7 de janeiro de 2013

Fazendo por onde com alaúza

Poucas expressões em português inventadas por boleiros são tão horrorosas, nojentas até, do que a triste "fazendo por onde". Perto dela "vou dar tudo de mim" soa como um poema do Quintana, ou como uma letra do Lupicínio.
Eu não sou do tempo em que se falava alaúza. Parece que o Quintana e o Lupi eram. Talvez o Arigatô e a Pitica também. Alaúza é tão antigo que se  alguém for procurar o significado no Google não vai achar.
Pausa no português.
O Grêmio dispensou Edilson, encostou Pico e desistiu de Gabriel. De Gabriel só não desistiu antes porque ninguém está disposto a pagar o que ele ganha. Desde 2010 ele largou o futebol. Edilson pode até ser útil, mas está longe de ser um jogador para a titularidade. E Pico... Bem, Pico devia pesar no máximo 83 quilogramas e se apresentou com 91 kg. Jogou o último GRE-nada com 90 kg, segundo os próprios i$ento$ barato$. De quebra parece que os 3 fizeram a aconteceram na noite durante as férias.
Já o timinho perdeu Boilivar, titular e capitão, Guizadu, carniceiro de plantão mas ídolos de 30 % da torcida do Rio Grande do Sul e está em vias de perder Daoaberto, contratado como grande estrela e jogador de porte de seleção PHIPHA.
Agora voltamos ao início do post. Adivinhem quais as perdas estão causando alvoroço e alaúza na imprensa gaúcha? Errou quem seguiu a lógica e falou os 3 do timinho. Como diria o narrador aquele diante de uma jogada tosca: "não! não! não i$ento$!" Critica-se barulhentamente (com alaúza pois este é o significado da palavra) e estupidamente o Grêmio por liberar três nabas e se acha normal e tranquilo o timinho perder três "craques".
E quanto ao fazendo por onde? Pois este fato mostrou nos últimos dias que não são só os boleiros que podem usar esta expressão asquerosa. Jornaleiros gaúchos também. Decerto estão fazendo por onde para garantir o churrasco da segunda-feira e o jabá deles de cada dia 30.
_____

Leões de chácara

Leio que o Pofexô está preparando Cris e Saimon como a zaga para a Libertadores. Leio e fico feliz. O Grêmio em 2012 tinha como titulares Werley e Giberto Silva. Werley, grande jogador. Gilberto Silva bom jogador. Em comum duas coisas eles tinham. Eram mineiros e, talvez por isto, calados e quase depressivos. Nada bom para quem tem com principal função por centro-avantes e meias a correr para fora da área.
Cris e Saimon. Esta zaga promete. No mínimo, no mínimo, nos dará diversão.
_____

Bela perspectiva de notícia

Um negócio só se concretiza quando assinado. Quando, dizia-se no tempo da alaúza, se coloca o preto no branco. Mas parece, parece, que os investidores do Pará e o Porto, dono do Souza, aceitaram as propostas do Imortal e os dois jogadores devem se apresentar esta semana. Isto deverá acalmar um pouco os histéricos e diminuir a munição para ondas dos i$ento$.

Mas aí fiquei pensando: quem, de são consciência investe num jogador como o Pará? Tipo assim, pegar um tanto do dinheiro que está a juros no banco e trocar por um futuro promissor? Eu não faria. Tu aí, farias?