9 de outubro de 2012

O papo furado do Hernandéz [5]: O trivial e o estranho

Grêmio 2 x 1 Cruzeiro

Como começamos perdendo, minhas atenções se voltaram para o campo, nada de ficar olhando torcedor! Porém, é impossível não ouvir as insanidades proferidas por pessoas que (acham que) entendem de futebol!

Eu não entendo, nunca vou entender e peço que não tentem fazer com que eu entenda, o porque de André Lima começar de titular! Era piada né? Ou alguma brincadeira com a torcida. Ou só zoação mesmo, vai, podem admitir! Nunca ninguém em plenas faculdades mentais vai deixar Marcelo Moreno na reserva pra ficar com o cone em campo.

Com capacidade ofensiva fragilizada e com a perda precoce de Elano, o medo bateu! Depois que o Cruzeiro fez o gol, o medo virou desespero! Com o goleiro Fábio fazendo grandes defesas o desespero ameaçava virar histeria coletiva, as pessoas saíram de si e começaram a tecer comentários do tipo: "Tá aí o Zé Roberto de verdade, enganador!", "Elano sempre bichado, nunca deviam ter trocado ele pelo Miralles!" Esse foi o melhor. Por sorte do sujeito eu não estava de muletas. Ele certamente teria sido empalado, coisa que, convenhamos, ele merecia!

A entrada de Moreno mudou a cara do jogo. Havia alguém que sabe se posicionar e aproveitar as oportunidades, e foi com um passe magistral de Marco Antônio que Moreno, com classe e categoria, encobriu Fábio. O empate chegava e a esperança também. Era notório que a virada aconteceria, era questão de tempo.

Leandro entrou, e com ele ganhamos "profundidade diagonal", explico: Leandrinho é um jogador que pega a bola e avança em direção ao gol, não busca a linha de fundo! Como ele joga na ponta da área, chamo isso de profundidade diagonal, o gráfico abaixo explica!



Fosse outro jogador, buscaria a linha de fundo e, talvez, o drible a mais! Assim mataria a jogada e perderia tempo!

Foi exatamente com a profundida diagonal que saiu o segundo gol. Leandro recebeu a bola e foi "pra dentro", chutou com efeito e no rebote de Fábio, Marquinhos fez o gol da vitória!

Kléber ainda me parece desnorteado, não sei se o esquema o desfavorece, não sei se sua vontade e sangue no olho o atrapalham. Sei que ele parece querer resolver tudo sozinho, acho que daqui a pouco ele volta a "desabrochar", estamos precisando de seus gols nessa reta final!

Ainda temos chance, tá difícil, mas não impossível! Lembremos que somos o Grêmio, o trivial nos é estranho e a estranheza nos é trivial!

Ah sim, estar nas arquibancadas, não te torna um entendedor de futebol, existe um longo caminho pra isso e estamos sempre aprendendo! Foi preciso, para mim, 17 anos de Olímpico para me arriscar a observar o estilo de jogo de cada atleta! Para outros, uma vida inteira não os fará entender que futebol não se joga só pra frente!

Grêmio Sempre!