25 de março de 2014

Sport Club Barnabés

Dizem que a Assembleia Legislativa vai votar hoje a aberração legal que concede benefícios fiscais a empresas privadas em ano eleitoral. "Tão" nem aí, dizem. O Projeto de Lei 17/2014, aquele que estica a saia do erário público, uma vez mais, ao clube do aterro é, também, uma excrescência paternalista. Todos que desejam saber estão informados da existência do stadium agreement, o qual obriga os "donos da Copa" a pagarem as estruturas temporárias. Alguns deputados fazem olhos cegos e ouvidos surdos a isso. "Donos da Copa" é como os lonáticos se autoproclamam.

Em ação orquestrada, o alcaide e o governador chantageiam a sociedade e os deputados que se insurgem contra o desvario tributário com o "risco de não haver Copa".

Alguém tuitou que o único legado pronto e acabado da Copa 2014 é o retrato patético do clube que vive agarrado à saia do Poder Público. Isso é verdade e é histórico. Sempre ganharam terrenos, regalias e facilidades. Sequer se preocupam em cumprir com as contrapartidas envolvidas. Deveriam mudar o nome para Sport Club Barnabés. Seria justo e honesto, pela forma como se sustentam. E aqui não vai nenhum desrespeito aos barnabés, mas apenas um ajuste para o nome do clube exprimir a realidade.

Quanto aos senhor deputados, certamente sabem que, nas eleições do segundo semestre, os nomes daqueles que se alinharem com a ilegalidade paternalista terão os seus nomes exaustivamente lembrados aos eleitores gaúchos. Este blog se encarregará de fazer isso. Alguém já provou o gosto amargo de colorir ações políticas com as cores do clube do coração. Será que outros também sentarão à mesa? A resposta poderá ser conhecida hoje. Já o gosto só será oferecido em outubro.