objetivo comum. Disputa de egos não cabe nessa fórmula. Renato está conseguindo fazer com que todos entendam que são peças fundamentais e precisam se doar IGUALMENTE durante a partida.
b) Esquema 10-0;0-10: não importam números, mas sim o que cada jogador faz dentro de campo. O importante é não engessar ninguém e ter muito claro que todos terão múltiplas funções dentro de campo. No futebol moderno, todos devem estar preparados tanto para a defesa como para o ataque. A figura da estrelinha "mãos na cintura" já está para lá de ultrapassada. No meu esquema, TODOS defendem e TODOS atacam. É com muita alegria que vejo Barcos e Kléber combatendo o adversário como verdadeiros soldados, ao mesmo tempo que assisto Ramiro e Riveros atacando a goleira do rival como leões famintos. No jogo de ontem, todos foram perfeitos. Defesa e ataque defenderam. Defesa e ataque atacaram. Eles estão entendendo muito bem a dinâmica.
c) Um time precisa ser uma equipe e não um grupo: na oportunidade que escrevi o post "É preciso mudar conceitos e atitudes" destaquei a diferença entre GRUPO e EQUIPE. Ao que um "expert" em futebol chamado Tony Moretti comentou no blog: " A Pitica é a prova viva que mulher não entende NADA de Futebol." Pois bem , há três dias, ele deixou o seguinte comentário, ainda naquele post: " Desculpe a demora, fui na Argentina ver uns jogos de verdade e ver
treinadores estrategistas. A fórmula pra ser campeão é EQUILÍBRIO. Um
time se faz com 18 titulares se revezando conforme o jogo, sempre
equilibrando a intensidade de jogo. Falando especificamente do Grêmio,
seu treinador até não é ruim, mas fica escravo do esquemas que cria (
vide 2010 ). Só tem um zagueiro confiável, seus laterais não sabem sair
jogando e o meio erra passes demais e não abastece o ataque. Este setor
vive do recuo de Barcos a buscar jogo e colocar jogadores em condição de
finalizar. O coitado só recebe "abóboras" e devolve merengues.
Deveríamos partir das referências técnicas (Rodolpho, Zé Roberto, Elano,
Barcos e Kleber ) e ao redor destes, montar uma equipe de futebol.
Simples assim."
E agora, sr. Moretti, depois que Renato provou que não é homem de um esquema só e está dando nó em pingo d'água, o senhor que foi assistir "jogos de verdade e ver treinadores estrategistas" , o que tens a nos dizer? Seria o senhor parente de Celso Roth?
Eu que não entendo nada de futebol, leio melhor o jogo que o senhor que insiste em bater na tecla Zé-Elano. Os números do desempenho da equipe não mentem. (E só para lembrá-lo: a grafia de Rhodolfo está errada. O "h" é depois do "R").
d) A importância de um meia que faz a criação para o ataque: continuo imaginando que um meia criativo que faça a ligação entre o meio e o ataque é imprescindível numa equipe. Mas Renato está revogando essa certeza. Afinal, se ele está ganhando e ocupando um louvável segundo lugar no campeonato sem um meia de origem, quem sou eu para discordar?
Mas a verdade é uma só, os "entendidos" e "estudiosos" que até viajam para aprender futebol estão verdadeiramente exasperados porque o treinador do Grêmio está definitivamente embaralhando as suas idéias cristalizadas sobre futebol. Nada mais é como eles pensavam ser. E quanto a isso, lamento profundamente, mas não posso fazer nada.
3 de outubro de 2013
Comentários (133)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Desembrulhando o pacote
2013-10-03T18:14:00-03:00
Pitica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
humbertosm 102p · 599 semanas atrás
Wilson · 599 semanas atrás
álvaro · 599 semanas atrás
Paul Kersey · 599 semanas atrás
@jonasbsilveira · 599 semanas atrás
Também é de se ensar se o Grêmio não ganharia com um jogador de articulação na posição do Pará, que é muito esforçado, mas pouco produtivo ofensivamente. Se temos três zagueiros, três volantes e atacantes voltando pra marcar, não é necessário ter um lateral defensivo.
Talvez o próprio Wendell merecesse uma vaga na ala direita, já que o negócio dele parece ser ir pra cima da marcação. Tinga está recuperado de lesão e é jogador de seleção Sub-20.
Marcão 1903 · 599 semanas atrás
Boicotar o Rural... jogar com o sub 20 é uma boa resposta. E então é possível fazer uma pré temporada digna e até no exterior, quem sabe.
Timinho levando gol do Vasco agora.
@TraksFake · 599 semanas atrás
HAHAHAHAHAHAAHAHA
Eu sempre digo que pra um time ser campeão (salvo excessões) duas peças são fundamentais: um camisa 10, um meia armador que dê o ritmo de jogo, lance os companheiros e até mesmo que decida alguns jogos, e o 9, o homem gol, o artilheiro.
Nós temos um 9, que não está fazendo gols. Apesar dele estar me irritando nos últimos jogos, sou a favor da manutenção dele, inclusive pro ano que vem. Ainda mais dps que descobri como é o Barcos fora dos jogos, e a importancia que ele tem pro grupo.
O 10 nos falta, mas temos um ótimo projeto: Maxi Rodriguez. Parece possuir todos os adjetivos que listei. Esbarra na limitação de extrangeiros (vamos Koff, vamos mudar isso!). SE eu fosse o Renato, colocaria ele no lugar do Vargas nesses jogos que o Chileno estará fora. Existe o problema dele não estar pronto, as vezes fazer umas jogadas bizarras, e a nossa torcida impaciente. Mas acho que pelo fato dele ser gringo, falar espanhol, nossa torcida não será tão forte nas cornetas qnt é com os guris da nossa base, o que o credencia a começar os jogos. Vale lembrar que na LA, essa limitação não existe (já estou sonhando com a manutenção do Vargas!)
@DANIELMATADOR9 · 599 semanas atrás
O sistema 10-0 é realmente o melhor.
Saudações Imortais
Cassio - Chapeco · 599 semanas atrás
Mantida condenação de blogueiro ao pagamento de indenização por danos morais a jornalista
http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engin...
Com as devidas ressalvas, lembro de alguns post com baixarias e xingamentos pessoais, em especial do Seu Algoz... Bom, não custa avisar, muito menos pedir atenção nos comentários que são liberados.
Os ofensivos, por favor, guardem e processem quando tiverem material suficiente =]
seu Algoz - tu não imaginas o que nós bloqueamos.
heraldo · 599 semanas atrás
Contrariando,acho que com as peças que o sogro tem, respondo com um ditado:quem gosta de meia é a nona e chulé.
Wilson · 599 semanas atrás
SID ROCK-Resende/RJ · 599 semanas atrás
"Vi gol do Kleber e depois do Barcos,
quando um colorado lia isso gol do Vasco." haha'
Mr. X · 599 semanas atrás
Pena que conseguiram empatar 3 jogos nos minutos finais, pois estariam bem na beira do z4.
FICA DUNGAAAAA.
Mr. X · 599 semanas atrás
E agora ?
Mauricio · 599 semanas atrás
nelsongz2 92p · 599 semanas atrás
Pitica, mais um post EXCELENTE! Realmente és a melhor, dentre os melhores.
MARCELAO · 599 semanas atrás
Os isentos perguntando ao unhas de cristal se o dongamonga vai ficar.....o presidente do clube, dalebiba, na saida do jogo disse que o dongamonga vai ficar.
Mauricio · 599 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 599 semanas atrás
@Carazinh0 · 599 semanas atrás
Dalebiba · 599 semanas atrás
Ricardo-Gremista · 599 semanas atrás
"Pitica, time com 34 pontos na 6º rodada do 2º turno, tem chance de ser rebaixado? Obrigado pela atenção, agora preciso correr pro banheiro, to me cagando. Atenciosamente, CocôFan."
heraldo · 599 semanas atrás
A pergunta que não quer calar,felipão chamara gabriel o chinelinho?
E o maurides,foi vendido,qua qua qua,
Parem de zoar,faz quanto tempo que vcs não ganham nada,kkk,ora ora,afltos e mazembe foram 2 baita presentes.
Mauricio · 599 semanas atrás
Douglas · 599 semanas atrás
"ERA UM TIMINHO
MUITO ENGRAÇADO
POUCA TORCIDA,
NÃO TINHA ESTÁDIO
JOGA BONITO
NÃO DÁ BALÃO
MAS NO G4
NÃO ENTRA, NÃO."
MARCELAO · 599 semanas atrás
rafa · 599 semanas atrás
- Derrota não faz diferença alguma pois o Inter continua a apenas 7 pontos do G4."
- Grêmio precisa vencer o Botofago para continuar com chances de permanecer no G4."
ArthurJ · 599 semanas atrás
E ainda deu uma assistência pro gol do Free-willie num dedão pra frente.
Crisbeckenbauer
Tony Moretti · 599 semanas atrás
@Carazinh0 · 599 semanas atrás
Mauro · 599 semanas atrás
Marcos Tricolor · 599 semanas atrás
Clademir · 599 semanas atrás
É Maxi Rodriguez. Mas!
Mas vou confiar no Renato. Por que me lembro quando ele não escalava Escudero. Eu ficava loco da vida. Bom, o futuro mostrou que grande jogador é o Escudero, tanto que defende o Vitória hoje.
Então se Renato fala que Maxi não está pronto. Vou confiar dessa vez.
Quem sabe no ano que vem. Dificilmente Vargas ficará devido aos valores, o nosso 3º estrangeiro será Maxi.
D.Z. · 599 semanas atrás
Pedro · 599 semanas atrás
Perguntas que nãoi querem calar: alguém entendeu o fisco entre os cinquenta tons de rosas entre o Novelhaco, Luggi e baixo clero? E não é que conseguiram biscatear um Gre-nada no país e calotear antes de entregar o produto? Outra: será que depois do jogo de ontem os atletas do quuuuueeeeee grruuuuuuupppppoooooo voltaram para aaqqqueeellllee mooottellll tirar o bacalhau do corpo? Já chegaram a iluminação?
E as lonas?
Mauro · 599 semanas atrás
Ricardo · 599 semanas atrás
Wilson · 599 semanas atrás
Paulo I · 599 semanas atrás
Sangue Azul · 599 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 599 semanas atrás
Quer um morango bravo na rede social, simples ignore-o, pois tudo que estão passando foi os próprios(clube e torcedores) que plantaram com muita amargura.
E amanhã mais um jogo para continuar esta caminhada maravilhosa.
Força GRÊMIO.
BetoImortalTricolor · 599 semanas atrás
Não Bastante conseguir ir para a LA e sim ter ficha limpa para jogá-la.
http://esportes.br.msn.com/futebol/conmebol-ir%C3...
Força GRÊMIO.
Molina · 599 semanas atrás
Com relação ao time, acho que o Renato está fazendo um bom trabalho. Uniu um grupo e está formando uma boa equipe. Acho a doação na marcação e movimentação do time muito boas, porém me preocupa a questão da transição do meio pro ataque.
No jogo contra o SP, por exemplo, fiz uma contagem de chutes ao gol / min, e por estranho que pareça, eram 68 minutos de jogo e o tricolor tinha dado dois chutes apenas. E isso tem acontecido muito nos jogos do Grêmio, ainda mais depois que o esquema do renato de congestionar o meio campo ficou conhecido, e principalmente nos jogos fora de casa.
A minha preocupação é que estamos sempre esperando um ou dois lances por jogo, e nos jogos em que esse lance não saiu, acabamos perdendo ou empatando (a exemplo o atlético-mg e o santos). Nem Zé Roberto, nem Elano são jogadores de criação (típico armador camisa 10), apesar de serem muito bons tecnica e taticamente. Mas também não acho que todo time tenha que ter um.
Precisamos de jogadores versáteis, que sejam rápidos na recomposição e que tenha qualidade no passe, a exemplo o Cícero que joga no Santos.
Mas na relação futebol bonito x resultado, estou 100% com o Renato. Que nos vejam por binóculos!
Saudações tricolores!
Jackal975 · 599 semanas atrás
Mas valeu a pena. Especialmente porque cliquei na coluna do róseo-recalcado Kenny Braga entitulada "Palhaçada" e li todo o desespero de um colorado encagaçado com a proximidade do Z-4. E a melhor parte: no final da coluna dele um monte de alfinetadas no Grêmio, coisas como "ultimamente tem se elogiado futebol feio e técnico retranqueiro". hahahahaha rolei de rir...é bonito ver os róseos e a ivi se borrando perna abaixo porque o sci deixou de ter o RABO dos últimos anos e o Imortal voltou a jogar o FUTEBOL-FORÇA.
Vou confessar: eu ADORO ver o Grêmio jogando feio e ganhando! Pra desespero dos róseos e da ivi !!!
Ricardo-Gremista · 599 semanas atrás
"Minelli
A sensibilidade e a inteligência do ex-técnico Rubens Minelli não diminuíram com o avanço dos anos. Nem seu interesse pelo futebol, que o consagrou na profissão por ter conquistado, entre outros títulos, o bi brasileiro com o Inter em 1975 e 1976.
Ontem, em entrevista para Zero Hora, Minelli disse que não se vê, hoje, no Brasileirão, à exceção do líder Cruzeiro, um time digno de admiração pelo que vem mostrando.
O ex-técnico ainda acrescentou: o futebol brasileiro está nivelado por baixo. Não surpreende a observação de Minelli em um contexto em que se elogia futebol feio e técnico retranqueiro.
Bom, nos dias de hoje, é ganhar ou empatar com escore mínimo, dando chutões e fazendo muitas faltas."
heraldo · 599 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 599 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 599 semanas atrás
Wilson · 599 semanas atrás
Leandro · 599 semanas atrás
Dunga demitido, Paixão na carona... deve ter gostado do "desafio" que ele queria encarar, quando saiu do Grêmio.