13 de agosto de 2013

Daniel Matador: Quando éramos reis

Caros
 O final de semana passado serviu para ratificar o fato de que alguns anseios da torcida, por vezes, são mais do que justificados quando atendidos. Mesmo atuando em um improvável 3-6-1, com 3 zagueiros e 3 volantes iniciando a partida, o Grêmio conseguiu uma ótima vitória, marcando 3 gols sobre o ajeitado time do Bahia, treinado pelo ex-atleta tricolor Cristóvão. Este mesmo treinador já havia feito um bom trabalho no Vasco, ao substituir Ricardo Gomes (que havia licenciado-se por conta de seus problemas de saúde) e agora mostra que possui qualidades. A vitória sobre o pessoal da beira do lago em Caxias, com algumas testemunhas assistindo, já havia mostrado que a equipe do Bahia, se não almeja nada muito maior na competição, provavelmente não terá o destino de outros anos, quando brigava para não ser rebaixada.
Pois o tricolor venceu com três gols antológicos. Sim, antológicos, pois foram gols marcados com todas as características que sempre foram inerentes ao Grêmio e formaram sua história. Riveros não teve receio em jogar-se de cabeça na bola, mesmo sob a ameaça da chuteira adversária, e anotar o primeiro gol. Em épocas de jogadores que “tiram o pé” nas divididas, poucos são os que fariam o que ele fez. O garoto Maxi Rodriguez, pedido constante da torcida, entrou e arriscou o chute em sua primeira jogada, após cortar 2 adversários. Foi premiado com um desvio na zaga e outro na trave, antes da bola morrer no fundo da rede. E para fechar o Dia dos Pais com chave de ouro, Matheus Biteco fez excelente jogada e grande assistência para seu irmão Guilherme anotar o terceiro. Vitória feita para dar moral e confiança para seguir em frente. E Arigatô mostrou que é pé-quente, pois estava na delegação que viajou à Bahia.
Enquanto goleávamos lá, outro jogo, com equipes menos tradicionais, desenrolava-se no Estádio do Vale, de propriedade do Novo Hamburgo. Ou, como a imprensa isenta alcunhou, “Arena do Vale” ou mesmo “Camp Nóia”. Eu morro e não vejo tudo. Pois o ingresso, mesmo para quem era sócio, custava 50 mangos (pra quem não fosse, era 100 dinheiros), com direito a sentar no concreto ou em moderníssimas arquibancadas móveis de madeira. Para não passar fome, o pessoal cobrava 5 paus por um cachorro-quente mequetrefe e o estacionamento, com direito a atolamento no barro (sério!), custava 20 contos. E tem gente que reclama de pagar 40 pilas para assistir jogos no conforto da Arena do Grêmio, o mais moderno estádio das Américas.
Falando na Arena, há poucos dias um jornaleiro da província teve a infeliz iniciativa de tentar comparar o incomparável. Ao traçar um infeliz comparativo entre mais de meio século de vida do Estádio Olímpico Monumental e a recém-nascida Arena do Grêmio, apenas deu mais uma mostra da baixa qualidade de seu trabalho e dos rasteiros propósitos da ivi (sempre em minúsculas). Pois a resposta a este elemento veio de forma superior. O Presidente Koff desancou com muita propriedade mais uma esdrúxula tentativa de atacar a instituição. E mandou mais um isento barato para a lona com um nocaute fulminante. Lembrou-me o lendário Muhammad Ali, com sua técnica muito superior, detonando George Foreman e recuperando o cinturão dos pesos-pesados, que havia lhe sido tirado por ele haver se recusado a servir o exército dos EUA na Guerra do Vietnã. Esta história pode ser vista no grande documentário Quando Éramos Reis, que mostra o combate entre dois dos maiores pugilistas que já existiram. A luta ocorreu no Zaire, conhecido atualmente como República Democrática do Congo. Ok, sei que alguns não curtem muito esta região do planeta e possuem alguns traumas, mas não é o caso da torcida tricolor.
Mesmo não jogando uma partida excepcional, o time reagiu e marcou 3 gols, algo que não víamos há algum tempo. O Presidente pôs a nocaute mais um membro da ivi, a exemplo do que Rui Costa já havia feito há algumas semanas atrás. E o Grêmio fez promoção de ingressos para o jogo de amanhã, contra o Cruzeiro, quando joga no estádio cuja alma ainda está em processo de transferência. A torcida tem de fazer a sua parte e lotar a Arena neste confronto. Tudo encaminha-se para que possamos voltar a ter dias como os de outrora, quando vencíamos e dominávamos o território em que pisávamos. Quando éramos reis.

Comentários (63)

Carregando... Logando...
  • Logado como
temos de transformar a Arena num alçapão! que todos tremam quando pisarem ali! pra cima deles, GRÊMIO !!!!!
Onde vejo a resposta do velho para o ivi.
5 respostas · ativo 606 semanas atrás
Esta semana tem sido divertida, não estou vendo/lendo muitos torcedores corneteiros por aqui. hehehe!
Então, acho que é uma boa hora para eu fazer um comentário, analítico, critico, mas construtivo, de um setor do nosso time que está devendo.

Gostei do texto e vou destacar a parte de um dos gols ("..entrou e arriscou o chute em sua primeira jogada, após cortar 2 adversários." )
para fazer um pedido: que o Renato não escale a dupla de ataque Barcos e Kleber, pois eles juntos já provaram que não são eficientes.

Porque eu nunca vejo isso dos nossos atacantes: cortar um zagueiro e tentar o chute?
Plagiando o nosso bloggeiro, a dupla Kleber e Barcos tem sido "moedora de jogadas de ataque".
Os dois, quando na área, jogam colados num ou mais zagueiros, não conseguem girar e chutar, o máximo que conseguem é cavar algumas faltas. Pelo amor de deus, Renato, um atacante que joga de costas para a zaga, colado nos zagueiros, já é suficiente. Barcos e Kleber juntos não dá certo, a menos que baixe o espírito de Arce nos nossos dois alas, e baixe o espirito de Jardel na dupla Barcos e Kleber. Isso já é pedir demais para esses jogadores, ou não?

Estou torcendo muito para que comecemos com o mesmo esquema numérico do jogo contra o Bahia, 1-3-6-1 (há no elenco várias opções para isso), com os meio-campistas se juntando rapidamente ao atacante quando o time ROUBA A BOLA, e com a linha de três "volantes" marcando mais próximo ao ataque, como foi o segundo tempo do jogo lá na Bahia. Assim, a segunda bola dos balões do Dida pode sobrar para um dos nossos, coisa rara ultimamente.

E mais, com um estádio estalando de novo porque os gremistas não estão lotando a Arena? Se o problema é o preço do ingresso, vale sempre a Direção junto com a Arena PoA fazerem essas promoções. Não podemos deixar a nossa casa virar um campo neutro.
Tens razão, a alma está em processo de transferência, adaptando-se a nova casa, mas já está lá, a Arena do Grêmio não está às moscas como a casa itinerante de alguns outros.

Uma vitória hoje é muito importante para a equipe ganhar confiança.

Apesar das muitas dúvidas, eu acredito!
Que o lance heroico do Riveros (aquele que deveria ter ido à Criciúma, por ser capitão da seleção paraguaia e pelas referências do Arce, lembram?) sirva de modelo para uma nova fase, de coragem, e que o Renato coloque no banco os improdutivos e escale os que estão mostrando qualidades, vontade, criando oportunidades e/ou fazendo gols.

Todos à ARENA do GRÊMIO!
Eu não vou escalar o time, isso é com o Renato, mas seja 352 ou 442, Matheus Biteco tem que jogar. Tem força e muita qualidade.
O ideal, para o momento seria a manutenção dos 3 zagueiros. Se os laterais , jogarem efetivamente como alas, o Grêmio poderia jogar com 1 volante (Ramiro ou M. Biteco) e 2 meias (Maxi e Elano) e os 2 atacantes (gostaria de ver Kleber ou Barcos, com um dos guris). Mas acho que o Renato irá com o meio de Adriano , Ramiro e Elano. Com esse meio, mantendo os 3 zagueiros, fica imprescindível a participação de ataque dos alas.
1 resposta · ativo 606 semanas atrás
Daniel, és professor de português, correto? No post anterior da Pitica sobre o Riveros numa série de réplicas e tréplicas tem um último comentário meu onde fiz uma massaroca com "estejamos" e "esteja". Se acaso leres lá poderias me fazer o obséquio de dizer qual das duas formas é a correta naquele contexto? Abraço!
6 respostas · ativo 606 semanas atrás
Boa promoção, acho que vamos ter umas 35000 na arena, se jogarem biteco e maxi é vitória certa, se empilhar volantes fica complicado, mas vamos acreditar como sempre, e torcer muito pra que esse seja um ano diferente, quanto a ivi, não sei pois não leio, sei das noticias do grêmio por este veiculo, e por outros blogs, a ivi, pra mim não ecxiste é charlatanismo, se é que vcs me entendem!!!!
Campanha Riveros Capitão Já!!!!
7 respostas · ativo 606 semanas atrás
Vou assistir o jogo de hoje com curiosidade. Que grêmio estrará em campo? O do GRE-nada? O do segundo tempo contra o Bahia? A massaroca que jogou contra o Coritiba?

Não sei. Na realidade ninguém sabe. Torço apenas para que o time que entrar esteja focado nos três pontos, que erre menos passes e que finalmente tenhamos, ao final da partida, um time titular e um esquema para usar em TODO RESTO DO CAMPEONATO.

O time do cruzeiro não é bobo...mas também está longe de ser um timaço (segundo a imprensa baba ovo) como os nômades congoleses (que estão muito bem no campeonato, ao contrário de nós, ainda que a tabela não mostre isto) mas merece respeito e atenção.

Aliás, é impossível não rir dos i$ento$....a desculpa agora é que eles jogaram menos em casa (devem ter perdido para o Bahia e empatado com o patético na lua) sabem como é: sempre existe um argumento para respaldar o EXCELENTE trabalho do anão zangado e para defender o QUEEEEEEE GRUUUUUPO.

Espero que amanhã o Botafogo passe a régua neles...com a sorte e a ajuda do apito que costumeiramente tem...quanto mais longe do G4 melhor!!!!
1 resposta · ativo 606 semanas atrás
Tem uma coisa no futebol de hoje, que em muitas vezes, é mais importante do que tática e escalações: A tal bola parada. Pelo que observo no noticiário do Grêmio, principalmente antes dos jogos, vejo que se fala que "o grupo fez o tradicional rachão ". Acho que em todos os treinos, deveria ser reservada grande parte desse treino para a bola parada. Temos que trabalhar muito a bola parada. Faltas diretas, faltas laterais, escanteios e até penalidades. Não estou dizendo que o Renato não trabalha isso, mas percebo que fazemos poucos gols dessa maneira e desperdiçamos muitas oportunidades. Defensivamente estamos melhor nessa questão, apesar de termos levado uma na trave no último jogo.
1 resposta · ativo 606 semanas atrás
Ganhamos uma dai ja começam a se preocupar com imprensa com morangos e com certeza vão me chamar de corneta,isso é a maior besteira ficar comparando estas coisas gente,o gremio tem que fazer a sua parte que não tem brigada ,não tem imprensa não tem stjd que possa interferir se o time tiver exito nos jogos ,tem que ganhar e somar pontos começando hoje ,ai amanha com certeza"pra quem se preocupa tanto com a ivi" seremos candidatos ao titulo ,mas em caso de derrota ai sim sera um prato cheio pra eles falarem em rebaixamento e bla bla bla.
3 respostas · ativo 606 semanas atrás
Começou o ufanismo!
4 respostas · ativo 606 semanas atrás
Assisti ao "Babamos nas Bolas" hoje. Depois da ANTAlógica declaração de alguns meses atrás, de Baldasso e Meneghetti, de que "Dalessandro é melhor que Cristiano Ronaldo", hoje vieram com mais dessas pérolas: "Dalessandro e Alex são melhores que Seedorf".
Incrível! Clarence Seedorf, cidadão do mundo, titular da seleção da Holanda entre 1994-2008, titular no grande Ajax de 92-95, titular do Real Madrid ganhador de 2 Ligas dos Campeões entre 96-2000 e titular por DEZ ANOS do Milan (2002-2012), JOGA MENOS QUE ALEX E DALESSANDRO!!!??? Menos mal que desa vez o Ribeiro Neto se salvou e não concordou com esse absurdo.
Morrerei e não verei tudo. Lamentável a nossa imprensa esportiva ter pessoas desse tipo no ar.
8 respostas · ativo 606 semanas atrás
rasgaram a seda do Barcos "Ai meu herói' e agora ta ai..uma pereba...esperemos mais antes de aclamar o Riveros...
2 respostas · ativo 606 semanas atrás
Agora vai engrenar. Kleber e Rodolfo vao fazer gol....
Tirem os tapa-olhos da gaveta hoje. Barcos acaba de voltar a ser o PIRATA.
Providenciais as lesões de Adriano e Elano. Tem mais gente que precisa se lesionar...
praga do Cansado,tenho que escutar a r..adio b..osta do s..ul,kkkkkkkkk
Diogo Oliver inovou: crime tentado - tentativa de penalti... Piada...
Pior que esse árbitro, somente o Helber!

Postar um novo comentário

Comments by