Caros
Quem acompanha o blog sabe que os filmes de faroeste fazem parte de um dos gêneros que mais aprecio, razão pela qual já citei vários aqui, além de criar analogias entre eles, o Grêmio e o futebol. Talvez por acreditar que as dificuldades enfrentadas pelos colonizadores americanos no velho oeste tenham alguma semelhança com as dificuldades que o Grêmio sempre enfrentou ao longo de sua existência. Pois em 1963 o soldado e posteriormente ator Audie Murphy, do qual já falei aqui, protagonizou o filme Abatendo Um a Um, onde ele é preso a outro pistoleiro por uma corrente. Ambos têm que fugir para sobreviver e, como o título sugere, abater seus inimigos, um a um.
Quando o Grêmio anunciou Renato como treinador, grande parte da torcida ficou eufórica e outra parte permaneceu receosa. O estigma de que Renato não é treinador, não estudou para ser técnico, só realiza rachões, não é nada além de um motivador e outros argumentos quaisquer fortaleceram esta visão. Já expus no blog minha opinião a respeito. Renato não é o melhor treinador do mundo, está longe disso. Comete erros e acertos, como todo treinador. Contudo, pelo que já conferi com meus próprios olhos, atribuir-lhe a fama de mero distribuidor de coletes é uma injustiça. Sou um estudioso do futebol e sempre me interessei por análise tática, mecânica de jogo e fundamentação técnica. Razão pela qual até surpreendi-me um pouco quando assisti treinamentos orientados por Renato onde vários fundamentos foram aplicados.
Independentemente de quaisquer discussões acerca disso, o fato é que ele é o treinador e o grupo de jogadores é este que aí está. Eu também gostaria muito de alterar certas peças do elenco. Pará, por exemplo, por mais esforçado que seja, é insuficiente para ser o lateral que o Grêmio necessita. No jogo contra o Coritiba, o qual acompanhei na Arena, sua atuação foi sofrível, não obstante o time todo não ter jogado nada naquela noite. Entretanto, por incrível que pareça, estamos tão mal servidos de laterais no Brasil que nenhum titular dos outros clubes é tão superior assim ao próprio Pará. Teríamos a alternativa de contratar alguém e apostar, testar outro jogador na posição ou buscar um garoto da base. Tinga, que se recupera de lesão sofrida enquanto defendia a seleção brasileira no exterior, provavelmente ganhará chances quando voltar.
Até lá, assim como os pistoleiros que ficaram presos por uma corrente no filme, a torcida do Grêmio está ligada a Renato e seu grupo, querendo ou não. O técnico e o grupo são estes aí, não devendo haver grandes surpresas no elenco até o final da temporada. Como já havia feito em sua outra passagem, Renato está apostando em jovens promissores, como os irmãos Biteco, Maxi Rodriguez e Ramiro. Ainda gostaria de ver Gabriel formando a zaga com Rhodolfo. Não importa, estamos todos ligados ao time e temos de torcer para que ele dê liga. Em um campeonato como este, utilizando a fórmula de pontos corridos, é necessário este engajamento para que se erga a taça. E os adversários devem ser enfrentados com as peças de que se dispõe, jogo a jogo. Hoje temos uma partida complicada contra o Vasco, em São Januário. É assim que se ganha: abatendo um a um.
Saudações Imortais
17 de agosto de 2013
Comentários (53)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Daniel Matador: Abatendo um a um
2013-08-17T10:02:00-03:00
seu Algoz
Daniel Matador|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BetoImortalTricolor · 606 semanas atrás
Concordo contigo Daniel sobre o Gabriel com Rodholfo seria uma aposta boa, mas convenhamos que nossa defesa cada dia tem melhorado.
Renato demorou algumas partidas mas deu certo, o padrão de jogo apareceu.
Hoje Pará é banco testaria Ramiro na direita já que o Tinga não ser recuperou ainda, com Riveros e Souza na volância ganharíamos muito com este acréscimo.
E esquecemos que o Alex Teles esta jogando um futebol de seleção.
Força GRÊMIO.
Bentley · 606 semanas atrás
Mauricio · 606 semanas atrás
Quanto ao jogo, quem não vai muito seguido ao estádio, vê muitas coisas ao vivo, que na TV passam desapercebidas, ou não parecem tão ruins ou tão boas como realmente são na realidade.
Algumas opiniões minhas mudei ao ver este jogo, e refletem apenas minhas opiniões e impressões, podendo, inclusive estar erradas... são elas:
- Vendo o Pará jogando a poucos metros de distância, ficaram muito mais claras para mim as severas deficiências técnicas do jogador. Respeito o empenho e dedicação, respeito a capacidade de marcação. Mas o ruindade com a bola no pé inviabiliza a titularidade do mesmo. Fato agravado pelo esquema 3-5-2, que exige alas e não laterais;
- O Rodolpho é o zagueiro que faltava. Um xerife, se não por falar, reclamar, etc, mas sim pela postura dele em campo. Tamanho de zagueiro, força de zagueiro, postura de zagueiro, bola aérea de zagueiro. Grande contratação!;
- O Dida é um grande goleiro, e não está acabado para o futebol, como eu pensava;
- Ramiro joga com a tranquilidade e serenidade de um veterano, muito bom jogador;
- Guilherme Biteco joga muita bola;
- Kleber Gladiador é o espírito gremista encarnado. Ele chega para dividir contra 2 zagueiros com o dobro do tamanho dele, e chega estourando tudo. Não quer nem saber, luta com a coragem de um gladiador, e não se importa com o próprio físico. Entrega total. É lindo ver ele jogando com a camisa do Grêmio! Ele respeita a camisa e joga por amor a ela;
- O melhor psicólogo do centroavante é a rede do adversário. Barcos fez um gol de centroavante, nitidamente ganhou confiança e cresceu muito no jogo;
- Matheus Biteco não joga 10% do que joga o irmão Guilherme;
- A Geral do Grêmio é o coração do Grêmio e da Arena. Parabéns e obrigado por empurrar o time incessantemente. Vi ao vivo a importância desta torcida, e ela é imensurável.
nelsongz 67p · 606 semanas atrás
O técnico é o responsável pelos acertos e erros e não há técnico que acerte sempre, nem o Felipão dos anos 90. Mas a gente pode dar um palpite, ao menos.
Com Pará o Grêmio não joga no 352 e sim no 442 torto, onde Pará é lateral e Alex é ala pela esquerda. Para jogar no 352, com os jogadores disponíveis,a melhor alternativa é colocar o Matheus Biteco como ala direito.
Gremistowski-ES · 606 semanas atrás
Paul Kersey · 606 semanas atrás
Ricardo-Gremista · 606 semanas atrás
http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2013/08/...
@TraksFake · 605 semanas atrás
http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2013/08/...
claudio_1mello · 605 semanas atrás
Marcos Tricolor · 605 semanas atrás
Fabiano · 605 semanas atrás
Ricardo-Gremista · 605 semanas atrás
Mas falando sério, tava mais do que na hora do Grêmio voltar a levar a sério a formação de bons jogadores. Desde a saída do Caetano, tá brabo o negócio na nossa base!
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio...
jbighead 96p · 605 semanas atrás
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Rossano · 605 semanas atrás
Rossano · 605 semanas atrás