“Aos quinze dias de setembro de mil novecentos e três, reuniram-se no Salão Grau, situado à Rua 15 de Novembro, nesta capital, os abaixo assinados a fim de tratarem da fundação de uma sociedade, que tivesse por fim dedicar-se ao jogo de foot-ball. [...] À sociedade foi dado o nome de Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense."
Trecho da lendária Ata de Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
![]() |
A Baixada do Moinhos de Vento, histórico estádio do Grêmio. |
Caros
É difícil externar sentimentos, principalmente quando eles suplantam tudo que se possa imaginar. Mais ainda quando não referem-se a uma pessoa ou algo material. Quando o sentimento é movido por algo que transcende o imaginário. Por mais que haja uma estrutura de aço e concreto. Por mais que exista uma camisa ostentando o azul, o preto e o branco. Por mais que quando se ouça a palavra GRÊMIO, o coração comece a bater mais do que o normal.
Sua criação deu-se pelo arrojo e vontade de um grupo de alemães, italianos, portugueses e brasileiros, desejosos que eram de praticar o esporte bretão naquela época. Mal sabiam eles que estavam criando um colosso. Quase uma força da natureza que resistiu ao tempo, vencendo tudo o que se apresentava à sua frente. Tropeçando por vezes, como acontece com todos. Mas reerguendo-se sempre, como somente os verdadeiramente grandes são capazes.
Eu não duvido quando ouço alguém dizer que é imune ao futebol. É difícil, claro, mas a probabilidade existe. Mas de uma coisa eu duvido: ninguém é imune ao Grêmio. É impossível ser indiferente às três cores que fazem a combinação mais linda do mundo. Não dá para disfarçar a felicidade quando se pisa no estádio e o peito enche de satisfação por fazer parte da história. E saber que estão sendo revividos os mesmos passos daqueles que pisaram na madeira da Baixada, no nobre Moinhos de Vento. Dos mesmos que botaram o pé no cimento do Olímpico Monumental, na Azenha. Gesto esse que hoje é repetido na Arena mais espetacular da América do Sul.
Ele estava aqui na Terra antes de nós. Nasceu, cresceu, viveu, venceu. Passou vitorioso pelos séculos. E continuará aqui, mesmo depois que nós não estivermos mais. Porque ele é imortal.
Parabéns, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense! Que os séculos sejam pouco para tuas glórias!
Saudações Imortais
jbighead 96p · 497 semanas atrás
Impzone · 497 semanas atrás
A propósito, dá uma olhada aqui, Daniel Matador! https://www.youtube.com/watch?v=F1ed-c3OmQ0
DANIELMATADOR9 76p · 497 semanas atrás
Roberto - sócio · 497 semanas atrás
"112 anos de glórias....tens imortal tricolor"..
Te desejo, neste dia, a retomada de tua história vencedora...que venham os títulos...as façanhas...e o temor dos adversários..
Sou gremista desde que nasci...e, neste período (mais de 40 anos), troquei de religião, de amores, de partido político, de residência, de amigos...mas jamais de time...Não fosse o grêmio (e os filhos) seria possível dizer que tudo passa nesta vida...
Agradeço ao meu pai...que hoje mora no azul do infinito....por ter me feito gremista ainda antes de caminhar!!!!!
Força grêmio...ganhando ou perdendo...sempre estarás gravado na minha alma!
rama · 497 semanas atrás
PARABÉNS GRÊMIO!!!
Diego Bressan · 497 semanas atrás
CARLOS · 497 semanas atrás
Vida longa ao GRÊMIO, que nasceu mísitico, que nasceu grande, que nasceu vitorioso.
Luciano Tricolor · 497 semanas atrás
Dá-lhe Grêmio!
Parabéns a você e a todos que te amam, como eu!!!
Flavio F · 497 semanas atrás
Comecei a ir ao Olímpico ao 11 anos. Chegava cedo ao estádio para acompanhar a movimentação dos torcedores. Tenho lembranças agradáveis : nos jogos sempre acompanhado da almofada para melhor conforto na arquibancada, do rádio Philco Tranglobe que meu Pai levada junto , da faixa enorme "COMO O GRÊMIO ONDE O GRÊMIO ESTIVER", da buzina de ar comprimido que ficava no alto da arquibancada. Desde então minha paixão por esse CLUBE continua sendo inabalável.
ESSE MESMO TIME, QUE FAZ COM QUE EU NUNCA TENHA VERGONHA E NUNCA PRECISE TORCER POR OUTRO TIME.
GRÊMIO, NADA PODE SER MAIOR!
PARABÉNS PELOS 112 ANOS !!!!
André SÓCIO · 497 semanas atrás
Grêmio 2015 · 497 semanas atrás
heraldo · 497 semanas atrás
Josué Antonio · 497 semanas atrás
Grêêêêêêêêmiiiiiiiiiiooooooooooooooooooooo...
GRÊÊÊÊÊÊÊMIIIIIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
LALALAAAAA, LALALALAAAA, LALALALALALALAAAAA!
TRICOLOOOOOR, TRICOLOOOOOR...
Parabéns ao Grêmio por mais um ano de história. Te amo, Grêmio. Tu é uma das paixões mais verdadeiras que se pode ter!
Flavio F · 497 semanas atrás
https://www.youtube.com/watch?v=8CRS-blRm24
Guaru_ 98p · 497 semanas atrás
Vlw, flw.
@jonasbsilveira · 497 semanas atrás
Fora isso, não há condição de renovar.
Traks · 497 semanas atrás
Apenas questões para a nobre ivi responder.
RicardoCanoense 85p · 497 semanas atrás
RicardoCanoense 85p · 497 semanas atrás
RicardoCanoense 85p · 497 semanas atrás
RicardoCanoense 85p · 497 semanas atrás
@jonasbsilveira · 497 semanas atrás
Traks · 497 semanas atrás
@jonasbsilveira · 497 semanas atrás
https://www.youtube.com/watch?v=YzRd6LqW95c&f...
Gilberto Rezende 106p · 497 semanas atrás
O que teimosamente ele não consegue enxergar é que nem sempre se deve escolher só pelo critério dos melhores, existem outras variáveis no futebol (muito mais difíceis de enxergar e avaliar) que é do ofício do técnico.
As vezes na dupla de ataque 1 + 1 pode ser igual a 3 ou 4 embora na maioria das vezes 1 + 1 é mesmo igual 2 ou MENOS 1 ou mesmo ZERO.
O exemplo histórico de 1 + 1 é igual a 3 ou mais é o casal 20 tricolor carioca dois jogadores (Assis ótimo - bom Washigton) que juntos viravam dois excelentes.
Luan e Fernandinho, me parece, um dupla menos 2, seu futebol simplesmente não encaixa.
Enquanto o futebol de Luan FLUI em deslocamentos e passes tanto com Pedro Rocha ou Everton.
Fernandinho quase automaticamente puxa para linha lateral (de que lado esteja do campo) prende a bola e chama o lateral ou o meia e invariavelmente MATA o posicionamento do Luan. Se repetir a escalação dos dois é o que mais espero hoje...
Gostaria de VER Fernandinho jogando ao lado de Bobô num jogo do Basileirão, Aliás SUSPEITO que eles jogaram realmente bem nos treinos juntos como reservas quando Luan e Pedro Rocha eram titulares. Pedro Rocha ia mal como titular e ele promoveu a troca.
Já Bobô mesmo que tenha ido bem na ausência da convocação de Luan a troca não foi feita pela fase esplêndida do guri.
Assim parece que o teimoso Roger vai repetir Luan e Fernandinho hoje.
VEREMOS o que sucederá hoje...
Ruigremista · 497 semanas atrás
Indignado · 497 semanas atrás
Falando do momento atual, desde que o Roger optou pelo Fernandinho de titular o time vem rendendo abaixo do que vinha rendendo. E ele segue com essa opção. Já está ficando "burro" como a maioria dos treinadores.