1 de maio de 2014
Vamos mudar?
* O texto abaixo foi enviado pelo leitor Jonas Bernardes Silveira
Chegou a hora... Não podemos mais culpar as derrotas na sorte do adversário, o adversário não teve sorte, teve competência. Eles marcaram um gol no primeiro jogo e deixaram que o Grêmio se desclassificasse sozinho. Não jogamos futebol por 150 minutos dos 180 disponíveis, enrolamos, e produzimos apenas o suficiente em trinta minutos pra não passar vergonha.
O Grêmio segue perdendo dessa forma. Só na Libertadores, temos 36% de aproveitamento em mata-mata quando perdemos a primeira partida. Por que será?
Será pelo uso do clichê “voltar vivo”? Será pela fé no “podemos reverter”? Os fatos apontam que “voltamos 64% eliminados” e “tínhamos 36% de chances de reverter”. Se meu médico me dá 36% de chances de sobreviver, morro na hora... de pavor.
Todos são livres pra pensar que o Grêmio “quase se classificou”, isso é a mais absoluta verdade. O problema é somar tantos “quases” e ver que as contas não sustentam a nossa fé.
Uma coisa ficou clara, o time dos trinta minutos finais tinha totais condições de atropelar o San Lorenzo. O time dos trinta minutos finais no confronto contra o Santa Fé tinha totais condições de fazê-lo também. Seguimos perdendo, no entanto.
Proponho uma mudança: vamos parar de pensar no futebol do meio pra trás, vamos cobrar que o time seja “aguerrido e bravo” do meio pra frente, onde podemos decidir a partida.
É duro ser eliminado tomando dois gols na Libertadores. Oito partidas, nove gols marcados e dois sofridos. Caímos, obviamente, por um gol que não fizemos... Não posso culpar a defesa por sofrer 0,25 gols por jogo.
Tenho que assistir um time perdendo a vaga, mas que entra em campo com três volantes, pra “ter paciência”, não pra conseguir a classificação. Fomos controlados por mais quarenta e cinco minutos e o treinador voltou com o mesmo time. Foi só mudar, ainda que tarde demais, para o Grêmio finalmente começar a disputar a vaga.
É nesses momentos que me pergunto, por que aturamos jogadores que não contribuem do meio pra frente? Por que não temos paciência com os jogadores que podem marcar gols e decidir partidas? Por que aceitamos que nosso treinador se acovarde e apequene o clube?
Não tenho dúvidas que Pará não tem condições de jogar no Grêmio. Quantos passes pra trás ele deu hoje? De que nos serve um passe pra trás? Essa “paciência” é o que está nos matando. Vi Werley, jogando na lateral por dez minutos, acertar um cruzamento de primeira. Pará passa meses sem fazer isso.
Não quero culpar Barcos, Maxi, Dudu, Rodriguinho... Criamos duas vezes mais chances com eles em campo, em trinta minutos, que havíamos criado nos cento e cinquenta anteriores. Não devemos crucificar um jogador por errar duas chances; devemos crucificar o treinador por escalar uma equipe que cria duas chances quando tem peças pra escalar outra, que crie dez.
Vamos seguir acreditando nesses clichês? “Voltar vivo”, “ter cautela”, “ter paciência”, “dar continuidade”... Quero ver o Grêmio atacando, matando os adversários na Copa do Brasil, não esperando pra morrer! Quero disputar o título brasileiro, não “voltar com um pontinho na bagagem”, “um pontinho” é 33% de aproveitamento. Chega de resultados ruins que “foram bons, considerando as circunstâncias”. Resultado ruim não é bom, é ruim. Se fosse bom, seria bom, não ruim. Bom e ruim, todos sabemos, são antônimos. Se alguém ainda tem dúvidas a respeito, posso desenhar.
É hora de ir pra cima, de colocar os garotos pra jogar, de chacoalhar o vestiário. Não posso acreditar que seguiremos fracassando sem alterar alguma peça de comando, não quero crer que Fábio Koff concorde com meu treinador, que disse que estamos no “caminho certo”. Essa trajetória descendente não deveria ser o “caminho certo” pro Grêmio, e estamos rolando barranco abaixo, em chamas.
Precisamos exigir certas mudanças do Grêmio, mas antes é essencial que o torcedor mude junto. Não sei se alterar nossa postura trará resultados imediatos, mas tenho certeza que “dar continuidade” aos nossos erros não trará resultado algum. Precisamos aposentar esses clichês (e o Pará), nosso sucesso depende disso.
Comentários (200)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Vamos mudar?
2014-05-01T11:30:00-03:00
Pitica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Daniel09 · 569 semanas atrás
Na boa, isto parece ser um deboche do treinador e da direção com a torcida. Me recuso a continuar sofrendo!!!
Tô até com raiva de quem fala em ALENTAÇO, APOIO INCONDICIONAL, IMORTALIDADE.
Não tem torcedor que aguente ver tanta podridão e ruindade em campo.
O que vi ontem foi puro desespero, nada de táticas, sem meio campo, bicudo pra frente pra ver no que dá. Deu no que deu. Olho pra cara do Enderson e vejo a face da derrota. Aquele papo nojento de que perder é normal, faz parte do futebol, blá blá blá. Treinador conformado com derrota não serve pra time nenhum, muito menos pro Grêmio. Ou Será que serve, Fábio Koff?
Gremista PR · 569 semanas atrás
Ha quanto a maioria vem aqui criticar, apontar defeitos e pedir a saida de uns e outros e recebem um singelo VA TOMAR NO CÚ ou coisa parecida?
Falta é vergonha na cara pra alguns, começando pelos que vestem a camisa e entram em campo representando o clube.
Rafinha Baldissera · 569 semanas atrás
Vicente 104p · 569 semanas atrás
Vinicius · 569 semanas atrás
nelsongz2 92p · 569 semanas atrás
Não quero falar em nomes, quero falar de vontade de vencer. Quem tem serve, quem não tem ais ou nunca teve não serve. O Enderson não serve, pois não tem sangue, não se sente indignado com derrotas, tudo faz parte do futebol. Tem vocação para ser um derrotado.
A direção, em termos de Gerência de futebol, também foi fraca, precisa de reforços.
Mauro · 569 semanas atrás
Pior q nada vai mudar as nabas vão continuar,to de saco cheio cm esse tal Lider de grupo,fracassado Barcos,e a outra naba voltando aqle kleber,q já eram pra ter mandado embora a anos,mas daqui uns dias vai estar no time,aguardem...
Esse Zé Roberto ex jogador,q só enrrola,meu deus,esse Pará ridiculo.
Jullio · 569 semanas atrás
zoio · 569 semanas atrás
guilherme · 569 semanas atrás
Eder · 569 semanas atrás
Aquele vídeo antes do jogo com o pagode era o prenúncio do que seria a partida, o time do Grêmio em ritmo de pagode e os argentinos em ritmo de rock paulera. Perdemos outra vez prá um time inferior que simplesmente teve mais vontade de vencer. Mais ridículo ainda foi concordar com a vinda do Ruiz, tendo essa clausula absurda de não poder jogar as partidas do ano pelo time. Patético, e falando nisso só falta o time do traíra passar de fase hoje, simplesmente por ter uma direção enérgica e ter feito as mudanças na hora certa.
Pedalado · 569 semanas atrás
Cesar · 569 semanas atrás
Nao vejo problema em perder jogo, classificacao, Gre-nada ou qualquer coisa, POREM a FORMA como isso eventualmente acontece é
sempre significativa, e nos ultimos tempos, INCRIVELMENTE recorrente e PASSIVA, seja por parte de dirigentes ou jogadores.
O Gremio precisa ENTENDER o que é esse clube, ESTABELECER hierarquias e cobrancas FORTES e EFICIENTES (manda quem pode, obedece quem precisa) e RESGATAR sua principal virtude ao longo da Historia, que é o ESPIRITO DE LUTA combinado com UM MINIMO de talento.
Respeito demais os atletas Werley, Para e Zero Berto, sao cidadaos de caracter e honestos, POREM NAO sao suficientes, em tecnica e/ou espirito, para fazerem parte do grupo do Gremio, isso ja visto e reconfirmado INUMERAS vezes nos ultimos 24 meses ao menos....
Mas o mais ESTARRECEDOR é a postura FROUXA de nomes historicos do Gremio, seja na relacao com comissao tecnica ou com atletas. É urgente que se lave a roupa suja EM TODOS os niveis do clube, CARA A CARA, com VERGONHA e HUMILDADE pelos erros (sim, todos nos os cometemos, mas insistir neles é demais), se REDESENHE o planejamento para as competicoes que estao ai, que se ESPELHEM no DNA e na TRAJETORIA CENTENARIA do clube na escolha das REPOSICOES que se IMPOEM URGENTES
O plano TEM de ser DEVOLVER o Gremio ao GREMIO - isso passa pela torcida, pelos boleiros, pela comissao tecnica, pelos diretores, pela acao politica DENTRO e FORA das quatro linhas, pela "imprensinha" que circunda a area, e por ai vai.
Deivison Farias · 569 semanas atrás
Mauricio · 569 semanas atrás
Quantos gols o Barcos perdeu esse ano chutando a bola em cima do goleiro???
Barcos só é bom de entrevista. É o maior enganador de torcedor trouxa. Ele o Kléber são artilheiros nesse quesito.
Cesar · 569 semanas atrás
- Se Zero Berto é "imexivel" , que SEJA ESCALADO onde ele rende, que é a SEGUNDA posicao do meio - NUNCA FOI, nem SERA AGORA armador de criacao.
- QUALQUER zagueiro reserva JOGA MAIS que o Pará, mesmo improvisado - Saimon, por exemplo.
- BARCOS nao é o problema principal - sua caracteristica fisica e baixa tecnica exige que seja acionado DENTRO da area, NUNCA que volte pra buscar jogo ou fazer trabalho de pivo.
- Werley ser titular tendo Geromel e Bressan como opcoes SO PODE SER PIADA DE PESSIMO GOSTO
- COVARDIA e falta de AMBICAO nunca foram marca do Gremio - como podem ACEITAR o pessimo comportamento e resposta do treinador REPETIDAS VEZES ???
Vigilante Rodoviário · 569 semanas atrás
O Grêmio ontem não perdeu por falta de garra. Esta teve e demais.
O Grêmio perdeu porque ninguém pode ter no time um Pará e um Zé Roberto impunemente.
O Grêmio perdeu porque não tem dinheiro para contratar jogadores mais eficientes.
E o Grêmio perdeu, por fim, porque tinha um adversário igual do outro lado e porque pênalti éz aleatório.
halfed · 569 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 569 semanas atrás
Os guris jogaram com atual campeão da América e deram um baile neles em troca de passes e bom futebol, quem assistiu aquele partida de domingo passado pode ver que o GRÊMIO jovem pode render e muito, Alan Ruiz e Rodriguinho ou até o Maxi no Meio , Luan e Lucas Coelho na frente e até Dudu entra bem neste time, Ramiro e Matheus Biteco de volantes.
Até o Moisés é craque perto do parazim.
Força GRÊMIO.
heraldo · 569 semanas atrás
jbighead 96p · 569 semanas atrás
quem foi no jogo pode ver as duas equipes espaçadas no gramado... a meu ver, pensamos de forma errada a escalação e as ações... a entrada do Zé deixou o time torto e as jogadas combinadas não aconteciam, com muitos erros de passes: já o adversário estava postado numa forte retranca, com as definições táticas definidas pois jogando com a vantagem não tinha necessidade de se expor
não adianta nada ter uma Ferrari e não ter condições de sequer mantê-la, tipo por gasosa, pagar o seguro... é o nosso caso: estamos sem grana e só podemos ter um Duster (pex), que é um bom carro... mas é o que nos permite "viajar" em busca dos sonhos.... se o objetivo é voltar a vancer, devemos se coerentes e ter a a consciência de que é o que temos... sabemos das nítidas carências no time, identificadas e de domínio de todos... na "hora da pomada" faltou visão e ousadia... nem tudo está errado, mas podiam dar um sacode e trocar algumas peças...
que possamos nos reorganizar e pensar não só no momento... e que venham as mudanças!
eu sigo trabalhando, apoiando, lutando para que voltemos a posição de destaque que merecemos!
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Mauro · 569 semanas atrás
Poupar de que? só se for dessa atuações ridiculas q fazem
Leonardo Soares · 569 semanas atrás
Enfim, para mim não está tudo errado e nem tudo perdido, se mudarmos três peças (um lateral decente, Alan Ruiz ou Rodriguinho no lugar do Zé Enceradeira e um CUIUDO no vestiário) as coisas podem andar de um jeito bem melhor.
@ewquartieri · 569 semanas atrás
Não aproveitou. Aliás, tem um culpado muito claro disso: Enderson Moreira. Nunca será treinador de time grande.
O ano não acabou, mas a paciência sim.
O pior de tudo, é ver tanta gente enxergar que o título seria impossível com Werley, Pará, Zé Roberto e cia, e não fazer absolutamente nada.. Não ia ser difícil, seria impossível mesmo. IMPOSSÍVEL!
Ficaram se agarrando na velha mística do "vamos apoiar", nos f**emos todos! Ou pior, atacavam quem reclamava da escalação desses cânceres. Houve tempo em que a torcida do Grêmio VAIAVA, não cantava em castelhano e o time levantava taças.
Ela eliminação é nossa.
Chuteiras vermelhas · 569 semanas atrás
Chuteiras rosas · 569 semanas atrás
Chuteiras rosas · 569 semanas atrás
Chuteiras rosas · 569 semanas atrás
David · 569 semanas atrás
Pedro Santos · 569 semanas atrás
Mas a culpa ñ é so do treinador,
Eu venho dizendo a horas q o barcos
só é titular por determinação da direção(koff).
Já estamos no terceiro treinador na
era "BARCOS", e ele ñ faz gol qdo realmente
precisamos. Em 180 min. ele 4 gols, sem falar
no penalt, pq isto pode acontecer.
Temos q mudar, mas agora tem q ser primeiro
com a diretoria. Tem q colocar alguem q
cobre resultados individuais e coletivos.
Se o pará, o zé, o werlei, o barcos, etc, ñ
rendem o esperado ou o suficiente. Alguem
tem cobrar eles individualmente.
Quero salientar q pra mim o rendimento
do Barcos é q esta afundando todo o time.
Só quem ñ quer ver q ñ enxerga isto.
Lucas · 569 semanas atrás
Exatamente o que eu penso. Muita paciência com o cara que defende, pouca paciência com os que atacam. Riquelme passou A VIDA INTEIRA sem marcar ninguém, e olha o jogador que era.
À César, o que é de César. Temos que montar um time voltado a FAZER GOLS, não a evitá-los. Afinal, importa algo se tu leva 2 gols, quando tu consegue fazer 4? A vitória é tua.. o outro time é que tem que CORRER atrás dos teus jogadores, se PREOCUPAR com os teus jogadores, não o contrário. Assim se montam times campeões..
Imagina se o Real Madrid, pra segurar a vantagem, tivesse jogando só com o CR7? O Bayern botaria 2 pra grudar nele, e aí morreu final da Champions. Mas não, o que o Ancelotti fez? Me coloca Di Maria, Bale e CR7, com Modric chegando de trás e Benzema na frente. ERAM 5 caras pro Bayern se preocupar, ou seja, não podiam deixar nenhum respirar. E, pra fazer isso, quem ataca teria que marcar, ou seja, sobraram espaços, ou seja, surgiram os gols.
Mas tá certo.. O Ancelotti que é burro, o Enderson e todos os que tem a mania de 'time aguerrido defendendo, fechadinho, regulamento, etc' são os inteligentes..
Aqui no estado, e até no país, parece que aconteceu uma inversão.. Dormi sabendo que o objetivo do futebol era colocar uma bola redonda em uma área retangular em 90 minutos, e acordei descobrindo que o objetivo é impedir o outro time que faça isso. Desse modo, zagueiros e laterais e volantes deveriam ser os maiores salários do time, já que pagamos valores astronômicos para jogadores que 'pouco importam', como atacantes e meias hahaha..
Torço pra que mude. Uma ideia é ter um auxiliar técnico formado no próprio clube. Sem essa história do treinador trazer sua comissão. Mantém o preparador físico, coloca um auxiliar técnico que conheça a maneira do clube jogar, e um técnico com vontade e sabedoria pra pôr isso em prática e para ouvir. Além do mais, um diretor de futebol um pouco mais enérgico, pra pilhar esses caras.
Ficamos no aguardo.
Um abraço
andre bahia · 569 semanas atrás
Chuteiras vermelhas · 569 semanas atrás
Thiago · 569 semanas atrás
José Silveira · 569 semanas atrás
2004 - Quartas de final - ida(Flamengo 1 x 0 Grêmio) volta(Grêmio 0 x 0)
2005 - Oitavas de final - ida(Fluminense 3 x 0 Grêmio) volta (Grêmio 0 x 1 Fluminense)
2006 - Segunda fase - ida(15 de Novembro 1 x 0 Grêmio) volta (Grêmio 1 x 0 15 de Novembro) eliminado nos pênaltis
2008 - Segunda fase - ida(Atlético Goianiense 2 x 1 Grêmio) volta (Grêmio 2 x 1 Atlético Goianiense) eliminado nos pênaltis
2010 - Semi final - ida(Grêmio 4 x 3 Santos) volta(Santos 3 x 1 Grêmio)
2012 - Semi final - ida(Grêmio 0 x 2 Palmeiras) volta(Palmeiras 1 x 1 Grêmio)
2013 - Semi final - ida(Atlético Paranaense 1 x 0 Grêmio) volta(Grêmio 0 x 0 Atlético Paranaense)
2014-???
2015-???
2016-???
2017-???
2018-???
2019-???
2020-???
Eliminações do Grêmio na Libertadores desde 1995
1996 - Semi final - ida(Grêmio 1 x 0 América de Cáli) volta(América de Cáli 3 x 1 Grêmio)
1997 - Quartas de final - ida(Cruzeiro 2 x 0 Grêmio) volta(Grêmio 2 x 1 Cruzeiro)
1998 - Quartas de final - ida(Grêmio 1 x 1 Vasco) volta(Vasco 1 x 0 Grêmio)
2002 - Semi final - ida(Olimpia 3 x 2 Grêmio) volta(Grêmio 1 x 0 Olimpia) eliminado nos pênaltis
2003 - Quartas de final - ida(Grêmio 2 x 2 Independiente Medellin) volta(Independiente Medellin 2 x 1 Grêmio)
2007 - Final - ida(Boca Juniors 3 x 0 Grêmio) volta(Grêmio 0 x 2 Boca Juniors)
2009 - Semi final - ida(Cruzeiro 3 x 1 Grêmio) volta(Grêmio 2 x 2 Cruzeiro)
2011 - Oitavas de final - ida(Grêmio 1 x 2 Universidad Católica) volta(Univesidad Católica 1 x 0 Grêmio)
2013 - Oitavas de final - ida(Grêmio 2 x 1 Santa Fé) volta(Santa Fé 1 x 0 Grêmio)
2014 - Oitavas de final - ida(San Lorenzo 1 x 0 Grêmio) volta(Grêmio 1 x 0 San Lorenzo) eliminado nos penaltis
2015-???
2016-???
2017-???
2018-???
2019-???
2020-???
Meu deus do céu, é muita, mas muita eliminação. O time virou especialista na arte de pipocar, que vergonha!
ArthurJ · 569 semanas atrás
Tanto que ontem conseguiu a proeza de "jogar bem" e não fazer nenhum gol.
Centroavante q joga bem e não faz gol não é centroavante.
@jonasbsilveira · 569 semanas atrás
Contratamos outro lateral esquerdo, temos um garoto promissor pra escalar, pra que gastar dinheiro mantendo um jogador que nem é tão importante assim?
Por que não estamos contratando um lateral direito ou outro atacante? Por que vamos manter o treinador que não ganhou nada; acovardou e implodiu o time; e, ainda por cima, apequenou o clube?
Ricardo · 569 semanas atrás
Enderson, Chitolina, e Rui Costa. Quem quer que venha, que o sr Koff
instrua a se livrar de Pará, Zé Roberto e Barcos que NÃO PODEM SER
TITULARES DO GREMIO JAMAIS NOVAMENTE. VAO TOMA NO CÚ CAPITÃO DEPRESSÃO,
ZÉ DO APRENDIZADO, PARÁ, ENDERSON E RUIM COSTA!
Lucas · 569 semanas atrás
Um abraço.
Cigano Sangue Azul · 569 semanas atrás
Lamentavelmente a culpa disso tudo e das direções do clube, mais preocupados com suas briguinhas e richas internas do que tornar o clube grande e vencedor.
Hoje somos um Botafogo, um vasco, um coritiba da vida, menos o Grêmio que eu conheci em décadas passadas.
Acabou gente, o último a sair apague a luz, estou deprimido demais para ser positivo
Eder · 569 semanas atrás
O catarina · 569 semanas atrás
É uma obsessão por Libertadores mas nem Gauchinho tem competência pra ganhar, vamos começar de baixo: Ruralito, Copa do Brasil, Brasileirão, depois sim pensar na América e no Mundo.
Podem a gurizada pra jogar, aqueles mesmo que jogaram contra o Atlético domingo:
Grohe
Moises (contratar) - Rhodolfo - Geromel - Breno (contratar)
Riveros - Ramiro
Luan - Alan Ruiz - Dudu
Lucas Coelho (contratar)
E um treinador do interior para tapar buraco até o Felipão chegar depois da Copa.
Pedro Gremista · 569 semanas atrás
Diogo · 569 semanas atrás
mas os comentários deve ser postados, para chegarmos a uma conclusão final apoiadaem varios posicionamentos.
Diogo · 569 semanas atrás
Naicon · 569 semanas atrás
Naicon · 569 semanas atrás
Naicon · 569 semanas atrás
Diogo · 569 semanas atrás
FGL1983 64p · 569 semanas atrás
Que aquilo que não foi feito até agora, enfim será feito???
Vamos ver quais serão as "mudanças"!!!! Eu apostaria no Léo Gago na lateral-esquerda e no Kléber de titular!!!