13 de janeiro de 2013

"Ah Moleque" A arte do Grêmio


No meu primeiro post fui recomendado à leitura. A leitura me recomendaram, então a leitura eu recomendarei. Já li este livro, “A arte da guerra”, duas, três, já não sei quantas vezes... Vamos a um breve (tentarei ser o mais breve possível) resumo:
Em 1972, arqueólogos encontraram fragmentos de um livro datado da dinastia Sung (960-1280). Uma obra escrita pelo mais sábio líder militar da humanidade, o general Sun Tzu. O livro é uma obra brilhante, que não se pode comparar a quaisquer outras. Tanto é , que mesmo sendo um livro que trata sobre guerras de mais de 1000 anos, ainda é usado até hoje para diversos fins, como leitura obrigatória de algumas empresas, por exemplo. Para que se possa conhecer um pouco mais sobre o autor quase milenar da obra, separei uma história que introduz o livro, e tentarei resumi-la.
___________

Esse fato  ocorre quando Sun Tzu foi indicado por um ministro do rei Hu lu ao cargo de general. O rei não estava certo das habilidades do general, então lançou um desafio: “poderia submeter sua teoria de dirigir soldados a um teste?”. Ao receber uma resposta afirmativa, ele tornou a perguntar: “e o teste pode ser em mulheres?”. Novamente a resposta foi positiva. Então o rei escolheu duas damas da corte, suas preferidas, para que fossem treinadas a comandar um grupo de trezentas soldadas por Sun Tzu. O general as instruiu seriamente, e, após isto dividiu-as em dois grupos . Cada dama escolhida pelo rei comandaria um deles. Assim, o general partiu para a apresentação do exército ao rei. Ao receberem do general a ordem “Direita Volver”, em desacato a Sun Tzu, todas caíram na gargalhada. Vendo isso ele disse: “Se as ordens do comando não foram suficientemente claras, se não foram totalmente compreendidas, então a culpa é do general”. Ele explicou o comando mais uma vez, e tornou a dizer: “Esquerda Volver” e novamente soldadas e comandantes caíram na gargalhada. Desta vez ele se enfureceu e disse: “Se as instruções não são claras e se não acredita nas ordens, a falta é do general. Quando forem instruídas novamente e as ordens explicadas, e se ainda assim as tropas desobedecerem, a falta é dos oficiais. De acordo com as normas de disciplina militar, qual é o procedimento?”. O mestre de leis respondeu: “Decapitação”.
Deste modo contra a vontade do rei, Sun Tzu usou de seu poder de general nomeado e as duas comandantes foram decapitadas. Assim ele repetiu as ordens e foi prontamente obedecido. Voltando-se ao rei disse: “O exército está bem organizado. Gostaria que vossa majestade o observasse. Como quer que o desejes empregar, mesmo que o mandes para o fogo ou para a água não haverá dificuldades. Pode ser utilizado para tudo o que há sob o céu”.
Porém, o rei não estava feliz com a decapitação de suas duas damas da corte e não quis admitir Sun Tzu, que não deixou de dizer: “O rei gosta de palavras vazias. Não é capaz de juntar o gesto às palavras”.
Após a não admissão de Sun Tzu, seu reino foi frequentemente atacado e estava prestes a cair. Se vendo sem opções e já curado da mágoa a respeito de suas damas, o rei convocou Sun Tzu para reorganizar e treinar o exército. Feito o treinamento julgado pelo general necessário o exercito conquistou inúmeros territórios e venceu várias batalhas pelo reino.
____________

Esta história sobre Sun Tzu, mesmo não sendo as palavras originais e estando um pouco resumida, demonstra o mesmo que Sun Tzu prega nos treze capítulos de seu livro.
Podemos comparar o texto protagonizado pelo brilhante general Chinês à ação protagonizada por Fábio Koff em relação ao ocorrido entre Luxemburgo e o assessor da presidência , Fábio Mudstock.
Fábio Koff não hesitou em colocar as leis da disciplina em prática e decapitar o comandante que falhou.
E assim, Koff treina seu exército, tornando-o disciplinado e organizado, tendo como consequência conquistas e formação de um grupo vencedor. O certo é certo, o errado é o errado. Ou como gosto de dizer: “Olho por olho, dente por dente”.
____________

Além desta história também podemos tirar do livro algumas frases marcantes, e várias delas aplicáveis aos conceitos de um time de futebol. Entre elas, destaco uma em especial: “(...) tenham como princípio que só pode ser vencido por erro próprio e só atinge a vitória por erro do inimigo”. Concluo que em uma tradução bem livre, podemos tirar a mensagem de que se tivermos méritos não perderemos, e a partir do erro do inimigo poderemos então consagrar a vitória.
Por fim saindo dos conceitos de Sun Tzu, mas sem sair dos princípios de guerra, destaco uma frase de Henrique V , minha frase favorita: “Nós, estes poucos; Nós um punhado de sortudos; Nós, um bando de irmãos... pois quem hoje derrama seu sangue ao meu lado passa a ser meu irmão...”. Desta , tiro a mensagem de que somos irmãos, não devemos direcionar xingamentos uns aos outros. Nosso propósito e nosso fim é o mesmo: ver um Grêmio campeão. Desta frase a única exceção é a quantidade, teria de ser: “Nós, estes muitos...” mas isto já é outro caso.
Boa sorte ao Grêmio a todos que o integram, vamos torcer para sermos uma vez mais campeões.
Aos leitores abraços e um bom dia (não sei se será publicado de manhã, tarde ou noite, então deixo bom dia mesmo).

Comentários (35)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Além de recomendar uma excelente leitura (A Arte da Guerra), o texto está muito bom Nicolas, parabéns!
Vamos confiar q o "general" Koff experiente como é sabe bem o q está fazendo e irá conseguir incutir nas mentes dos jogadores e do Luxa q o objetivo é vencer!
E pelo jeito aqueles que não entenderem o recado serão "decapitados", sejam membros diretivos com comportamento impróprio, sejam jogadores descomprometidos.

Sds tricolores!
E finalmente só mais 7 dias para o time voltar a campo!
1 resposta · ativo 636 semanas atrás
"General" Koff sabe o que faz, tenho certeza que esse ano seremos tricampeões da América.
pq agora tem propaganda no blog? se renderam? hehe..
1 resposta · ativo 636 semanas atrás
Como assim propaganda? De que blog estás falando?
venho dizendo: o homem conhece o caminho das pedras e juntou um excelente grupo no CA... quer pacificar o Clube e deixar um legado... os boquirrotos tem os dias contados...
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Nicolas, pegando o que destacaste: “(...) tenham como princípio que só pode ser vencido por erro próprio e só atinge a vitória por erro do inimigo”. Concluo que em uma tradução bem livre, podemos tirar a mensagem de que se tivermos méritos não perderemos, e a partir do erro do inimigo poderemos então consagrar a vitória. Posso interpretar que desejas o Grêmio jogando na retranca, especulando nos contra ataques?? Em suma, jogando à la Celso Roth (primeiro defendendo pra depois atacar) e não à Luxemburgo?!?! Tenho medo do esquema com um atacante, principalmente se for o Moreno, que não sabe prender a bola...
2 respostas · ativo 636 semanas atrás
Não, não cruz credo. A analogia, é que se apresentarmos bom futebol, não iremos perder. E a partir do momento que o adversário errar, poderemos então consagrar a vitória. Como bem diz o ditado: "a melhor defesa é o ataque".
Abraço..
Se jogarmos só na retranca esquece título
Se bem que da pra vencer a libertadores com uma sequencia empate, vitória. *mas é pouco provavel*
Belo texto....e ainda tem tanto colunista que ganha muito pra nao ter metade desse raciocinio
1 resposta · ativo 636 semanas atrás
Nicolas tem apenas 15 anos. Está se revelando um menino muito inteligente e talentoso. Parabéns, fedelho (carinhosamente).
Ganhei de um colega de trabalho uma edição do Sun Tzu ou Sun Zhi, porém essa edição é uma tradução fiel do mandarim. Pois, algumas edições vem do Inglês ou do Francês, e muitos trechos do chinês acabam perdendo o sentido quando traduzidos de um idioma para o outro. Recomendo essa tradução da Ediouro.
2 respostas · ativo 636 semanas atrás
Poise não sei de que língua traduziram o meu, mas, vou dar uma olhada...
Putz o meu é do Inglês, tu sabes onde se encontra a tradução do Mandarim?? Nome da editora ou de uma livraria??
O tal Bertoglio ta bichado de novo? Não é possível. Na boa, manda esse fdp embora! Cansei de esperar a velocidade e os dribles desse argentino. O cara vai completar um ano e meio só no departamento médico. Não tem explicação. Parabéns ao Nicolas, bela revelação da base do blog.
Os "nabas da base" se recuperaram do fiasco contra o Espigão, venceram o Prudente por 5 a 2 e se classificaram pra próxima fase da Taça São Paulo em que enfrentam o Coritiba, invicto, fez 9 pontos em 9.

Destaques pro Matheus Biteco, mais um baita segundo volante de 17 anos (se o ODONE QUERIDO voltar pra presidência em 2015, o guri vai ser doado assim como o irmão, o Misael e tantos outros), pro Gustavo Xuxa, guri rápido, aguerrido e bom finalizador, pro Fabián que, quando não dorme mostra que tem um excelente visão de jogo e pro Lucas Coelho, bom centroavante, excelente finalizador.
Manchete barata: Timinho conquista empate heróico na copinha, graças a mais nova mega sensação colorida o ultra crack vadiova. Já o Grêmio estava perdendo, mas(unhappy), no segundo tempo fez 4 gols vencendo por 5 a 2(unhappy again) e se classificou graças ao empate, mais cedo, do espigao, e claro sem nenhuma mega ultra sensação no espiga.
Entendo que a pressa pode ser inimiga da perfeição, mas acho que há algumas rateadas no português que poderiam ser editadas antes de publicar a postagem (que chato eu!).

Tipo "Está guerra", "mais/mas", etc. O básico.

No mais, muito boa analogia, pena que a torcida não possa entrar em campo diretamente.

DÁ-LHE GRÊMIO!
1 resposta · ativo 636 semanas atrás
Falha minha, Urtigão. Na revisão, às vezes passa algumas coisas. Obrigada. Será corrigido.
Não sei até que ponto está notícia é quente, mas me parece ser.
http://www.tavarjornalismodigital.com.br/2013/01/...

Sei também que ética, é o que mais falta no meio do futebol, porém esse Pelaipe, merece uns tapas bem dados no pé da orelha.
Porque sabia muito bem da situação e quem o Grêmio pretendia trazer.

Mas enfim, era só pra não passar em branco esta.
3 respostas · ativo 636 semanas atrás
Daí dá para ver a estirpe de algumas pessoas. E Vargas que cresceu o olho vai ficar falando sozinho, porque o Grêmio já caiu fora dessa.
Certa vez um pilantra também cresceu o olho e aconteceu o que todos sabemos, não é?
Esse povo não aprende mesmo...
Não sei até que ponto é verdade, pois informações do centro do país dão conta de que o SP vinha negociando com o Vargas desde novembro ou dezembro (meio que ao mesmo tempo que o Grêmio).

O que eu acho é que o Napoli, vendo que o SPFW vendeu o Lucas por uma fortuna (a maior da história do país), cresceu o olho e começou a pedir mais $$. Imagino que toda negociação em que o SPFW tiver interesse será inflacionada, devido à grana que eles possuem (e que foi divulgada aos 4 ventos...)
Esse Vargas tá mais para vendido do que o resto, por mim que vá fazer companhia ao Pilantruço...
Este Guri tem futuro...
Força GRÊMIO.
Seremos Campeões LA2013.

Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
Olhem a qualidade da informação desse famigerado morango inrrustido: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormomba...
Diz que Willian José jogava no Santos.
Não sei como alguém ainda acredita no que uma anta dessas escreve.
1 resposta · ativo 636 semanas atrás
Este mesmo ai, citou no ano passado um jogo entre Grêmio e Botafogo, como Cruzeiro e Botafogo, ele deve ser meio confuso das ideias........
Texto muito bom, o livro também é ótimo.
Como alguem disse la em cima, o "general" Koff está decapitando quem não se entrega ao seu espirito de comando, é assim que eu gosto.
3 respostas · ativo 636 semanas atrás
De fato, e concordo contigo "É assim que eu gosto".
Tomara que ele continue a trenar bem seu exercito e boa sorte pra ti aqui no blog.
Tomara mesmo que ele continue comandando bem o seu exercito

Aliás boa sorte pra ti ai no blog.
(Não sei se deletaram o comentário anterior. Se não, não publiquem esse)
Bom texto, está me agrandando o estilo do blog e as comparações também, um post ao estilo Daniel Matador eu diria.
4 respostas · ativo 636 semanas atrás
Sim o estilo foi parecido, mas, como não sou plagiador, Daniel sempre fala de filmes eu resolvi falar de um livro....kkkkk
Pô, Nicolas, já havia dito anteriormente que pra galera do blog a utilização de minhas idéias e estilos está liberada.
Neste caso não é plágio, é copyright autorizado (eheheheheheh).

Saudações Imortais
Nanananana paro com o merchandising, te vendo os direitos autorais do post, mas, vai sair mais caro que o passe do Neymar.....kkkkkkk
Mas bah, Joagremio, o guri Nicolas tá aprendendo direitinho.
Até já comecei a repassar a lista quilométrica de livros que ele vai ter que ler esse ano.
Como havia citado em outro post, a 6ª arte é a minha preferida, seguida pela 7ª e pela 9ª, razão pela qual procuro sempre citá-as em meus post's.

Saudações Imortais

Postar um novo comentário

Comments by