30 de agosto de 2013

Daniel Matador: Apenas cumpro ordens meu senhor!

“Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele e gritou em alta voz: "Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes!"
Pois Jesus lhe tinha dito: "Saia deste homem, espírito imundo!" Então Jesus lhe perguntou:"Qual é o seu nome?""Meu nome é Legião", respondeu ele, "porque somos muitos."E implorava a Jesus, com insistência, para que não os mandasse sair daquela região.”
Evangelho de Marcos, Capítulo 5, versículos 6 - 10
 Caros

Seu Algoz me passou uma missão. Da mesma forma que os batalhões de elite da polícia militar (BOPE, BOE e afins) gostam de ressaltar, missão dada é missão cumprida. Mesmo que seja uma missão espinhosa. Como já ressaltei antes e nunca escondi, sou filho de brigadiano. Sempre convivi neste meio. Em minha infância cheguei a passar as férias de verão no alojamento dos bombeiros na praia de Tramandaí, juntamente com outros filhos de brigadianos. Era a forma que militares de baixo soldo tinham para proporcionar aos filhos a possibilidade de um veraneio na praia. A tradicional Operação Golfinho era (creio que ainda é) uma maneira que os soldados tinham de juntar algum dinheiro, pois economizavam ao máximo em sua estadia na praia para guardar os valores das diárias. Até hoje conheço componentes da instituição que são verdadeiros exemplos de conduta e ética. Conheço outros que nunca sequer dispararam sua arma em serviço, mesmo tendo oportunidade para tal.

Entretanto, já há algum tempo, temos presenciado e alguns até mesmo sentido na pele os efeitos de ações desastrosas e atitudes descabidas executadas pela BM, especialmente contra a torcida do Grêmio. Seja no tocante à liberação de um estádio ou na condução do policiamento em uma partida, salta aos olhos a diferença de tratamento dispensada à massa tricolor em comparação com aquele dispensado a “outras”. Óbvio que sabemos que dentro da BM sempre houve grupos de policiais mais truculentos ou mesmo comandos intermediários que primavam por bater antes de perguntar. Sabemos que não há ali um bando de monges, nem é este o objetivo. Se for para enfrentar uma quadrilha de marginais, prefiro uma tropa que saia batendo a uma que comece a rezar. Mas qual seriam então as razões para uma mudança de comportamento tão profunda nesta instituição, a ponto de termos que nos resguardar de quem deveria proteger-nos?

No post que o Seu Algoz publicou, um comentário chamou minha atenção, pois vai ao encontro a algo que sempre tenho pregado. Nosso leitor Vinícius ressalta alguns fatos interessantes. Assim como ele, me recordo que até o início dos anos 2000 o nome dos comandantes da BM, principalmente aqueles responsáveis pela segurança em dias de jogo, sequer eram conhecidos ou comentados. O time para o qual torciam, então, era algo que nunca era aventado. A BM fazia seu trabalho no entorno do estádio, dentro dele, cometia alguns erros e acertos e era isso. Após o fatídico ano de 2006, o cenário mudou. Elementos que antes sequer saíam da toca agora fazem questão de aparecer e principalmente declarar seu amor bicolor. Verdadeiras hordas e legiões de torcedores fardados apareceram das profundezas. Fazem questão de comparecer em “eventos” promovidos por determinados colegiados. Como bem citou o Vinícius, “exteriorizando fanaticamente seu amor róseo”. Nunca duvide-se até onde podem chegar pessoas que vivenciaram décadas de humilhação. Eles não são tantos (colocam meia dúzia de gatos pingados em cada jogo), mas ainda assim são muitos e farão de tudo para que sua amargura seja um pouco aplacada. Alguns incautos e ingênuos já citaram outras vezes nos comentários do blog que para acabar com isto basta o Grêmio voltar a ganhar títulos. NÃO, NÃO BASTA! Ações como esta não irão parar mesmo que o tricolor lote outra sala com troféus! Ao contrário, aí sim que elas serão ainda mais incentivadas.

O caso ocorrido com o gremista Evandro Godoy Kunrath é emblemático. Para quem não sabe, ele foi ferido no entorno da Arena na última quarta-feira. Fiz meus contatos no HPS (diferentemente da ivi, eu costumo ao menos fazer algumas ligações para confirmar dados com fontes) e me confirmaram que os ferimentos foram realmente produzidos por balas de borracha. E que o risco de cegueira é muito grande. Mais um caso de total falta de prática para situações deste tipo? Talvez, sempre há a possibilidade de um brigadiano mal treinado ou que cometa algum erro. Minha opinião segue em outra direção. Também já ressaltei-a aqui. A Brigada É MUITO BEM TREINADA! Esta história de que “não são preparados para este tipo de confronto” ou mesmo que “não sabem como agir nestas situações” é BALELA! Um fato como o que ocorreu só tem uma explicação: ORDENS SUPERIORES! Nenhum brigadiano é maluco a ponto de querer passar um carro no meio de uma multidão sem necessidade e para isso abrir caminho à bala (mesmo que de borracha)! Tanto é que nos casos que presenciamos há algum tempo atrás, quando dos manifestos pelo país, a BM NUNCA fez algo sequer parecido! Por qual razão? ORDENS SUPERIORES!

Eu poderia ser um pouco mais explícito ao apontar os verdadeiros responsáveis por isso. Mas o foco do blog não é a política, razão pela qual não pretendo enveredar por este caminho. Parafraseando e adaptando o que Cristo já havia falado em suas parábolas: quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Quem tem olhos para ver, veja. Quem tem mente para pensar, pense. E verão que as conclusões são cristalinas como água. Temos uma legião de demônios comandando as ações daqueles que deveriam zelar por nós. Um exorcismo se faz necessário.

Saudações Imortais

P. S.: tem jogo do Grêmio neste sábado. Gostaria de ter escrito algumas palavras mais positivas para seguirmos em frente com a boa fase. Mesmo sem elas, quem puder, vá à Arena para mostrarmos que somos muito mais fortes.

Comentários (45)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Meu parabéns meu amigo e irmão gremista Daniel Matador sempre dosando suas palavras, devido a isso sugiro ao blog encaminhar para o Arigatô e mostrar para nosso presidente.
Isto não pode continuar.

FORÇA GRÊMIO, que tenhamos uma bela partida amanhã com vitória, Deus esta reservando algo ótimo para nós.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Uma idéia( tô bebado aqui): ir na Arena levando cartazes, do tipo:
1- Não atire em mim, só quero ver o jogo BM!
2- Sou inocente, só quero ver o jogo!!
3- Não me bata BM, só quero criar meus filhos e torcer para o Grêmio...
4- Não vem com borracha que não sou lápis...
5- ............ posso me puxar com idéias mais criativas, se a ideia agradar...

Só quero ajudar, não aguento mais essa covardia!!
Parabéns pelo Post !
Afirmo que já sei em quem NÃO votar nas próximas eleições.
Espero que a nação Tricolor também saiba...

Que o Governador, o sr. secretário de Segurança e o alto comando da BM, até esse tenentezinho de meia-pataca tenham em mente que provavelmente eles destruíram com a vida desse homem que foi só olhar um jogo de futebol.
COVARDES CRETINOS.
Vão lá explicar à família do Evandro o que vocês fizeram, expliquem ao garotinho dele também.
Graças a Deus o guri não estava junto, pois certamente poderia ter levado uma bala também.

O critério da covardia é trancar rua ?
Hoje trancaram várias. E então, por que não teve bala hoje ?
2 respostas · ativo 604 semanas atrás
Por que não teve bala hj? Havia uma viagem programada na minha faculdade... Envolvia uma atividade importante... Cerca de 10 professores da ufrgs e 60 alunos participariam... não pudemos sair de POA... dinheiro público no lixo... onde estava a BM para resolver o caos estabelecido por uma minoria... ocupação das vias públicas... E daí comandante, governador...?
Daniel, ganhar títulos não vai aplacar o ranço dos amargos, mas vai faze-los voltar para suas tocas por mais algumas décadas.

Esse negócio de a direção do Grêmio não poder bater de frente com o Estado por que precisa da boa vontade deste para que as obras do entorno da Arena saiam do papel ainda vai custar a visão de muito gremista...

E meu velho, só pra encher teu saco, no trecho "...um comentário chamou minha atenção, pois vai de encontro a algo que sempre tenho pregado...", creio, pelo contexto, que o correto seria VAI AO ENCONTRO DO QUE TENHO PREGADO, right?

Por último, tenhamos muito cuidado pra não perder o foco nos títulos com estas - importantes - questões extracampo. Tá me lembrando em 2008, o Grêmio disparado na liderança, e, do nada, surgiram com o lance do Roth estar sendo investigado pela PF. Depois dali, o Grêmio foi ladeira abaixo, lembram?
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Com todo o respeito ao "bem treinada" e "ordens superiores", ainda que se ordene que um brigadiano atire com balas de borracha em grupos de pessoas no meio da rua e dentro de estabelecimentos comerciais, em momento algum, imagino, se dirá pra mirar na altura da cabeça das pessoas.

Fico com a impressão que há ódio entre os que foram "selecionados" para atuar ali. Por sinal, como seriam selecionados?
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Buenas Matador, como já falei antes, tu é o Zé Roberto deste Blog, pena que
tiveste que usar o teu talento para falar de uma corporação que já está se tornando inconfiável.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Daniel, agradeço o retorno no post anterior.
Quanto ao Centro de Eventos, também estou curioso para ver os próximos desdobramentos.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Pessoal,

não percam a reprise da entrevista com o Dr. Fábio André Koff na rádio Grenal, à meia-noite (de sexta pra sábado).
"ORDENS SUPERIORES!"
"Um exorcismo se faz necessário."

Disse tudo. Façamos.
Sobre o jogo de sábado...

To com medo de o que a brioca vai aprontar.
Vou filmar toda e qualquer atitude suspeita deles.

Mas o que eu queria mesmo é ter a oportunidade de discutir esses acontecimentos em um programa ao vivo com eles, para rebater as merdas que eles falam
Perfeito Daniel! Mais sou do interior e ainda não conheço a Arena e hoje tenho medo de ir a POA para ver um jogo do Grêmio e todos meu amigos que comento hoje tem o mesmo receio.
Mais tenho uma sugestão todo o grêmista no entorno, deslocamento, entrada na Arena no jogo gravar seus passos, gravar a PM pois tenho certeza se todos os grêmistas gravarem eles vão pensar 2 vezes antes de fazer pois teremos 1 ou 100 ou 1000 vídeos provando o que fizeram e isso vai nos trazer segurança, como o sistema brasileiro é falido onde deveríamos nos sentir seguros quando vimos uma viatura, ficamos com medo por que somos culpados até provar o contrário .
2 respostas · ativo 604 semanas atrás
Se aparecer 1000 videos provando que este mil gremistas apanharam sabe o que vai acontecer? Manchete: 1.000 gremistas marginais contidos pela brigada! parabéns brigada, cada vez mais eficiente!
As urnas serão a resposta!!! Só peço calma (sei que é difícil) à torcida, pois o que as "autoridades" querem é INTERDITAR a Arena. É visto e notório o interesse. Temos que resolver isso tirando quem controla a BM, os bombeiros e etc... e é fácil: somos a imensa maioria, e alguns de nós até podem ter identificação com o partido no poder, mas o AMOR, este é pelo GRÊMIO!!! Então, com certeza, a hora deles vai chegar, e seremos nós quem riremos por último nesta história.
E amanhã, mais 3 pontos, com garra e luta. Vamo GRÊMIO!!!
Se isso aqui for verdade dai larguei de mão, não podemos mais reclamar de apanhar de colorado.

Assessor direto de Koof é colorado.

http://www.futebolsemoff.com.br/wordpress/?p=1225...
2 respostas · ativo 604 semanas atrás
E tu vai atrás deste recalcado que teve o filho expulso do Grêmio porque o filho dopava os juniores?
Não vou atrás não, por isso coloquei aqui para alguém que tenha mais conhecimento falar alguma coisa a respeito.
Sugiro policiais femininos para os jogos do Grêmio. Tenho certeza que não haverá mais truculência.
Esse trecho bíblico sempre me remete ao excelente filme Tempestade do Século.
Aliás, no filme bastava dar ao Andre Linoge o que ele queria para ele ir embora. Era muito, eu sei, mas ele foi embora.
E a Brigada? O que ela quer? Provocar, interditar, brigar, espancar sujeitos de muleta e cegar pais de família. Sim, mas infelizmente isso não basta para eles irem embora.

Li que o Elano voltou a correr, mas ainda não está pronto para jogar. Ué, Elano correndo? Trata-se de um momento único na carreira. Está mais pronto para jogar do que no ano inteiro.
INCRÍVEL DA IVI. Rádio Grenal hoje de manha:
rosados são os segundos colocados em lotação de estádio. levando em conta que o estádio do vale
entram somente 7.000 pessoas, somente atrás do Corinthians já que 3.000 é 50% da lotação.
comentário final "bem que o Grêmio poderia colocar mais que 26.000 pra subir nessa media".
PQP ele são invencíveis!!!!!!
Mas não tem nenhum político, nenhum diretor do Grêmio, ninguém, capaz de ao menos falar alguma coisa na imprensa, ou fazer alguma denúncia? Ou fazer qualquer coisa? Precisa um blog que, me desculpem, é uma força menor, é uma voz do torcedor, se pronunciar? O Arigatô não é diretor do Grêmio? Não há nada que ele possa fazer a respeito? Me desculpem, mas o momento é de sinceridade total, e o que digo é o seguinte: Estou tão indignado e enojado com a covardia policial e diferença de tratamento com a dupla, quanto estou com a apatia, inoperância, falta de atitude e trouxisse da Instituição Grêmio.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Não tem mesmo. Aquela vereadora que apareceu por aqui um tempo atrás deu seu recado, se fez ouvir e só. Mais nada, niente, nihil...
Calaram a boca dela bem rapidinho.
Pois ai entra uma questão que deixam muitos torcedores, principalmente do interior como eu, receosos de irem à Arena.
Sempre há notícias de brigas no entorno, confusão na Geral, excesso da brigada, etc. Parece que deliberadamente, esses fatos são usados para afastar a torcida do estádio e por consequência, desmerecer a Arena. Só para dar crédito ao que escrevo, um amigo e eu estávamos pensando em ir no dia 15/09 ao jogo, são 600 km de S.Borja a POA, despesas e o que mais vier e meu amigo já não está tão afim de ir, com medo - e ai não tiro a razão dele, pois, querendo ou não, estamos intimidados por essa corja imunda que nos governa e como semoventes obedecemos. Estou tentando convencê-lo e acho que conseguirei persuadi-lo. Pensei em levar minha filha mas essa sim, vou deixar para uma próxima. Vai que estoure a pipoca e o fandango enverede para a peleia!
Sds.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
bah estavamos combinando (eu e meu Pai) de levar a minha pequena de 4 anos (gremistaça pra orgulho da família) na Arena.
eu mesmo ja fui 3 vezes, e sempre presenciei algumas truculencias, discussoes com a BM, principalmente nos bares na frente e depois na saida, mas nunca fui no domingo a tarde e achava que as coisas estavam se azeitando
vou ter que adiar mais um pouco
mesma tecla, mas so um desabafo, acredito que gremistas sérios acompanham a audiência deste blog (e de outros) e levam em consideração - neste caso urge-se resposta clara e o restabelecimento da confiança. o Grêmio esta perdendo mercado, isto é fato, por causa disto e estamos esperando a posição oficial da instituição.
Reproduzo abaixo informaçōes repassadas no Twitter pelo Vice-presidente Adalberto Preis, na noite de ontem.

@adalbertopreis: Informação importante: o incidente das balas de borracha não foi do BM/policiamento da Arena; foi grupo de policiamento do Bairro. (Segue)

"@adalbertopreis: Não diminui os danos ocorridos,mas preserva as relações em construção c/ o policiamento da Arena.Informação do @HeinNestor em contato c/a BM"

A Direção está tratando do assunto torcida/BM com toda atenção e cuidado. Este fato lamentável sob todos os aspectos também está merecendo a nossa atenção. Não tomem a ausência de nota oficial como omissão. Há razões fortes para o silêncio neste momento. A família do Evandro foi contactada. Ele não pode receber visitas neste momento, tendo em vista o seu delicado estado de saúde. Abraço.
3 respostas · ativo 603 semanas atrás
Tchê, isso não minimiza nada. A relação Grêmio X BM (não importa se o destacamento da Arena ou bairro) está estremecida.

O Nestor Hein está acompanhando a punição daqueles policiais que espancaram o Gaúcho? Eles foram afastados? Vão responder na Justiça Militar? Vão perder os cargos? Ou foram postos À disposição do policiamento do bairro Humaitá?

Se já sabem de onde partiu o tiro de bala de borracha, presumo que saibam quem foi o autor? Ele já foi afastado? Ele será preso conforme determina o Código Penal Militar:
Art. 209. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:
§ 2º Se se produz, dolosamente, enfermidade incurável, perda ou inutilização de membro, sentido ou função, incapacidade permanente para o trabalho, ou deformidade duradoura:
Pena - reclusão, de dois a oito anos.

Não sei o que é melhor nessa situação. Mas uma coisa eu sei. Dizer que não foi o policial João, mas sim o policial José não resolve nada. Simplesmente não importa.
Acho que não me fiz entender. Infelizmente, não posso ser mais explícito.
"Razões fortes para o silêncio neste momento" passariam por depender de BM/Bombeiros para obtenção do Habite-se Parcial II da Arena?
Vejo muitos comentários perguntando porque nas badernas ocorridas nas manifestações, que tantos prejuízos causam ao erário e aos comerciantes, nenhum tiro é disparado contra os "estudantes" (todos encapuzados e armados com pedações de pau, ferro e pedras) A BRIGADA NADA FAZ.

A resposta é simples, é cristalina como água Perrier, e já serve para explicar também porque o terrorista e assassino Batiste não foi extraditado à Italia e os boxeadores cubanos que tentaram desertar durante o PAN do Rio, ao contrário, foram enviados em um avião da FAB e devolvidos a ilha de Fidel....TUDO QUANDO O SENHOR TARSO ERA MINISTRO DA JUSTIÇA...

A lógica do PT é uma só: se é da "turma" (entendida como tal a esquerdalha canalha e corrupta) ou se os atos praticados atendem aos interesses da turma, pode tudo, se não é....subverte-se a lógica, a verdade e até a lei se preciso for.

Enquanto as manifestações forem comandadas pelos tentáculos do PT (PSOL, PSTU, PCO, sindicatos e outros) ou por aqueles que com eles simpatizam...NENHUM TIRO SERÁ DISPARADO....NENHUM ATO DE VANDALISMO SERÁ BARRADO (exceto se contra o prédio da amiga RBS).

Todavia, faço um DESAFIO aos ditos "estudantes" (que na verdade, os que aí estão "comandando" as manifestações, são todos ligados ao PSOL e PSTU, não se iludam): organizem uma manifestação contra os descalabros do governo Dilma..contra a política externa subserviente, que faz o país viver ajoelhado perante todos os governos esquerdistas da LATRINOamérica....e contra a corrupção desavergonhada desta turma..sem falar no péssimo governo do Sr. Tarso...

E que estes manifestantes tentem depredar todos os diretórios do PT no país (ao invés de fechar estradas) e as casas de seus dirigentes.....o dia em que isto ocorrer, presenciaremos o maior massacre de civis da história deste país. Não se iludam amigos, ELES NÃO SÃO DEMOCRATAS...ELES NÃO DEFENDEM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO...Quem viver verá!

SOU APENAS UM, MAS MEU LEMA PARA TODAS AS ELEIÇÕES É: QUER SER FELIZ........DIGA NÃO AO PT E SEUS ALIADOS!
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Ótimo! Também penso assim.
O que não dá para entender como o povo gaucho dito politizado ele um Tarso, uma Manoela? Depois quando chamam de provincianos ficam brabos. São massa de manobra da imprensa vermelha.
http://www.youtube.com/watch?v=X1VNBM8lYFE > Talvez Evandro nunca mais consiga enxergar os jogos do seu clube de coração, ou observar os feitos dos filhos que florescerão, que lástima, após alguns segundos de silêncio lhe dedico esta música, porque ouvir ele ainda pode o quanto sinto muito. Um poco de esperança Daniel, abraços meus bruxos.
Concordo em parte com o post. Agora dizer que a Brigada só faz isso contra a torcida do Grêmio é miopia, sinceramente...

Será que eram torcedores do Grêmio os indígenas e quilombolas agredidos na frente do palácio Piratini?
Eu fui alvo de bombas de gás lacrimogêneo nas manifestações... sou professor e gremista, sempre participei nas lutas sociais e o que a BM tem feito de brutalidades contra a nossa torcida não é novidade nenhuma para mim.
Belo post!!!! estava ansioso pelo texto retratando a covardia de quarta. Não costumo "navegar" no fim de semana hehehe por isso estou lendo hoje pela manhã

Me senti muito lisonjeado em ser citado por ti Daniel. Tento me manifestar sobre os assuntos mais polêmicos, e este em especial vem tirando o sono da nação tricolor já há algum tempo.

O post e alguns comentários dos amigos me fez pensar em muitas coisas envolvendo essa situação. É um assunto muito delicado, envolve diversos fatores e confesso que não gostaria de ser o presidente do Grêmio hoje. Um tricolor comentou sobre perder o foco nas competições. De fato isso pode ocorrer, o que me faz pensar que nosso mandatário é muito mais inteligente do que podemos imaginar. Ao mesmo tempo concordo com o que disse outro gremista quando indagou se precisamos de mais torcedores feridos para uma tomada de atitude. Nesse meio tempo o Arigatô trouxe a palavra da direção que traduz para a atenção total.

Não tenho dúvidas de que a integridade física dos torcedores está acima de qualquer título. Mas vejam como é complicado o trabalho do mestre Koff...levar o Grêmio ao caminho das vitórias que ele conhece muito bem e que nós tanto queremos, e enfrentar esse "inimigo" medieval fazendo um papel político totalmente alheio a atividade do clube em razão da vergonhosa inoperância do Sr. Genro sem que isso influencie dentro das quatro linhas.

Com esse quadro montado vejo como ainda mais feliz a sugestão de um amigo do blog de criar uma espécie de força-tarefa dos principais blogueiros para fazer ouvir a nação tricolor, afinal de contas o assunto que tratamos está diretamente ligado a nossos direitos fundamentais e não cabe somente ao clube (a este também) a tão necessária cobrança.

Boa sorte ao presidente e boa sorte a todos nós gremistas.

Postar um novo comentário

Comments by