![]() |
Foto: Edison Vera |
A torcida gremista já não esperava mais poder celebrar seu sucesso.
Os dias, semanas, meses e anos passavam e a eterna promessa não confirmava a expectativa criada. Acompanhando as manifestações nas redes sociais e o trololó que permeia o mundo do futebol, dava para afirmar, sem medo de errar, que a maioria não acreditava mais no seu nome. Já era corneteado, citado como moeda de troca, quando não ironizado por muitos.
- Não serve!
- É perna de pau!
- Mais uma promessa mal avaliada e fadada ao esquecimento como muitos que sucumbem ao ocaso em alguma equipe de terceira divisão.
Mas quando ninguém mais esperava, o roteiro foi mudado. Por que aquele menino que brilhava nas seleções de base não conseguia repetir as mesmas qualidades na equipe principal do clube em que chegou com 12 anos de idade? Poucas oportunidades? Timidez? Desentrosamento?
É difícil de saber.
Acredito que as coisas acontecem quando devem acontecer. Há uma conjunção de fatores. Oportunidade somada à sorte e ao momento. Algumas vezes falta oportunidade. Em outras, sorte.
Mas quando todos os fatores colidem, a probabilidade de o sucesso acontecer é muito maior.
No caso de Yuri Mamute, o MOMENTO foi um forte ingrediente nessa receita. O jogador soube como trabalhar mentalmente essa derradeira oportunidade que teria. Agarrou a chance com a mesma força que demonstra no embate corpo a corpo com os adversários em campo. Por alguma razão, soube que não poderia haver vacilo. Era a última bala que dispunha para abater o leão feroz que se apresentava à sua frente. Não teve dúvidas. Como um náufrago que precisa desesperadamente pisar em solo firme, ele foi guerreiro. Partiu para cima das inconstâncias da vida com muita gana e determinação.
As armas usadas foram a inteligência, a maturidade e a confiança. Justamente as qualidades que distinguem os vencedores na multidão.
Está vivendo o seu MOMENTO na hora em que recebeu a OPORTUNIDADE e CONFIANÇA da comissão técnica.
![]() |
Foto Lucas Uebel/Divulgação Grêmio |
Mamute mostra que não está para brincadeira. Amadurecido, ele quer e está disposto a conquistar o seu espaço dentro das quatro linhas. A torcida se anima. Gosta daquilo que vê. Estará nascendo um novo ídolo? Surge um nome que irá acalentar os corações da massa tricolor?
Yuri parece sugerir que sim, ele está em busca do sonhado sucesso profissional.
Com sua força, raça e velocidade está caindo nas graças do torcedor e mostrando a cada jogo que pode sim, ser o jogador que sempre está na titularidade das seleções de base.
Nessa sua nova fase obtivemos pelo menos uma certeza: jogando como gente grande, Yuri Mamute tem a cara do Grêmio.
Ele nasceu para vestir a camisa tricolor.
E é essa que seguirá usando.
..............
IVI quando não quer ver e nem ouvir os podres dos mazembados.
André SÓCIO · 521 semanas atrás
Rodrigo · 521 semanas atrás
Se ele explodisse mesmo assim, ele seria um fenômeno.
Lucas · 521 semanas atrás
Mas, além da exclusão do Inter, eu queria mesmo um processo contra o Noveletto. Declaração mais RIDÍCULA, de um cara que, se é ser humano também, me envergonha de partilhar essa semelhança com ele. Sinceramente, tomar no c* esse cara, não tem explicação pro cara ofender de forma racial os afrodescendentes e todos os jornais publicarem isso como se fosse 'normal'. Absurdo.
E falando do Mamute.. qualquer jogador precisa de confiança. Só isso.. Malhávamos o Matias há um tempo atrás, hoje estamos o colocando como titular.. é só deixar encaixar.. o Mamute será importantíssimo pra nós, assim como o Braian. Acho que assim que ele fizer um gol e a arbitragem não anular ele, ele vai deslanchar a marcar.
Um abraço
Grêmio 2015 · 521 semanas atrás
Flávio da Luz · 521 semanas atrás
Impressiona demais as atitudes do Nestor Hein. Como é corajoso.
Não digo isso levando em consideração esse suposto caso de racismo com o Fabrício, pois até agora ninguém tem certeza de nada.
Mas a forma como defende o GRÊMIO, como escancara que o clube historicamente é visto de forma diferente pelo resto do BraZil, e a empalada que ele deu no STJD, valem como titulo.
Diferente de dirigentes almofadinhas que andam com o pinico na mão e só aparecem para a imprensa.
Não sigo e nunca segui a linha do pensamento de Suposto Poder nos Bastidores do nosso rival. Mesmo porque tal poder coincide com nossa fase de CAGALHÃO BRASILEIRO, da entrega da alma GAUCHA, e de muito dinheiro no clube.
Que para minha alegria, possamos levantar esse titulo para motivar os nossos pequenos filhos e filhas Gremistas. BASTA DE TOMAR PAU NO GAUCHÃO E A CADA 10 GREnais VENCER 2 QUE DE NADA VALEM.
Quero me aproximar e passar o rival em títulos regionais, e em vitória em clássicos. Isso acontecendo, automaticamente implicará em conquistas fora de nossa pátria.
Assim como eu, também já ouvi e li esse mesmo pensamento de alguns tricolores: Vamos pular fora de campeonatos pagodeiros. Se existir remotas possibilidades de inclusão e participação num campeonato Uruguaio ou Argentino, vamos brigar por isso.
E aí leitores entendidos no assunto, existe alguma chance do GRÊMIO disputar uma liga ou campeonato fora dos domínios pagodianos? Ou seríamos extintos como clube de futebol?
É muito pouco e ao mesmo tempo parece esmola, ficar brigando por suposta perseguição em RURALITO (não vale nada, não é?). Quem sempre nos ROUBOU descaradamente, maculou nossa imagem, fez piada de nossa gente, é muito fácil encontrar no mapa.
Vida longa ao Nestor Hein, e que muitos iguais a ele possam aparecer para a nossa linha de frente.
E o racismo de novo no RS...., blá, blá, blá.
Infelizmente é algo rotineiro em qualquer parte do país. Mas o assunto dá ibope quando acontece em estádios.
Já presenciei inúmeros casos em jogos de diferentes divisões pelo interior do estado de SP, onde crianças de 8, 9 anos, acompanhada dos pais, proferiam dezenas de ofensas relacionadas aos negros em direção a arbitragem e adversário.
É necessário que autoridades do Rio Grande do Sul venham a público dar uma resposta aos imbecis e hipócritas do centro do país, que aos poucos vão vendendo a imagem do Gaúcho como racista.
Amanhã ou depois (espero que não), qualquer um de nós pode estar chorando, lamentando o espancamento ou até mesmo a perda de algum parente ou conhecido nosso.
Não vamos compactuar da imbecilidade de puxar para nossa terra, que há mais ou menos racistas no GRÊMIO ou no internacional.
Não entrem na onda do eixo!
Estamos sempre acompanhando nossos clubes fora do RS, e em muitas vezes com esposa e filhos.
gremiocampeaomundial · 521 semanas atrás
– No começo fiquei meio ofendido com a história de CAGALHÃO BRASILEIRO. Mas aí pensei um pouco, lembrei de alguns semblantes como Guerreiro e Odone, e concluí que você tem razão. Felizmente a Era Cagalhônica encerrou-se no lugar da Terra (Nostradamus) em 2012. Obviamente, como todo período histórico, é marcado pelos seus atores e princípios, porquanto nada dá resultados imediatos.
– Segundo a tal Futpedia temos uma vitória de vantagem no “Brasileiro Unificado”. 20V, 17E, 19D em 56 jogos de 1967 a 2014. Pela Copa do Brasil são dois empates, com classificação do PIFA no saldo qualificado (1992). Idem p/ SulaMiranda.
– A vantagem histórica em clássicos é herança de tempos imemoriais, em que o rival jogava nos Eucaliptos, o Grêmio no Moinhos, e o craque do time era o barbeiro da esquina. Se nos anos 80/90 tivesse vinte clássicos por ano como nos anos 40 seria mais fácil descontar o “Rolo Compressor”. Mas esses clássicos valiam uma Fanta Uva, e você mesmo ressaltou os “grenais que nada valem”.
Não estou fazendo pouco da história. Lara e os 10 x 0 vieram até antes dela. Só estou ressaltando o quanto é inviável comparar a diferença “absoluta” com parâmetros tão diferentes como o número de clássicos/ano. Só quem acredita nisso são os campeões do mundo Palmeiras (1951), Fluminense (1952), e o Vasco campeão da América (1948).
– Se o Grêmio copar todo Ruralito (já contando o desse ano) empata com o PIFA em 2023. Entendo que você não quis se expressar de forma literal em todos os aspectos, mas fica o registro até por curiosidade. (continua...)
gremiocampeaomundial · 521 semanas atrás
Não sou muito entendido mas pelo que entendi (?) é algo que talvez tenhamos que fazer ou tentar... antes mesmo de saber se há possibilidades – mesmo remotas – de sucesso. Até porque a expressão “extinto como clube de futebol”, que você usou, me lembra nomes como Deportivo La Coruña, Feyenoord, Hamburger SV, e Newcastle United.
Do meu ponto de vista um clube de futebol precisa de uma exposição, não tão constante nos termos da “subsistência”, mas de tempos em tempos no mínimo. Por exemplo, o que fizeram recentemente Atlético-MG e San Lorenzo. E considero que o Racing possa integrar com ressalva essa listinha de exemplos, mesmo sem ter ganho nada ainda (fora o Torneo Transición 2014), devido ao histórico do clube de Avellaneda.
O exemplo mais simples dessa minha perspectiva é, provavelmente, o Santos.
Outro juízo que faço volta-e-meia é do Corinthians como “menor clube grande do país”. O critério é o mesmo do Racing só que o resultado é o contrário. Provavelmente o único argumento em protesto é o Botafogo... mas deixo a critério de cada um o que pensar sobre o “Glorioso”.
Então é simples: o mundo é capitalista, precisa ser. O esporte, não. O esporte deve ser influenciado porque faz parte do mundo (capitalista) e essa será uma variável. Mas uma tipo a altitude em La Paz ou as dimensões de La Bombonera. Enquanto o Boca puder ser campeão mundial, e – por que não dizer – o Mazembe ser vice, está tudo “mais ou menos nos conformes”.
Só que a proporção de campeões entre Europa/America no Mundial Interclubes é diferente da liga espanhola. E a continuar nessa marcha é pra lá que nós vamos.
Acho incrível nunca ninguém ter sugerido uma solução para esse problema que envolva o Flamengo e o Corinthians ganharem MENOS ao invés dos outros ganharem MAIS. O objetivo (pelo menos o meu, e o que dizem os presidentes de clubes da boca para fora) é a ISONOMIA. A MLS por exemplo (USA) faz isso direitinho. OK, eles são “semi-amadores” ou whatever. Então vamos à Premier League. Dizem que é a menos ruim e nem por isso escapa de críticas. Fico devendo o título de um livro deles lá que diz umas verdades sobre o “futebol moderno”.
Como eu falei (láááááá) no começo, não sou muito entendido. O “core” da minha visão aí em cima está acompanhado de alguns “argumentos”. Basta convencer a PIFA de que a MLS/Premier League “prevalece” sobre “aceitação passiva” dos espanhóis ou algo parecido, e está feito. Isso requer um entendido para explicar que na Espanha os direitos televisivos, do ponto de vista legal, se comparados aos do território brasileiro, e sob a premissa de que nenhuma instituição “nacional” convém sobrepor o desporto globalizado, e blá-blá-blá-blá-blá-blá + uns 10³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³ “blá's”.
O “convencimento” deveria ser feito por especialistas (os tais entendidos) em Direito e outras coisas parecidas cujo nome eu possa estar esquecendo (ou nem sei mesmo que existem). A questão dos intere$$e$, também (sabemos que a PIFA não faz caridade).
RESUMINDO (pqp...) é isso.
@jonasbsilveira · 520 semanas atrás
Grêmio assinou com o Banrisul por 13 milhões ao ano: https://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormomb...
Ano passado a Caixa gastava, por ano:
Série A
Corinthians - R$ 30 milhões
Flamengo - R$ 25 milhões
Vasco - R$ 15 milhões
Atlético-PR - R$ 6 milhões
Coritiba - R$ 6 milhões
Vitória - R$ 6 milhões
Figueirense - R$ 4,5 milhões
Chapecoense - R$ 4 milhões
Atlético-GO - R$ 2,4 milhões
Paraná - R$ 2 milhões
América-RN - R$ 2 milhões
ABC - R$ 2 milhões
CRB - R$ 500 mil
ASA - R$ 500 mil
Ofereceram 18 milhões ao Santos, que quer mais dinheiro: http://esportes.terra.com.br/santos/sem-dinheiro-...
Desestabilizam o campeonato. Fora que o assunto traz a política pra dentro do Esporte:
https://esportes.yahoo.com/blogs/jorge-nicola/sao... http://espn.uol.com.br/noticia/472800_cruzeiro-re...
A MRV rende 23 milhões por ao Galo, e a Crefisa rende o mesmo ao Palmeiras:
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticia... http://www.lancenet.com.br/minuto/Palmeiras-compl...
A aldeia acaba com o Grêmio...
Flávio da Luz · 520 semanas atrás
Sem falar no monte de bostas em final de carreira que por aqui chegaram elogiando nosso fanatismo e vivendo as nossas custas.
Bando de tupiniquim abostados e que não tem culhões para nos representar.
Cara, desde criança em começo dos ano 80, meu pai já falava sobre o GRÊMIO abandonar os campeonatos no Brasil, brasil, BraZil, braZiù, como queiram. Por isso que insisto sempre que, nem o bunda suja do Wianey, ou qualquer outro fanfarrão da mídia aí do RS, possuem força ou poder para prejudicar o GRÊMIO. O inimigo, ou os com má intenção, estão aqui prá cima, e o que sustenta minha teoria é a minha vivência aqui no "centro", vendo e ouvindo, sentindo na pele ao longo dos anos, principalmente naqueles anos em que éramos campeões, MESMO COM A ROUBALHEIRA DESCARADA.
Campeão Mundial, o pessoal se apega muito ao "lance" da ivi, o grosso da podridão está no sudeste. Insisto para que brigamos contra isso. Brigar com a imprensa do RS é bater em moribundos.
Vamos brigar contra globo, stjd, cbf, bandeirantes, imprensa sp-rj. VAMOS PULAR FORA DESSA BAGAÇA!
O GRÊMIO era o maior até 2001, contra tudo e contra todos. Infelizmente transformaram o clube nesse pangaré tupiniquim.
Espero que tenha acabado a fase de trazer essas bostas do centro. MAIS GAÚCHOS, E IDENTIFICADOS COM AS COISAS DO RS, MAIS URUGUAIOS, ARGENTINOS, PARAGUAIOS, sei lá , tudo que não desça a bundinha até o chão!
Ah, os GREnais.
Se o GRÊMIO estivesse levantando taças, nem me importaria.
Mas essa desculpa de ruralito não vale nada e entra para passar vergonha? Aí não dá.
Tem que mandar em casa, e não perder e desmerecer o campeonato.
Vou ficar criticando o internacional. e ivi´s da vida, enquanto que o curintians ladrão dos quintos dos infernos, leva tudo na mão grande? E o lixo do flamengo que não paga ninguém e entra na justiça contra o GRÊMIO? E todos os "grandes" de sp-rj que tem prioridades em relação a dupla GREnal?
Não me sai da cabeça, ainda quando criança assistindo GRÊMIO x flamengo (anos 80). O GRÊMIO ia para o ataque ou levava perigo ao "brasileiro", ou fazia o gol, eu ouvia: "Eles não são bobos não...lá vem eles de novo.....eles também criam..."
Que isso? ELES? Alienígenas?
É só o GRÊMIO voltar a conquistar e isso volta junto.
Ahh, o flamengo ou time brasileiro marcando gol no GRÊMIO: "Os deuses fizeram justiça..."
VIVA GRÊMIO! VIVA RIO GRANDE DO SUL! VIVA URUGUAI! VIVA ARGENTINA!
Obrigado Campeão, pelo bate papo.
jbighead 96p · 521 semanas atrás
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Edson · 521 semanas atrás
MAS ISSO É UTOPIA. ENQUANTO ESTIVER NOVELHACOS NA FEDERAÇÃO E BALDASSOS NA MÍDIA, O timeco da beira-lago, SEMPRE VAI SAIR IMPUNE, A HISTÓRIA MOSTRA ISSO.
heraldo · 521 semanas atrás
então quem não fala ou escreve sobre este ato de racismo,consente, e isso proibe de agora em diante falar sobre preconceito ou nazismo.
heraldo · 521 semanas atrás
MARCELÃO · 521 semanas atrás
O que está acontecendo com o esperneamento como se fosse à forca do Bundasso e o silêncio ensurdecedor do Nando Gloss, reflete que quando era contra nós, eles eram os paladinos da justiça, da moral e dos bons costumes. Agora que o telhado da casa deles foi quebrado é a grenalização do racismo. Dois cínicos fdp!!!!!!
Tem um outro cafajeste , o tal de Juremir Machado que nem cronista esportivo é, mas gosta de se assanhar com o assunto. Vivia falando nos seus comentários que gremista era racista e coisa e tal. Entrem no twitter do cretino e vejam que ele teve a capacidade de dizer que o cara que gritou macaco, era gremista infiltrado.!!!!!
O Esportivo foi rebaixado por causa de que mesmo? E era fora do estádio.
Como diz o ditado...DEUS NÃO MATA, MAS CASTIGA. Nada melhor que eles provarem do mesmo veneno.
Rodrigo · 520 semanas atrás
Gustavo · 520 semanas atrás
Antagonista · 520 semanas atrás
http://ondeestiverogremio.blogspot.com.br/2015/04...
heraldo · 520 semanas atrás
..t-u -é-c-o-l-o-r-a-d-o.,e como foi dito na condenação do FELIPÃO pela fgd e ivi,ser chamado de colorado no rs.,é muito ofensivo.
Guaru_ 98p · 520 semanas atrás
Injúrias raciais, no entanto, são ofensas a honra subjetiva, similares a tantas outras. Merecem punição proporcional, tal qual, tantas outras.
Não consegui compreender a punição ao Grêmio ano passado. O Grêmio não podia ter feito nada, a não ser ajudar a identificar os torcedores, como fez. Não entendi o linxamento público da torcedora. Chamar de macaco, no mundo da internet, virou crime similar ao genocídio.
Hoje, da mesma forma, não acharia justa a punição do Inter. Até porque, as imagens nada revelam ou são inconclusivas. Mesmo que revelassem, o clube nada poderia fazer.
Quem acha engraçado ver o Inter se ferrando, como eu, deve lembrar que essa caça às bruxas vai voltar a bater a nossa porta no futuro.
O Novelleto é um idiota. Sem dúvidas. Mas não consigo enxergar diferenças entre os xingamentos que o Fabrício proferiu com os que teria recebido e com os que recebeu. No meu tempo de colégio, injúria era tudo igual, menos falar da mãe, aí o bicho pegava. Hoje, chamar de fdp pra baixo, debochar da homossexualidade, gordura, deficiência, entre outras, está um patamar abaixo das injúrias raciais. Um peso e duas medidas.
Ofensa é ofensa. Uma não autoriza outra. Erra aqui o Presidente Isento. Mas os torcedores e o jogador seriam todos réus e autores em infindáveis ações relativas a crimes contra a honra.
heraldo · 520 semanas atrás
Maurício · 520 semanas atrás