3 de fevereiro de 2013

"Ah Moleque" Bola de Cristal


Nota 1:

Terminou a Pré-Libertadores e , dentre seis jogos, errei dois clubes classificados. Apontei Defensor, mas quem passou foi o Olímpia. O mesmo ocorreu quando apontei o León, mas passou o Deportes Iquique. 4/6 acertos, uma boa média 66 % de aproveitamento. Eu esperava mais, mas tudo bem. Veremos se eu acertarei 66% nas fases de grupos também. Enfim, sem mais auto-bajulação, sigamos. Agora falando sobre a avalanche: não acho que ela deva ser proibida. Não de cara. É preciso pensar e analisar se realmente é inviável a sua prática . É perigoso? Tão perigoso na Arena quanto no Olímpico, então, por que inviabilizá-la só agora? Não é o primeiro acidente que ocorre no futebol e nem será o último. Só acho que se deve pensar muito bem antes de precipitação e sair "chutando" coisas pelo caminho. Se realmente for prejudicial e puder causar qualquer tragédia aos torcedores que frequentam a Arena, deve então, e somente então, ser proibida.
____________

Nota 2:
Perdemos de 4 X 0 para o São Luiz. Isso não vem ao caso por que o ruralito será, eternamente,  só o ruralito. O que quero destacar positivamente são as atitudes de Léo Gago e Werley em por a cara à tapa e assumir a derrota. Se Léo Gago incorporasse no time titular a liderança que tem no time B poderia vir a ser um bom jogador. No mínimo útil.
(OBS: Escrevi este texto antes do Gre-nal, apesar de que provavelmente só será publicado depois, por isso não falarei do Gre-nal aqui).
____________

Nota 3:
Não entendo por que tantas críticas à Arena do Grêmio. Tanto a imprensa brasileira quanto a estrangeira insistem em apedrejar nosso estádio. A imprensa estrangeira até entendo, mas a imprensa brasileira deveria ter ORGULHO da Arena, assim como do Mineirão, do Castelão e do próprio Beira-Rio quando (e se)  estiver pronto. São estes estádios e mais alguns que farão o nosso futebol daqui para a frente. Esses mesmos que hoje o qualificam a outro nível, deveriam pensar duas vezes antes de desferir criticas atrás de críticas. Afinal, temos de valorizar a nossa grama e não só a do vizinho.
____________

Nota 4:
São muitos os jogadores da nossa equipe que são criticados pela torcida, entre eles Pará, Marcelo Moreno, Elano, Marco Antônio, Willian José e Bertoglio. Cada um por um motivo, que vão de falta de gols até excesso de lesões. Ok , um ou outro caso tem procedência, mas vamos colocar os pingos nos “is”. Está certo que Moreno teve duas atuações desastrosas nos últimos dois jogos; está certo que Elano não aguenta um jogo inteiro; Pará não tem bom cruzamento; Willian José ainda não teve aquela estréia de encher os olhos e Bertoglio em mais de dois meses jogou pouco mais de três jogos. Pará, assim como André Lima, tem se mostrado um profissional comprometido, ainda assim recebe críticas e mais críticas. Entendo que o Pará seja um lateral de mediano a bom. Ele sabe defender e quando necessário apóia. Não com primor, mas troca passes e, como se viu em Quito, arrisca para o gol. Não vejo motivos para as tão frequentes críticas a ele. Enquanto não tivermos uma oção melhor, ele quebra, e bem, o galho. Marcelo Moreno em compensação, não atravessa um bom momento. Atacante funciona assim: hoje não está bem, amanhã marca três gols. Espero que ele tenha pelo menos mais uma chance e acho que terá, antes de partir para André Lima.
O mesmo vale para o Willian José. Acredito que ele ainda precise de um tempo para se adaptar. Já Bertoglio, Elano e Marco Antônio são um caso à parte: as críticas sobre eles procedem. Elano tem mostrado bom futebol, ótimo. Só que deveria durar noventa minutos, mas não é o que acontece. Talvez com alguma preparação física ele possa aguentar os dois tempos. Do contrário, pode-se testar o Deretti. Este já se mostrou boa opção e a cada momento confirma isso. Quem sabe? Bertoglio já treina com bola. E , caso consiga dar sequência , deve tornar-se uma peça fundamental para a equipe. Por fim, Marco Antônio sempre será só o Marco Antônio. Talvez algum dia ainda cale minha boca, mas sinceramente duvido.
____________

Mudando de assunto, vou deixar claro que não tenho bola de cristal e que apontei os times classificados da Pré-LA e da Fase de Grupos com base em uma análise de time a time, considerando: histórico na competição, plantel e jogos recentes. E assim seguirei quando forem definidos os confrontos das oitavas de final da LA. Vou dar meu palpite (se consideram esta a expressão ideal a ser usada para os classificados) . Assim, vou relembrar o que já “palpitei”:

Quanto aos grupos, já coloquei os classificados da Pré-Libertadores de acordo com minha opinião. Eles estão sublinhados.

Fase de Grupos:

Grupo 1: Boca Juniors , Nacional, Toluca, Barcelona

Grupo 2: Tigre, Libertad, Palmeiras, Sporting Cristal

Grupo 3: The Strongest, Arsenal, Atlético MG, São Paulo

Grupo 4: Peñarol, Velez Sarsfield, Emelec, León

Grupo 5: San José, Corinthians, Milionarios, Xolos Tijuana

Grupo 6: Cerro Porteño, Tolima, Santa Fé, Real Garcilaso

Grupo 7: Universidad Del Chile, Deportivo Lara, Newell’s Old Boys, Defensor

Grupo 8: Huachipato, Fluminense, Caracas, Grêmio



Vamos ao que interessa. Os possíveis classificados:

Grupo 1: Boca Jrs 11 pts, Nacional 7 pts, talvez o Barcelona.

Grupo 2: Palmeiras 11 pts, Libertad 12 pts, talvez o Tigre.

Grupo 3: São Paulo 10 pts, AtleticoMG 10 pts

Grupo 4: Vélez Sarsfield 11 pts, Peñarol 9 pts

Grupo 5: Corinthians 13 pts, San José 7 pts

Grupo 6: Cerro Portenõ 10 pts, Tolima 10 pts

Grupo 7: Newell’s Old Boys 10 pts, Defensor 8 pts

Grupo 8: Caracas 10 pts e Grêmio 12 pts

____________

Por fim, já busquei informações para poder voltar a jogar futebol. Deve acontecer no final de fevereiro, já que ocorreu a lesão no tornozelo, estive um tempo parado e não tenho a menor condição de correr o campo todo. Então, hoje comecei um treinamento com corridas diárias de uma hora onde percorri sete quilômetros. Espero no máximo até abril, já ter 100% de condições.
A propósito, estou cansado e com dor nos dedos. O professor de Kung Fu resolveu mandar dar socos em tábuas e paredes hoje. Hehehe...
Mas nada me impede de escrever para o Imortal.

Abraços e boa semana a todos.