Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião vinha fazer um pedido: "Sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"
O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar."
Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos."
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Por quê? Por quê?"
E o escorpião respondeu: "Por que sou um escorpião. Essa é a minha natureza."
************
Caros
Tivemos no domingo passado uma reedição de uma prática que vem de décadas. Um clube de futebol com menos história e empreendedorismo é recebido na casa do Grêmio Foot-Ball Portoalegrense para que veja com seus próprios olhos como um verdadeiro clube deve ser. Infelizmente, protagonismo e pioneirismo são duas qualidades que dificilmente são ensinadas, costumam ser inerentes às pessoas e entidades. Da mesma forma como recebemos há mais de um século atrás um grupo de incautos disposto a tomar uma sumanta de 10 gols no lombo apenas para ter o prazer de jogar em um estádio de verdade (no caso, a lendária Baixada), novamente bocas foram abertas por parte dos róseos ao depararem-se com a mais moderna arena das Américas.
O resultado do jogo em si poderia ter sido diferente, caso não tivéssemos apitadores pró-adversário e mesmo um tempo maior de preparação em um esquema novo (no caso, o 3-5-2 utilizado por Renato). Ainda assim, algumas peças afirmam-se cada vez mais, como Alex Telles (cresce a cada jogo), Maxi Rodriguez (tem ingressado sempre bem) e Ramiro (vem pedindo passagem cada vez que entra em campo). Rodholfo não comprometeu na estreia, além de ter garantido segurança nas bolas aéreas (ganhou praticamente todos os lances que disputou). Mais algumas partidas e provavelmente já teremos um esboço do que o Grêmio irá almejar neste campeonato.
A celeuma da semana ocorreu justamente por conta da presença (ou não) de torcedores adversários na Arena, o que acabou ocorrendo. Particularmente falando, se é para ter 1500 torcedores adversários, que se jogue com torcida única. Independentemente deste meu particular ponto de vista, mesmo com o ínfimo e reduzido número de simpatizantes róseos na Arena, a natureza de parte de seus integrantes veio à tona. Elementos conseguiram a proeza de defecar nas novíssimas cadeiras da Arena. Houve lançamento de excrementos nas paredes dos banheiros, bem como pichações (inclusive nos banheiros femininos). Além de quebra de cadeiras, algo que parte da imprensa já trata como "algo normal". Tudo foi devidamente divulgado nas redes sociais, até mesmo com fotos. E, como sempre, tudo devidamente silenciado pela mídia da província, ou tratado apenas como “casos isolados” ou “obra de um ou outro integrante”. Nenhuma surpresa até aqui.
Ao ver este tipo de situação, a primeira coisa que me veio à mente foi, logicamente, cobrar ao máximo as despesas por parte dos responsáveis, sejam eles os torcedores ou o clube que representavam. Em seguida, mantive forte uma convicção que, motivos outros à parte, infelizmente creio ser a melhor: torcida única na Arena em caso de Gre-nada. Esperneiem à vontade, mas não há condições de receber determinados grupos lá. Justos pagando por pecadores? Infelizmente sim. Por último, um pedido a toda a torcida gremista. Que expedientes semelhantes jamais ocorram no estádio do cocô-irmão (nunca esta palavra foi tão bem empregada). Até mesmo porque o estádio do Caxias ou do Nóia não tem culpa por abrigar um sem-teto cuja torcida, em parte, não tem sequer a condição de viver civilizadamente. E mesmo que assim não fora, sinceramente gostaria que a torcida gremista mostrasse a altivez pela qual sempre foi caracterizada. Nosso nível é outro.
Tal qual o escorpião da parábola, certos animais não resistem e deixam sempre aflorar sua verdadeira natureza, não preocupando-se com a consequência de seus atos. Para eles, não interessa manchar toda a torcida da qual fazem parte, o clube pelo qual torcem ou mesmo o espetáculo em si. Tal qual o escorpião, são animais rasteiros. E só conseguem defender-se com o rabo.
Saudações Imortais
5 de agosto de 2013
Comentários (79)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Daniel Matador: O Sapo e o Escorpião
2013-08-05T20:57:00-03:00
Pitica
Daniel Matador|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
JBL · 607 semanas atrás
Como não pode 4 estrangeiros, colocaria o Kleber no lugar de um dos atacantes.
Treinem, fundamentos, bolas paradas, jogadas ensaiadas, Renato tem que treinar muito e entrosar esse time.
Foquem na Copa do Brasil, pq no Brasileiro não temos chances.
alex sanz · 607 semanas atrás
Luciano · 607 semanas atrás
O que impressiona é que eles fazem questão de representar o estereótipo do inter cagão.
Acrescentaria que o mesmo raciocínio se aplica a recorrente e enfadonha "malandragem" de crucificar o larápio da vez que os beneficia.
Acompanho essa ladainha faz quase 20 anos. É sempre assim.
Só consegue se proteger com o rabo..sensacional!
Jeferson · 607 semanas atrás
@TraksFake · 607 semanas atrás
Fiquei decepcionado com o boato de que o Grêmio nada irá fazer com relação ao vandalismo de domingo. Espero que o vandalismo dentro das quatro linhas, pelo menos esse, o Grêmio corra atrás. O Grêmio foi muito prejudicado pelo apitador, fato mal mascarado pelas expulsões, sendo que uma delas já nos acrescimos, e seguido de outra para o Grêmio. Chitolina e Rui fizeram o ótimo trabalhar de apontar os erros, agora falta agir. Adalberto Preis, talvez o homem mais experiente no futebol, depois do Dr. Koff, deu o seu aval e inclusive disse que apoiaria, pelo seu twitter. Espero que algo seja feito.
Não tinha comentado no post anterior, pois já havia muita polemica por causa do resultado e do juiz, mas teve um fato que me desagradou muito: estava eu, já dentro da Arena, esperando o GREnal começar, qnd a torcida cagada (literalmente) puxou uma música bem propicia para os fatos que ocorreram antes do GREnal, com a letra dizendo "eu vou, MATAR um p... Tricolor". Ouvindo isso, um torcedor perto de mim, que estava entrando por um dos tuneis, olha pra torcida deles e mostra o dedo do meio (como se algum colorido fosse ver, ele estava na risca do meio campo). Mal ele fez o movimento, uma funcionária do Grêmio/OAS literalmente pulou em cima dele, pra ele abaixar os braços, não sei por qual motivo, mas talvez pra não incitar a violencia. Brabo, né?
Eles vem na NOSSA casa (ou não é?), fazem o que querem, com direito a vandalismo, e o clube não vai processar o clube, o otário e nem o torcedor Tricolor pode mostrar o dedo do meio pra eles? Acorda, direção! Acorda!
O Luxa já foi, o contrato com a OAS está resolvido, vamos focar no futebol e nesses pequenos detalhes, que fazem uma diferença enorme.
Outro ponto: cadê o Schmidt? Teve tapa do Willians no Paulinho, 4 empurrões do Impedidão no Rhodolpho, peitada do Dalebiba no juiz... Escolhe o que ele quer complicar, motivo tem de sobra. A pergunta é: é de interesse dele prejudicar outros clubes, ou só o Grêmio?
Guaru_ 98p · 607 semanas atrás
Sobre protagonismo e pioneirismo, meu caro, sinto que temos que reaprender.
Mateus Couto · 607 semanas atrás
Sangue Colorado · 607 semanas atrás
Paul Kersey · 607 semanas atrás
jbighead 96p · 607 semanas atrás
ó: quinta é jogo pegado! O Coritiba tá ajeitadinho e joga sempre buscando o gol... e tem a volta do Alex... quem puder deve comparecer e apoiar o nosso time!
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Alemão · 607 semanas atrás
humbertosm 102p · 607 semanas atrás
Rossano · 607 semanas atrás
Ancião Imortal · 607 semanas atrás
Vendo os acontecimentos dos últimos tempos dentro da nossa casa, a Arena do Grêmio, culminando com o fato asqueroso do final de semana, aliados à falta de reação imediata das direções dos dois lados, veio-me à mente o seguinte texto famoso (A parte em maiúsculas foi acrescida em função das circunstâncias):
-----------
A caminho com Maiakovski
(Bertolt Brecht)
Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim: não dizemos nada.
Na segunda, já não se escondem. Pisam as flores, matam o nosso cão e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo,
CAGA EM NOSSA NOSSA POLTRONA, E
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
-------------
Eu fico só imaginando a reação da ivi e dos dirigentes cocôs se fosse a nossa torcida a quebrar ônibus e fazer aquela porcaria no estádios dos macacocôs.
A BM não estava fiscalizando o comportamento dos mazembados? Ah claro, certamente estavam todos cercando a torcida do Grêmio, para controlar que todo mundo ficasse sentadinho no seu quadradinho, para não gritar palavrões, não xingar o juiz, nem o governador, nem o comandante cocô da brigada.
Sócio BsB · 607 semanas atrás
CARLOS · 607 semanas atrás
Ruy · 607 semanas atrás
Lugar de macaco é no mato, em cima de árvore, onde podem se cagar a vontade.
Nossa direção tem que cobrar da direção mazembada a falta de adestramento do seu bando de símios e não deixar por isso, tem que fazer bastante publicidade, como faria i ivi, pra não deixar o assunto cair no esquecimento.
@andrebaptista · 607 semanas atrás
Qual a camiseta de clube mais cara do Brasil e é patrocionado pela topper? Exatamente...
jadir · 607 semanas atrás
Inter TEME vender Damião em agosto...
Estão apavorados, rezando por uma oferta da china, porque é só o que resta pro caidão....
Paulo Juliano · 607 semanas atrás
Marcos Tricolor · 607 semanas atrás
http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/08/06/as...
Diogo · 607 semanas atrás
Antonio Raul Fraga, primeiro presidente do Rio Grande Futebol Clube, fundado pelo próprio, em 2006, acusa o empresário Roberto de Assis Moreira, o ex-jogador Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, de ter contratado um matador para assassiná-lo em 2010.
E diz ter provas, que serão apresentadas no próximo dia 18 de setembro, em audiência judicial já marcada, por ordem do Juiz Sandro Luz Portal.
A intenção seria a de ficar com o clube e seu patrimônio, sem quitar o pagamento do negócio combinado.
Fraga diz que em 25/09/2010 foi alvejado com um tiro na cabeça, permanecendo 15 dias em coma, 40 dias no hospital, tendo ainda sido obrigado a cumprir um ano de recuperação em sua residência.
O episódio, à época, recebeu pouca atenção da imprensa, que o tratou como reação a tentativa de assalto.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia...
antonio raul fraga
O ex-cartola alega que, recentemente, sua memória, avariada pelo ocorrido, foi retornando, e descobriu, entre outras coisas, que o atirador, Tiago Oliveira Bento, está preso no presídio de Charqueadas.
Na época da tentativa de homicídio, o suposto matador de aluguel encontrava-se em liberdade condicional.
“Quem mandou me matar foi o Sr. Roberto de Assis Moreira, irmão de Ronaldinho Gaúcho. Quem tratava dos negócios era seu advogado, Sergio Felício Queiroz”, afirma. “O Assis tem 15 seguranças da Brigada Militar…”, complementou.
Antonio diz que possuía um contrato de locação com Assis, o Porto Alegre Futebol Clube, que seria encerrado em 13/06/2011.
“O clube ficou inativo até agora, pois pensavam que eu iria morrer, ficaram sem me pagar”, acusou
Fato é que em 24/09/2010, um dia antes do atentado ao Sr. Antonio Raul Fraga, o Rio Grande Futebol Clube foi transferido para o nome de Roberto de Assis Moreira.
Três dias após venceria o prazo para quitar o contrato de locação, que era pago anualmente, referente ao período 2009/2010.
O ex-presidente da equipe gaúcha alega ainda que, se de fato tivesse morrido no atentado, Assis, sem colocar a mão no bolso, herdaria todo o patrimônio do clube, que possui 25 hectares de terreno, estádio, 8 campos de treinamento oficiais, parque de diversão, etc.
Assim que se lembrou dos fatos relatados nessa matéria, o Sr. Fraga dirigiu-se ao Ministério Público, ocasião em que contou ao promotor Voltaire de Freitas Michel toda a história.
Um processo foi aberto e a primeira audiência, marcada para 26/06/2013, adiada, posteriormente, para o próximo dia 18 de setembro.
Em se comprovando as acusações, gravíssimas, será adicionado um capítulo ainda mais triste aos já conhecidos desvios de conduta de Assis, porém, dessa vez, muito mais grave do que simplesmente passar a perna em dirigentes e atletas no mundo do futebol.
CONTRATO DE ARRENDAMENTO DE ASSIS COM O RIO GRANDE F.C.
arrenadamento 1
arrenadmento 2arrendamento 3arrendamento 4
BOLETIM DE OCORRÊNCIA DA TENTATIVA DE HOMICÍDIO, COM NOME DA VÍTIMA E DO ATIRADOR
Ver o restante no Blog.
alexandre · 607 semanas atrás
Marcio GRÊMIO · 607 semanas atrás
Wilson.nsr · 607 semanas atrás
Felipe · 607 semanas atrás
@TraksFake · 607 semanas atrás
Qnt as entrevistas com Barcos e D`Alessandro, bem moderada a com o jogador Tricolor, polemica a do róseo, instigado pelo entrevistador. Eles são inveciveis!
PiticaGremio 113p · 607 semanas atrás
Ninguém coloca limites nessa "famiglia"? Eles estão acima do bem e do mal a modo de quê?
Policiais pagos com nosso dinheiro dos impostos trabalhando para eles?
Como cidadã, exijo esclarecimentos do Governo do Estado!!!!!!!!!!!!!!
Daniel Tricolor · 607 semanas atrás
Gustavo · 607 semanas atrás