15 de setembro de 2015

Daniel Matador - Grêmio, 112 anos de glórias!


“Aos quinze dias de setembro de mil novecentos e três, reuniram-se no Salão Grau, situado à Rua 15 de Novembro, nesta capital, os abaixo assinados a fim de tratarem da fundação de uma sociedade, que tivesse por fim dedicar-se ao jogo de foot-ball. [...] À sociedade foi dado o nome de Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense."

Trecho da lendária Ata de Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

A Baixada do Moinhos de Vento, histórico estádio do Grêmio.


Caros

É difícil externar sentimentos, principalmente quando eles suplantam tudo que se possa imaginar. Mais ainda quando não referem-se a uma pessoa ou algo material. Quando o sentimento é movido por algo que transcende o imaginário. Por mais que haja uma estrutura de aço e concreto. Por mais que exista uma camisa ostentando o azul, o preto e o branco. Por mais que quando se ouça a palavra GRÊMIO, o coração comece a bater mais do que o normal.

Sua criação deu-se pelo arrojo e vontade de um grupo de alemães, italianos, portugueses e brasileiros, desejosos que eram de praticar o esporte bretão naquela época. Mal sabiam eles que estavam criando um colosso. Quase uma força da natureza que resistiu ao tempo, vencendo tudo o que se apresentava à sua frente. Tropeçando por vezes, como acontece com todos. Mas reerguendo-se sempre, como somente os verdadeiramente grandes são capazes.

Eu não duvido quando ouço alguém dizer que é imune ao futebol. É difícil, claro, mas a probabilidade existe. Mas de uma coisa eu duvido: ninguém é imune ao Grêmio. É impossível ser indiferente às três cores que fazem a combinação mais linda do mundo. Não dá para disfarçar a felicidade quando se pisa no estádio e o peito enche de satisfação por fazer parte da história. E saber que estão sendo revividos os mesmos passos daqueles que pisaram na madeira da Baixada, no nobre Moinhos de Vento. Dos mesmos que botaram o pé no cimento do Olímpico Monumental, na Azenha. Gesto esse que hoje é repetido na Arena mais espetacular da América do Sul.

Ele estava aqui na Terra antes de nós. Nasceu, cresceu, viveu, venceu. Passou vitorioso pelos séculos. E continuará aqui, mesmo depois que nós não estivermos mais. Porque ele é imortal.

Parabéns, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense! Que os séculos sejam pouco para tuas glórias!

Saudações Imortais