O nome é meio Frankenstein, não? Que tal Copa Meridional? Mas pode chamar do que quiser, o que importa é que o ruralito vai perecer, a Fábrica de Ilusões Vermelhas vai fechar as portas.
Chega de “erros humanos” em Fevereiro e Março, todos curiosamente para o mesmo lado. Chega de jogos em Janeiro, sob pleno sol das 15h, no ralador de canelas do Zequinha, onde a “palma do pé” (como diria o ídolo Jardel) dos jogadores cozinha. Chega de dezenas de datas inúteis. Chega de lista patética que evita que o Grêmio lance garotos na única competição onde isso deveria ser viável. Agora poderemos disputar a Caravana da Miséria com um grupo de transição, combinado do que há de melhor no Grêmio fora do time principal, talvez revelando valores para as competições que interessam.
E a Sul-Minas interessa, por si só ela tem valor. Mesmo que não ofereça vagas pra nenhuma competição, é um enfrentamento de equipes de Série A e, eventualmente, equipes de ponta da Série B.
Ainda não se definiu o regulamento, mas com a confirmação das oito datas e dos dez participantes, fica possível prever o que está sendo planejado. Dois grupos de cinco equipes, uma de cada estado participante, em turno único, para definir dois classificados de cada grupo, semifinais e finais em mata-mata. É uma boa fórmula para começar.
Fica o desejo de que a competição seja valorizada o suficiente para que um dia ela agregue mais equipes, talvez apostando em fases decisivas em jogos únicos e grupos com menos equipes, tal qual a Copa do Mundo.
É um golpe necessário contra o status quo do futebol gaúcho, que pode causar o início da recuperação da Federação Gaúcha de Futebol. A desvalorização da competição vai obrigar a entidade organizadora e os clubes participantes a reavaliarem certas posições, talvez até mesmo o comando. Não se faz omelete sem quebrar os ovos.
Só a existência de uma Liga no futebol nacional já deveria ser comemorada. Eventual ruína da CBF, coisa que qualquer brasileiro honesto deseja, poderá abrir espaço pra que essa entidade a substitua. Também é interessante que os clubes tenham controle sobre outros aspectos da organização da competição, como a arbitragem. O poder de escolher melhor os árbitros permite que se combata a prepotência e a impunidade que tanto prejudicam o futebol nacional, decidindo campeonatos.
Como se não bastasse tudo isso, há ainda a questão financeira. A Liga pode se aproveitar da guerra pelos direitos de transmissão esportiva que tem favorecido a Globo, por vezes estranhamente, tendo em vista propostas aparentemente mais vantajosas de outros meios de comunicação. O Grêmio precisa desse dinheiro, que somado à política de contenção de gastos, permite ao clube antecipar ainda mais a compra da Arena. É um valor que ajuda a diminuir a diferença atual de cotas televisivas com relação a algumas equipes importantes: São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians.
Vamos torcer para que a competição resista à enxurrada de críticas, muitas delas vindo de partes interessadas, e se torne um ponto alto do primeiro semestre gremista.
@Ciganosazul7 · 498 semanas atrás
Os efeitos que essa liga vão causar ainda não estão bem claros para ninguém, há muitos aspectos que devem ser avaliados e discutidos.
Vamos torcer para que vingue
Ademir · 498 semanas atrás
carlos · 498 semanas atrás
seuAlgoz 101p · 498 semanas atrás
Rodrigo · 498 semanas atrás
carlos · 498 semanas atrás
Ronaldo Sch · 498 semanas atrás
Ademir · 498 semanas atrás
humbertosm 102p · 498 semanas atrás
Espero que terminem com o tal tribunal da CBF e que essa liga tenha seu próprio tribunal com pessoas técnicas ligadas ao futebol e não um monte de advogado gordo que nunca jogou futebol e acha que com um linguajar jurídico entende mais que todo mundo do que é uma falta violenta ou não, mas que na verdade só serve para favorecer a si mesmo.
To de saco cheio de decisões técnicas serem tomadas por almofadinhas sem condições e capacitação para o mesmo, é como um engenheiro indicar seu filho para projetar edifícios sem ele ser engenheiro, isso é o tribunal da CBF.
Anotem ai, vai mudar muito o nosso futebol brasileiro nos próximos anos e para quem reclama do Flamengo e Fluminense participarem afirmo, sem eles não teria o prestigio e a força necessários.
Trovador · 498 semanas atrás
Maicol · 498 semanas atrás
Mas ainda é cedo para afirmar no que vai dar isto aí.
Wilson · 498 semanas atrás
Mas só não me venham reclamar do calendário inchado depois.
@jonasbsilveira · 498 semanas atrás
É solução pro calendário.
carlos · 498 semanas atrás
@jonasbsilveira · 498 semanas atrás
É mais uma festa.
A CBF não organiza nem uma Supercopa entre o Campeão Brasileiro e o da CB, mas entrega dezenas de datas pra Estaduais.
Trovador · 498 semanas atrás
@jonasbsilveira · 498 semanas atrás
Richarlison do Coelho, apenas 18 anos, 1,79 de altura.
Matheus · 498 semanas atrás
Não vai ser facil atuar o Bressan por todo este tempo.
Grêmio 2015 · 498 semanas atrás
rafeits · 498 semanas atrás
Teria que haver um gauchão enxuto com a dupla grenal entrando nas fases finais dos turnos ou decisivas, mas ter duas competicões no mesmo período vai enfraquecer as duas, vão ser muitos jogos.
Paul Kersey · 498 semanas atrás
Trovador · 498 semanas atrás
Grêmio 2015 · 498 semanas atrás
Agora, se esta Sul-MG-RJ causar o mesmo problema que o Gauchão vem causando, não vejo sentido. Aliás, não vejo sentido em incluir Minas e RJ. Pra quê isto? Seria uma espécie de brasileirão pela metade? Então que fizessem uma Copa Sul às ganhas. Podem me negativar, mas achei bem estranho e na contra-mão, pois o calendário jé é um horror, e vão incluir mais um campeonato?
@jonasbsilveira · 498 semanas atrás
É possível começar a competição um pouco mais tarde que o ruralito e terminar a ponto de jogar as fases decisivas do mesmo.
jbighead 96p · 498 semanas atrás
humbertosm 102p · 498 semanas atrás
___________@@@_____@_____@________@@@
_________@_____@____@_____@______@____@
_________@_____@____@_____@_____@_____@
__________@_____@___@_____@____@_____@
__________@_____@___@______@___@____@
__@@_____@_____@___@______@__@____@
_@___@____@_____@__@______@_@_____@
@_____@____@______@_@______@______@______@@@
_@_____@____@______@________________@_@@______@
_@_______@_@____________________________________@
___@__________________5X0 ______________________@
____@________________________________________@
_______@___________________________________@
_________@_______________________________@
___________@____________________________@
_____________@______5X0________________@
______________@_______________________@
Nessa mesma arena ai.