15 de março de 2014

A Copa será na Arena


Falta avisar o timinho. Falta avisar a Dilma, o Tarso e o Fortunati. Falta avisar a FIFA.
Mas os bombeiros, a polícia militar e todos os órgãos que cuidam da segurança já decidiram: a copa do mundo deste ano será na Arena.
Só isto explica a operação realizada na quinta-feira antes, durante e depois do jogo do Grêmio contra o Newell´s.
Aliás, até a RBS sabe que a copa será na Arena. É só entrar no Clic Esportes que está lá:

Teste em jogo da Arena alerta para necessidade de reforço na segurança para a Copa do Mundo
Nem tudo correu como o esperado durante a operação que colocou em teste as ações de segurança no Estado simulando um jogo de Copa do Mundo na última quinta-feira. (...)Até a Copa, Porto Alegre se transformará em um gigante BBB. O novo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) terá uma central de monitoramento com 1,2 mil câmeras espalhadas pela cidade. Em dias de jogos no Beira-Rio, o foco será o estádio, o seu entorno e os locais de aglomeração de torcedores.Parte desse novo equipamento começou a ser testado na quinta, mas com apenas 27 câmeras: o empate em 0x0 entre Grêmio e Newell's Old Boys, pela Libertadores, foi o evento-teste para a operação que envolveu 21 órgãos públicos. Era a oportunidade de avaliar o uso da plataforma de observação elevada - um caminhão com uma antena de 15 metros, cuja câmera pode fornecer imagens nítidas de uma distância de até três quilômetros, durante o dia, e de até 1,5 quilômetro, à noite. O imageador, uma câmera com visão noturna, acoplada a um helicóptero, não chegou a ser testado na quinta, ainda que já esteja em funcionamento. Todas as câmeras eram monitoradas na atual central da Secretaria da Segurança Pública por especialistas da Brigada Militar. (...)- Esse será um dos grandes legados que a Copa deixará para Porto Alegre. Esse equipamento todo permanecerá para a cidade depois da Copa do Mundo. As novas câmeras permitem uma resposta mais rápida dos órgãos de segurança, em caso de incidentes ou crimes - disse o secretário da Segurança, Airton Michels.(...)A operação na Arena foi coordenada pelo coronel Antônio Scussel. Cerca de quatro horas antes do jogo, houve uma varredura em todo o estádio, inclusive com o Exército testando detectores de metais nas arquibancadas e camarotes, seguido de isolamento das áreas, como ocorrerá em dias de partidas pelo Mundial, conforme exigência da Fifa. 
Nenhuma palavra sobre o trânsito caótico que fez muito torcedor perder parte ou todo o jogo e levar mais de 3 horas para conseguir sair do estacionamento após o jogo. Vai ver esta parte foi considerada um sucesso.
Agora é se conformar com a escolha da Arena como sede desta copa lazarenta e fadada ao fracasso em Porto Alegre e no Brasil todo.
Porque se não for, estaremos diante de mais uma ação ridícula por culpa deste câncer que trouxeram para o país. Submeter torcedores do Grêmio a tamanho suplício por algo que não ocorrerá é pior do que fazer toda a população tomar injeções anti-rábicas mesmo sem ter sido mordida por cachorro.
E eu não acredito que o nível de idiotia de pessoas supostamente preparadas para cargos de relevo chegue a tanto.
_____

Sorte de campeão?

Por alguma razão que ainda não decifrei parte da torcida, cada vez menor é verdade, e quase toda a imprensa esportiva gaúcha, esta mais fácil de saber a causa, idolatra o Zé Roberto e atua fortemente para mantê-lo no time.
Zé Roberto é, acima de tudo, um grande cidadão. Um jogador e homem exemplar. Ele nos dá orgulho em tê-lo no elenco.
Zé Roberto é, ainda, um belo jogador de futebol.
Por outro lado, o que Zé Roberto nunca foi é meia de articulação. Aquele jogador que faz o "enganche" para o ataque.
Zé Roberto como segundo volante ou mesmo um ala esquerdo seria de extrema utilidade. Zé Roberto como meia trava o time com jogadas laterais e sem profundidade.
Renato viu isto e o tirou. Depois voltou a cometer este equívoco mais no final do ano.
Enderson Moreira parece ter visto mas o manteve.
Talvez a aura e a autoridade do Zé transforme uma decisão puramente técnica em algo quase impossível de ser feito por um treinador que ainda busque afirmação.
Talvez.
Mas era nítido para quem via os jogos que o Grêmio crescia sempre que Zé Roberto saia do time.
Agora o Zé sofreu um entorse e para pelo menos dois meses. 
Ninguém torce para que jogador se machuque. Isto seria cruel e desumano.
Mas não dá para negar que o ocorrido resolve um problema que tenderia a se agravar. Havia um crescente descontentamento da torcida com a titularidade do Zé como meia armador. E, acima de tudo, havia um problema de funcionamento do time. Alán Ruiz, Dudu e Maxi, sempre que entram dão nova dinâmica ao time, deixando-o mais solto e agressivo.
Um deles será o titular daqui para a frente. Para meu gosto Ruiz está na frente da fila.
E tudo leva a crer que o time vai crescer ainda mais.
Boa sorte para o Zé  na sua recuperação. E que o tempo que passar até lá sirva para o treinador rever o aproveitamento deste belo cidadão e atleta.

_____

Caravana da miséria

Enquanto isto, um foguete irresponsável e um tribunal sempre pronto para punir o Tricolor jogaram a partida contra o Pelotas para o Estádio do Vale. 
Prejuízos para o clube, para o time e para a torcida que perde a chance de assistir ao jogo em um domingo as 16 horas na Arena. Algo muito raro por conta dos responsáveis pela elaboração dos carnês de campeonatos. Mera coincidência, diga-se de passagem.
O jogo é tão sem interesse que não encontrei nada sobre a escalação de amanhã, mas deverá ser um time misto.
Assim caminha o formoso e charmoso Noveletão.
Há quem goste. Especialmente aqueles que só tem isto como horizonte de vitória.