17 de maio de 2014

Daniel Matador: Jogos, trapaças e dois canos fumegantes

Caros

O Grêmio entra em campo neste domingo na Arena para enfrentar o Fluminense. Há inclusive promoção de ingressos, onde sócio pode levar um adulto e duas crianças de até 12 anos como acompanhantes. Excelente programa para um domingo à tarde com a família e os amigos. A Arena é um estádio incomparável e é um orgulho torcer para o Grêmio dentro dela. Por mais que muitos na imprensa e fora dela questionem o formato do negócio, ele está feito e resta aos demais apenas contemplarem (e invejarem, em alguns casos). Sem contar que o próprio modelo de negócio não é definitivo e possui cláusulas que proporcionam seu reajuste. Quem sabe não poderá haver alguma mudança de cenário nas próximas semanas? Naturalmente que apenas os conhecedores dos meandros internos do clube estariam a par disso. E nada seria divulgado pela imprensa ou por terceiros, a não ser que estes estejam apenas chutando ou dando suas barrigadas. O que não quer dizer que não possa estar sendo gerido algo neste sentido, porém com outras configurações.

Este será o último jogo na Arena antes da cessão do mais moderno estádio da América do Sul para que este sirva como centro de treinamentos para a Copa do Mundo. Fico até imaginando as equipes que lá treinarão e depois terão que jogar em estádios inferiores. Deve ser algo meio estranho. Principalmente se em volta do estádio houver, sei lá, montanhas de entulhos de obra. Ou se não houver, sei lá, algum local com estacionamento minimamente decente.

Se bem que, conforme noticiado, já temos engenheiros do mais alto gabarito desenvolvendo soluções inovadoras para resolver o problema durante os jogos. Os entulhos continuarão lá onde estão. Afinal, ninguém vai dar muita bola, de repente os turistas até consideram isto como pitoresco. Será que não vai ter vendedor ambulante comercializando o entulho como lembrança da Copa? Já não duvido. Pois bem, além de deixar o entulho amontoado ali onde está, a área de estacionamento não terá asfalto. Afinal, nem precisa, né? Os engenheiros da prefeitura já definiram que nada será melhor do que cobrir com a boa e velha brita aquele local. Se algum cadeirante, por exemplo, inventar de estacionar ali, será uma barbada deslocar-se. Ou mesmo alguma pessoa com mais idade. Mas esse pessoal estudou pra isso e está cheio de boas intenções. Tão boas que sequer notificaram ou multaram até o momento o gerador do resíduo, conforme preconiza a legislação.

Todo este imbróglio lembrou-me o singular filme do diretor Guy Ritchie intitulado Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. Um dos atores do filme é o lendário Vinnie Jones, ex-capitão da seleção galesa de futebol e um dos mais clássicos e técnicos jogadores que já pisou em um gramado. Recomendo assistirem alguns vídeos com lances dele na internet. Vinnie Jones jogava o fino da bola. Pois o título do filme remete exatamente à bagunça proporcionada por quem não tinha cacife para assumir uma bronca deste tamanho para a Copa do Mundo. Utilizando como desculpa o estratagema de sediar os jogos, usaram de trapaças para reformar um estádio e continuam fazendo o mesmo, relegando suas responsabilidades para terceiros.

Mas, Matador, e os dois canos fumegantes? Nem me dê essa ideia. Não quero nem imaginar o que eu faria.

Saudações Imortais