“Eu vi o anjo
no mármore e esculpi até libertá-lo.”
Michelangelo
Estive na apresentação de Renato na Arena e escrevi aqui no blog o sentimento que tive naquele dia. O sentimento de que a magia estava de volta ao Grêmio. E falei isso não apenas com o coração de torcedor, mas usando também meu lado racional. Já havia visto treinos comandados por ele em sua outra passagem pelo clube, onde pude constatar que seu método de trabalho não é baseado somente na distribuição de coletes e realização de rachões. Nenhum time teria conseguido fazer aquela campanha naquele ano apenas baseando-se nisso. Com o advento da Arena, o comando de Koff e o engajamento da torcida, tive convicção de que havia a conjugação de fatores necessária para o sucesso do tricolor. Não era apenas um pensamento mágico, como alguns incautos erroneamente rotularam na época. Os mesmos que hoje somem com o rabo entre as pernas ou ficam pianinhos a cada novo feito deste grupo. Será sempre assim: muitos falam sobre futebol, poucos estudam sobre ele, menos ainda o entendem em sua verdadeira essência.
Quem não matou as aulas de história no colégio sabe quem foi Michelangelo Buonarroti. Um dos maiores artistas da história, exímio pintor, escultor, arquiteto e poeta, era considerado o maior gênio de sua época. Ele possuía uma forma própria de realizar suas esculturas. Dizia o mestre: “Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo-a tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a veem.” Em suma, enquanto outros viam apenas um tosco bloco de mármore, Michelangelo já vislumbrava o que poderia ser feito com ele. Munido do maço e do cinzel, criava obras de arte desbastando a pedra bruta. Uma qualidade que poucos possuem.
A frase atribuída a Michelangelo, que encabeça este post, é emblemática e pode resumir o que Renato tem feito com os jogadores que encontrou no Grêmio. Da mesma forma como fez com o grupo de 2010, tratou de valorizar a equipe desde o início, mesmo aqueles atletas pouco valorizados. Apenas os que realmente não poderiam ser aproveitados foram descartados, podendo ser caracterizados como os pedaços de mármores que precisam ser desbastados. Os que ficaram foram esculpidos e todos os estigmas que pousavam sobre o grupo começaram a cair, um a um. Dida pegou pênalti. Barcos voltou a marcar gols. Kléber voltou a mostrar as qualidades que o caracterizaram como o Gladiador. Ramiro deixou de ser refugo do Juventude para tornar-se um jovem destaque. Até Pará, o titular com menos recursos técnicos do grupo, acabou marcando um emblemático gol de falta, determinando a quarta vitória seguida da equipe.
Isto não é apenas sorte. Não é apenas pensamento mágico. É a conjunção do trabalho feito durante a semana nos treinamentos, a forma como o grupo está sendo conduzido pelo novo comandante e a aura que começa a formar-se entre o tricolor e sua torcida. É a união de magia, arte e técnica. Renato já mostrou que mesmo alguns cabeças de bagre podem ser úteis quando bem trabalhados. Mesmo toscos blocos de pedra podem tornar-se anjos. Nem que para isso seja necessário tomarem pancadas desferidas por maço e cinzel.
Saudações Imortais
Pofexô · 604 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 604 semanas atrás
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Santana, o Paulo · 604 semanas atrás
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHHA, TO RINDO ATÉ AGORA..HAHAHAHAHAHHAAHHA
E TEM MAIS...
Eu, por exemplo não cobrei nada do Grêmio por ter indicado Dida e Barcos, mas tenho saboreado uma consagração por essas duas indicações técnicas e afetivas.
HAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHAHAHHAHAHAAHHAAHAHA
MEU DEUS, O CARA É UM PIADISTA.
Régis · 604 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 604 semanas atrás
Parabéns amigo.
Vamos aos poucos lapidando mais e mais este time,o Renato tem nossa admiração voltou ao trabalho com uma humildade fenomenal, deixem que digam o que quiser o que importa e nossa nação com o sorriso na orelha.
Força GRÊMIO.
Wilson · 604 semanas atrás
Daniel · 604 semanas atrás
Quanto à volta da "magia", a saúdo também, mas com cautela. Esse grupo ainda não tem "feitos". Tem um bom potencial pra isso, mas o caminho é longo. A pressão tem que ser aliviada aos poucos senão pode voltar de uma só vez a qualquer deslize.
Cansado · 604 semanas atrás
Nós seguimos assim, munidos "do maço e do cinzel,,,desbastando a pedra bruta" e sempre atentos, de pé e à ordem! :)
Parabéns mais uma vez. Dá-lhe Grêmio!
@ckruger74 · 604 semanas atrás
Cada um com seu talento: Michelangelo nas artes, Alisson na guitarra e Daniel com as palavras. Valeu. E continue com teus textos de mais de um parágrafo! :-)
Pofexô Luxa · 604 semanas atrás
Eu dixe qui o Andé "Inxtagam" Xantoix ia dá muitas aleguiaix ao toxedô guemixta e ninguém aquiditô!
Eu dixe qui o Crix ia dá muitas aleguiaix ao toxedô guemixta e ninguém aquiditô!
Eu dixe qui o Parajinho ia dá muitas aleguiaix ao toxedô guemixta e ninguém aquiditô!
E agora Xeu Algoix, cadê oix agadeximentoix a mim??? To ixperandu seux ingratoix!
Cassiano · 604 semanas atrás
@jonasbsilveira · 604 semanas atrás
[modo corneta ON]
LEIO QUE TIME RESERVA DO GRÊMIO FEZ COLETIVO CONTRA O SUB-20 HOJE... ATÉ AÍ TUDO BEM.
LEIO QUE O GRÊMIO É O ÚLTIMO INVICTO DA TAÇA BH SUB-20 COM O TIME SUB-18.
ALGUÉM ME EXPLICA POR QUE MANDARAM O SUB-18 PRA COMPETIÇÃO QUE VALE TÍTULO NACIONAL SUB-20?
SE ESSE É O NÍVEL DOS MOLEQUES POR QUE NÃO TEM UM MEIA PRA SUBIR PRO PROFISSIONAL?
[modo corneta OFF]
Pedro · 604 semanas atrás
2) Se vc estava lá no Olímpico estava deliz com Luxa, Salaime e outros menos votados... menos... bem menos, né Jacaré...
3) A histeriografia registra a representação parcial do grupo dominante... dos erros não cabe mesmo,só tripudiar, pois motivos teríamos de sobra... mas nem vale ao caso, porque o momento éde unir e construir... Quem insiste nisso é totalmente tolo!
Arthur · 604 semanas atrás
O rica Perrone fez um texto que eu acho que resume bem a atitude de corneteiros e jornalistas em relação ao Renato. Vale a leitura: http://www.ricaperrone.com.br/o-obvio/
heraldo · 604 semanas atrás
- jogo do GREMIO, na hora do gol do santos, o narrador:foi o gabriel, gabiru,nao,gabigol,rachei.
-anao zangado: é muito importante este apoio da torcida,kkkk,se eu fosse macaco,teria me cagado.
Cigano Sangue Azul · 604 semanas atrás
Eu vejo o time do Imortal Tricolor assim:
Seu Algoz é sanguineo como o Kleber Gladiador;
Pitica é rápida e sabe o que fazer no momento certo como o Ramiro;
O "Ah Muleque" é um jovem promissor como os Bitecos;
O Minuzzi entra sempre no segundo tempo para resolver a parada como Maxi Rodriguez;
O Hernandéz é um reserva que ainda tem muito pra mostrar tal qual Yuri Mamute;
E o Daniel Matador é o cérebro do time, com muita habilidade, sabe botar a bola no chão como o Zé Roberto;
Um abraço
Cigano Sangue Azul
Rodrigo · 604 semanas atrás
Esta semana o Wilson não está reclamando e isto eu vejo como muito positivo, já os outros Cornetas estão esperando quarta para voltarem com tudo, mas apesar de tudo é o melhor Blog, pois no Globo.com até parece que quem comenta lá acha que somos o Barcelona, o atual não antes de 92 que não ganhava nada.
Rodrigo · 604 semanas atrás
Guaru_ 98p · 604 semanas atrás
1º - Flamengo e Fluminense. 27ª Rodada. Fluminense ganhou de 1 x 0 com um golaço do Fred. O Flamengo esmagou o Fluminense o jogo todo. Teve até pênalti a seu favor. Mas a bola não entrou. Então o Grêmio foi à campo contra o Santos para tentar manter a distância do Flu. Saiu ganhando e Neymar foi expulso. Mas conseguimos ceder o empate em casa.
2º - A distância estava em 9 pontos. Já estávamos na 30ª rodada. O Grêmio saiu na frente do Botafogo e o Fluminense estava perdendo para a Ponte. Iríamos reduzir para 6 pontos a distância, faltando 8 rodadas. Recolhi a toalhinha do ringue. Mas faltando 10 minutos para acabar os jogos, o Flu virou e o Grêmio cedeu o empate.
Esse ano resolvi jogar a toalha cedo. Aqueles 2 x 0 apáticos contra o Corinthians, com direito a abracinhos e trocas de camisa foram o suficiente. Joguei a toalha. Só que o Grêmio resolveu reagir. A indolência deu lugar à insistência. E voltamos ao campeonato. Mas ainda não recolhi minha toalha. Dói menos assim.
Tenho medo de quarta. Não medo do Santos. O Grêmio é melhor e tem todas as condições de reverter. Meu medo é pegar essa toalha de novo. Com uma virada na quarta, meu lado torcedor eufórico-infantil vai socar de volta para o calabouço o contido-racional.
Vamos, Grêmio, não me faça precisar de novo do chato contido-racional!!!
edson · 604 semanas atrás
Cansado · 604 semanas atrás
E NÃO FOI POR FALTA DE AVISO: http://cubbos-consultoria.blogspot.com.br/2010/06...
Lamentável.
Como disse certa vez Roosevelt, "foi escrito mais um capítulo da história universal da INFÂMIA".
Cansei desse país vergonhoso.
Pedro · 604 semanas atrás
Pedro · 604 semanas atrás