11 de setembro de 2015

A cultura do culpado


Como um dos mediadores dos comentários do Imortal Tricolor não posso deixar de notar que a tônica em cada derrota do Grêmio, ou mesmo em cada gol que o time toma, mesmo ganhando, é procurar um culpado.
O último culpado é Tiago. Aliás, Tiago tem sido o culpado preferido. É só sair do gol meio sem jeito que logo pululam (vou ter que usar esta palavra horrorosa) críticas.
Nada surpreendente. É uma cultura brasileira. Aliás, esta é uma cultura terceiro mundista. O terceiro mundo, Brasil "included, of course", sempre procura um culpado pelos seus problemas. Na política o culpado são os Estados Unidos da América e os ricos países europeus. Normal. Próprio de recalcados pelo próprio insucesso. No futebol, os culpados são os jogadores do seu próprio time.
Agora até mesmo os corneteiros mais empedernidos, e mesmo a oposição sempre feroz, estão em lua de mel com o Grêmio. Exceção, claro, do Wilson e do Ademir. Mas eu entendo estas pobres criaturas. Elas apenas tentam se vacinar.
Mas mesmo a lua de mel não impede que muitos saiam a procurar culpados. É só levar um gol. Ou errar um gol.
O tricolor empatou com o Curintia em pleno Itaquerão (presente de Lulla), dominando a maior parte do jogo. Mas... e sempre tem um mas...
Sobrou choro para o gol dos queridinhos da Globo e da CBF.
"Tiago falhou." "Tiago é isto e mais aquilo". Blá-blá-blá.
Engraçado é que quando o Imortal faz gol nos adversários estes mesmos rapazes e moças procurantes de culpados sempre exaltam as virtudes de nossos jogadores.
Engraçado? Nem um pouco.
Os gols no futebol só podem sair de duas formas:

  1. Excelência dos atacantes.
  2. Falha individual.
Normalmente a opção 1 é a que ocorre.
Alguém aí culpa a zaga pelos mil gols do Pelé ao invés de exaltar a forma com que ele desestabilizava e vencia seus adversários?
Alguém pensa que jogo de futebol só tem o seu próprio time em campo e que as derrotas são devidas única e exclusivamente pelas falhas de seu time?
Alguém acredita que existe time tão bom, mas tão bom, que se torna invencível?
Qualquer resposta sim para as perguntas acima revelam a presença de um idiota na área.

Por que escrevo tudo isto? Porque estou de saco cheio de ler e responder à cada gol que o Grêmio toma que um jogador foi eleito como culpado. E, pior do que isto, sofre tentativa de linchamento e banimento do clube.
Um pouco mais de racionalidade e de aceitação de que do outro lado tem outros onze caras, talvez, melhores, talvez mais preparados tentando vencer pode ajudar a entender melhor o que é o esporte e a aceitá-lo.
Aceitar os méritos dos outros, tanto no futebol como na política, pode também ser muito saudável à saúde. Os Estados Unidos são o que são porque são mais sérios e mais inteligentes do que os sul americanos. 
Nós somos o que somos porque nossa cultura, ao invés de procurar os próprios erros para melhorar, sempre busca achar um culpado.

_____


Uma palavra sobre o lançamento do programa TRI pelo Grêmio. Mais uma vez fiquei orgulhoso de torcer para este clube especial.
Não sei detalhes e vou buscá-los para um post na próxima semana. Mas ver o Imortal trabalhando para melhorar a vida dos moradores de seu bairro não tem preço.