19 de janeiro de 2013

Daniel Matador: Os Profissionais


Caros


Só mais um pouco de paciência. Só mais um pouco. Neste próximo domingo, logo ali, já tem bola rolando. Já teremos o Tricolor em campo novamente. Estamos todos em contagem regressiva para o término da era das trevas, aquele período do ano em que a bola fica parada, as especulações dos i$ento$ fomentam brigas entre irmãos e passam até corrida de kart na televisão por falta de futebol. Triste sina que tem hora pra acabar.
E falando de futebol propriamente dito, parece que as coisas têm acontecido nos últimos tempos aqui na Província de São Pedro. Gente saindo, gente chegando e gente não vindo. Como vários comentários nos tópicos sempre questionam sobre este tema, resolvi por bem esclarecer (ou não, depende do ponto de vista de cada um) algumas questões que têm afligido a massa gremista nestes últimos dias. Arigatô e seu Algoz inauguraram uma prática muito feliz aqui no maior blog esportivo do universo: a mensagem nas entrelinhas. Muito do que é colocado aqui no blog e depois confirmado pela ivia (imprensa vermelha i$enta atrasada) faz-se por meio de mensagens subliminares e meias palavras. Motivo pra isso? Não adotar os métodos condenáveis da ivia, que não possui fontes confiáveis e tem que ficar inventando matéria. Por conta disso, tentam inserir as manchetes mais escandalosas e as chamadas mais inverossímeis para tentar passar uma imagem de credibilidade. Que amadorismo...
Isto posto, vamos tentar esclarecer para o pessoal um pouco mais provido de neurônios algumas situações recorrentes no blog. Sempre lembrando que, mesmo não sendo jornalista e sem a obrigatoriedade do sigilo sobre a origem de minhas informações, não sou água mineral. Portanto, não fico revelando a fonte.

- Carlos Eduardo: já havia citado, en passant, a situação deste caso. O Grêmio ganha quando Carlos Eduardo é negociado (aquela famosa participação de clube formador). Portanto, quando Carlos Eduardo tem seus direitos econômicos negociados, bom pro Grêmio. Mas por que o Grêmio não contrata o Cadu? Já dispensamos Júlio César; o contrato de Bertoglio encerra-se na metade do ano e o de Fábio Aurélio ao final de 2013. É grande a probabilidade de não haver renovação nestes casos também. Pra bom entendedor, meia palavra basta.

- Operação Limpa-Pátio: o processo de saída de determinados jogadores do grupo iniciou-se tão logo a nova direção assumiu. O trabalho de diagnóstico seguiu algumas premissas que já haviam pontuado outras gestões de Koff. Jogador que está há algum tempo no clube e não deu retorno suficiente, baila. Jogador sem vontade ou com tendências a lesões frequentes, tchau também. Alguns são dispensados mesmo, ao passo que outros são realmente emprestados para se aprumarem ou também serem dispensados em definitivo. Neste bolo, temos William Magrão, Maylson, Felipe Nunes, Mithyuê, Pablo, Júlio César, Edílson, Anderson Pico, Marquinhos e Gabriel, apenas para ficar nos nomes mais conhecidos. Uma galera de encostados e juniores também já foi pra banha. Ah, mas por que o Grêmio não manda embora o Léo Gago, o Marco Antônio e o pai do Badanha? Calma, muita calma. Quem tiver que sair, sairá. Aliás, já está saindo. A conta mensal está reduzindo, e não é pouco.

- Novas contratações: este é o tópico mais xarope. Como postei há algum tempo, todo mundo tem uma receita infalível para descobrir jogadores e conhece um craque que mora perto da sua casa que só está esperando a chance de ser o novo Messi. Tchê, se fosse barbada, todo mundo montava time cano e era campeão. Não é fácil, não é mole. Sem contar que há uma nova diretriz na casamata azul: não tem mais essa de alardear que estamos com a guaiaca forrada e pagamos o que for preciso. A ordem agora é ajustar salários e apertar nas negociações, mesmo que demore um pouco mais para concretizar os negócios. Agindo assim já renovamos em bons termos o contrato de Zé Roberto, contratamos Souza em definitivo por um valor bem menor do que o inicialmente pedido pelo Porto (clube reconhecidamente duro em qualquer negociação; vide casos Hulk, Falcao García e Andershow) e conseguimos algo que há pouco tempo atrás era impensável, como ganhar disputas com outros clubes. Neste último caso, podemos citar as contratações de William José e Eduardo Vargas. E não adianta dizer pra trazerem o Cabrera, o Ochôa, o Camacho, o Nuñez e outros manés que ninguém ouviu falar mas que viram craques da noite para o dia porque têm sobrenome espanhol. O pessoal que está lá sabe o que faz. Rui Costa levou porrada de todo mundo sem nem ao menos ter tido chance de mostrar seu trabalho. Agora os mesmos que bateram vêm com a velha história do “quando anunciaram seu nome critiquei, mas reconheço que ele está fazendo um bom trabalho, mimimi, mimimi, mimimi”. É brabo.
Para que fique claro à torcida tricolor: não estamos endeusando ninguém, apenas tentando mostrar que gente qualificada finalmente chegou para administrar o Grêmio. Seres falíveis como todo mundo, mas que possuem qualidades que fazem com que a chance de acerto seja muito maior do que era na época dos amadores. Contratações como a do Nilton Petrone, o Filé, mostram que o nível está muito melhor. Temos finalmente, depois de muito tempo, uma equipe de profissionais.

A propósito: antes que me cobrem algum livro ou filme referente ao post, não se preocupem, aqui é tudo friamente planejado. Os Profissionais é um clássico do western e mostra o que uma equipe formada por gente que manja do riscado pode fazer. Com um estelar elenco encabeçado por Burt Lancaster e Lee Marvin, além de uma trilha sonora composta por Maurice Jarre, vale cada minuto passado em frente à tela. Recomendadíssimo para entender como verdadeiros profissionais agem. Assista e aprenda.

Saudações Imortais