11 de janeiro de 2013

"Ah Moleque" Futebol não é jogo



Buenos dias,  Rivera! 

Hoje estive no Uruguai. Achei que, apesar de ter um texto pronto, poderia encontrar alguma inspiração por lá e escrever algo melhor. Enganei-me. No entanto, pude ver algumas coisas e gostaria de compartilhá-las aqui.
Logo ao cruzar a fronteira,  vários vendedores  falando um portunhol quase incompreensível me cercaram. Vem um, que logo são dois  e quando você vê já está quase prestes a erguer as mãos e entregar a carteira. Eles me lembraram  alguns jornalistas que todos já estão cansados de saber quem são. Sempre nos empurrando muamba  marca diabo.
Também me chamaram a atenção as ruas da cidade. Brasileiro vive reclamando das ruas. E se eu disser que lá sequer tem escoamento? Com a chuva que caia  só faltavam pinguins deslizando por elas,  tamanho eram as lagoas que se formavam ao redor. E lembrei-me de alguns torcedores: aqueles para quem  nada está bom!  Melhor não entrar em detalhes ,  assim  evitam-se polêmicas. 
São comparações meio toscas eu sei, mas, achei interessante fazê-las.
Sem mais delongas, vamos ao post.

Futebol não é jogo

Duvido que você nunca tenha ouvido falar, ou que nunca tenha jogado FIFA ou PES. Se sua situação é essa,  iiih... Nesses jogos,  tudo se resolve em minutos. O treinador é jogador, diretor e torcedor. Já no futebol o treinador é só... o treinador. Muito provavelmente,  quando se perde uma partida em um jogo desses, nos estressamos. E quanto mais perdemos  mais irritados ficamos. O técnico pensa no seu emprego, reputação e salário. Nada mais. O futebol não é só emoção, não acontece só dentro de campo.  Em um time de futebol,  o psicológico de mais de trinta , ou talvez , de mais de cem pessoas trabalha ao mesmo tempo. Se tudo não estiver em sincronia, perfeito e lubrificado as coisas não rendem.
O time é como um relógio: cada engrenagem faz o seu papel. E a exemplo do Corínthians, não é necessário ter engrenagens de ouro para vencer,  mas  apenas ter todas em bom funcionamento. Para que luxo se o simples  pode funcionar?
No videogame não é assim.  Ao perder o jogo, volta-se ao menu, abre-se  o "save" de novo e, se for preciso, usam-se umas trapaças no jogo para  trazer o Messi para o time. Qual o problema? O Barcelona nem vai sentir falta. No seu jogo não tem torcida, não tem cobrança além é claro da sua própria. E mais, o que diferencia um time de outro? Cores, patrimônio, estádio e o nível, o ranking ou como queiram chamar. Nada de extracampo, nada de história ou de emoção. Os jogos nos prendem. Mas futebol não é jogo.
O futebol tem sim o seu diferencial, tem a sua estrela. Afinal, é o maior esporte do mundo e isso não é por mero acaso. No futebol, o que diferencia um time do outro é a torcida, a história, a raça. É isso que o faz ser diferente e superior a um simples jogo. 
Pronto,  chegamos onde eu queria chegar: os pontos que diferenciam um time de outro no futebol. É aí, meus amigos,  que o Grêmio tem um grande destaque. Aliás, calma lá!  Um não,  vários. 
Somem comigo: diretoria multi-campeã + jogadores experientes aliados a alguns jovens talentosos + técnico vitorioso + torcida (provavelmente a mais tradicional do país) + estádio ultramoderno + tradição e canecos + rival mazembado =  ?    
Aqueles que estavam duvidando me digam agora se concordam com o resultado deste cálculo = Títulos. Esse é o resultado: (Títulos com "T" maiúsculo). Por fim arrisco uma última pergunta em tom de provocação: alguém quer jogar?