14 de janeiro de 2013

E a bola vai rolar...


E finalmente a bola volta a rolar no próximo sábado. Férias é muito bom, renova a energia, desestressa a cachola e alivia o espírito . Mas verdade seja dita, o torcedor gosta mesmo é de torcer e ver seu time em campo. Sente falta da adrenalina nervosa na agonia dos jogos bicudos e da serotonina que o cérebro produz pela euforia e regojizo nas vitórias. A vitória é o momento sublime, momento de extravasar as incertezas . É um pé direto no traseiro das frustrações. Existe torcedor que não percebe o quão dependente é do futebol. A falta dele, o torna impaciente, mal-humorado, literalmente “um mala sem alça”, como diria o seu Algoz. Não é à toa o azedume de muitos comentários aqui no último mês. Mas, tudo bem, a gente “guenta”. Faz parte do pacote.
Por falar em seu Algoz e falta de futebol, não sei como o vivente sobreviveu distante do Olímpico Monumental durante os quatro anos que morou na Inglaterra (venerando e sendo súdito da Rainha Elisabeth II e Camilla Parker-Bowles). E , ainda, vejam só, num tempo em que não existia internet. Nem às notícias dos i$entos seu Algoz tinha acesso. Uma carta demorava um mês para chegar daqui até lá.
Imaginem ele sendo obrigado assistir jogos da Football League Championship (segunda divisão do futebol inglês) do tipo Sheffield United x West Bromwich Albion todo santo domingo naquele clima modorrento que só a Grã-Bretanha sabe produzir. Ou ainda pior, Hull CityHuddersfield Town.
Deus nos proteja!
Desconfio de que quando tinha um pouco de sorte e sobrava uma graninha, ele corria até Londres para ver
Manchester United  x Chelsea. Mas isso deveria ocorrer lá muito de quando em vez. Uma vez ao ano, suponho. Sabe como é, libra esterlina, coisa e tal...
E de Grêmio, necadepitibiribas! Coitado do seu Algoz.
Também, quem mandou nascer no século retrasado!

Football League Championship: seu Algoz e meia dúzia de gatos pingados

God save the Queen!

_____________


Pois então, para o Imortal Tricolor a bola rola no domingo.
Começa o Gauchão, o glorioso campeonato que ninguém liga, mas também ninguém gosta de perder. É o lugar ideal para aquecer as turbinas. Mas rezando para que não ocorram lesões. Assim, nosso primeiro adversário de 2013 será o Esportivo de Bento Gonçalves, a partir das 17hs no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Com a equipe titular focada no primeiro jogo da Libertadores e já tendo embarcado para o Equador, acho que é obrigatório que se coloquem os meninos para jogar no Campeonato Gaúcho. A hora é agora. Este é o melhor momento para conferir o nível de qualidade de cada um deles: aqueles que estão subindo da base e os contratados do Juventude. Vai ser bastante interessante observar Wangler, Jean Deretti, Bressan, entre outros. Acho que poderemos ter boas surpresas aí.

Adelante!