1 de outubro de 2012

O jogo que eu vi


Primeiro tempo de Grêmio X Santos: parecia que levaríamos o adversário de roldão. O time esteve perfeito. Pressão total ao embalo do Olímpico lotado. Lindo de se ver. Neymar, totalmente excluído do jogo, nada fez.
Equipe com pinta de campeã.

.........  

Segundo tempo bisonho. O Grêmio voltou irreconhecível do vestiário. Podemos especular os motivos: a equipe teria acusado o cansaço da longa viagem ao Equador? É uma possibilidade. Ou atrapalhou-se com a expulsão de Neymar? Após a saída deste jogador , o Santos fechou-se de tal maneira que a área adversária ficou quase intransponível. E foi  num lance fortuito que conseguiu o empate. Frustração total. Muito pior para a alma do que ter de ouvir  "Ai, se eu te pego!" no metrô de Paris às 8hs de uma manhã gelada  de fevereiro.
..........
 
Conclusão: se conseguimos jogar como um campeão no primeiro tempo do jogo contra o Santos, porque  não poderiamos repetir a dose nos próximos?
......... 

Tento apreciar o estilo trombador de Kleber, mas não consigo. Sei que é gladiador e tem o perfil do lutador com garra e que não se entrega nunca. Mas isso não está sendo suficiente. No máximo, tem conseguido me irritar. Causa-me calafrios vê-lo dominar a bola e se atirar para cima do marcador. Nessas disputas, invariavelmente, ele tem perdido. Parece despender uma usina de energia para um resultado pífio. Poderia deixar de segurar tanto a bola e tentar tabelar com o companheiro para se livrar da marcação. Algumas vezes arranca em velocidade rumo ao gol adversário com um clarão a sua frente, mas, inexplicavelmente, trava no caminho para buscar o confronto físico. Acho estranho. Parece um ritual que, na sua cabeça, tem de ser cumprido. Está preso a uma filosofia de jogo que criou para si próprio e dela não consegue se desvencilhar. Essa sua estratégia do combate corpo-a-corpo não está me parecendo uma boa escolha. Conseguirá mudar seu estilo? Penso que não.
............  
 
Sou uma otimista teimosa. Mais teimosa que o  Gladiador . Tipo uma Hebe tricolor. Quem curte chafurdar no pessimismo, que vá ler a coluna de Paulo Sant'Ana. Só atiro a toalha quando a situação for irreversível. Sou assim mesmo: não adianta espernear e cornetear . Não aprecio desânimos fora de hora e ainda não desisti da idéia do título. Cautelosamente, prefiro esperar pelas próximas três rodadas
Alguém vai ter de segurar o Fluminense. Mesmo porque, se esse time conseguir manter um aproveitamento tão alto e sem percalços até o final do Brasileiro... buenas, então será caso para os estudiosos do futebol se debruçarem.
 


 
Hebe era uma guerreira
que não se mixava  
por pouca coisa.
Era craque!
Flambava o inimigo
em fogo brando
com muita doçura.
E com ar triunfal,
driblava as adversidades.
 
 
 

E Werley, aos 24 anos, tem demonstrado grandeza.
Há tempos venho observando este jogador.
E gosto do que vejo:  vontade, discrição e eficiência.
Estará surgindo um grande zagueiro no Imortal tricolor?

 

 

Comentários (19)

Carregando... Logando...
  • Logado como
ridículo isso, esse e o odone o cara que da ingresso pra quem convém pra ele, enquanto que quem pagou o ingresso fica como http://www.youtube.com/watch?v=PtInDFCv83E&fe...
belo texto enquanto ao Kleber penso a mesma coisa, e um grande jogador, lutador, mais erra passes fáceis e perde muita bola no intuito de cavar faltas que o juiz nao marcara de forma alguma.
Grêmio poderia contratar Alex, para Sulamericana, já que ele vem somente pelo salário. O que acham?? E já se entrosaria com o time para a Libertadores ano que vem e estaria em campo na inauguração da Arena.
4 respostas · ativo 651 semanas atrás
Ai sim o time viraria um asilo, o cara tem talento, ja era lento quando novo, nunca jogou nada na seleção, por isso o apelido de Soneca, engraçado que parece que esquecem disso.
Tá bom, o cara simplesmente construíram uma estátua dele no último clube que passou, isso sendo lento e velho, imagina se esse cara resolve correr?
Quando ele voltar ao Brasil veremos o quanto ainda é capaz...aprovaria a sua contratação, se fosse o unico "idoso" no time...Alex e Ze Roberto jamais podem atuar juntos.
Acho ótimo!! Daí, ficaria o Zé Roberto dando toquinho pro Alex chutar no gol... Sim, pq o Zé corre, passa, mas não chuta. E o Alex Soneca não corre, mas chuta. Perfeito.
Muito bonita e JUSTA homenagem a HEBE CAMARGO, exemplo de vida!!!
olha, sei que time ruim o Grêmio não tem. Depois desse empate, claro que acredito menos no título, mas não é impossível. Falta é os caras jogarem com padrão. Cada jogo é uma incógnita. Não sabemos se será uma grande partida ou uma pelada braba.

É bom se ligar. Esse G3 não tá garantido.
Li alguns pedaços dos seus textos... tava achando tudo uma porcaria. Pela primeira vez gostei, principalmente pela coragem de criticar o Kleber. Tenho o mesmo pensamento sobre ele. Acho até que perdemos a Copa do Brasil por conta dele, estavamos com um a menos em campo. Lá estava descontado, sem ritmo, etc... sei disso... mas agora não! Não é o mesmo depois da lesão. E já antes, com excessão do GRE-nada, não mostrou tudo que pode.

Acho que tem/pode melhorar... O problema é quem colocar no lugar? André Lima é pro lugar do Moreno, quando este não estiver... Leandro? Não sei... Talvez o Bertoglio... se vier a jogar algum dia.
Excelente definição do Kleber. Perfeito.
Quando a desistir ou não do título, penso que vale muito mais a pena apostar as fichas na Sulamericana, que é título inédito, do que se esgualepar atrás de um título muito mais difícil, que é o brasileirão.
Acho possível manter um nível suficiente para continuar no G3, poupando jogadores no brasileiro, e ir com tudo para SER CAMPEÃO da Sulamericana.
Vamos arriscar! Chega de administrar vagas. Não somos flanelinhas. Vamos com tudo para ganhar a Sulamericana!!!
A questão do Kleber é interessante. Esse estilo de força, de corpo a corpo, de trombar, acho que é muito mais interessante em um centroavante de área que num segundo atacante. Sempre comentei com meus amigos que queria ver o Kleber centralizado, com um atacante de movimentação ao lado. Teve uma vez que o Luxa colocou ele com o Miralles e não funcionou, mas pra mim, a cagada foi colocar o Kleber se movimentando e prender o Miralles na área, o certo era o contrário.
Meu sonho impossível era Jonas e Kleber. Mas o Bertoglio, devidamente recuperado, pode vir a ser esse cara. Bertoglio recuperado e entrosado como segundo atacante e Kleber dentro da área fazendo parede, girando sobre o zagueiro com o gol logo à frente pra chutar, ou escorando pra quem vem de trás me parece uma ótima opção.
Nem consegui comentar o jogo ontem, tamanha a raiva por perdermos dois pontos em casa.
Resumiste o que pensei do jogo, Pitica: o Grêmio ficou irreconhecível no segundo tempo.
Infelizmente o pessimismo vem me rondando desde o empate com o galeto... Acredito que o discurso de "só importa vaga" contaminou de tal forma os jogadores que eles acabam se desacreditando do potencial de conquistar o título que tinham (e uso o passado pq depois desse empate fiquei bem desalentado) e jogando de forma medíocre.
E sobre o Kleber o próprio profexô já falou que orientou o gladiador pra usar mais os pés na bola invés das trombadas.

Sds tricolores!

Fora do tema do post, mas dentro do assunto ética nas eleições do tricolor, vi esse video http://youtu.be/PtInDFCv83E num site de blogueiros tricolores.
Já tinha lido um comentário (não lembro se foi nesse blog) sobre a possiblidade do Gordone utilizar a máquina para conquistar o voto do associado. Pelo vídeo não fica claro se quem está entrando na faixa é sócio, mas de qualquer forma é para ajudar a promover um "companheiro" político.
É uma lamentável demonstração de falta de ética.

Acho que esse comentário não viola a política de respeito aos candidatos? Sei lá, fica na mão da moderação.
Tudo que eu quero é morder a língua, mas o Kleber faz tempo que já encheu o saco com essas trombadas. E não adianta vir com aquele papo de que craque tem que ficar em campo que uma hora vai desequilibrar. O Kleber não está sendo esse jogador que desequilibra.
O problema é que não há substituto. Kleber tem que mudar o jeito de jogar urgentemente.

Quanto ao título é possível, mas muito difícil. Ao mesmo tempo que temos que torcer para o Fluminense cair de produção, o Grêmio precisaria fazer praticamente 100% de aproveitamento para tirar esses 9 pontos de diferença.

Alguns falam que são apenas 3 vitórias de diferença. Sim, 3 vitórias com 3 derrotas do Flu. E ainda tem as rodadas que ambos fariam a mesma pontuação e aquelas em que o Grêmio faria menos.

Vai depender muito de como o Grêmio chegar daqui a 3 rodadas, quando enfrentará o Fluminense. Hoje penso que se não vencermos este jogo, aí sim, já era o título.

Mas se ganharmos e baixarmos para uns 4 pontos de diferença a 7 rodadas do fim, pode ser possível.
Acredito que o discurso pra galera é um, mas o do vestiário é outro. Aliás, na entrevista, o Luxemburgo deixou claro que o OBJETIVO é chegar aos 74 pontos.

Eu gosto desse tipo de objetivo: bem objetivo. rs.

Então, pessoas, o objetivo é chegar aos 74 pontos. Se conseguirmos chegar lá, veremos o que vai acontecer.

Ainda dá.

Ah, dá.

Sds. tricolores
E isso ai, Pitica, acho que o GREMIO tem que jogar com a corda esticada, do jeito que jogou contra os equatorianos em todos os jogos, porem, tambem concordo que isto e dificil, afinal temos o campeonato brasileiro, no qual precisamos tirar 9 pontos do flu.
Acho que o brasileirao , pra titulo, e muito complicado de faturar, temos que ir com tudo na sulamiranda, sao 5 jogos ate a final, penso ser bem mais plausivel esta meta, nao que larguemos o nacional, o time tem de continuar focado, para nao perder esta colocacao atual, e ir tentando aproximar-se do flu.
Vamo la, acreditando sempre, boa semana para todos.
1 resposta · ativo 651 semanas atrás
Do jeito que jogou contra os equatorianos? O Gremio sofreu 6 chances clarissimas de gol, Grohe fez outras grandes defesas, nao criou nenhuma chance de gol, alem do gol....não perdeu por milagre e ainda que que jogue como naquele jogo? Pasmem.
Pitica a mesma estranheza que você sente com o Kleber eu sinto com o Zé Roberto.

Sua movimentação é interesante, se VÊ que ele tem qualidade e habilidade porém da mesma forma que antigamente se criticava o Zinho porque parecia uma enceradeira que girava e girava e não saía do lugar eu critico o futebol do Zé Roberto.

Apenas MUDO o eletrodoméstico, o futebol dele parece mais como uma daquelas máquinas de lavar verticais mais antigas em que o agitador vira para a direita, vira para a esquerda e volta para direita...
E NÃO SAI DO LUGAR...

Noves fora muito pouco para frente...

Por isso defendo entrar com o Bertoglio para o Kleber ter com quem tabelar e para o Elano também...

E o Zé Roberto fique como volante, com seu vai e vem, mais atrás com o Souza ou o Fernando...
1 resposta · ativo 651 semanas atrás
Realmente, falta o bote final. Falta a finalização agressiva na área do adversário.

Postar um novo comentário

Comments by