Caros
Alguém aí já jogou ou curte jogar xadrez? Pois este é um passatempo que desde criança cultivei. Estudei em um colégio onde havia xadrez na biblioteca. Bastava chegar e pedir para a bibliotecária o tabuleiro e as peças, sentar à mesa e iniciar o jogo. Que legal seria se todas as escolas fizessem isso. Pois neste colégio o pessoal costumava fazer alguns mini-torneios de xadrez antes das aulas ou nos intervalos. E havia um aluno estilo maloqueiro, cabelo comprido, barba por fazer, todo maltrapilho e que fumava como um condenado, o qual de vez em quando aparecia para jogar. Vi alguns jogos dele contra os outros alunos e invariavelmente ocorria o seguinte: ele perdia a primeira disputa e ganhava as seguintes. Até que um dia fomos disputar um contra o outro. Fiz minha tradicional jogada do Roque-e-Encastelamento (quem conhece xadrez talvez saiba o que é) e ganhei a primeira partida dele com certa facilidade. Não me contive o perguntei o motivo de ter ganho dele tão facilmente e, principalmente, porque ele costumava perder a primeira partida que disputava contra um adversário novo. Então ele me disse, como quem revela um segredo: “Não me preocupo em perder a primeira partida. Para mim, ela só serve para conhecer como o outro joga”. O cara era mesmo muito bom.
Teremos nesta quarta-feira um prenúncio do que poderá nos aguardar na semana que vem na Arena. O confronto com o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, por razões óbvias, não possui 10% da carga dramática que a partida a ser disputada pela Copa do Brasil. Pelo único motivo de que esta última é decisiva. Significará o fim do torneio para uma das duas equipes envolvidas. Diferentemente do modorrento campeonato por pontos corridos. E fica aí a grande questão: como jogar uma partida nem tão decisiva assim, porém importante (afinal, pode significar a retomada da vice-liderança e a continuidade da corrida no encalço do primeiro lugar) sem fornecer ao adversário subsídios do que ele poderá encontrar na próxima e mortal contenda? Como posicionar o time em campo de forma a vencer, de preferência não convencendo muito, para não dar armas ao inimigo que será enfrentado logo em seguida novamente? Será possível fazer isso e ainda manter o ânimo da torcida exaltado o suficiente para lotar a Arena na semana seguinte? Dúvidas das quais teremos respostas apenas ao final da noite desta quarta-feira.
Vocês sabiam que quase todo clube de futebol que se localiza em uma cidade cuja economia é puxada pela indústria carbonífera decide por ter o negro e o amarelo em suas cores? Pois é, isso ocorre desde Dortmund, na Alemanha, até Criciúma, aqui na bela Santa Catarina. E ocorre porque nos primórdios da revolução industrial, antes da explosão da indústria petrolífera, o carvão é que era considerado o “ouro negro”. Daí ter sua cor negra associada sempre com o amarelo-ouro nestas situações. Tanto é que os clubes que possuem estas duas cores como principais são conhecidos como auri-negros, sendo o auri o prefixo derivado do Latim que designa as palavras associadas com o ouro. Se olharmos a famigerada tabela periódica dos elementos, o ouro é identificado pelas letras Au, por serem estas as duas primeiras letras de aureum, a palavra latina para este metal. Só que, além de serem conhecidos como auri-negros, estes clubes e seus torcedores normalmente costumam ser conhecidos por outra alcunha: carboneros. A explicação é lógica: são os clubes que vêm da terra do carvão, ou constituídos em sua origem pelos trabalhadores que atuam nesta atividade.
A primeira vez que um clube carbonero esteve em Porto Alegre para disputar uma final de torneio internacional, naturalmente, foi nos domínios do Grêmio. No grande ano de 1983 o tricolor mostrava quem mandava na América e seria durante décadas o senhor absoluto deste torneio na Província de São Pedro. O fantástico time do Peñarol, clube que possui em seu cartel três títulos de campeão mundial de futebol, mostrou-se um digno combatente, sucumbindo apenas para o grande campeão da América, cujo esquadrão tinha os lendários De León, Renato e César. Partiu então o tricolor para conquistar o mundo, batendo o campeão europeu daquele ano, o Hamburgo. O mesmo Hamburgo que foi o convidado do jogo inaugural da mais moderna arena de futebol das Américas. Questão de nível.
Há pouco mais de dois anos atrás, este mesmo time carbonero derrotado pelo Grêmio em 1983 retornou a Porto Alegre, porém para jogar em um local que estava em escombros. Não se importou com isso e eliminou o anfitrião descuidado. Acometido por uma variante da Síndrome de Estocolmo, este mesmo clube que recebeu o Peñarol e foi por ele eliminado em casa, resolve convidá-lo para a festa de “inauguração” das reformas de seu campo de jogo. Anunciam a chegada de um tricampeão do mundo (?), multicampeão do futebol mundial. Não será algum clube europeu, como haviam anunciado anteriormente (faltou grana?). Talvez tenham convidado os carboneros para tentar apagar a lembrança ruim que porventura tenha ficado da última vez. Algo do tipo “vocês vieram aqui em casa, nos socaram, mas fiquei com vergonha mesmo assim, porque a casa estava um caos; agora já deixei tudo arrumadinho, podem vir nos socar de novo...”.
Até gostaria de discorrer um pouco mais sobre este tema, mas está difícil digitar e gargalhar ao mesmo tempo.
Saudações Imortais
_____
Leia abaixo post sobre o concurso da camiseta
Sangue Azul · 597 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 597 semanas atrás
Daniel Tricolor · 597 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 597 semanas atrás
Gérson Matter · 597 semanas atrás
jbighead 96p · 597 semanas atrás
quanto ao coco-irmão, costumo dizer que primeiro falta jóquei, sempre... depois se vê que falta é grupo (eles só engrupem...)... mas na real não é que falta jóquei... é que eles são o time JOKE... a torcida tricolor agradece a homenagem que será prestada ao vice-campeão de 1983...
quem deve estar vibrando é De Leon (doble chapa) que como bolso ganhou deles e como GREMISTA que é bateu os carboneros...
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Daniel Tricolor · 597 semanas atrás
É do ardo? · 597 semanas atrás
http://www.youtube.com/watch?v=0iyeUcFKRv4#t=53
É do ardo? · 597 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 597 semanas atrás
É do ardo? · 597 semanas atrás
Nem todas são, queridas, mas uma boa parte...
PiticaGremio 113p · 597 semanas atrás
É do ardo? · 597 semanas atrás
Mas é verdade, a mulherada lê o blog, até o fim do dia baterei o recordo do...não lembro quem era o recordista naquela lista que alguém fez uma vez por aqui...
PiticaGremio 113p · 597 semanas atrás
Jolumon · 597 semanas atrás
CARLOS · 597 semanas atrás
Papa Francisco dará a benção.
Obama cortará a fita inaugural.
E o saci dará o pontapé inical.
E,segundo alguns, governador estuda dar feriado de uma semana ao povo gaúcho,para que não percam as emoções da festa.
Mas, cuidado.
São Pedro é gremista.
BetoImortalTricolor · 597 semanas atrás
Hoje partida atípica o corinthians tem muitos desfalques mas é um time bem retrancado, com mutia paciência para conseguir um ótima resultado e quem sabe se hoje o Renato colocar o Maxi10 para jogar sairemos vencedores na primeira partida de aquecimento e vamos com força para ganhar na quarta-feira que vem na Copa do Brasil.
E está história dos bilhetes na GREnada será somente 500, ou será que gigio está tremendo na base? Nossa torcida é a melhor apesar de muitos anos sem títulos nunca deixamos de apoiar, a nação cresce em passos largos e não somos torcedores modinhas (talvez algumas vezes um pouco cornetas hehehehe).
Força GRÊMIO.
Ricardo-Gremista · 597 semanas atrás
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/brasil...
@andrebaptista · 597 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 597 semanas atrás
@andrebaptista · 597 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 597 semanas atrás
É do ardo? · 597 semanas atrás
É do ardo? · 597 semanas atrás
Tanto o são que as Tvs se voltaram para eles e deixaram o Flamengo um pouco de lado...eu não gosto do Curinga mas não sou cego. Nem burro...
Wilson · 597 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 597 semanas atrás
Força GRÊMIO.
ArthurJ · 597 semanas atrás
1) Flamengo: 3,86 milhões
2) Corinthians: 3,7 milhões
3) Grêmio: 1,57 milhão
O Grêmio deveria usar isso como argumento pra dona Globo na hora de repartir as cotas da TV. Tudo bem, Fla e Corinthians tem mais número, mas o Grêmio tá recebendo quase 100mi a menos.
Sangue Azul · 597 semanas atrás
MDC · 597 semanas atrás
sao os maiores extraga festas do mundo!!!!
jajaja vao tom auma sacola!!!
Cansado · 597 semanas atrás
Vinham jogar pra inaugurar alguma coisa, saíam de campo com o uniforme embarrado, camisa rasgada, ganhavem de nós e ainda quebravam uns dois ou três tornozelos.
Agora imaginem o Dalessandro nervosinho sendo marcado em cima pelos uruguaios? Querendo dar "show" e tomando botinada?
Tomara que o Peñarol conserve a tradição da GARRA CHARRUA. rsrsrsrs
alexandre · 597 semanas atrás
nelsongz2 92p · 597 semanas atrás
Entre vencer hoje ou na próxima semana, desejo vencer as duas, mas se tiver que escolher apenas uma, é a do jogo decisivo.
DANIEL MATADOR · 597 semanas atrás
Se há um jogo para ser vencido, que seja o da Copa do Brasil.
Saudações Imortais
Klein · 597 semanas atrás
Ainda aguardo uma análise de jogo!
DANIEL MATADOR · 597 semanas atrás
Seu Algoz e Pitica têm monopolizado as análises de jogo porque temem a gigantesca repercussão de um post meu a respeito... HUAHUAHUA!!!!
Saudações Imortais
Wilson SC · 597 semanas atrás
Wilson · 597 semanas atrás
@Carazinh0 · 597 semanas atrás
Boa Daniel....
DANIEL MATADOR · 597 semanas atrás
Saudações Imortais
ViniciusMB · 597 semanas atrás
Jacjal975 · 597 semanas atrás
Já fica a dica pro pessoal que gosta de fazer aquelas montagens e repessar pelo Facebook pra zoar so coloridos...
Cansado · 597 semanas atrás
Sobre a última vez que o Peñarol esteve em POA: nunca me esquecerei do Baldasso no "Jogo Aberto" dizendo que o jogo seria ganho FÁCIL pelo Sci do Falcão e ainda acrescentou: "EM 4 VIRA E EM 8 TERMINA!", numa atitude de total soberba e desrespeito. Lembro que na hora pensei: "tomara que a delegação do Peñarol esteja assistindo isso no Hotel!". Dito e feito, 1x2 fora o baile, um Baldasso com cara de bunda no dia seguinte e um jogador de tênis e aprendiz de treinador choramingando na coletiva, rsrsrs
DANIEL MATADOR · 597 semanas atrás
Farei um post mais específico contando a história do xadrez sob a ótica de Malba Tahan.
Me recordo desta situação que citaste a respeito do jogo do Peñarol. E o resultado foi o que se viu.
Seria muito interessante se ocorresse novamente.
Saudações Imortais
TFA
nelsongz2 92p · 597 semanas atrás
Em 2013, com 18 anos, o Yuri emagreceu, está muito mais rápido, continua forte, fui eleito o melhor jogador do Torneio de Toulon, vencido pela seleção brasileira sub-20, comparado a Balotelli (o que acho um exagero), tem recebido poucas chances do Renato, entrou em apenas 3 jogos, por poucos minutos.
Paulinho chegou ao Grêmio este ano. Atacante franzino, mas de muita velocidade, do tipo que coloca a bola na frente, olha para o chão e sai correndo em direção a linha de fundo ou a goleira adversária. Tem 19 anos. Com Renato entrou em 8 jogos do Brasileiro, tendo feito um gol (em que a bola bateu no adversário e desviou para a rede).
Lucas Coelho, 19 anos, centro-avante, 1,83 m., atuou algumas vezes no time titular, no início do ano e agradou bastante. Com Renato, teve algumas poucas chances e perdeu um gol feito, no Brasileirão..
Se tu tivesses que escolher, dentre os três, quem deve ser o companheiro de Barcos, hoje, quem tu colocarias?
Eu escolheria o Yuri. Estranho o Renato não estar dando mais chances para este jogador, que ele lançou. Será que ele está treinando mal, que botou máscara, ou algo assim?
Como segunda opção, eu colocaria o Lucas, que talvez, até, tenha mais sucesso na profissão que o Yuri.
O Paulinho, na minha opinião, dos tês é o que tem menores chances de sucesso na carreira. Só pode/deve ser escalado para jogar no contra-ataque, ou para "incomodar" a defesa adversária, mas parece ser nele que o Renato mais aposta.
Em tempo, o Maxi Rodriguez, para mim, deve ser o titular no meio de campo, no lugar do Adriano, que não serve nem para ser reserva do Grêmio.
Wilson · 597 semanas atrás
nelsongz2 92p · 597 semanas atrás
Mas se for para jogar como apenas um "atacante", que seja o Maxi no meio, onde ele produz muito, e o Deretti ou o ZR na frente.
Taçudo · 597 semanas atrás
Olhem a escalação: Muriel braço de t-rex, Gabriel chinelinho, Jackson, Juan e Kléber chicletinho; João Afonso, Jorge cachaça Henrique, Wilians e Alex; D'Alebiba e Demonhão. TIRANDO O JOÃO ALFONSO, QUE GAROTOS NESSA PINÓIA? TÃO SE VACINANDO PRA DERROTA...
Gilberto Rezende 106p · 597 semanas atrás
O Penãrol é tri-campeão mundial e o Hamburgo só foi vice do Grêmio...
E respondi num momento de epifania cornetista se o Penãrol é tri campeão mundial NUNCA MAIS venha com a viadice de que só o vale campeão mundial PHIPHA...
Pois é #xupagigliounhadecristal acabaste com a cornetinha colorada do mundial PHIPHA...
Estes mazembados são hilários.... Como a Maria Paula...
Ricardo · 597 semanas atrás