Por Milton Jung
Palmeiras 3×2 Grêmio
Brasileiro – Pacaembú/SP
As atenções estavam divididas, e não menos intensas, entre dois estádios paulistanos, na noite de sábado. Em um, o Grêmio levaria a campo as forças que lhe restaram até aqui, depois de longa maratona para sustentar-se entre os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro – privilégio de poucos, registre-se. Em outro, Rod Stewart elevaria-se no palco com a energia de quem resistiu a chegada dos 70 anos, mesmo após carreira em que hits e drogas foram produzidos e consumidos quase na mesma proporção.
Mesmo que a distância entre o Pacaembu e o Allianz Parque, ambos na zona Oeste de São Paulo, seja curta, seria logisticamente impossível assistir aos dois shows na mesma noite sem abrir mão de parte de um deles. Decidí-me por acompanhar o Grêmio, ouvindo a transmissão da CBN ou vendo alguns lances no APP do Premier, conforme permitisse o sinal da minha operadora de celular.
A Rod Stewart, dediquei o restante da noite, em uma cadeira da arquibancada superior da Arena que me dava o privilégio de ouvir mais do que ver. Um telão posicionado em um dos lados do palco oferecia imagens detalhadas do ídolo dos anos 70/80, que me fez perceber que o tempo deixou marcas, mas totalmente superadas pelo talento.
Lá no Pacaembu, as marcas do tempo eram claras na formação da equipe sem seis de seus principais jogadores, sendo três deles, Grohe, Geromel e Giuliano, insubstituíveis. Nessa lista de ausência, é sempre bom lembrar, havia ainda Maicon, o titular na frente da área, e Edinho, seu reserva direto. Galhardo também estava fora. Lesões e cartões pesaram neste jogo contra adversário que vem forte na competição e precisava da vitória para se manter vivo nela.
Mesmo diante de tantos desfalques, o Grêmio de Roger manteve-se fiel a sua forma de atuar, sem negar-se a jogar futebol de qualidade, mantendo o domínio da bola, apesar da dificuldade para fazê-la chegar ao gol, e marcando no campo ofensivo – foi assim que saiu o gol de empate. Contou ainda com o talento de Luan que fez os dois gols gremistas. Para ter sucesso, porém, o time de Roger necessitava de precisão na defesa, o setor que se mostrou mais fragilizado pelas ausências.
No Allianz Parque, Rod Stewart surpreendia com tanta disposição para repetir as músicas que marcaram diferentes etapas da nossa vida – da minha, com certeza. A voz rouca, que se temia ser perdida após cirurgia, estava de volta para embalar “Tonight’s the Night” e “It’s a Heartache”, e emocionar com “Have You Ever Seen the Rain?”, de Creedence Clearwater Revival, “Forever Young”, “Sailing” e “Da Ya Think I’m Sexy”. Havia, também, referências ao futebol com imagens do Celtics (ironicamente verde e branco) e bolas autografadas que o músico chutou para o público. Aliás, para um “senhor”de 70 anos, a força do chute também chamou atenção, apesar de as moças terem se entusiasmado mais com o rebolado.
Rod Stewart, no palco, mostra porque é eterno e nos emociona. Roger, no Grêmio, se lhe derem tempo, consolidará um estilo de futebol capaz de provocar muitas emoções ainda.
Ancião Imortal · 496 semanas atrás
Gosto de todfo tipo de música bem feita, mas se é para sair de casa e enfrentar as filas de SP, que seja pelo Grêmio. Talvez, se fosse o Pink Floyd completo, ...
Quanto ao Grêmio do Roger, este, ganha pontos comigo a cada dia. Hoje tirei o chapéu para a defesa que ele fez do Tiago. Concordo 100% com o que ele disse. Lembro que o Tiago foi espetacular na melhor sequência que tivemos até agora. Iniciou nos 3x1 contra os gambás na Nossa Arena, depois, veio o jogo ruim que fizemos contra os Bambis (nossa sina tem sido jogar mal contra eles), depois ele atuou em três dos 5 jogos com vitórias seguidas. Foram 6 vitórias em 7 jogos, Tiago jogou muito bem, saindo sempre bem do gol, nas cinco partidas.
Aí, quando ele voltou, veio junto a corneta iniciada na IVI, que tem muita saudade do Taffarel, e que foi seguida por parte da nossa torcida.
A IVI eu entendo, quer desvalorizar nossos jogadores, mas não dá para entender a parte da torcida que apoia a tentativa de queimar este bom goleiro. Não querem que os goleiros do Grêmio saiam de baixo das traves. Preferem o Goleiro Dida, que defendia um e tomava 5 por não sair do gol.
Aliás, já esqueceram que faziam coro com um senil que, para defender o Dida, quase destruiu a carreira do Marcelo Grohe.
O pior é que muitos Gremistas importantes pensam dessa forma, seguem a IVI. Daí vem criticar todo mundo pelos tantos anos sem ganhar os títulos de campeonatos/torneios grandes.
Como diz aquele velho ditado, NADA É POR ACASO.
Em fim, espero que o Roger consiga fazer mais do que arrumar o time em campo, abrir os olhos desses gremistas cegos pela IVI.
Gilberto Rezende 106p · 496 semanas atrás
Que o Tiago que tem 22 amadureça fora das 4 linhas e temos outro goleiro para AGORA.
Teimosia dupla e ainda dás crédito...
Quem sabe mais 3 ou 4 frangos iguais do Tiago te faça ver a luz...
Traks · 496 semanas atrás
Quanto ao Grassi, lembro que o mesmo era reserva do Muriel na base do iter. No único jogo que entrou em campo, pareceu ter o braço bem curtinho, principalmente no primeiro gol do São Paulo. Não sei pq o Grêmio trouxe ele, continuo achando um erro, visto que além do Tiago, temos o Leo, que infelizmente se machucou, mas é outro grande goleiro. Goleiro, o Grêmio faz em casa. Grassi em 26 anos fez um bom campeonato de três meses. E o que mais? Na minha opinião, fez menos na carreira que o próprio Tiago.
Traks · 496 semanas atrás
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Medeiros_Gras...
seuAlgoz 101p · 496 semanas atrás
É só olhar o lance com atenção.
Traks · 496 semanas atrás
humbertosm 102p · 496 semanas atrás
Abraços.
Dilamar · 496 semanas atrás
Jair · 496 semanas atrás
Rodrigo · 496 semanas atrás
@thigremio · 496 semanas atrás
Ancião Imortal · 496 semanas atrás
Mas, para comprovar o que eu falo, é só ler o último daquele que, agora, defende o Felipão.
ari · 496 semanas atrás
Ancião Imortal · 496 semanas atrás
Os formadores de opinião no futebol, aqueles que ganham para escrever e decidir quem é bom e quem é ruim, que dizem do que eu devo gostar, que atacam em bloco, que fazem previsões pró uns e contra outros, que interpretam a intenção dos outros nos vários lances dos jogos (e da vida dos outros), tu és um deles?
Se não, relaxa, pensa um pouco no que eu escrevi e seja feliz.
jbighead 96p · 496 semanas atrás
quem leu o depoimento de Juarez Teixeira, nosso grande centroavante e hoje Conselheiro, lembra o que ele falou a respeito da metodologia implantada por Foguinho que forjou o modo de jogar do GRÊMIO nos insuperáveis 12 em 13... está lá no "até a pé nós iremos" página 108, o qual transcrevo:
"Ele não chamava a atenção, não no meio do jogo. Como ele tinha um esquema definido e com jogadores definidos, ele quase não fazia recomendações. Estava tudo ensaiado, Naquele tempo a titularidade era diferente de hoje, o cara formava... Nós tínhamos permanentemente um esquema tático, não fugia daquilo. Eu vou te explicar como é que era. Nós treinávamos fisicamente terças-feiras e quintas-feiras.Nesses treinos táticos, os coletivos que a gente fazia, não havia um coletivo em que ele não pusesse uma mesa; ali ele esquematizava tudo. Esse aqui sai ali, esse outro sai aqui, tal e tal, fazia todo o esquema tático. Ele repetia tanto aquilo, que dizia:
- Olha, a minha obrigação é fazer isto. Vocês podem até ficar saturados, mas essa é a minha obrigação. Então não tinha como fugir daquilo, Nós sabíamos o que fazer dentro de campo, só que ele dizia:
- Dentro disso ai vocês improvisam o que quiserem, de acordo com a capacidade de cada um. O esquema tático que eu quero dizer é isso. Quando o ponteiro pegar assim, o lateral faz aquilo que estava estabelecido. Se o ponteiro passar pelo lateral, o Fulano já sabe o que fazer.
E dai o lateral faz a do Fulano. Ele vai chegar neste e o lateral procura chegar naquele lá. Tudo estava preestabelecido, toda a equipe sabia o que fazer.
Agora, o adversário era melhor? Ganhava de nós. Ele dizia:
- Tudo certinho, feito. Quando o adversário é melhor, bate tecnicamente, só resta uma coisa: cumprimentar o adversário.
O GRÊMIO jogou aqui, jogou na Argentina, jogou na Europa e ganhava. Perdia uma e ganhava quatro, cinco. Tudo dentro daquele nosso trabalho, só perdia quando o outro era melhor,"
FORÇA GRÊMIO !!!!! estamos no caminho das vitórias!
Traks · 496 semanas atrás
Com continuidade no trabalho, as taças chegarão naturalmente.
Jair · 496 semanas atrás
Afinal já projetamos tantos títulos para o próximo ano, que eu vou logo jogando mais pra frente, pra economizar postagens nos próximos 20 anos.
Sempre, sempre, sempre teremos estoques renováveis de desculpas para isso: grupo novo, IVI, finanças ruins dos presidentes passados, IVI, troca de treinador, IVI, enrosco da Arena, IVI, juízes que nos roubam, IVI, geada fora de época, IVI, jogo às 11, IVI, bom, quando precisar inventamos outras, afinal para isso somos super criativos e imbatíveis.
Rodrigo · 496 semanas atrás
Jotaele · 496 semanas atrás
ari · 496 semanas atrás
E sobre Moisés? volante com duas "estrelinhas" tatuadas nos cotovelos...
jbighead 96p · 496 semanas atrás
"Nós entendíamos tudo o que ele falava. A maioria dos jogadores tinha uma mentalidade assim. O Gessy tinha, o Juarez, era tudo estudante. O Ortunho era um cara vindo do Vasco, tinha uma vivência de futebol, o Ênio... Uma ocasião, a gente estava perdendo um GRE-nada. Terminou o primeiro tempo, entramos no vestiário e ele parou assim do meu lado:
- O senhor tem diploma, não é? Como é que lhe deram um diploma? Como o senhor é burro!
- Não estou entendendo, seu Oswaldo.
- O senhor não está vendo? Esse jogo eles estão marcando aqui, o seu Vieira está aqui e quem é que entra aqui?
- É o Vieira.
- Não, é o senhor.
- Pára ai um pouquinho, seu Oswaldo. O ponta-esquerda é o Vieira.
- Aí é que está, se o senhor entrar aqui eles nunca vão saber por que o senhor está aqui.
No terceiro gol que nós fizemos, eu sai por aqui e dei um pique. Quando eu olho está o Zangão na minha frente. "Eu vou passar dele, com a língua dele desse tamanho." Passei, cruzei e o Juarez fez de cabeça.
- Eu não lhe disse? - ele falou.
Tu vês a mentalidade dele."
Pois... parece-me que o Roger buscou inspiração nos nosso Grandes do passado...
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Rodrigo · 496 semanas atrás
E agora, após algumas falhas, tem torcedor se referindo ao Tiago como se ele fosse o pior goleiro do mundo e nunca mais devesse vestir a camisa do Grêmio. Esse pensamento bipolar é típico da imprensa esportiva gaúcha, e não tenho dúvidas de que muitos torcedores se deixam influenciar por ele
Acabam, inclusive, deixando de considerar aspectos importantes. Por exemplo: será que não há nenhuma contribuição dos zagueiros nessas falhas do Tiago? A ausência do Geromel não acaba também sendo decisiva pra que o setor defensivo fique desorientado nas bolas aéreas?
Gilberto Rezende 106p · 496 semanas atrás
Aí a irritação com as falhas do Tiago fica PIOR porque TODOS sabemos que o Grêmio tem um terceiro goleiro EXPERIENTE, ALTO, MAGRO e que foi eleito o melhor da posição no charmosão...
Se o Roger continuar TEIMANDO com o Tiago só dá provas de teimosia e burrice e não de COERÊNCIA...
Maicol · 496 semanas atrás
O Grassi de titular só se justifica se o Tiago falhar feio agora contra o Fluminense, porque no jogo do São Paulo o próprio Grassi praticamente não foi exigido, e na única bola, chute do pato, me pareceu bem defensável.
Torcida tá colocando tudo na conta do guri, esquecendo que a zaga ficou patética com a saída do Geromel.
Ancião Imortal · 496 semanas atrás
Por outro lado, falando só para os gremistas, há muitos rancores que eu sinceramente não consigo entender. Aqueles que se ofendem quando se cobra coerência que deveriam me explicar isso
Apenas peço, mais uma vez, que se avalie de onde vem as informações que usamos para formar a nossa opinião. Qual o interesse desses formadores de opinião que lemos todos os dias?
Permitam-me dar dois exemplos:
1) No lance polêmico do jogo de hoje, entrevistaram todos os moleques do Santos, foram até o vestiário, depois do banho tomado. Mas ninguém teve "vontade" de entrevistar o corintiano para perguntar se a bola tocou na mão dele. Aí todo mundo aceita que foi pênalti e fim de papo. Expulsão justa e fim de papo. Não vi ninguém na imprensa cogitando se era lance mesmo para expulsão, pois o que supostamente cometei a infração nem era o último homem.
2) Sobre o jogo Palmeiras e Grêmio, recomendo a todos que criticaram o time, alguém até dizendo que só dois desses jogadores poderiam fardar o manto do Imortal, que escutem a entrevista do treinador do São Paulo após a derrota para o Avaí.
Ouvir, ler, e tentar entender antes de tudo deveria ser a regra de comportamento nos nosso meios de comunicação à distância. Se já é difícil a conversa ao vivo, muito mais é digitando um texto em poucos minutos com são esses nossos comentários.
Lucas · 496 semanas atrás
Um abraço
Ancião Imortal · 496 semanas atrás
Marcos Tricolor · 496 semanas atrás
MarcoValim 75p · 496 semanas atrás
Augusto Maxximila · 496 semanas atrás
rafeits · 496 semanas atrás
Rafael - Jack · 496 semanas atrás
E, como piada, foi ótima!
Sempre Grêmio - ES · 496 semanas atrás
Disse aqui, há cerca de 3 meses que seria um final de ano perfeito com a eliminação deles na libertadores e uma vaguinha pra nós. Mas, depois de ver como o Roger conseguiu fazer o time render, é claro que a esperança de um título se instalou.
Infelizmente nosso zagueiraço, que carregava nossa defesa nas costas, cobrindo nosso deficiente lateral direito e ainda tornando mais tranquilo o trabalho do companheiro de zaga, sofreu uma lesão. Ouso dizer que se isso não tivesse acontecido teríamos ganho do curintia e pelo menos empatado com são paulo e palmeiras.
Sobre o Tiago, acho que tem crédito, suas falhas na saída do gol podem facilmente serem corrigidas.
Quem, pra mim, não tem crédito desde 2013 é o Bressan. Voltou pior do que era. O flamengo tem um defesa ruim e devolveu o rapaz pq??? A insegurança que ele vem passando ao sistema defensivo é nítida.
Espero que o Geromel se recupere rápido e que o Roger encontre alguma alternativa enquanto isso.
FORÇA GRÊMIO, SEMPRE