9 de janeiro de 2013

Um exemplo para os chorões


Dias atrás, o comentário de um leitor aqui no blog chamou minha atenção. Identificando-se como cearense e fanático pelo Grêmio, despertou em mim uma grande curiosidade. Pensei: quem será esse torcedor que vive tão longe? Quais seus laços com o RS e com o Grêmio? Não tive dúvidas e fui atrás do vivente. Descobri que Tiago Sousa Lopes, um administrador de vinte anos, nasceu na cidade de Camocim (Ceará) , uma paradisíaca cidade praiana e vive atualmente na cidade de Sobral. Muito inteligente, educado e bem articulado ficou muito feliz em poder falar ao blog.
A seguir, a entrevista do fanático torcedor gremista que nunca pisou em solo gaúcho.

Com que idade começou a gostar de futebol?
-Acredito que com uns oito anos. Gostava de JOGAR bola, mas sempre fui um perna-de-pau. Então, comecei a me interessar pelo "futebol da televisão". Era legal ver gols, a torcida comemorando e ainda conseguia aprender um pouco das regras do jogo para ensinar aos meus amigos quando iamos jogar.

Quando você era criança, para qual time torcia?
-Sempre torci para o Grêmio. Mas até certa idade era só por influência de meu pai. Lembro-me que comemorei a Copa do Brasil de 2001, mas sem aquela “gana”. A cada ano que passava, eu ficava mais apaixonado pelo Grêmio. Sofri com o rebaixamento, chorei com a volta a 1ª divisão, comemorei o Estadual de 2006, fiquei tristre com o resultado da LA'07 (essa nomenclatura para a Libertadores da América eu aprendi nos blogs gremistas). Enfim, sempre fui gremista.

Você tem amigos ou parentes no Rio Grande do Sul?
-Não.

Já teve contato com a cultura gaúcha?
-Nunca fui ao Rio Grande do Sul, mas conheço alguns gaúchos. Acesso os sites de esportes e os blogs do Grêmio. De certo modo estou iniciado em 10% da cultura gaúcha.

Como você conheceu o Grêmio?
-Meu pai era gremista. Ele se tornou gremista aos 13 anos, quando assistiu Renato destroçar o Hamburgo em Tóquio. Quando nasci, 11 anos depois, ele passou de forma tímida a paixão pelo Grêmio. Digo "de forma tímida" porque ele nunca foi fanático por futebol ou qualquer outro jogo. Portanto, conheci o Grêmio através do meu pai.

Torcedor fanático, Tiago sabe tudo sobre o Grêmio.
Você é torcedor fanático do Grêmio. Esse fato é incomum para alguém que vive a uma distância de mais de 3.200 quilômetros de Porto Alegre e sem laços afetivos com o RS. Como foi que começou essa sua paixão pelo Imortal Tricolor?
-Meu pai deu o pontapé inicial me incentivando a torcer pelo Grêmio. O resto veio de mim mesmo. Comecei a perceber que o Grêmio compartilhava os mesmos ideais que eu. O Imortal tem um azul lindo e eu sou fascinado por azul. O próprio nome Imortal me faz lembrar das minhas características de sempre lutar até o fim. Enfim, a paixão pelo Grêmio começou simples mas se tornou gigantesca. Até meu e mail  como podes ver, tem o nome do Grêmio no meio.

De que maneira você acompanha o dia-a-dia do clube?
-Acesso diariamente uns seis blogs do RS. Entro em pelos menos três jornais virtuais de esportes para saber das notícias do Grêmio. E escuto os jogos do Grêmio pela Rádio Gaúcha na internet.

Você consegue assistir a todos os jogos pela televisão?
-No Ceará, como no RS, existe a mídia regional que noticia os clubes locais (Ceará e Fortaleza) e o restante do conteúdo esportivo vem do "eixo". Como não tenho pay-per-view, assisto em média a oito jogos do Grêmio por ano via TV. Ou seja, quando o Imortal enfrenta times do Rio-SP nos horários de domingo à tarde ou quarta à noite. Isso é muito ruim! Então, sempre que posso, escuto o jogo pela internet e assisto os melhores momentos de TODOS os jogos no globo.com

Qual jogador do Grêmio foi seu maior ídolo até hoje?
-Conheço a maioria dos ídolos gremistas. Desde Lara, que está no hino do clube, passando por Pavilhão, Milton Kuelle, Baltazar, Tarciso, De Leon, Baidek, Paulo Nunes, Dinho, Arce, Danrlei, etc. Mas, sempre que assisto os vídeos baixados via youtube, fico impressionado com Renato e Jardel. É muito show ver o Renato dar um balão e o Cezar entrar de cabeça e fazer o gol. É espetacular ver aquela vitória por 5 a 0 sobre o Palmeiras. Dos que vi jogar e tinha consciência para entender um pouco de futebol, me contento com Gallato, Anderson e Tcheco.

Por quê?
-Gallato, porque calou meu choro ao defender o pênalti na Batalha dos Aflitos. Anderson, porque fez eu sair para o meio da rua gritando que o Grêmio era Imortal. Tcheco, porque sempre foi raçudo e quase nos deu uma Libertadores.  

O que pensam seus amigos e familiares sobre o seu fanatismo por um clube que está na outra ponta do Brasil?
-Muitos amigos meus me chamam de doido. Falam assim: "Como é que um cara desse vai torcer para um time lá do Rio Grande do Sul?" Meus pais reclamam pelo excesso que tenho. O quarto é azul, tem pôsteres, toalha, camisa, rede, tudo do Grêmio. Enfim, no Ceará é raro um gremista. Mas, se tem uma coisa que posso lhes afirmar com muita certeza, é que é muito mais raro um côcolorado no Ceará.


Torcedor do Imortal, Tiago sonha assistir um jogo na Arena.

Alguém compartilha do seu gremismo aí no Ceará?
-Conheço poucos gremistas, mas todos que conheço são conhecedores do clube. Sabem da escalação, dos pendurados, dos contundidos. Enfim, gremistas no Ceará são poucos, mas todos genuinamente torcedores.

Como um espectador distante, o que você pensa sobre as acirradas disputas políticas dentro do clube?
-Gosto de política, entendo um pouco de administração. Mas não conheço a política interna no Grêmio. Pelo pouco que acompanho sobre o assunto, vai ser difícil o presidente Fábio Koff unir os intermináveis grupos políticos do Grêmio.

Qual foi sua maior emoção com o Grêmio?
-Definitivamente, 2005, a Batalha dos Aflitos. Também teve a final da Libertadores de 2007. Fiquei muito triste pelo resultado. Como torcedor "novo", careço de uma emoção mais prazerosa como um Brasileirão, Libertadores ou Mundial.

Se você pudesse falar diretamente com o diretor de marketing do clube, quais seriam suas sugestões?
-Que tal escolinhas do Grêmio em todas as cidades com população acima de 200.000 habitantes? Você garimpava talentos, fazia um favor para a cidade e ainda ganhava torcedores nestes locais. Acho que com uma boa estratégia de Marketing e incentivos fiscais, a ideia se pagava.

Você sabe que o nosso clube é conhecido por ter características de força, raça e combate. Como um cearense tranquilo e desestressado e que frequenta praias magníficas convive admirando essas características culturalmente tão diferentes?
-Culturalmente, os cearenses são ecléticos. A única coisa em comum entre todos nós é o bom-humor. Ou seja, há cearenses, como eu, que prezam pela raça e pelo combate.

Quando grandes clubes do centro do País acusam o Grêmio de usar demasiadamente a força nos jogos , o que passa pela sua mente?
-Que eles usam, em vez da força, a arbritagem, a CBF, a mídia e ainda perdem para a gente no Velho Casarão. E perderão na Arena.

Se o Presidente Fábio Koff o convidasse para um chimarrão, o que você diria a ele?
-Em bom cearense: "Na hora, dr." E acrescentaria: Presidente, peço-te que traga de volta aquele Grêmio que era odiado porque ganhava tudo, porque era copeiro. Os torcedores de minha idade precisam de títulos, pois nós já conhecemos o inferno, agora queremos o céu.

Você conhece outros torcedores que como você, nutrem uma paixão extremada por um clube tão distante sem ter entrado nenhuma vez no seu estádio?
-Sim, vários. A maioria de meus amigos são fanáticos por seus times e nunca foram vê-los jogar em seu estádio.

Qual o seu grande sonho com o Imortal Tricolor?
-O meu grande sonho com o Grêmio é poder ir assistir uma final de campeonato no Olímpico, agora na Arena.
Deixe seu recado para todos os torcedores do Grêmio espalhados pelo mundo.
-Queria dizer a todos os gremistas do mundo que, como o Grêmio é conhecido por Imortal Tricolor, nós torcedores devemos demonstrar esta imortalidade através da fidelidade a nosso time, sempre torcendo mesmo quando os títulos não vierem. Pois um dia, como aos cinquenta minutos do segundo tempo, nós iremos ser campeões novamente. Saudações Imortais.


                                       Camocim, um paraíso em terras cearenses.

Comentários (79)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Mas o guri é igual a mim! Moro no Mato-Grosso e tbm foi passado do meu pai a mim o gremismo, a diferença é que minha familia toda é fanatica pelo gremio.
4 respostas · ativo 637 semanas atrás
Parabéns, Pitica.

Quando li o relato do Tiago aqui nos comentários, confesso que fiquei tocado, emocionado. Muito merecido o post ao guri.

Este com certeza é o mais arretado dos cearenses, um verdadeiro Cearúcho.

Apenas uma ressalva, faltou citar o nome do incentivador ao bom gosto do piá. Temos que saber o nome do pai dele, afinal este guasca merece titulo de cônsul do honorário do tricolor.

Saudações TRICOLORES,
6 respostas · ativo 637 semanas atrás
ahahahahah, bem legal essa curiosidade para saber sobre torcedores distantes e que nada tem de vinculo com o Rio Grande do Sul...

Eu sou uma Baiana que acompanho o blog, leio sobre o Grêmio diariamente, sou torcedora a 22 anos, tenho um filho de 16 anos que é fanático pelo Grêmio, graças a minha influência. rsrsrsrsr

Vou a todos os jogos aqui em Salvador, tenho bandeira, cuia, bomba, chapéu de bobo, broches, cadernos, chaveiros dentre outros itens...

Porém eu já tive no Sul 3 vezes, a mais recente foi dia 03/01/13 para tentar entrar na Arena e não consegui.

Tudo isso para dizer que adoro histórias de torcedores gremistas longe do RS e adorei saber sobre o Tiago.
2 respostas · ativo 637 semanas atrás
Puxa, Alexsandra, como é legal saber dessas coisas! Às vezes a gente escreve e não tem uma real noção do tanto de gente gremista que existe nesse mundão e até onde pode chegar nossa mensagem. Parabéns e continue acessando o nosso blog.
Eita,porra.
Que saudades de Fortaleza,Russas,Quixadá,Quixeramobim,Canoa Quebrada,Horizonte,Aracati,Canindé,Sobral,Milagres,Tianguá, onde tem uma serra muito linda,parecendo nosso estado,e onde a noite,faz muito frio.
Praia do Futuro na barraca do Chico do carangueijo.
Bons tempos de estrada que não voltam mais.
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
Bah! Fiquei 3 meses em Fortaleza e posso afirmar que tem muito gremista morando lá!
Tem um restaurante no final da Beira Mar, que é de um gaúcho que mora lá a mais de 10 anos, e que exibe todos os jogos do Imortal!
Tem camisas dos Grêmio na parede e ele coloca telão em dias de jogo na calçada, que é copada!
Quem for pro CE e caso tenha jogo do Grêmio, passe lá que não tem erro!
Tomara que o Tiago possa vir aqui ver uma final na Arena, até pq todos os gremistas mais querem! Título!
Sds. tricolores!
Tiago,
Voce ganhou o meu respeito.
Isso que é exemplo de GREMISMO.
Espero, que um belo dia vc apareça para uma visita no RS, para conhecer um pouco sobre o estado e conhecer a Arena.
Saudações tricolores.

PS: Gostei da idéia de escolinhas espalhadas pelo país. Pode ser custoso, mas pode dar resultados.
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
Valeu Thiago, ja tinha lhe dado as boas vindas, em outro post.
Mas uma prova que, quando alguns GREMISTAS, ainda pensam em um clube regional, eu me esparramo.kkkkk
Muito boa a entrevista, mas vcs não tem noção, sou baiano e aqui em Salvador, como na grande Bahia tb sempre encontro torcedores gremistas.
Parabéns Tiago..... tenho um primo que nasceu no interior da Paraíba e é tão fanático que deixou o filho recém nascido para vir na inauguração da arena ...esperamos que o Dr Koff nos coloque de volta no lugar que nunca deveríamos ter saído. Grande abraço a todos.
Esse marquinhos (ex-flu) vale mesmo us$ 2000.000,00 por um ano de empréstimo? Mais caro que o tal vargas...

E o fábio aurélio? Acho que está na hora de a direção ser realista...
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
Excelente matéria e quero que o sonho dele (nosso) se torne realidade.
É pitica, acho que o thiago, depois dessa participação, ficou mais gremista ainda (se é que isso é possível)...

Legal a iniciativa.
Sou de Petrolina-PE e minha historia é parecida com o do Tiago.
O mais próximo que estive do RS foi em Porto Seguro - BA. HAHAHA...
Por imposição de meu irmão iniciei corinthiano, mas depois de ver o Grêmio de Felipão lá em 1995 percebi que era gremistão de verdade.
Tenho bandeira, camisas oficiais, SOU SÓCIO e em dia!
Não vejo sentido flamenguistas, vascainos e corinthianos me perguntando pq eu torço pra um time de tão longe. São Paulo/Rio é longe pra cacete daqui.
O Grêmio é gaúcho, é brasileiro, é americano e é do mundo! Não preciso morar perto dele para torcer pelo nosso IMORTAL!
Esse ano eu vou conhecer Poa e a arena! Com certeza!
Um abraço a todos!
E se o Gremio for a Marrocos, estarei lá com certeza!
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
Caros

Sem palavras grandes o suficiente para descrever o sentimento por tomar conhecimento da existência de um gremista deste quilate.
Como havia citado no comentário do próprio Tiago há alguns post's atrás, para ser gremista não é necessário nascer gaúcho ou morar no RS. Até hoje não entendo como o marketing do Grêmio não consegue capitalizar a força de uma torcida que possui tantos representantes fora do Estado, inclusive no exterior.
Creio que falo por todos ao estender ao Tiago e aos gremistas espalhados pelo mundo a cordial saudação da torcida tricolor do Rio Grande do Sul.

Saudações Imortais
2 respostas · ativo 637 semanas atrás
Muito feliz em ver gremistas de outros estados. Nestas horas fico constrangido quando lembro de comentários preconceituosos com os habitantes de outros locais do Brasil. Estes torcedores esquecem que muitos jogadores-ídolos vieram de outros rincões. Sem falar no exército de nordestinos que ergueram a Arena. Com certeza, muitos levaram o Grêmio para suas residências e ajudaram a espalhar o amor pelo tricolor!
O marketing tricolor poderia organizar uma maneira de trazer periodicamente um torcedor de outros pagos para acompanhar uma partida.

Parabéns pelo post e SAUDAÇÕES AO TIAGO!
Obrigada, CarazinhO. Sabes que pensei nesta idéia? O Grêmio, como parte do marketing, poderia trazer um torcedor distante a cada mês, por exemplo, para assistir um jogo na Arena. seria o máximo!!!
5 respostas · ativo 637 semanas atrás
Boa Noite Pitica e pessoal não esqueçam dos estrageiros no RS ! Cheguei em Santa Maria no ano de 1985 com 17 anos na época para estudar aqui na UFSM. Sou filho de Peruano (meu pai era torcedor de Municipal de Deportes , time peruano de Lima) e a minha mãe brasileira (Paulista de Quintana) é torcedora do Palmeiras, longa história e cheia de coincidências... sou Gremista desde então por vários motivos mas em especial por ser time peleador, pela raça e a camisa que não tem igual no planeta !!! Então se tem "Cerucho" tem também "Perucho" !!! Mas continuo torcedor de Universitário de Deportes (time de Lima e arquirival do Alianza Lima também de Lima, "o Cocolorado peruano"... rsrsrsrs) Saudações Tricolores e como é bom ser Gremista !!! VAMOS CARAJO Y QUEREMOS LA COPA DE NUEVO !!!!
4 respostas · ativo 637 semanas atrás
Meus Caros, Isto é somente uma pequena mostra dos “Imortais” espalhados pelo este “Mundão a Fora”. Imaginem se o marketing do Grêmio usa-se a marca “Imortal Tricolor” e “Arena do Grêmio” promovendo campanhas de marketing pelo Brasil.
Divulgar a marca GRÊMIO deve ser uma prioridade na nova direção.
Saudações Tricolores.
Flávio - São Paulo-Capital
Bacana esta história, igualmente ao tiago também nunca fui ao Rio Grande móro em Ji-Parana RO e sou um gremista fanatico, aqui no norte são muito pocos gremista a imensa maioria e flamenguista e corintiana mas mesmo assim estou conseguindo com que meus filhos tambem tenham o coração azul assim como o meu e o do meu pai que é Gaucho.
Dos isentos: Roma aceita liberar Marquinho e sonha com Saimon e Fernando.
No tóba não vai nada, né?
Seu Algoz, faz um contrapeso, algo do tipo: Atlético de Madri oferece Falcão ao Grêmio em troca de Calyson, estrela da base.
Falar em base, perdemos hoje. Que mal. 2 expulsos e chances complicadas de classificação. Domingo vai valer a vaga, às 19hs e passa na TV.
Outro jogo que vale a pena ver é Brasil e Equador, às 19 hs, amanhã. Misael é titular e Leandro no banco.
Meu colega. Sou de Cuiabá capital de Mato Grosso, um estado que na década de 70 recebeu inúmeros migrantes do Sul do país. Tive a oportunidade de conversar com nosso goleiro Marcelo Grohe em sua lua-de-mails em Cancún. Aproveitei para parabenizá-lo pelo desempenho neste ano e para dizer que neste ano esperamos muito do nosso clube. Disse a ele que o Grêmio não se resume apenas ao Sul, mas a este Brasil. Lucas do Rio Verde -MT, Sinop-MT, Campo Verde-MT, Primavera d o Leste -MT, dentre outras cidades do interior do meu Estado estão com o Grêmio onde ele estiver. Acompanho o Zero Hora diariamente assim como este blog. Acompanho tudo pelo première.
Legal, quando não tem assunto para comentar Seu Algoz promove uma entrevista, tipo, do nada! Que coisa, heinhô?!?
Na verdade foi a Pitica, mas dá no mesmo...
5 respostas · ativo 637 semanas atrás
Como filho de militar rodei muito nesse país, mas agora moro em Campo Grande/MS (cidade com vários gremistas diga-se) e sempre que me apresento como gremista causo uma certa surpresa já que sou o único dos familiares mais próximos. Apesar de nascer em Osasco/SP, ter um pai flamenguista, mãe e avó materna coloradas (sem contar alguns parentes botafoguenses e fluminenses) resolvi escolher quando pivete, o Grêmio. Escolha que nunca me arrependi e nunca me arrependerei já que gosto do fervor que nossa torcida tem e que acende a raça do time, mesmo que nem sempre seja o mais técnico.
Olha o que o tiago fala a léguas de distância sobre o Mkt....

"Se você pudesse falar diretamente com o diretor de marketing do clube, quais seriam suas sugestões?
-Que tal escolinhas do Grêmio em todas as cidades com população acima de 200.000 habitantes? Você garimpava talentos, fazia um favor para a cidade e ainda ganhava torcedores nestes locais. Acho que com uma boa estratégia de Marketing e incentivos fiscais, a ideia se pagava."

Infelizmente o nosso mkt é ultrapassado, não tem visão de futuro......
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
GREVE NO EMENDÃO!!! Copa no RS só se for na Arena ou pela televisão...
Bela entrevista, Pitica, meus parabéns.

Aliás, uma notícia pra mostrar como algumas coisas são sem noção no mundo do futebol.

O Porto tava pedindo 10 milhões de euros pelo Souza (agora reduziu, blz, mas de qqer forma, essa era a pedida inicial). Aí hoje leio que a Internazionale teria aceito vender o Sneijer por.... 10 milhões de euros!!!

Tá loco, esses portuga são muito sem noção. Depois a galera corneteia a direção ainda.

(em tempo: bora convencer o Sneijer a jogar aqui! já tem o Seedorf no Brasil mesmo! hehehe).
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
Unidade acima de tudo!
Conformismo acima de tudo!
Concordismo acima de tudo!
Abaixo os chorões, viva os pelegos!

Ou, como Orwell colocou tão bem (sempre ele!):

"Quatro patas bom, duas patas mau!"

Que depois de um pouco de revisionismo, virou:

"Quatro patas bom, duas patas MELHOR!"

Era o grito das ovelhas, pra quem não lembra do livro "A Revolução dos Bichos".
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
MEU QUERIDO EU SOU PARAIBANO NUNCA FUI NEM PERTO DE DO RIO GRANGE DO SUL PELO CONTRARIO EU MORO VIZINHO O RIO GRANDE DO NORTE E SOU GREMISTA DESDE O PRIMEIRO JOGO DE FUTEBOL QUE ASSISTI . NUNCA VOU ESQUECE IGUAL PRIMEIRO BEIJO GREMIO X SÃO PAULO COPA DO BRASIL 1995 2X0 DOIS GOLS DE JARDEL DAI ENTAO ATE HOJE E SEMPRE AMOR ETERNO. SAUDACOES TRICOLORES TIME QUE JOGA COM RAÇA E TORCIDA DIFERENTE !!
2 respostas · ativo 637 semanas atrás
Gremista. Gaucho ..em montevideu uy.
essa galera que aprende a gostar de um time de fora do estado sao uns herois.
e acabam virando os mais fanaticos!!

PArabens
Acho que cabe aqui serias considerações do caso Fabio Aurelio, e a estranha liberação do Julio Cesar:
Ficou provado mais uma vez no caso Fabio Aurélio, que para o Luxa o importante não é a qualidade do grupo ou titulos ao clube e sim seus interesses pessoais e financeiros, é só isso que importa. Que outro motivo haveria para liberar o Julio Cesar, baita lateral e de graça ja estava aqui era só acertar salario, mas o luxa sabia que ele iria jogar e que não ia poder tirar ele do time, ai seu protegido o Fabio lesionado Aurelio, que não vai jogar veio só pra roubar o grêmio sua lesão é eterna, seria questionado e não pegaria nem banco, é por isso que nãos e pode deixar contratações e renovações na mão do treinador, ainda mais uma raposa como o luxa, deixaram o lobo cuidando das ovelhas, MEU DEUS, espero que o proximo treinador que vai assumir em julho no maximo no salve!!!
E não adianta dizer que não é verdade, estou aqui só relatando fatos e esta todo mundo vendo, acho que passou da hora da direção impor sua vontade e não ficar refen de uma pessoa com um passado tão duvidoso quanto o Luxa tem, ou alguém ai bota a mão no fogo???
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
Segue um link interessante que vi no Grêmio Libertador. http://rumoresdogremio.com.br/

Saudações
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
O Inter procura um volante de cara feia pra substituir o Guizadu. O nome mais cotado é da mulher do Damião.
1 resposta · ativo 637 semanas atrás
Cara mais feia que a do Guinazu vai ser mesmo muito difícil!
Vocês viram a vista grossa dos isentos em relação a paralisação das obras no remendo-mor?
Os únicos colorados que existem no Ceará devem ser aqueles três que aparecem na última foto do post, contrastando com a bela praia.
Com regras claras e estáveis, o futebol vai se consolidando, como qualquer mercado.
Acho que no Brasil temos espaço pra 6 times com vocação nacional. Flamengo, Curintis. SPFC e mais três.

Os demais da série A serão coadjuvantes, potências regionais, mas num patamar abaixo. Consolidados nesta condição estão Botafogo e Atlético Mineiro. Viraram uma espécie de Atlético de Madrid. São tradicionais, multicampeões, mas ficaram pra trás.

Dos 12 grandes, 6 se impõe e 6 sofrerão botafaguisação. Acho que o Grêmio é o clube de fora do eixo em melhores condições para se impor como potência nacional.

E o único caminho para isso é crescer fora do RS. Se o Grêmio não for muito ambicioso, daqui uns anos não vai pegar nem libertadores.

Isto é o que mais me preocupa no longo prazo.

Deus queira alguém na direção do clube também pense assim.

Postar um novo comentário

Comments by