Pois bem, parece que Renato Portaluppi encontrou o caminho das pedras. Optou por três zagueiros e conseguiu deixar a defesa muito forte e consistente. Depois da entrada do ótimo Rhodolfo, nossa defesa mostra uma estatura que ainda não tinha conseguido. Segurança, essa é a palavra certa para definir a contribuição do novo zagueiro do Grêmio. Todos cresceram com sua presença firme. Gosto muito da sua postura. Talvez aí esteja nascendo um líder.
Já são quatro vitórias consecutivas no Brasileiro, onde o Tricolor marcou dez gols (média de 2,5 por partida) e sofreu três (média de 0,75 por partida).
Essa história de esquema é muito relativo. Sabemos que o papel aceita tudo.Tem gente que acha que definição de números é uma coisa definitiva e se apega a isso com muita rigidez. O que importa é a tarefa que o jogador desempenha em campo.
Senão vejamos:
- O chamado esquema 3-5-2 montado por Renato, no papel usa três zagueiros e três volantes (nominalmente). Acontece que na prática, esses três "volantes" são volantes nem tão "volantes". Ou seja, eles não ficam presos na marcação, não são brucutus, tem qualidade, ótimo passe, sabem jogar e abastecem os atacantes. Eles marcam muito bem e atacam muito bem. Essa é a diferença. Se fossem três quebradores de bola (estilo Adriano), aí daria para dizer que Renato está maluco em ter três volantes na equipe. Não é o caso.
- Na minha opinião, o Grêmio joga no esquema 10-0/0-10. O meu esquema preferido.Nem sei se isso existe, mas inventei. Explico: sem a bola todos defendem como cães pitbull, são energicamente combativos e não dão refresco para o adversário. Inclusive Kléber e Barcos. TODOS são zagueiros.Quanta diferença da equipe do não-saudoso Pofexô!!!
Já com a bola, todos se arvoram a procurarem o gol, a vitória. Incessantemente!!!! Neste Grêmio de hoje, que venceu quatro seguidas no Campeonato Brasileiro, não existe bola perdida, os jogadores são incansáveis e muito aplicados na sua tarefa.
- Com três zagueiros, Pará e Alex Telles crescem na parada. Estão soltos e felizes como borboletas em tarde de primavera. Correm muito pela lateral e cruzam seguidamente para os atacantes. Estes agradecem...
- Os passes errados diminuíram sensivelmente nas duas últimas partidas. Sem passes errados, a bola anda e as jogadas têm uma boa continuidade.
- Então, não existe mistério. O fato é que Renato encontrou as peças certas para seu esquema. Apesar de que eu colocaria um meia mais agudo na minha equipe. Poderia ser Zé, Máxi ou Guilherme Biteco. Poderia ser no lugar de Souza que parece não estar nas suas melhores condições física e jogando com dores.
- E por fim, futebol é muito simples. Não precisa inventar e fazer "Pojétos" mirabolantes. Aliás, quanto mais simples, maior a possibilidade de ser vencedor.
![]() |
Homenagem a Parazinho, "operário padrão" |
Então, na minha opinião, o essencial é manter a humildade e os pés no chão. Todos os grandes títulos do Grêmio foram conseguidos com muita dedicação de jogadores "operários". Chamo de operários aqueles que no lugar da vaidade dão preferência para aplicação, sacrífício e muita luta. Essa é a essência de nossa história. Isso não quer dizer que não possam ser bons de bola. No Grêmio, ser bom de bola não basta. Tem que ter muita raça. Tem que ter sofrimento e dor. Não tem jeito, isso está no nosso código genético.
E quem quiser ser vencedor no Imortal, obrigatoriamente tem que saber isso!
Anderson · 604 semanas atrás
Wendell
Saimon
Gabriel
Matheus Biteco
Moisés
Guilherme Biteco
Paulinho
Maxi Rodríguez
Lucas Coelho
Yuri Mamute
Esse era o banco de Grêmio ontem, sem medalhões e chinelinhos encostados. Só de ver isso já me dá uma alegria, jogadores da base e jovens promissores.
Uma baita mudança na maneira de fazer futebol, pode até nem dar em título no curto prazo mas tem tudo pra dar certo se for continuada.
Só isso já considero uma vitória.
Cigano Sangue Azul · 604 semanas atrás
Pedro · 604 semanas atrás
Roberto - Sócio · 604 semanas atrás
Se é verdade que em todas as suas conquistas o grêmio sempre teve equipes aguerridas, igualmente verdade é que SEMPRE tivemos algum jogador diferenciado, aquele cara que numa jogada liquida uma partida...o que não vejo hoje. Aliás, não vejo faz tempo.
Apenas para refrescar a memória lembro RENATO, TITA e DE LEON na conquista da Libertadores 83 time que para o mundial ganhou apenas MÁRIO SÉRGIO (craque) e PC CAJU....ADILSON, ARCE, DINHO, PAULO NUNES E JARDEL...na segunda conquista....Ah...e MARCELINHO PARAÍBA e ZINHO na Copa do Brasil de 2001....poderia elencar mais uma lista de grandes jogadores que formavam essas e outras equipes vencedoras...mas paro por aqui.
Porque não vencemos a LA 97 e o Brasileiro 2008? Exatamente porque tínhamos apenas times aguerridos, pegadores, com bons jogadores até....mas sem craques. Não tínhamos aquele jogador que com uma jogada desequilibra a partida.
Vejo em Rodolfo, Alex Telles, Bargos, Kleber e Vargas jogadores que podem ser esse diferencial...que podem continuar crescendo junto com o time e decidirem jogos contra times melhores postados que o GRÊMIO (que na minha opinião enfrentamos dois até o momento...CORINTHIANS e CRUZEIRO....quem sabe quatro, se considerarmos o Bostafogo e Patético Mineiro).
Claro que time nenhum ganha confiança, padrão e entrosamento...perdendo sistematicamente (exceto os aterrados, que quanto mais empatam/perdem e se afastam do G4...mais favoritos ao caneco se tornam) por isto saúdo efusivamente os bons resultados.
Na minha humilde opinião, que pode frustrar um pouco o ufanismo provocado pelas 04 (quatro) vitórias seguidas, ainda precisamos melhor bastante para sonharmos com o título...mas o G4, a continuarmos assim, é uma possibilidade que antes eu não acreditava.
Vamos adiante: que venha o SANTOS e depois a MACACA...e que possamos, com duas boas vitórias, seguir na copa do Brasil e adquirir gordura que nos garanta o G4 sem susto e, quem sabe, algo a mais neste DILMÃO....
Daniel · 604 semanas atrás
Quanto ao Vargas, vai ter mais trabalho. O Kléber está muito bem, marcando, criando e finalizando as jogadas. E o Barcos vem crescendo, apesar de ainda precisar melhorar a pontaria. Mas é bom saber que temos boas opções.
BetoImortalTricolor · 604 semanas atrás
Humildade sempre para enfim encerrarmos este maledeto jejum.
Força, raça, bom futebol com sangue nos olhos, todos os jogos como finais até o encerrar do ano.
Força GRÊMIO.
rama · 604 semanas atrás
Sangue Colorado · 604 semanas atrás
@thigremio · 604 semanas atrás
Wilson · 604 semanas atrás
Sócio BsB · 604 semanas atrás
Wilson · 604 semanas atrás
Sid Rock/Resende-RJ · 604 semanas atrás
e quinta na ivi,
" Grêmio vence Santos e conta com publico abaixo do esperado com 35 mil pessoas."
- dps dizem q gremista é noiado!
agora é focar na quarta...rumo a próxima fase,da-lhe GRÊMIOOOOOO!!!!
Wilson · 604 semanas atrás
Sócio BsB · 604 semanas atrás
Tenho cada vez mais orgulho da nossa torcida! Ontem a torcida do Grêmio (não organizada) deu exemplo!
PiticaGremio 113p · 604 semanas atrás
Mr. X · 604 semanas atrás
Conseguiram 3 pontos em partidas, nos minutos finais, que estavam sendo derrotados (Atlético-PR, Botafogo e Goiás).
Pior cego é o que não vê.
rama · 604 semanas atrás
giltiger 77p · 604 semanas atrás
O Pará é um lateral muito ruim que por acaso cobrou a bola na barreira como sempre faz e pela segunda vez na carreira e em mais de 450 jogos de campeonato brasileiro fez seu SEGUNDO gol.
O Grêmio jogou contra o Flamengo EXATAMENTE O MESMO que o jogou com o Santos na quarta feira.
Jogou uma partida primorosa na DEFESA e pífia no ATAQUE.
A DIFERENÇA foi a mudança de lado da SORTE, o Santos teve sorte em UM LANCE onde Bressan num lance que VIU Gabriel entrando atrás dele e ficou indeciso entre interceptar o cruzamento ou deixar passar a bola e bloquear o chute do Gabriel, não fez nem uma nem outra, falhou e o Santos marcou. Contra o Flamengo o Para cobra falta na barreira e Marcelo Moreno e André Santos abriram e o Grêmio marcou e foi só.
Algoz e Pitica exaltar o Pará e este jogo pífio é um ERRO, se o Grêmio quiser a classificação na quarta-feira não basta jogar bem na DEFESA o ataque TEM DE MELHORAR E MUITO.
Os pontos são ótimos o terceiro lugar no momento no brasileiro é beleza e o melhor é que o Grêmio ainda não está BEM NO ATAQUE, o que significa que o TIME ainda pode melhorar MUITO.
Nestes campeonatos equilibrados por BAIXO não vejo nenhum time com o POTENCIAL DE EVOLUÇÃO do Grêmio, mas ainda não chegamos LÁ...
E o jogo de quarta vai ser encardido e não tem nada de fácil....
Está mais que na hora do Renato cogitar em tirar um dos três volantes para melhorar o ataque, mesmo que seja só no segundo tempo se na quarta os três volantes não fizerem placar no primeiro tempo.
Daniel Tricolor · 604 semanas atrás
Diogo · 604 semanas atrás
Pra quem já teve Arce, Mario Fernades, Eurico, Nélinho, é brabo comemorar um Pará.
Ricardo-Gremista · 604 semanas atrás
Marcão 1903 · 604 semanas atrás
Agora lembro também de um post bem recente, daqui do blog, sobre os pais da criança vermelha e não posso deixar de opinar sobre isso.
É o segundo jogo chuvoso deles naquele campinho do glorioso Nóia. E os bombeiruchos ainda não enxergaram nada de errado lá...
Mas o pior cego, como diz o ditado...
Mas essas pixotadas com pitadas de desdém e arrogância marcial podem custar caro.
E se cai um raio naquela casinha de ferro dos sacis ? Teremos sacis fritos na chapa ? O nome do estádio muda para "Camp nóia grelhatus ?
Fala sério, mais sorte que juízo ... rsrs.
Ricardo · 604 semanas atrás
Daniel · 604 semanas atrás
- "Grêmio joga mal, conta a sorte e de forma inacreditável está na parte de cima da tabela."
- "Inter busca empate heróíco e mostra estupendo poder de reação."
giltiger 77p · 604 semanas atrás
UUUIIIII !!!! Passaram recibo feio nessa...
Eu achava que já tinha visto tudo...
Esta ivi é imbatível com sua agenda insenta...
bugre da frontera · 604 semanas atrás
Daniel Tricolor · 604 semanas atrás
Como bem colocado, tudo continuará bem, desde que o Adriano não entre nesse meio-campo.
PiticaGremio 113p · 604 semanas atrás
Felipe · 604 semanas atrás
Então tá trouxa. O inter vem dando show de bola e o Grêmio é que tá jogando bolinha de décimo lugar.
Ricardo-Gremista · 604 semanas atrás
E digo mais: a hora que os macacos pararem de ter o rabo de empatar nos descontos, vai ser uma derrota atrás da outra......
Gustavo · 604 semanas atrás
"O Grêmio segue firme na disputa da 29ª edição da Taça BH. Na tarde deste domingo, o Tricolor que está na competição com sua equipe sub-18 derrotou o Santos pelo placar de 2 a 0. Os gols foram anotados por Tontini e Iago."
Hm ... interessante.
PiticaGremio 113p · 604 semanas atrás
Bonito é levar três em todas as partidas...
hahahahahahahahahahahahahahahahaha...
Cansado · 604 semanas atrás
O RS está virando uma piada. De muito mau gosto.
Cansado · 604 semanas atrás
"Realista diz:23 de agosto de 2013: Tadeu Monteiro: se tu fosse gremista DE VERDADE, não estaria alimentando os i$entos e a “ivi” com informações sobre o Grêmio. E se tu for gremista mesmo, te aconselho a vestir a camiseta vermelha e mudar de time, porque api tu estará do mesmo lado desse pessoal da RBSaci.
Seja homem e não um covarde que alimenta os inimigos do time para quem tu dizes torcer."
Aqui: http://wp.clicrbs.com.br/wianeycarlet/2013/08/22/...
Ruy · 604 semanas atrás
O certo é que enquanto eles choram, o GRÊMIO passa o rodo e vai deixando a turma do aterro pra trás. O invejoso anão fala-fina já acusou o golpe.
Sds. Gremistas.
Pedro · 604 semanas atrás
VAMOS DEIXAR PASSAR EM BRANCO O AVANÇO NAS CALÇADAS DA VIAS PÚBLICAS DO BEIRA-LIXO????MENHUMA MANIFESTAÇÃO CONTRÁRIA OU CONTRA-PONTO OFICIAL POR PARTE DI CONCELHO ADMINISTRATIVO E/OU DA DIREÇÃO... ISSO PARA REGISTRAT NOSSA INCONFORMIDADE PARA A POSTERIDADE?????? ISSO É FAZER POLÍTICA E NÃO POLTICAGEM!!!!!
Jeferson · 604 semanas atrás
Quando o adversário está com a bola, é o clássico 4-4-2 (Pará, Rodolpho, Werley, Bressan - Souza, Riveros, Ramiro, André Telles - Kléber e Barcos).
Quando o Grêmio tem a bola, ficam os três zagueiros (um com liberdade pra arriscar arrancadas). O Pará fica um pouco mais, mas avança até o meio. O Telles fica livre pra ir à linha de fundo. Ramiro fica livre pra avançar, junto com Riveros e Souza, mas esses dois de maneira mais recuada.
Na prática, com a bola no pé, é um 3-3-4, com os três zagueiro, uma linha com Pará, Souza e Riveros, e outra linha, com grande mobilidade, formada por Telles, Ramiro, Kléber e Barcos.