10 de agosto de 2013

Dois fatores para o fracasso

Em Janeiro e Fevereiro, sob aplausos e euforia da torcida desceram em Porto Alegre jogadores consagrados e promissores. Barcos, Vargas, Chris, Dida, William José e Welliton foram os mais vistosos. Agora em Agosto, Chris, W. José e Welliton já forma embora. Dida e Vargas são olhados com desconfiança e Barcos está em pleno processo de execração pública. Quais seriam as causas deste fracasso?
Pois vou dar a minha opinião.

Razões Técnicas

Quem lê este blog sabe que desde a época da euforia eu tenho escrito que falta um meia avançado. Nem Elano e muito menos Zé Roberto podem exercer esta função. Elano até poderia se tivesse preparo físico. Não tem. E não terá nunca mais. Zé Roberto seria um extraordinário segundo volante. É um armador comum e previsível.
Luxemburgo, por razões que só ele sabe, pensou mal a montagem do time. O Grêmio tem feito gols, quando os faz, em jogadas individuais ou em bolas paradas. Maxi Rodrigues veio para preencher esta lacuna. Mas, parece, não está ainda maduro o suficiente para entrar e jogar com naturalidade.
Mas seria só esta a causa do fracasso? Afinal, muito time já ganhou títulos com sérias deficiências.
Pois eu afirmo que não é só isto.
A inapetência do Pofexô para o trabalho e sua antes insuspeitada insegurança contribuíram também, mas a meu ver os maiores motivos não são os técnicos.
Explico.

Alma vencedora

Muitos anos atrás, eu ainda era um aluno de engenharia e o Grêmio perdia uma longa série de ruralitos. Foi montado um time forte que também não conseguiu o título. Daquele time eu lembro o comentário do Ruy Osterman em jogo que o Grêmio perdeu. "Quanto mais o time se desmanchava em campo mais Ortiz corria e lutava." Ortiz era um ponta argentino baixinho que veio, jogou e foi embora triturado por ser baixinho. Acabou titular da Argentina campeão mundial de 1978.
Depois o Grêmio montou o time de 1977. Oberdan, Tadeu Ricci, Ladinho e outros, antes de serem jogadores eram lideranças. Patrolaram quem apareceu pela frente sem piedade.
No time de 1981 dá para buscar De León, Baideck e China que mandavam no jogo.
Em 1995 pode-se escolher mais à vontade ainda: Danrley, Adilson, Dinho, Rivarola, Roger e Goiano.
O que todos estes tinham em comum? Liderança. Gana de ganhar. Irresignação com a derrota.
E tinham tão fortes estes atributos que contagiavam o resto do time, especialmente os craques, que são geralmente mais indolentes.
Agora vocês olhem para o gramado da Arena. Repassem na cabeça os dois últimos jogos. No GRE-nada, um anão de fala fina apitou o jogo todo sem levar um mísero safanão. O juiz fez o que fez sob o olhar complacente e quase aborrecido do time todo. Contra o Coritiba, onde estava o jogador para pegar a bola embaixo do braço após aquele gol fortuito e dizer para todos que havia tempo de sobra até para golear? Quem foi que diante do quinto passe errado em sequência falou para todos se acalmarem senão tudo seria mais difícil?
Ninguém!
Este é o primeiro e principal problema do Grêmio: faltam líderes. Faltam homens com espírito vencedor. Daqueles que, como Ortiz, sejam capazes de crescer na adversidade. Que sejam valentes o suficiente para, assim como fazia Dinho, chegar junto e pesado no zagueiro que havia atropelado o Paulo Nunes, mostrando que ninguém tiraria onda dos seus parceiros livremente.
Esta é uma característica do Grêmio vencedor que foi abandonada. Nos anos vitoriosos primeiro se olhava a alma e a personalidade do jogador pretendido. Se estas fossem de vencedores, aí a parte técnica era analisada. Nunca se contratou alguém por ser craque. Muito menos por ser bonzinho ou para formar grupo. Se contratava gente que após perder um jogo ficava 3 dias sem dormir de raiva.
Desconfio que muitos que estão aí até tiram cochilo nos intervalos dos jogos.
O único que mostra certa liderança e irresignação é Barcos. Mas este é centro-avante. Está lá mais para apanhar do que para por ordem na casa.

Moedor de carne

Mas então é só isto? Claro que não.
É só ler os 5 primeiros comentários do blog após cada post e fica evidente o papel do torcedor na derrocada do time.
E atenção apressadinho, não estou falando em apoio incondicional. Em ausência de crítica.
Estou falando de terremoto, de terra arrasada, de falta de inteligência.
A cada derrota ninguém presta. A cada derrota o time todo deve ser trocado. A cada derrota o craque de ontem transforma-se no pereba de hoje.
Então não se pode ou não se deve criticar? Claro que não é isto. Viu você que passa voando pelo texto para chegar logo nos comentários e então derramar tua dor legítima e tua tese, geralmente furada.
Antes de mais nada, acreditem ou não, jogador é um ser humano. E se for um ser humano comum, como descrevi acima, tem muito mais defeitos e sensibilidade do que os poucos com DNA vencedor e imune ao meio em que vivem.
E, sim, jogador lê jornais, vê televisão, procura os blogs. Quanto mais não seja para tentar alimentar o ego com elogios a seu respeito.
Se, ao contrário, só encontrar desaforos, críticas desproporcionais e ameaças, a chance de sucumbir é quase total.
Há muito tempo a torcida gremista tem sido um moedor de atletas pelo seu comportamento irracional e desmedidamente agressivo. Até quando? Eu não sei. Apenas sei que este comportamento é auto-destrutivo.
Quarta-feira o William José fez um belo gol no Corinthians. Um gol que, estivesse ele ainda no Grêmio, certamente erraria. Pois é.
Aproveitem bem o fim de semana.

Comentários (166)

Carregando... Logando...
  • Logado como
É o mesmo sentimento que tenho....Temos um goleiro soneca, uma dupla de zaga soneca(que faz um joguinho mais ou menos e já falam em Europa), um lateral direito ruim, um meio de campo inexistente e chio de frescura e um ataque isolado........................ah, e uma torcida perdida....
3 respostas · ativo 606 semanas atrás
Exemplo de jogadores que foram massacrados aqui e deram certo em outros lugares temos aos montes...Alessandro e Fábio Santos eram os laterais titulares do Corinthians campeão da américa e do mundo, o q dizer disso?? Jogador da base então, a torcida do Grêmio é uma fábrica de fritar a piazada... Arilson era vaiado, Eduardo Costa, andersn Polga... e todos depois foram campeões e chegaram a seleção. Ah, sem esquecer do Fernando. É obvio que eu também tenho minhas preferências, acho que alguns guris não vão vingar, mas o ponto onde quero chegar é que temos que dar tempo.
Concordo 99%. Só discordo quando dizes que Maxi não está maduro. Entra sempre chamando a responsabilidade, aparecendo pro jogo, pedindo a bola e tentando jogadas verticais em direção ao gol. Erra às vezes, como todo jogador, mas acerta outras tantas e o time cria 10 vezes mais quando ele está em campo. Naquele lixo de jogo conta o Coritiba, ele recebeu um caroço, dominou contra a marcação, girou em direção ao gol a achou o Kleber livre na área, que largou com tranqüilidade no pé do Lucas Coelho no melhor lance do Grêmio no jogo. E assim é sempre que entra. Ta mais que na hora de fixá-lo no time titular e dar seqüência. A função de Maia atacante, que abastece os avantes, é essencial para qualquer time que almeja alguma coisa. E no Grêmio só temos para essa função Maxi, Deretti DM, e talvez, Vargas. Passou da hora do Maxi entrar no time e jogar os 90 minutos.

seu Algoz - Eu não disse que Maxi não está maduro. Eu disse PARECE. é o que saiu lá de dentro.
9 respostas · ativo 606 semanas atrás
Algoz
Da mesma maneira que você escreve hoje, ouvi do Dr. Koff, ainda no período eleitoral, a necessidade de avaliar a personalidade do jogador na hora de contratar. Então, por que não não conseguiu colocar em prática esta idéia?
6 respostas · ativo 607 semanas atrás
Simplesmente muito bom!
Além do Anderson Paixão tem um jogador na Chapecoense, SC, que é líder do Brasileiro série “B”, chamado Bruno Rangel, que já fez 13 gols no campeonato. É 1 ou 2 por jogo… OLHEM O CARA… Além disso, o treinador deles Gilmar Dal Pozzo, tá fazendo milagre com um time pequeno…
O salário do Kleber e do Barcos paga toda a folha deles!
6 respostas · ativo 606 semanas atrás
Concordo em quase tudo. Menos na parte que a torcida é culpada. As críticas e o comportamento da torcida atualmente são CONSEQUÊNCIA e não a causa do problema. Ninguém aguenta mais tanta falta de preparo e planejamento. Sobre o resto do post, concordo em gênero, número e grau. Falta um 10 clássico. Me atrevo a dizer, que falta o Dalessandro pro nosso time. Podem xingar, falar mal dele, mas ele torna o time do SCI (que é muito regular) no mínimo bom. Raça e garra nunca é demais para um time, porém o que mais falta aos nossos jogadores é malandragem (Kleber inclusive comentou isso em uma recente entrevista). Como já disse em outros comentários, enquanto Grêmio não contratar um 10, esqueçam titítulos. Abraço
1 resposta · ativo 607 semanas atrás
Elano é a cara do Grêmio…

Um passado glorioso, com títulos, porém hoje cansado, sem fôlego e sem tesão!

A diferença do Elano pro Grêmio??

Hoje o Elano tem dinheiro e o Grêmio tá sem um tostão… Essa é a diferença

No resto são iguais..
1 resposta · ativo 607 semanas atrás
E querem saber de um segredo… é FÁCIL montar um time bom.
Vejamos:

1) O Grêmio contratou Marcelo Moreno por R$ 14,5 milhões. O inter comprou o D’Alessandro por R$ 15 milhões !
2) O Grêmio tem 33 jogadores no time profissional. Poderia ter 22(dois times: reserva e titular) por uma folha salarial igual a de hoje. Isso significaria aumentar o teto salarial contratando jogadores de nível que exigem maior salário.
3) O Grêmio contratou 5 jogadores do Juventude(Série D) enquanto poderia trazer 1 de alto nível.
4) Sim! Existem jogadores bons e baratos pessoal…
5) Kleber e Moreno custavam juntos cerca de R$1 milhão(500 cada) por mês. Por esse valor daria para bancar o salário do David Silva ou do Benzema, respectivamente 20º e 21º atletas mais bem pagos do MUNDO !
6) Muitos atletas brasileiros de alto nível gostariam de voltar ao Brasil. Quantos foram cogitados pelo tricolor? Nenhum!
4 respostas · ativo 606 semanas atrás
Ortiz = Guinazu.
2 respostas · ativo 607 semanas atrás
Esse grupo de jogadores já recebeu total apoio da torcida (Libertadores), depois apoio mesclado com críticas e agora mais críticas que apoio. Nada funcionou. Alguns continuam se escondendo, outros dando risada e confraternizando após fracassos, uns morrendo e outros se peidando em campo. A torcida está perdida e nem sabe mais o que fazer (eu me incluo nessa) e com esse grupo de jogadores não ganharemos nada mas também não seremos rebaixados (é só uma opinião, não sou a mãe Dinah). Portanto o negócio é esperar terminar o ano e aí então começar do zero e até lá cada torcedor que escolha sua forma de esperar; eu adotei a indiferença até para combinar mais com a mentalidade desses jogadores.
4 respostas · ativo 607 semanas atrás
falei a pouco no post anterior exatamente nessa linha. concordo e creio que a maioria mais esclarecida da torcida pense assim. A questao e porque quem esta no comando nao bota o pinto na mesa e toma providencias? nao vejo açao de ninguem, o Rui por ex esta me decepcionando, esperava muito mais dele
Eu só tenho uma coisa a falr sobre isso, fora este time de dorminhocos e acomodados, que apesar de tudo sabem que tem um belo carro e uma mansão para ir apos os jogos e não estão nem ai pro que ocorrer, a torcida do gremio não pode pregar que tem que apoiar apesar de tudo. Aí ficam os babacas la gritando o jogo todo para nem se quer ver um time com vontade. Chega de querer passar a mão sobre tudo isso. São 12 anos sem titulo.
1 resposta · ativo 606 semanas atrás
muito bom o texto esse sentimento é de quem sabe que o grêmio é um grêmio guerreiro pegador não esse grêmio que ta ai, ultimamente estão montando time só pra pagar salario de jogador que não ta compromissado com o grêmio jogador quando quer ser campeão eles são porque jogar bola eles sabem é só querer.eu sou do tempo que pra assistir o jogo do grêmio eu vinha de santa maria de trem.
Pozolha, eu nem comentei depois do último jogo, porque diria muitas besteiras. Deixei para depois de me acalmar um pouco.

Vejo atletas consagrados naufragarem no Grêmio. Aos montes. Cadê o furo da bala? Eu não sei. Mas sei que nos últimos n jogos Pará continua sendo um péssimo apoiador. O Kleber continua dando bundadas e arranjando confusão. O Barcos continua jogando de volante, etc.

Com certeza tem aí culpa do treinador. Renato que me desculpe, mas é uma anta se não mandou os caras se emendarem, e é um fraco se mandou e não os substitui por desobediência.

O que sei é que Bressan vira de lado, quase de costas, para não receber uma boladinha sem força de um cruzamento, enquanto eu e a maioria da torcida apararíamos uma bomba do Branco com o nariz, para defender nosso gol.

O futebol, há muitos anos, é integrado por incompetentes que não valem o que ganham, e apitado com base em interesses escusos. É tudo uma M.

E olha que estou calmo :-)
É cada chute, cada comentário, cada post, parece que vcs estão tentando descobrir a roda. Até q vc começou bem, mas sua tentativa de colocar a culpa na torcida é no mínimo absurda. Vamos lá. Quando foi que o Barcos foi craque? Quando foi o William José jogou bola?

A verdade é que esses caras são bons, mas não resolvem, lembra de André do Santos? Neymar e Ganso e ele só empurrando, é craque? Lembra de Borges? Jonas? E falar de Cris então? Praticamente expulso do Grêmio.

O problema do Grêmio é em ordem: 1 - Político (sim, a cada mudança de diretoria, se muda tudo, a base é a mais prejudicada, há qto tempo não revelamos um Neymar? um Renato? um Ronaldinho? Todos nossos presidentes e ex são donos da verdade). 2 - Treinador (sim, há muito tempo, desde Mano, não temos um treinador identificado com o espirito imortal, de muita marcação, pegada, raça. Renato tá mais pra carioca q gaúcho, e Roth é Roth né). e 3 - Seca. (essa coisa de muito tempo sem titulo acaba levando a essa pressão. É necessário se fazer algo urgente para isso).
3 respostas · ativo 606 semanas atrás
Calma gente.
A Direção sabe que falta contratar um líder com alma vencedora. Ela certamente está agindo de alguma forma.
Eu acredito que ainda teremos um Xerifão para disputarmos a Libertadores do ano que vem.
Eu acredito que ainda existe um nome no cofre.
Também continuo acreditando no Papai Noel.
1 resposta · ativo 607 semanas atrás
Concordo com o POST. Aliás, sempre coloco nos meus comentários que ao grêmio falta ALMA e GANA. Mas falta também organização.

Tem muito time pior com resultados melhores simplesmente porque insistem em uma escalação, um esquema e os repetem a exaustão.

O grêmio é uma massaroca. Há quanto tempo sabemos que Zé não é armador? Que Elano também está fora de posição e que Pará não é lateral para o Grêmio? E o carteiraço do DIDA do Ghroe?

E as categorias de base? Continuaremos exportando jogadores que sequer se firmaram no profissional?

Aliás, qual o melhor esquema tático para o grêmio jogar?

O nosso grande problema, além da falta de gana, é que enquanto o ano está em Agosto...o Grêmio ainda está na pré-temporada!
Todos que aqui postaram tem razão nos diagnósticos e maioria das observações. Não vou repetir os argumentos, pois me valho de vários de vcs aqui. Só queria acrescentar a grande preocupação que tenho com o fato de, entra ano e sai ano, a justificativa (ou ressalva ao gremio) é que o grêmio é um time em formação; que teve uma base do ano anterior mas que sempre faltam grandes jogadores para complementar ou "cereja do bolo". Ora, O Gremio gasta o mesmo ou mais que a maioria dos grandes do Brasil; tem receita com quadro social e pay per view que quase nenhum tem; tem feito apostas que qualquer um faria com altos salários... e ano que vem, dependendo do sucesso (ou insucesso) deste ano, será um time em formação de novo? Puxa. O que acontece com os gestores do Grêmio nesta década? Misto de incompetência com um enorme punhado de azar? Tenho medo desse quadro. O Koff teria voltado pra muda-lo. Tenho fé, mas ela fica a cada temporada mais abalada. Ah... nao apoio vaias (muito menos durante os jogos), mas essa torcida tá calejada já... as entendo...
Acho que a questão das críticas e das vaias é muito superficial pra explicar os problemas do Grêmio. Uma coisa é certa: torcedor só se considera parte do clube quando ganha. Aí ele é o 12º jogador, ele empurrou o time pra vitória, transformou o estádio num "caldeirão". Quando as coisas dão errado, ninguém admite que se questione o comportamento da torcida. Mas isso é só a ponta do iceberg. O que ninguém parece lembrar é que ainda somos um clube, não uma empresa. A diretoria nasce do quadro social e o quadro social nasce da torcida. Se o modo de pensar da diretoria não é minimamente parecido com o do torcedor, tem algo errado no meio desse processo. Não faz sentido um grupo de pessoas que SUPOSTAMENTE compartilha dos mesmos interesses e TEORICAMENTE tem o poder de escolher seus representantes estar sempre mal representado.
Me desculpa a indelicadeza amigo, mas que textinho mucufa! Todo gremista está farto dessa lorota de "liderança", "raça", "brios". O que falta é montar um time de qualidade, jogar bola e dar sequência, deixar os caras jogarem.

A torcida do Grêmio é/está muito chata!
1 resposta · ativo 607 semanas atrás
O despreparo físico do Gremio é pornográfico
1 resposta · ativo 606 semanas atrás
Concordo com a maior parte do que você disse, discordo na seguinte parte que o torcedor tem culpa!!!
Como o torcedor tem culpa se paga mensalidade vai ao estádio e apóia o time!! A culpa é dos jogadores e da direção e também da imprensa!! Vivemos uma época onde duas vitorias seguidas todos são craques e vamos ser campeões uma derrota e ninguém vale mais nada!! Mais pés no chão, mais futebol, menos dinheiro e badalação... Na outra passagem do Renato aqui, trouxemos dois ou três desconhecidos e fizemos uma boa campanha!
Quem mandou cariocar o Grêmio. Os jogadores de personalidade são afastados para dar lugar aos que não reclamam ou são expulsos más que não resolvem. Gerson que comandou seleções vitoriosas não serviu pela "altura" que é a mesma do Chicão que ganhou tudo no Corinthians e agora está no Flamengo. M. Biteco que joga muito e tem temperamento já esta escanteado. Assim vão matando quem tem personalidade e liderança.
A torcida prefere zagueiro ou volante que chegue no adversário más os treinadores e diretores querem monges que concordem na integra com suas crenças.
Ai os entendidos colocam lateral e volante como articuladores e querem que a bola chegue na área adversária redondinha. O Guilherme Biteco que despontava como bom meia articulador e bom de passe só não jogou de zagueiro e goleiro.
Será que ninguém observou a posição do Mamute na seleção onde foi destaque? Ninguém viu que o M. Biteco teve a mesma reação contra adversários que literalmente o agrediam na seleção?
Matheus Biteco na seleção teve liberdade para avançar e mostrou que sabe jogar com boa finalização e dribles curtos sempre em direção ao gol. No Grêmio parece que atacar e tentar vencer é proibido.
As categorias de base foram renovadas em 90% ou mais com jogadores de fora do estado que certamente levarão tempo na adaptação e padrão de jogo. A filosofia é formar sem preocupação de ganhar. Vão formar o que? Perdedores...
Amanhã ou depois devem desembarcar alguns salvadores da pátria escolhidos por um programa de dados e indicados pelo atual treinador.
Formamos um novo grupo a cada derrocada por falta de conhecimento e de quem não conhece do riscado.
A verdade é que nome não ganha jogo e sim altos salários.

.
Pará é ruim, Pará não sabe cruzar, Pará é uma naba é o que mais se lê por aí. Querem colocar o Moisés no lugar dele, sem nem conhecer o moleque.
Para mim, Pará é o jogador mais indócil do time, o que fica menos de sorrisinho e o que consegue ter uma leitura emocional do jogo mais adequada. Ele é bi-campeão paulista, campeão de Libertadores e Copa do Brasil, em um time faceiro como foi o Santos em 2010-11. Justamente por sua qualidade defensiva. Se tecnicamente ele dá pro gasto, emocionalmente ele é o mais titular desse time.
2 respostas · ativo 606 semanas atrás
Eu descordo... a torcida do Grêmio está cansada de apoiar e nada receber em retorno... não esquecam q estes jogadores por grande parte recebem salários milionários, no meu ponto de vista eles deveriam estar dando 110% sempre é uma questão de custo benefício se a mesma situação se repetisse em qualquer empresa de qualquer ramo a qualquer um de nós reles mortais, já estariamos no olho da rua, então não me venham com esse argumento que jogadores profissionais e milionários merecem nosso apoio... ainda mais jogando do jeito que estão. Estes mercenários não merecem a compaixão desta grandiosa torcida... querem incentivar estes mercenários a jogar então eu digo que só recebe quem realmente está jogando a altura de seu salário !!!
1 resposta · ativo 607 semanas atrás
Barcos mostra irregnação e liderança???? Deve ser brincadeira e de mal gosto.... É ruim e omisso. Nenhum gremista de verdade pode defender essa nulidade que até os 28 anos ninguém tinha ouvido falar.... Irregnação mostra Kleber, o jogador que mais falta recebe no brasileiro. Se o Gremio só faz gol de bola parada, pelo menos o Kleber serve para isso. Já o pirata está mais para Jack Sparrow..
1 resposta · ativo 606 semanas atrás
Realmente falta liderança, uma presença que chame para si a responsabilidade e tenha hombridade para ser exemplo até para os rodados. Mas.... existem pessoas que te recebem em sua casa com todo o carinho, te serve uma janta, te oferece toda a hospitalidade de sua casa com extremo carinho, te leva até o carro e te abana quando estas indo embora, mas...... é só entrar em um carro ou entrar em uma fila torna-se um animal irracional, irradiando raiva, torna-se uma aberração cognitiva.... e quando entram um estadio onde PAGA para ter seu espaço reservado só sabem reclamar, querem que o time compense a vida estressante, que o time conquiste e lhe de conquistas que não tem em sua vida, ele não é torcedor ele é consumidor, ele é o pequeno burgues, que tem medo de ser igual ao povão e sabe que nunca sera rico, torna-se individualista pois enxerga-se sozinho, ninguém o ajuda, o governo o achaca o pobre lhe rouba. Esses tipos as sociais do olímpico estavam cheias e agora na arena estão espalhados por todo o estadio. Estão correndo os bons e exaltando os como eles individualistas, basta ver o quanto de fãs do Kleber existem, um jogador individualista que diferentemente do discurso lindo mas falso que faz para a ivi ta cagando para o coletivo se ele não tiver beneficio.
1 resposta · ativo 607 semanas atrás
Discordo frontalmente do ponto principal do texto: alma vencedora. E vou além, acredito que enquanto boa parte da torcida do Grêmio continuar com esse discurso, não veremos sucesso pela frente. Garra, perfil, alma.

Futebol é qualidade, técnica, tática, organização, regularidade. Liderança, perfil, alma são componentes de diferencial, de momentos de decisão. É importante, mas não com essa ênfase.

Quem é o líder do Cruzeiro de POA? Do Huachipato? Do Coritiba? Lincoln? Deivid? Do Galo? Victor, G Silva, Réver? Galo com zero estrangeiros em campo ganhou uma Libertadores. Líder do Corinthians era o Chicão? Ou será que não foi pela maneira de jogar com muita marcação e qualidade na saída de bola do "experiente" Paulinho?

Concordo que falhamos, e muito, em não contratar meias-atacantes. Meias que chegam para concluir a gol.

Dr. Koff colocou um advogado de gerente de futebol. O cara que deveria conhecer tudo do meio. Um Rodrigo Caetano. O cargo político de futebol foi entregue a um renomado dirigente. Chitolina... Por causa dessas escolhas que teve que terceirizar o comando para Luxemburgo. Foi uma escolha dele.

Enfim, o grande Fábio Koff, acumula erros nessa temporada. (e nem falei da preparação física)
Se cercou muito mal. Levou meu voto, mas não deixarei de cobrar.
2 respostas · ativo 607 semanas atrás
Agora a culpa é da torcida... Tá bom! Podemos mudar a cidade, o time, etc que as torcidas agem de forma muito parecida. Há pouco tempo os jogadores do Palmeiras apanharam em um aeroporto, muros das laranjeiras e morumbi foram pichados, torcedores do Santos bateram boca com os torcedores após os oito a zero, Valdívia e Fred, na balada, sofrem com a constante vigilância dos torcedores... São apenas alguns exemplos de como torcedor é tudo igual, só muda o objeto da paixão, o time!
Goataria de saber o real papel da direção nesse processo? Por que chancelaram todas as indicações do profexô? Por que contrataram Cris, W.José e outros jogadores sem as características ideais para o time? Por que se defizeram de peças importantes e de jogadores da base que não se encaixavam naquilo que o Luxa considerava ideal? Por que mantiveram no elenco jogadores que não têm nenhuma identificação com o
clube?
A atual direção, por ação ou omissão, tem, de fato, grande parcela de culpa nisso tudo!

Mas, acredito que chegou a hora de parar de tentar identificar os culpados (OAS, contratos, imprensa e torcida) pelos muitos anos de fracasso e trabalhar pesado paramsairmos de situação de merda! Quero que o time supere tudo isso o mais rápido possível!
Não quero culpados, quero soluções!
Barcos, média pior que Viçosa, Tuta e Marcel: http://gremioheroico.blogspot.com.br/2013/08/o-qu...
Se tu entrou no blog e tá lendo isso, argentino, pega tua CTPS e passa no RH ou então é bola na rede! E não me venha com mimimi o meio-campo não cria. Nestes últimos anos não tivemos nenhum baita meia e até o Tuta-tutando e o Rômulo-Tropeço embucharam mais do que tu.
8 respostas · ativo 606 semanas atrás
Nosso Grêmio se perdeu aí por 2009 quando da vinda do p.autuori, acariocou-se de tal forma que esse cancro está grudado nos jogadores, este estilo molóide, preguiçoso, indolente, tanto faz se perde ou ganha.

O Grêmio vinha aos trancos e barrancos a partir de 2005 tentando adquirir o velho estilo guerreiro com jogadores combativos, velocidade, marcação já no campo do adversário, alguns jogadores com habilidade vindos da base ( Carlos Eduardo, Andershow, Lucas, Douglas Costa são alguns que eu me lembro) e isso se perdeu em algum momento a partir deste infeliz acariocamento(acadelamento) que tomou conta do nosso time.

Acho que é difícil mudar esse comportamento dos nossos jogadores, eles são molóides e conformados com a derrota, mas também não dá pra livrar o treinador e a preparação física, estamos muito mal de comando técnico, Renato não é treinador, não treina, só rachão, time não tem jogadas, é ridículo ver o Grêmio jogar, os caras não conseguem fazer uma única triangulação, times da várzea jogam melhor.

Só que estamos falando de jogadores milionários, que deveriam estar se envergonhando ante tamanha incompetência, e o que vemos?

Jogadores dando risadinha na saída de campo, aplaudindo ironicamente quem ainda tem paciência pra ir lá dar seu dinheiro pra esse bando de vagabundos que estão pouco se f****** pra torcida que é a razão de existir um clube de futebol que tem uma história maravilhosa como a do nosso Grêmio.

Aplausos pra nossa torcida, que ainda vai a campo dar apoio a um time que não merece alento nenhum, realmente somos trouxas.

Saudades de Dinho, Danrlei, Adilson, De Leon, China, Baidek, Oberdan, Ancheta e tantos outros que botavam o coração na ponta da botina, estes entre tantos outros que fardaram a tricolor com dignidade, raça e destemor e que tive chance de ver jogarem, meus aplausos e admiração.

Mudança de atitude URGENTE, URGENTÍSSIMA, PRA ONTEM, e um treinador que TREINE, Roger pra treinador, não será pior que o Renato. Renato é ídolo maior da nossa torcida, mas não sabe treinar.

Sds. gremistas.
Realmente falta um DINHO, um DE LEON, um IURA, mas falta ALMA, GANA, TESÃO, este time esta todo errado, começando por uma diretoria inoperante, um pseudo técnico , e um possivel time de futebol, uma das maiores folhas de pagamentos da história do tricolor, e um dos piores times em termos de comportamento em campo! É de doer saber disso, ver isso e não saber como acabar com isso!
O problema está no Grêmio. Victor, Alecssandro, Rever, Gilberto Silva, Fabio Santos, essa defesa é campeã da Libertadores e do Mundo, foram escurrasados do Grêmio por que não tinham qualidade para jogar aqui, somos ou não somos geniais?
E olha, nem citei Rafael Marques e Cássio, esqueci de mais alguém?
O cara é sai do Grêmio porque é chama derrota, mas vai pra clube e empilha taça, engraçado né? No minimo trágico...

Eu com 17 anos, já vi o Inter ganhar duas Libertadores, vi o Corinthians ganhando títulos internacionais, vi até o Atlético Mineiro ganhando alguma coisa! Mas só vi fracasso no Grêmio, um gauchinho ali, outro lá, olha tem que ser muito gremista e amar essas cores, porque muitos da minha idade já largaram. Alô vocês que já dirigiram, ou dirigem o Grêmio! Vocês estão perdendo uma geração e torcedores, muitos conhecidos meus já viraram a casaca? Estão satisfeitos? Nem vaga comemoramos mais, se livrar do rebaixamento é Goethe!

EU NÃO QUERO ESTAR COM 25, 30 ANOS E VIRAR UM AMARGO IGUAL OS COLORADOS DO ANOS 90, POR FAVOR!
4 respostas · ativo 606 semanas atrás
Buenas seu Algoz, o Abelardo Madalena (sim, esse era o nome do Lateral esquerdo do Grêmio mais conhecido como Ladinho), jogando hoje seria "endeusado".
O China era ruim de doer, com MUITA deficiência técnica, errava 90% dos passes, hoje seria fritado pela torcida em dois jogos dele, mas era ajudado pelos companheiros qualificados.
Ahhh se tivessemos um Tadeu Ricci hoje no time, acertaria o nosso meio campo.
Cara, o time do Grêmio está conceitualmente mal formado, creio que o Koff e o Rui Costa já perceberam isso mas não tem como mudar agora, vai ter que ser como está e pronto.
Para 2014, e eu já estou com a cabeça lá, eles vão corrigir o erro, porque NINGUÉM fica com Luxemburgo durante um ano e se livra do seu legado rapidamente.
Todos treinadores vitoriosos obedecem a um mantra: REPETIÇÃO e SORTE. Estamos em falta das duas coisas. Se não temos um articulador, devemos jogar no 3-5-2, colocar o Zé de armador sem a necessidade de marcar ( afinal, ele não erra passes ) e proibir o Barcos de buscar bola na intermediária. O Grenal caiu no colo do Renato, mas contra o Coritiba ele Luxemburgou e colocou 3 volantes quebradores de bola. Poxa, bota o Souza ( se tiver curado ) e o Mateus Biteco, mais o Zé adiantado, o Werley que tem velocidade como stopper, cobrindo os dois laterais, segura um pouquinho o Pará ( que é bom marcador ), solta o Alex Telles e quando o Vargas voltar, deve ser titular para termos um atacante veloz. Deixa o Kléber e o Elano pros segundos tempos encardidos. Vamos ganhar de pouco, empatar, mas será difícil perdermos. Repetição. Repetição. A sorte um dia volta, nem os deuses são eternamente cruéis...
1 resposta · ativo 606 semanas atrás
Acho que já passou da hora de contratar um treinador desconhecido.
Um cara que não se "ache". Que seja trabalhador, ouça a diretoria e tenha respaldo dessa pra colocar quem joga bem.
Um cara tipo o Cuca, simples, sincero, trabalhador, natural.

A oportunidade passou. O Renato chegou e a torcida fez festa pra ele.
Pronto! Está se achando a última bolacha do pacote.
E a filha, e a praia, e o Santo, etc. Isso tudo não ajuda em nada.
Na minha opinião.
A soberba é uma das piores facetas de uma personalidade.

Em meio a um campeonato ultra competitivo, não dá pra ficar fazendo testes.
Antigamente, perder pro Coritiba era um acidente. Uma escapada de contra-ataque.
Hoje, meu time é dominado pelo Coritiba em casa e tem gente que acha isso "normal". É do futebol, etc.
NÃO! O Grêmio tem que reconquistar o respeito perdido. RÁPIDO.

Antigamente, os times eram feitos pelos jogadores que davam melhor resultado em campo.
Não por fama, como acontece, agora, no tricolor.
O Grêmio está se alinhando com uma filosofia de futebol que não me serve.
A filosofia publicitária: Imagem é tudo.

Essa história de ficar "poupando" emocionalmente jogadores é um absurdo.
O cara jogou mal 5 partidas. TROCA!
Ah, mas é o "fulano", campeão do mundo, etc.
Essa filosofia vai danificar o clube, que foi, sempre, feito de guerreiros, acima de tudo.

Não sei o que Koff anda pensando. Mas, pelo que dizem (eu também estava lá em 1983 e 1995), ele sabe das coisas.
Está me parecendo que, talvez, ele tenha esquecido...

Só ACHO INADMISSÍVEL que, com esse elenco, tenham alguns torcedores falando em rebaixamento.
Se isso chegar a ocorrer ou ficar próximo de ocorrer, PODE CARIMBAR NA TESTA DO CLUBE COMO UM TODO: INCOMPETENTES.

Ah, e time do meio pra baixo na tabela vai começar a ter baixa arrecadação.
Sem falar que, ano que vem, só sobrarão as migalhas.
E, então, voltaremos ao time operário. O que, talvez, seja o melhor mesmo.

Que as coisas se ajeitem logo, apesar de todos indicativos em contrário.
É o que eu espero ansiosamente.

Sds. tricolores.
6 respostas · ativo 606 semanas atrás
Longe de mim querer queimar um garoto como o Bressan, mas alguém tem que avisá-lo que zagueiro que corre para interceptar o adversário e faz aquela FRESCURA RIDÍCULA de correr com as mãozinhas pra trás é o tipo de zagueiro que o Grêmio NÃO PRECISA hoje nem nunca precisou na sua história. Se não me engano, quem inventou essa MERDA foi o tal de Gottardo nos anos 90, com o beneplácito do palhaço do Arnaldo Cézar Coelho, que o cumprimentou no ar, ao final de um jogo em que ele começou a fazer isso. Ridículo.
Quem já viu Oberdan, Baidek, Ancheta, De Leon, Paulão (o dos anos 90) e cia. não merece ser afrontado com aquela visão patética dele correndo de mãozinhas pra trás em direção ao jogador do Coritiba...que acabou conseguindo cruzar e fazer o gol.
3 respostas · ativo 606 semanas atrás
No time de 1976, acho que é a este ano a que te referes, seu Algoz, havia um goleiro argentino extraordinário, chamado Cejas, que jogou pelo Santos e pela seleção deles.
Na sua passagem pelo Grêmio, passado dos trinta anos, além das boas atuações, deixou um grande ensinamento, ao dizer uma frase que norteou futuras contrações do Grêmio, que nos levaram a conquistas de grandes títulos e a quebrar a hegemonia regional no ano seguinte. Foi +- assim: "jogadores ganham partidas, HOMENS ganham títulos".

A gente olha o time do Grêmio, hoje, e não há um único líder em campo. Tampouco quem fique indignado com a derrota. Jogadores de uma passividade enorme, ao menos jogando pelo Grêmio.

No plantel, pelas suas atitudes em campo, vejo dois jogadores com este perfil: o Simon e o Matheus Biteco.
Há contratações recentes que talvez venham a mostrar, também: Riveros e Rodolpho, talvez Gabriel.

Para mudar este estado de indiferença que aí está, estes jogadores tem que passar a receber mais oportunidades.
Concordo com seu Algoz, faltam homens de verdade, com brio nesse time de moçoilas...
TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE
Essa história de colocar que a montagem do time é do Luxemburgo, que a culpa do fracasso é do técnico,. que as contratações era indicação do técnico, etc, é pura transferência de responsabilidade. Onde fica o Koff e a direção nisso tudo. Como coitadinhos e vítimas do vilão Profexô?
Isso é simplismo. É meia verdade. E meia verdade é pior que mentira, pois induz ao erro.
A direção do Grêmio é a culpada pelas contratações, inclusive as dos técnicos, Luxemburgo e Renato.
Os jogadores, que vieram a preço de fortuna e já deixaram o Grêmio por pura ruindade foram contratados por quem mesmo? Pelo Luxa? Quem avaliou? Quem deveria entrar no vestiário? Quem deu as chaves do clube e do cofre ao técnico?
SOBRE A LIDERANÇA
Concordo que falta liderança. Mas as piores são fora de campo. Pelo próprio post vemos que não temos direção. Somos roubados e ninguém protesta. Ora, se o PRESIDENTE não reclama das arbitragens vão querer que os jogadores reclamem? A troco de que? Antigamente os jogadores tinham um Cacalo como vice-Presidente de futebol que dava respaldo e colocava a boca no trobone. E hoje?
É consenso aqui e fora do blolg que a omissão da direção é marca dessa gestão,
SOBRE TORCEDORES
Para variar, na cortina de fumaça aqui do Blog, para livrar o Koff das críticas, é mais fácil, depois de colocar a culpa no Luxa, sobra para a torcida. Sim, para o pobre torcedor, que apanha da Brigada e ninguém o defende, que é humilhado na imprensa e ninguém levanta a voz, que vai a Arenam aos preços absurdos. O pior, vê seu time ser roubado no campo, nos Tribunais da vida e ninguém da direção denuncia. Sim, este torcedor, que se associa, paga as mensalidades, vai ao estádio, compra todos os produtos e no fim é acusado de não ter não tem paciência e, pior, a cada derrota, destilar "tese geralmente furada" de sua frustração.
O Grêmio está em crise sim, mas não passa pelos torcedores, seu único e maior patrimônio, que, em última análise, foram iludidos!
Antes que eu me esqueça... Vou ver o Wiliam José, aquele pereba... Mas vou aproveitar ver, também, para ver o Marcelo Moreno e o Leandro (patrimônios do Grêmio), que mandados embora, por erro de avaliação e administração, estão empilhando gol em outros clubes... e a culpa não são dos torcedores, não é mesmo?
3 respostas · ativo 606 semanas atrás
Pois é, mas cobrar mais paciência da torcida apenas agora, após a posse do Koff, não vale. Quando Odono e Kroeff estavam lá, eram ripa no lombo do time todo dia. Tá bom, vou ter paciência com o Elano quando ele sair de campo ironizando o torcedor, ou quando o Dida for dar tapinha nas costas do adversário que acabou de nos derrotar com uma falha deles; afinal, a culpa é nossa, daqueles que querem voltar a ver o Gremio um clube grande. O presidente do Galo, o tal de Kalil, costuma chamar a torcida do Atlético-MG de "torcida mais chata do mundo", mas talvez agora devesse chama-los de "torcida mais feliz do mundo", já que as cobranças deram resultado!
Que houve contratações equivocadas e caras não resta dúvida.

Mas esta direção ainda tem mais uma ano e cinco meses e, com ou sem Renato, deverá ter um time diferente em 2014. Koff acertou no passado e errou neste ano, mas errar é humano ...
Então o Koff não era tudo isso que diziam...

O Luxemburgo mandava e desmandava no Grêmio, comprou os seus bruxos por altos valores, a agora foi embora... E dando risada da nossa cara com uma multa rescisória milionária.
Direção competente é aquela que compra jogadores com suas convicções, banca jogadores, esse é o papel do presidente e dos diretores, não é o técnico que se decide se o Lugano vem, ou se o Cris vem...
Independente de treinadores, preparadores, estará lá os jogadores que confiam e tem respaldo.
O Renato tem que se virar com um grupo que o Luxa montou? És muele? Tá tudo errado!
Quem sabe ano que vem a direção siga essa linha e traga taças como prometeu nas eleições...

ALÔ SEU ALGOZ, ARIGATÔ! ALÔ KOFF! CADÊ AS TAÇAS QUE O SR. PROMETEU???!!! A GENTE É NÃO PALHAÇO!
CADÊ O PROFISSIONALISMO? AS CONTRATAÇÕES PONTUAIS? JOGADOR COM PERFIL DO CLUBE, BLÁ, BLÁ, BLÁ...
CADÊ O JOGADOR DO COFRE? CADÊ A CEREJA DO BOLO? ATÉ AGORA NÃO SEI QUEM É...
TUDO HISTORINHA PRA GANHAR VOTO, O MEU VOTO, ALIÁS!
1 resposta · ativo 606 semanas atrás
E POR FALAR EM OMISSÃO DO PRESIDENTE E DA DIREÇÃO.... http://aovivo.ducker.com.br/2013/08/10/o-lamentav...
registrando: tese de boteco é tese de boteco... nada além disso... o problema não é o problema... são as circunstâncias... pautados pela red press, pela agenda negativa, pelo 'não aguento mas perder', pelos 'doze anos sem títulos', pela necessidade de um título 'urgente'... CHEGA!
o que pretendemos? o que deve determinar nossas ações? as circunstâncias ou as convicções? a 'sorte' ou o trabalho? quem tem um plano tem chance de MUDAR o que está dando errado, corrigir e chegar a algum lugar... é meu pensamento que MUITA coisa está errada em nosso Clube... porém, temos pessoas que estão tratando de implementar uma nova visão de Clube, capitaneados pelo dr.Koff e seu CA.... é natural que, sem recursos, estejam acertando os $$$$$ para poder primeiro sobreviver e em seguida MELHORAR... como torcedor, quero vencer sempre... como alguém que deseja um futuro melhor procuro fazer a minha parte trabalhando no Clube e para o Clube, compareço a todos os jogos na Arena e sempre que posso acompanho em outras canchas... mesmo sabendo de fatos que não concordo, procuro sempre falar BEM e positivamente do nosso GRÊMIO... nunca vaiei....
daí eu vejo pessoas que vão episodicamente aos jogos chegar na cancha e discorrer 'teses', fazer 'scouts', dar enfases negativas, referir-se aos nossos atletas com palavras tipo 'esse m,,,', 'sai daí, sua naba' e desqualificar os nossos, desconhecer os nossos e enaltecer os do oponente... são tantas coisas... torcer para ver seu ponto de vista prevalecer em detrimento de torcer para que o GRÊMIO vença... apesar das muitas reclamações quanto ao estilo de comentar eu vejo na cancha e no Blog um monte de pessoas que pensam e agem exatamente como o polêmico Batista...
então, pessoal, tá na hora de pensarmos o que desejamos e lutar por alcançarmos o que desejamos. Acreditar que o nosso Presidente, seu CA, nosso CD, os profissionais e os atletas estão pensando e agindo para o bem do nosso GRÊMIO !!!!! e tratar de apoiar....
FORÇA GRÊMIO !!!!!
=====================> Colabore: Quem não puder ajudar, favor não atrapalhar!
3 respostas · ativo 606 semanas atrás
Também acho que faltam jogadores fortes e viríeis, Um capitão por exemplo que faz tempo que não temos, um zagueiro chutador de canela e bravo o último foi o Pereirão que mesmo assim fazia sem gols, e um Camisa 10 clássico que arma e marca que faz tempo que não temos.
Todos estamos cansados desta situação, mas por mais que reclamamos nos gremistas nestes últimos anos, todo início do ano acreditamos e nunca deixamos de Acreditar na Instituição GRÊMIO.

Força GRÊMIO.

Postar um novo comentário

Comments by