Caros
Tenho certeza absoluta que todos aqueles que estavam incrédulos com os posts que fiz logo nos primeiros dias de Renato no Grêmio estão neste momento com aquele pensamento único: “Bah, o Matador sabe mesmo das coisas, o cara manja dos paranauê”. Praticamente tudo que sempre disse tem confirmado-se nas últimas semanas. Renato não é apenas um motivador, sabe também montar o time com base no que tem disponível e tem capacidade de traçar estratégias de jogo diferentes. O time tem apresentado variações táticas interessantes, mesmo tendo estabelecido o sistema com três volantes como sendo o prioritário. Ainda assim, por vezes se vale do 4-4-2, dependendo das peças que possui à disposição. E o método de jogo tem sido o 10-0 / 0-10, tão propalado pela Pitica.
Em virtude disso, e considerando a fase complicada vivida pelo time do aterro (o qual está vendo Celso Roth como a solução dos seus problemas, para delírio da torcida azul), é lógico que seria esperada uma maciça campanha pró-róseos, além de uma igualmente grande campanha contra o tricolor na mídia local. Nada que não esteja no script. Só que a coisa tem ficado escancarada por demais. Assim como no filme Chuva de Milhões, com o impagável Richard Pryor, onde ele tem de gastar 30 milhões de dólares em 30 dias (sem adquirir bem algum) para herdar uma fortuna de 300 milhões, parece que o Governo do RS resolveu gastar nosso dinheiro em mais uma empreitada inútil para tentar dar uma mão para o time da beira do lago. E desta vez em algo cujo resultado será aquilo que todos já sabem ou será mentiroso. Em suma, estão gastando nosso dinheiro para nada.
Falo aqui da campanha pela qual fui surpreendido na sexta-feira última. Recebi na rua um jornal diário que é distribuído gratuitamente e junto com ele veio um material impresso em papel de alta gramatura, todo colorido, em duas peças, sendo uma delas um papel cartão com adesivos, quase do tamanho de uma revista. Pois a tal campanha tinha o sugestivo título “Qual a maior torcida do Rio Grande?”. Sério, alguém ainda tem dúvida disso? Mesmo depois dos fiascos de público em Caxias do Sul e Novo Hamburgo, alguma alma ainda tem coragem de querer discutir tamanho de torcida? Pois o Governo do RS, mais especificamente o Detran-RS, resolveu gastar NOSSO DINHEIRO com esta inútil campanha. Se alguém quiser, basta entrar no endereço amaiortorcida.rs (é, o link é estranho mesmo) para ver o gigantesco fracasso desta ridícula empreitada paga com o dinheiro do contribuinte. Será que o Detran-RS não poderia gastar essa grana em algo mais útil?
Infelizmente, parece que eles agem como o Richard Pryor em Chuva de Milhões. Têm uma ânsia gigantesca em gastar nosso dinheiro. E se for possível gastá-lo em algo que possa ajudar a turma que está reformando seu estádio, melhor ainda. Não faço aqui apelo algum para a torcida tricolor engajar-se nesta palhaçada, muito pelo contrário. Até mesmo porque não há a mínima necessidade de provar-se aquilo que todo mundo já sabe.
Saudações Imortais