26 de agosto de 2013

Daniel Matador: Magia, arte e técnica

  
                                                                 “Eu vi o anjo no mármore e esculpi até libertá-lo.” 
                                                                                                                      Michelangelo
  
Caros

Estive na apresentação de Renato na Arena e escrevi aqui no blog o sentimento que tive naquele dia. O sentimento de que a magia estava de volta ao Grêmio. E falei isso não apenas com o coração de torcedor, mas usando também meu lado racional. Já havia visto treinos comandados por ele em sua outra passagem pelo clube, onde pude constatar que seu método de trabalho não é baseado somente na distribuição de coletes e realização de rachões. Nenhum time teria conseguido fazer aquela campanha naquele ano apenas baseando-se nisso. Com o advento da Arena, o comando de Koff e o engajamento da torcida, tive convicção de que havia a conjugação de fatores necessária para o sucesso do tricolor. Não era apenas um pensamento mágico, como alguns incautos erroneamente rotularam na época. Os mesmos que hoje somem com o rabo entre as pernas ou ficam pianinhos a cada novo feito deste grupo. Será sempre assim: muitos falam sobre futebol, poucos estudam sobre ele, menos ainda o entendem em sua verdadeira essência.

Quem não matou as aulas de história no colégio sabe quem foi Michelangelo Buonarroti. Um dos maiores artistas da história, exímio pintor, escultor, arquiteto e poeta, era considerado o maior gênio de sua época. Ele possuía uma forma própria de realizar suas esculturas. Dizia o mestre: “Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo-a tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a veem.” Em suma, enquanto outros viam apenas um tosco bloco de mármore, Michelangelo já vislumbrava o que poderia ser feito com ele. Munido do maço e do cinzel, criava obras de arte desbastando a pedra bruta. Uma qualidade que poucos possuem.

A frase atribuída a Michelangelo, que encabeça este post, é emblemática e pode resumir o que Renato tem feito com os jogadores que encontrou no Grêmio. Da mesma forma como fez com o grupo de 2010, tratou de valorizar a equipe desde o início, mesmo aqueles atletas pouco valorizados. Apenas os que realmente não poderiam ser aproveitados foram descartados, podendo ser caracterizados como os pedaços de mármores que precisam ser desbastados. Os que ficaram foram esculpidos e todos os estigmas que pousavam sobre o grupo começaram a cair, um a um. Dida pegou pênalti. Barcos voltou a marcar gols. Kléber voltou a mostrar as qualidades que o caracterizaram como o Gladiador. Ramiro deixou de ser refugo do Juventude para tornar-se um jovem destaque. Até Pará, o titular com menos recursos técnicos do grupo, acabou marcando um emblemático gol de falta, determinando a quarta vitória seguida da equipe.

Isto não é apenas sorte. Não é apenas pensamento mágico. É a conjunção do trabalho feito durante a semana nos treinamentos, a forma como o grupo está sendo conduzido pelo novo comandante e a aura que começa a formar-se entre o tricolor e sua torcida. É a união de magia, arte e técnica. Renato já mostrou que mesmo alguns cabeças de bagre podem ser úteis quando bem trabalhados. Mesmo toscos blocos de pedra podem tornar-se anjos. Nem que para isso seja necessário tomarem pancadas desferidas por maço e cinzel.

Saudações Imortais

Comentários (73)

Carregando... Logando...
  • Logado como
O Alex Telexx ta joganu muita bola. A toxida gremixxta divia mi agradixe, fui eu qui lanxei o guri no Gemio. Exes mal agradecidox mi mandaram imbora sem termina o meu pojeto.
2 respostas · ativo 604 semanas atrás
O que Pitica escreveu ontem sobre o esquema do Grêmio, os "especialistas" falam hoje.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
11 respostas · ativo 604 semanas atrás
Converso por telefone com Renato após cada jogo, quando acertamos a estratégia para o próximo compromisso.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHHA, TO RINDO ATÉ AGORA..HAHAHAHAHAHHAAHHA
E TEM MAIS...

Eu, por exemplo não cobrei nada do Grêmio por ter indicado Dida e Barcos, mas tenho saboreado uma consagração por essas duas indicações técnicas e afetivas.

HAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHHAHAHAAHHAAHAHA

MEU DEUS, O CARA É UM PIADISTA.
7 respostas · ativo 604 semanas atrás
Cara parabéns pelo post. Acho que deveria ser mostrado para o Renato.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Avatar de BetoImortalTricolor

BetoImortalTricolor · 604 semanas atrás

Boa Daniel MATADOR, e ainda tive que ler alguns que diziam que teus textos davam sono, em épocas em que a geração digital não aguenta ler um parágrafo se quer, pois bem.
Parabéns amigo.
Vamos aos poucos lapidando mais e mais este time,o Renato tem nossa admiração voltou ao trabalho com uma humildade fenomenal, deixem que digam o que quiser o que importa e nossa nação com o sorriso na orelha.

Força GRÊMIO.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Contra o Santos o Gremio tem que partir para cima desde o inicio, como fazia na era Olimpico, abafar o adversario, não deixar respirar até sair o primeiro gol. Com a Arena lotada empurrando o time, acho que o peixinho nao vai resistir...tambem penso que deveria começar com Maxi ou Ze no lugar de Souza para dar mais criatividade ao time.
2 respostas · ativo 604 semanas atrás
Michelangelo era o "bad boy" da Renascença. Na época, a maioria dos pintores e escultores tinha ateliês com vários artistas e alunos, que ajudavam na produção das obras, principalmente se fossem gigantescas como a estátua de Davi. Mas ele só gostava de trabalhar sozinho, era teimoso, explosivo, e não se dava bem com outros artistas (nem com quase ninguém, na verdade). Se, no talento pra tirar leite (arte ou futebol) de pedra, ele se parecia com o Renato, na personalidade, estava mais pra outro treinador gaúcho de sangue italiano.

Quanto à volta da "magia", a saúdo também, mas com cautela. Esse grupo ainda não tem "feitos". Tem um bom potencial pra isso, mas o caminho é longo. A pressão tem que ser aliviada aos poucos senão pode voltar de uma só vez a qualquer deslize.
2 respostas · ativo 604 semanas atrás
Parabéns Daniel, o texto ficou ótimo. E como é bom ver o Imortal finalmente exorcizando o fantasma do Autuori e sua escola faceira de futebol. Grêmio sempre foi e sempre será FUTEBOL-FORÇA, na minha modesta opinião. Dentro desse conceito há inúmeras variações possíveis, que às vezes podem resultar até mesmo num futebol vistoso, mas a linha-mestra sempre foi e sempre terá de ser a do futebol-força. Deixemos a "faceirice futebolística" pro pessoal do aterro, capitaneados pelo apitador Dalessandro.
Nós seguimos assim, munidos "do maço e do cinzel,,,desbastando a pedra bruta" e sempre atentos, de pé e à ordem! :)
Parabéns mais uma vez. Dá-lhe Grêmio!
4 respostas · ativo 604 semanas atrás
Eu dixe qui o Maxelo (Moreno) não era ixo tudo qui falavam e qui tinha aix coxax coladax e ninguém aquiditô!
Eu dixe qui o Andé "Inxtagam" Xantoix ia dá muitas aleguiaix ao toxedô guemixta e ninguém aquiditô!
Eu dixe qui o Crix ia dá muitas aleguiaix ao toxedô guemixta e ninguém aquiditô!
Eu dixe qui o Parajinho ia dá muitas aleguiaix ao toxedô guemixta e ninguém aquiditô!
E agora Xeu Algoix, cadê oix agadeximentoix a mim??? To ixperandu seux ingratoix!
6 respostas · ativo 604 semanas atrás
Muito boa a analogia, e muito bom o texto, só acho que ele vem cedo demais.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Peço permissão para desopilar, rapidamente:

[modo corneta ON]

LEIO QUE TIME RESERVA DO GRÊMIO FEZ COLETIVO CONTRA O SUB-20 HOJE... ATÉ AÍ TUDO BEM.

LEIO QUE O GRÊMIO É O ÚLTIMO INVICTO DA TAÇA BH SUB-20 COM O TIME SUB-18.

ALGUÉM ME EXPLICA POR QUE MANDARAM O SUB-18 PRA COMPETIÇÃO QUE VALE TÍTULO NACIONAL SUB-20?

SE ESSE É O NÍVEL DOS MOLEQUES POR QUE NÃO TEM UM MEIA PRA SUBIR PRO PROFISSIONAL?

[modo corneta OFF]
2 respostas · ativo 604 semanas atrás
1) Barcos não está fazendo gols... está se esforçando....
2) Se vc estava lá no Olímpico estava deliz com Luxa, Salaime e outros menos votados... menos... bem menos, né Jacaré...
3) A histeriografia registra a representação parcial do grupo dominante... dos erros não cabe mesmo,só tripudiar, pois motivos teríamos de sobra... mas nem vale ao caso, porque o momento éde unir e construir... Quem insiste nisso é totalmente tolo!
Belo texto. Me irrita profundamente ver gente que não entende absolutamente NADA de futebol, seja em questão de análise tática ou de análise de atletas, dizendo que Renato não é treinador e que só é motivador. Perguntem a qualquer um que fale isso pra fundamentar essa opinião e não sai nada. Tentem isso. Sério. Cada explicação pra essa opinião é mais ridícula que a outra.

O rica Perrone fez um texto que eu acho que resume bem a atitude de corneteiros e jornalistas em relação ao Renato. Vale a leitura: http://www.ricaperrone.com.br/o-obvio/
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Perolas do final de semana:- jogo do c.ingles,...este time que subiu mudou até a camisa,pena ser vermelha,é horrivel, comentarista: apesar de vermelha é bonitinha,kkk.
- jogo do GREMIO, na hora do gol do santos, o narrador:foi o gabriel, gabiru,nao,gabigol,rachei.
-anao zangado: é muito importante este apoio da torcida,kkkk,se eu fosse macaco,teria me cagado.
Buenas Matador, grande post como sempre.
Eu vejo o time do Imortal Tricolor assim:
Seu Algoz é sanguineo como o Kleber Gladiador;
Pitica é rápida e sabe o que fazer no momento certo como o Ramiro;
O "Ah Muleque" é um jovem promissor como os Bitecos;
O Minuzzi entra sempre no segundo tempo para resolver a parada como Maxi Rodriguez;
O Hernandéz é um reserva que ainda tem muito pra mostrar tal qual Yuri Mamute;
E o Daniel Matador é o cérebro do time, com muita habilidade, sabe botar a bola no chão como o Zé Roberto;

Um abraço
Cigano Sangue Azul
5 respostas · ativo 604 semanas atrás
O melhor do Blog é que aqui o pessoal em geral é bastante positivo, apesar de uns eternos cornetas como o Wilson e o Bruno (que some nas vitórias e espera uma derrota para voltar com tudo) e dos colorados que estão sempre aqui ( Jean Imortal, 12 anos e o mais mala de todos o Sangue Colorado) é o lugar que tem menos corneteiro, não que eu ache que está bom, mas eu confio que as pessoas que estão lá no nosso amado clube, tanto na direção como quem está no campo querem acertar, pois ninguém está lá para fazer as coisas erradas, a questão é que na vida real não tem varinha mágica. Se voltarmos um mês atrás veremos que os malditos ganhavam até qdo não mereciam e nós era o contrário, agora eles estão na fase do empate heróico e isto é bom pq ai eles vão se enganado mais. Pelo menos a coisa começou a dar certo.
Esta semana o Wilson não está reclamando e isto eu vejo como muito positivo, já os outros Cornetas estão esperando quarta para voltarem com tudo, mas apesar de tudo é o melhor Blog, pois no Globo.com até parece que quem comenta lá acha que somos o Barcelona, o atual não antes de 92 que não ganhava nada.
2 respostas · ativo 604 semanas atrás
Baita texto Daniel, dá gosto ler sobre Cinema e História, minha área preferida, tuas analogias sempre são bastante pertinentes e acrescentam um pouco de Cultura a todos os Gremistas apesar de haver quem discorde, mas é impossível agradar a Gregos e Troianos.Renato pode não entender de tática como muitos catedráticos por ai, mas no sentido motivacional é interessante, pois o jogador sabe que fora do gramado está aquele que colocou o Grêmio no seleto rol dos grandes clubes do mundo.
1 resposta · ativo 604 semanas atrás
Ano passado foi muito duro. Demorei demais a jogar a minha toalha. Pra falar a verdade foi em dois momentos:
1º - Flamengo e Fluminense. 27ª Rodada. Fluminense ganhou de 1 x 0 com um golaço do Fred. O Flamengo esmagou o Fluminense o jogo todo. Teve até pênalti a seu favor. Mas a bola não entrou. Então o Grêmio foi à campo contra o Santos para tentar manter a distância do Flu. Saiu ganhando e Neymar foi expulso. Mas conseguimos ceder o empate em casa.
2º - A distância estava em 9 pontos. Já estávamos na 30ª rodada. O Grêmio saiu na frente do Botafogo e o Fluminense estava perdendo para a Ponte. Iríamos reduzir para 6 pontos a distância, faltando 8 rodadas. Recolhi a toalhinha do ringue. Mas faltando 10 minutos para acabar os jogos, o Flu virou e o Grêmio cedeu o empate.

Esse ano resolvi jogar a toalha cedo. Aqueles 2 x 0 apáticos contra o Corinthians, com direito a abracinhos e trocas de camisa foram o suficiente. Joguei a toalha. Só que o Grêmio resolveu reagir. A indolência deu lugar à insistência. E voltamos ao campeonato. Mas ainda não recolhi minha toalha. Dói menos assim.
Tenho medo de quarta. Não medo do Santos. O Grêmio é melhor e tem todas as condições de reverter. Meu medo é pegar essa toalha de novo. Com uma virada na quarta, meu lado torcedor eufórico-infantil vai socar de volta para o calabouço o contido-racional.
Vamos, Grêmio, não me faça precisar de novo do chato contido-racional!!!
enquanto isso os macacos enfrentam a escola de samba, unica maneira de limpar o coco q estao enfiados. A gangorra e a soberba nao perdoam. Mais um resultado negativo e o modelo scherek cai!!!!!!
Vergonha de ser gaúcho nessas horas! E o prefeito de POA de bico fechado, subserviente a esse "VALE-TUDO PELA COPA".
E NÃO FOI POR FALTA DE AVISO: http://cubbos-consultoria.blogspot.com.br/2010/06...
Lamentável.
Como disse certa vez Roosevelt, "foi escrito mais um capítulo da história universal da INFÂMIA".
Cansei desse país vergonhoso.
Em acadadeladez, se rezume: "Tudo isso acontecendo e nós aqui na praça, dando milhos aos pombos"!!!!
Achei que valia a pena copiar e colar: http://aovivo.ducker.com.br/2013/08/27/video-com-...
1 resposta · ativo 604 semanas atrás

Postar um novo comentário

Comments by