· Chapa 4:
1) Nominata da chapa (Presidente e CA)
A chapa é composta pelo Presidente Paulo Odone, candidato a reeleição, e composta pelos seguintes Vice Presidentes: Eduardo Antonini, Ricardo Vontobel, Claudio Oderich, Marco Antonio Scapini, Rodrigo Karan e André Gutierres.
2) Está vinculado formalmente a algum Grupo Político? Tem apoio de algum? Qual?
Nossa chapa é uma composição dos movimentos Grêmio Novo, Grêmio Sem Fronteiras, Grêmio Menino Deus, Grêmio da Trocida e Grêmio Democrático.
3) Como avalia o atual momento do clube?
Podemos fazer uma analogia. O Grêmio está cruzando pelo Cabo da Boa Esperança. Está saindo das marés ruins, dos mares revoltos e de tudo que atrapalhava a sua navegação que rumava às Índias. Com uma boa navegação, o Grêmio vai chegar aos seus objetivos muito em breve, mas precisa de pessoas que saibam lidar com as adversidades que podem aparecer e que conhecem as características do seu navio.
Nossas finanças estão melhorando, o processo de gestão está cada vez mais maduro, a Arena está prestes a ficar pronta, temos um grande técnico e um time competitivo. Isso tudo não existia até alguns anos atrás. Aliando estes fatores à nossa torcida, iremos muito longe.
4) Em relação a Arena, quais seus Planos e ideias? E como se encaixam no modelo de administração buscado pela sua gestão?
A Arena é um caso de sucesso pleno dentro do Grêmio. Seu projeto foi amplamente discutido dentro do Conselho Deliberativo, com todos os grupos politicos.
Ela possui um plano de negócios que foi muito bem elaborado, protegendo o clube de ríscos e voltado para potencializar de forma exponencial as receitas.
Nosso objetivo é fortalecer ainda mais a relação existente entre a gestão do Grêmio e a Grêmio Empreendimentos com os gestores da Arena. Desta forma, conseguiremos fazer a parceria render mais frutos (patrocinadores, investidores) tanto para a Arena, quanto para o próprio Grêmio.
5) Possui alguma medida “emergencial” que julgue necessário a ser implementada no dia seguinte a posse? Qual?
Hoje, graças a uma gestão forte e profissionalizada que foi implementada, não existe uma demanda emergencial dentro do Clube.
Nossa principal medida é dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito ao longo de seis anos, quando pegamos o Grêmio em uma situação falimentar e devolvemos a ele a grandeza que o pertence. Estamos trabalhando focados na transição para a nossa Arena que já está gerando impactos muitos profundos no processo de gestão do Grêmio, tornando-o ainda mais competitivo, aspecto essencial para qualquer clube de futebol que deseja se manter entre os maiores do mundo.
6) Tendo em vista o planejamento de Marketing da sua eventual gestão, qual a posição do candidato sobre a interação com a torcida gremista? E como pensa o Quadro Social nesse projeto?
Vamos trabalhar muito a parte estratégica do marketing.
A gestão da marca é um dos pontos. Vamos focar em parcerias estratégicas, tanto para patrocinadores, como fornecedores e licenciados. Ainda sobre gestão da marca, iremos trabalhar a inserção do Grêmio em feiras, eventos e workshops sobre futebol e esportes. O mercado esportivo e futebolístico tem crescido cada vez mais, e nestes eventos é que se encontram as maiores referências, onde iremos trocar conhecimentos, know-how sobre todos os aspectos ligados ao futebol. Também vamos aproveitar para expor o que temos de melhor.
A gestão da marca está muito ligada a área de inteligência que projetamos. Ela vai ser a mola propulsora da marca, criando e estimulando os relacionamentos potenciais citados acima e também o relacionamento direto com clubes, gerando intercâmbios de conhecimento.
A comunicação também será otimizada. Queremos estreitar a relação do Grêmio com seu torcedor em primeiro nível, mas também com outros públicos como a imprensa, p.ex.. Um melhor processo de comunicação deve fazer com que o Grêmio esteja praticamente dentro da casa de qualquer gremista, mesmo que more a quilômetros de distância de Porto Alegre. A ideia é que ele saiba tudo o que acontece no Grêmio, utilizando tanto as mídias tradicionais, como radio, televisão, jornais e internet, mas principalmente potencializando as redes sociais e mídias do Grêmio (site, newsletter, TV e Rádio, Facebook, twitter, aplicativo de celular etc.). O torcedor tem que ter as notícias do Grêmio no momento que quiser, onde ele estiver.
Em relação ao Quadro Social, estamos sempre buscando parceiros para oferecer vantagens ao torcedor, para que ele tenha diversos benefícios por ser sócio do Grêmio. Isto é o reflexo de um trabalho iniciado em 2005 e que fez o Grêmio, de cerca de 6 mil sócios, passar a ter 70 mil agora em 2012.
Além das vantagens, vamos trabalhar muito os jovens gremistas. Os grandes clubes da Europa com grande número de sócios valorizam muito este segmento. A ideia é valorizar a criança gremista desde antes do seu nascimento, trabalhando junto às mães gremistas com ações focadas às gestantes. Depois, trabalhar o sócio quando bebê e em seguida o infantil.
O segmento feminino é outro que vamos dar muita atenção. O número de gremistas associadas vem crescendo a cada dia e não podemos deixar passar em branco a oportunidade de ter as mulheres como parceiras do Clube. A mulher é muito fiel ao que ela gosta e admira. Vamos dar motivos para elas aumentarem a fidelidade com o Clube, trabalhando ações específicas para este público.
O segmento feminino é outro que vamos dar muita atenção. O número de gremistas associadas vem crescendo a cada dia e não podemos deixar passar em branco a oportunidade de ter as mulheres como parceiras do Clube. A mulher é muito fiel ao que ela gosta e admira. Vamos dar motivos para elas aumentarem a fidelidade com o Clube, trabalhando ações específicas para este público.
7) Como pensa em levar o Grêmio para o topo dos clubes mais fortes internacionalmente, visto que, tem-se ai a questão populacional (quantidade de torcedores) e geográfica (está fora do eixo Rio-São Paulo)?
O Grêmio já é um clube muito conhecido nacional e internacionalmente. A melhor maneira de fortalecer a marca Grêmio é disputando títulos internacionais e ganhando-os. E com esta estrutura toda que montamos, temos hoje chances reais de ganhar títulos relevantes que novamente projetem o Grêmio no cenário mundial. Além disso, mesmo estando fora do eixo Rio-SP, temos uma torcida muito fiel e apaixonada. Conseguimos manter índices de ocupação de estádio acima da grande maioria dos times de lá, assim como o número de sócios. É a paixão do torcedor que faz o Grêmio ter força, ser grande e é ela que vai fazer o Grêmio crescer ainda mais no Brasil e em níveis Globais.
8) É viável conseguir isto em um país com tantas desigualdades e carências em que é difícil para a esmagadora maioria pagar R$ 26 reais para ser sócio e mais os custos de 50% do ingresso e despesas para ver um (ou 4) jogo?
Sem dúvida. Hoje temos 8 milhões de gremistas espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. Não podemos trabalhar somente o benefício de assistir ao jogo dentro do estádio. Cabem só 60 mil pessoas dentro da Arena. E o resto dos gremistas não vai torcer e nem consumir o Clube? Claro que sim! O futebol mostra que quando o time tem força, ele conquista seguidores que o consomem de diferentes formas em todas as classes sociais. Se ele não for sócio, mas assistir o jogo do Grêmio, o valor da marca já estará crescendo, devido à audiência na televisão, que gera milhões de Reais em receita. Podemos ter como exemplo os grandes clubes da Europa, que quase não possuem sócios no Brasil por exemplo, mas vendem camisas e têm grande audiência nos canais aberto e a cabo.
9) É a favor da profissionalização REAL de todo o departamento de futebol? Como fazer para que isto não mude a cada eleição? Qual o papel da Base?
Com certeza. O futebol do Grêmio hoje é 100% profissionalizado. Tem seu executivo e todos os profissionais contratados com alta capacidade. Hoje não tem como ser diferente. O futebol hoje é uma atividade que exige dedicação integral e de pessoas competentes e capacitadas. O clube que não pensar assim, deixará de ser competitivo.
Para não haver mudanças na estrutura do futebol quando houver eleições, a maturidade dos gestores políticos deve ser muito grande. Eles devem medir os resultados, o que está sendo feito e não o nome dos profissionais, de quem ele é amigo, por quem ele foi indicado. Este é o grande problema que deve ser trabalhado. Uma política de governança corporativa rígida e estruturada, regida pelo Conselho Deliberativo pode ajudar a solucionar esta questão.
O papel da Base é de vital importância para a formação de um time vencedor. Na nossa gestão em 2011-12 investimos R$ 12 milhões nas Categorias de Base e conquistamos vários torneios, destacando a Taça BH neste ano. Antes, em 2008 o investimento também tinha alcançado esta marca, assim como os títulos das categorias também estavam acontecendo, apesar de que a principal função da Base é formar jogadores com qualidade técnica e tática para serem utilizados no time profissional. Os títulos da Base são consequência de um belo trabalho. Por isso investimos pesado na infraestrutura, estruturamos o CDD da Categoria de Base e contratamos profissionais de altíssima competência. O princiapal executivo, atual coordenador da área, possui referência muito forte no mercado e sua qualidade pode ser vista no dia a dia de quem está no Grêmio.
10) Como fazer esse projeto de gestão dar certo sem comprometer as finanças e pagando dívidas históricas?
Nós já quitamos o Condomínio de Credores que onerava terrivelmente o Grêmio em função de dívidas trabalhistas. Era uma folha de pagamentos extra que agora não existe mais. Temos ainda as dívidas com tributos federais que vão sendo abatidas com as receitas da Time Mania. Nossa gestão criou uma estrutura profissional consistente que vem executando um belo trabalho no clube. E ela melhora a cada dia, pois o processo de gestão está amadurecendo e se enraizando dentro da administração. Não existe mais espaço para pessoas incompetentes.
Cabe ressaltar que um fundo de investimentos para saldar o passivo (FIDC) ainda está em fase final de elaboração e vai ajudar a saldar dívidas. Também vamos criar um processo rígido de controladoria, visando racionalizar toda e qualquer atividade financeira e operacional dentro do Grêmio.
Tudo isso está muito alinhado. Tivemos o apoio de grandes consultorias para fazer este trabalho dar certo. A Quality Inn, referendada pelo Dr. Jorge Gerdau trabalha a gestão da rotina e de projetos dentro do Clube. Hoje, todas as áreas possuem metas e indicadores. São mais de 200 e todos funcionários tem conhecimentos deles e o seu trabalho é cobrado através dele. A PwC fez todo o trabalho de reestruturação administrativa do Grêmio. Quando formos para a Arena nos próximos dias, nossa gestão já vai estar totalmente orientada para um novo formato, racional e eficaz, eliminando excessos e ineficiências, otimizando os processos gerenciais e operacionais. Cabe ressaltar o trabalho de certificação ISO nas áreas de apoio, padronizando procedimentos e atividades. O conhecimento de como se faz as coisas está registrado no Clube e não mais na cabeça das pessoas.
11) Qual o seu projeto para o Grêmio e seus diferenciais?
Quando assumimos o Grêmio em 2005 nós estávamos na Série B, tínhamos uma dívida de mais de R$ 100 milhões, apenas nove jogadores eram do clube e diagnosticamos que levaríamos 10 anos para voltar a conquistar títulos relevantes, tamanho o caos em que o Grêmio se encontrava. Sete anos depois temos chances reais de título, ou seja, três anos antes do que tínhamos previsto. Mesmo assim, já estavamos disputando títulos antes, em 2007 e 2008. Por isso o nosso projeto é dar continuidade ao trabalho de recuperação que tem sido feito desde 2005. Nós arrumamos a casa, quitamos o Condomínio de Credores, otimizamos a estrutura administrativa e estamos entregando no fim do ano um time com uma base muito boa, com um excelente técnico e o melhor estádio da América Latina que será nossa Arena. E este é nosso principal diferencial: nós não ficamos no campo das ideias. Arregaçamos as mangas e conseguimos recuperar o Grêmio. Nós fomos lá no Barcelona ver como eles faziam a gestão do seu quadro social e trouxemos pra cá a ideia. O resultado foi o melhor possível, pois hoje temos 70 mil sócios. Também fomos visitar os principais times da Europa para aprender com eles a gerir uma Arena multiuso igual a que nós teremos no fim do ano. Também contratamos empresas de consultoria e auditoria mundialmente renomadas para passar um pente fino no Clube e nos ajudar na transição para a Arena. Buscamos o que existe de melhor em termos de centros de treinamento para montar o nosso, ao lado da Arena, que será de referência mundial. Fomos no Real Madrid, Milan, Barcelona, Benfica, Porto, entre outros, para entender tudo o que eles fazem de certo e descobrimos também o que foi feito de errado e que tiveram que consertar. Nosso CT da Categoria de Base seguirá os mesmos níveis. O futebol não se faz mais com 11 jogadores e um técnico, assim como as empresas não são apenas feitas de operários qualificados.
Ou seja, o diferencial é a evolução que o Clube vem tendo conosco a frente da gestão, e agora que arrumamos toda a casa e conseguimos montar um time qualificado, competitivo e com a cara do Grêmio, queremos voltar a trazer muitas conquistas para dentro dela. E podemos afirmar: O Grêmio está pronto para isso. E nós estamos prontos para levar o Grêmio aos grandes títulos.