11 de setembro de 2015

HABEMUS SUL-MINAS-RIO

*Texto enviado pelo leitor Jonas Bernardes Silveira







O nome é meio Frankenstein, não? Que tal Copa Meridional? Mas pode chamar do que quiser, o que importa é que o ruralito vai perecer, a Fábrica de Ilusões Vermelhas vai fechar as portas.

Chega de “erros humanos” em Fevereiro e Março, todos curiosamente para o mesmo lado. Chega de jogos em Janeiro, sob pleno sol das 15h, no ralador de canelas do Zequinha, onde a “palma do pé” (como diria o ídolo Jardel) dos jogadores cozinha. Chega de dezenas de datas inúteis. Chega de lista patética que evita que o Grêmio lance garotos na única competição onde isso deveria ser viável. Agora poderemos disputar a Caravana da Miséria com um grupo de transição, combinado do que há de melhor no Grêmio fora do time principal, talvez revelando valores para as competições que interessam.

E a Sul-Minas interessa, por si só ela tem valor. Mesmo que não ofereça vagas pra nenhuma competição, é um enfrentamento de equipes de Série A e, eventualmente, equipes de ponta da Série B.

Ainda não se definiu o regulamento, mas com a confirmação das oito datas e dos dez participantes, fica possível prever o que está sendo planejado. Dois grupos de cinco equipes, uma de cada estado participante, em turno único, para definir dois classificados de cada grupo, semifinais e finais em mata-mata. É uma boa fórmula para começar.

Fica o desejo de que a competição seja valorizada o suficiente para que um dia ela agregue mais equipes, talvez apostando em fases decisivas em jogos únicos e grupos com menos equipes, tal qual a Copa do Mundo.

É um golpe necessário contra o status quo do futebol gaúcho, que pode causar o início da recuperação da Federação Gaúcha de Futebol. A desvalorização da competição vai obrigar a entidade organizadora e os clubes participantes a reavaliarem certas posições, talvez até mesmo o comando. Não se faz omelete sem quebrar os ovos.

Só a existência de uma Liga no futebol nacional já deveria ser comemorada. Eventual ruína da CBF, coisa que qualquer brasileiro honesto deseja, poderá abrir espaço pra que essa entidade a substitua. Também é interessante que os clubes tenham controle sobre outros aspectos da organização da competição, como a arbitragem. O poder de escolher melhor os árbitros permite que se combata a prepotência e a impunidade que tanto prejudicam o futebol nacional, decidindo campeonatos.

Como se não bastasse tudo isso, há ainda a questão financeira. A Liga pode se aproveitar da guerra pelos direitos de transmissão esportiva que tem favorecido a Globo, por vezes estranhamente, tendo em vista propostas aparentemente mais vantajosas de outros meios de comunicação. O Grêmio precisa desse dinheiro, que somado à política de contenção de gastos, permite ao clube antecipar ainda mais a compra da Arena. É um valor que ajuda a diminuir a diferença atual de cotas televisivas com relação a algumas equipes importantes: São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians.

Vamos torcer para que a competição resista à enxurrada de críticas, muitas delas vindo de partes interessadas, e se torne um ponto alto do primeiro semestre gremista.

Comentários (26)

Carregando... Logando...
  • Logado como
depois é eu que sou negativo e corneteiro.
Pedro mortadela legado ta pirando, de raiva, com tudo isso.
4 respostas · ativo 498 semanas atrás
No Batebola vermelho ele fez duras críticas ao Romildo por sugerir a Sul-minas!
Todo dia. Primeiro ele fala mal do Felipao e depois da Sulminas. Hj escreveu no site do DG.
Ele fala mal sempre que pode, no sala de secação é direto, tá com medo que o Grêmio jogue o noveletão com os juniores.
O Noveletto deve estar se roendo de raiva.
Pelo que tenho observado dos dirigentes envolvidos essa liga é muito mais do que um campeonato de verão, é o nascimento do futuro campeonato nacional, vai servir de modelo experimental e outros clubes entraram na mesma, até se tornar completa com os principais clubes do país, a CBF vai perde força e as federações estaduais vão parir uma bigorna com a perda de poder.

Espero que terminem com o tal tribunal da CBF e que essa liga tenha seu próprio tribunal com pessoas técnicas ligadas ao futebol e não um monte de advogado gordo que nunca jogou futebol e acha que com um linguajar jurídico entende mais que todo mundo do que é uma falta violenta ou não, mas que na verdade só serve para favorecer a si mesmo.

To de saco cheio de decisões técnicas serem tomadas por almofadinhas sem condições e capacitação para o mesmo, é como um engenheiro indicar seu filho para projetar edifícios sem ele ser engenheiro, isso é o tribunal da CBF.

Anotem ai, vai mudar muito o nosso futebol brasileiro nos próximos anos e para quem reclama do Flamengo e Fluminense participarem afirmo, sem eles não teria o prestigio e a força necessários.
A Agenda Negativa contra um certo time aqui do Sul deve aumentar. Talvez muito. Talvez ataques pessoais contra o presidente Romildo.
Se servir no futuro para a criação de uma liga nacional comandada pelos clubes, com cotas de televisão distribuídas de forma mais igualitária, sem participação da CBF e sem monopólio da rede Globo, maravilha.

Mas ainda é cedo para afirmar no que vai dar isto aí.
Acho interessante, vai servir para aproveitar a garotada no noveletão.
Mas só não me venham reclamar do calendário inchado depois.
2 respostas · ativo 498 semanas atrás
Saem no mínimo 19 datas do ruralito, entram 8 da Copa Naming Rights.

É solução pro calendário.
Noveletao dura mais 1 ano, 2 no máximo e será remodelado totalmente. Vai ficar com 8 datas no máximo. Todos os clubes pequenos deverao ter 40 jogos no ano.
Poderiam até criar uma Supercopa Regional, com o Campeão do Nordestão e o da Copa Verde... Um triangular resolve a competição em três partidas, apenas dois jogos pra cada um.

É mais uma festa.

A CBF não organiza nem uma Supercopa entre o Campeão Brasileiro e o da CB, mas entrega dezenas de datas pra Estaduais.
1 resposta · ativo 498 semanas atrás
Grande idéia. É bem por aí mesmo.
E o Geromel 3 semanas fora.
Não vai ser facil atuar o Bressan por todo este tempo.
1 resposta · ativo 498 semanas atrás
O problema não é aturar o Bressan, mas sim ficar sem o melhor zagueiro em atividade no Brasil, justo agora. Que merda.
Sou contra a copa sul minas. Não leva lugar nenhum. Vai esvaziar ainda mais o gauchão e o seu interesse, o que prejudica os clubes do interior.
Teria que haver um gauchão enxuto com a dupla grenal entrando nas fases finais dos turnos ou decisivas, mas ter duas competicões no mesmo período vai enfraquecer as duas, vão ser muitos jogos.
2 respostas · ativo 498 semanas atrás
Clubes do interior que se contentam com migalhas do novelhaco e se dão por satisfeitos em perambular entre as séries C e D, não merecem qualquer consideração.
Clubes do Interior vendem final de Gauchão pra pagar as contas e tomam oito a um com direito ao recalcado do Clemer fazendo gol de pênalti. Essa gente tem mais é que morrer agarrada no saco do Inter.
Sempre fui a favor de disputar o gauchão com time B e sub-20. Nada de grupo principal, que deve fazer a pré-temporada completa e sem apuros.
Agora, se esta Sul-MG-RJ causar o mesmo problema que o Gauchão vem causando, não vejo sentido. Aliás, não vejo sentido em incluir Minas e RJ. Pra quê isto? Seria uma espécie de brasileirão pela metade? Então que fizessem uma Copa Sul às ganhas. Podem me negativar, mas achei bem estranho e na contra-mão, pois o calendário jé é um horror, e vão incluir mais um campeonato?
1 resposta · ativo 498 semanas atrás
A inclusão do campeonato não afeta o número de jogos da equipe, por que o máximo que vai aumentar são 8 partidas, e a fase inicial do ruralito vai ter no mínimo 13, fora as fases decisivas.

É possível começar a competição um pouco mais tarde que o ruralito e terminar a ponto de jogar as fases decisivas do mesmo.
Gostei da proposta... Bem melhor poder jogar numa turma parelha do que ficar iludindo-se em confrontos com times montados com ex-atletas... Domingo, todos na Arena !
_____________________@____@
___________@@@_____@_____@________@@@
_________@_____@____@_____@______@____@
_________@_____@____@_____@_____@_____@
__________@_____@___@_____@____@_____@
__________@_____@___@______@___@____@
__@@_____@_____@___@______@__@____@
_@___@____@_____@__@______@_@_____@
@_____@____@______@_@______@______@______@@@
_@_____@____@______@________________@_@@______@
_@_______@_@____________________________________@
___@__________________5X0 ______________________@
____@________________________________________@
_______@___________________________________@
_________@_______________________________@
___________@____________________________@
_____________@______5X0________________@
______________@_______________________@

Nessa mesma arena ai.

Postar um novo comentário

Comments by