9 de fevereiro de 2013

Daniel Matador: Piratas


Caros

Dia de êxtase para a nação tricolor. Para os fiéis, alegria e confirmação daquilo que já sabiam que aconteceria. Para os incrédulos, alegria e espanto. Vamos parar por aqui. Não dá pra comparar. Estamos diante, novamente, da maior demonstração de competência em direção futebolística do planeta, sem exagero. Gerenciar Barcelona, Bayern, Manchester e PSG é uma barbada. A grana corre solta, então dá pra pagar os tubos pelo jogador que se quer. 

Montar um time cano com parcos recursos em tempo recorde é apenas para os maiores. Farmácias estão acabando com seus estoques de fraldas, remédios para tontura, dor de cabeça e diarreia. Soube até que alguns estabelecimentos estão vendendo Ri-do-rato pela tele-entrega e os motoboys têm sido vistos nas imediações de um certo estádio demolido.
Ao trazer Welliton, Adriano, André Santos e Barcos, Koff demonstra com quem estão lidando. E mais, mostra como a coisa deve ser feita. E ainda consegue se livrar de um monte de nabas, no atacado! É impressionante, o velhinho é um mestre! Toda a surpresa causada pela contratação destes últimos jogadores pelo Grêmio esta semana é normal. Afinal, não são todos que estão acostumados a ver como verdadeiros profissionais trabalham. Uma pequena dica, com autopromoção incluída: sugiro ler (ou reler) minha coluna publicada no Imortal Tricolor em 23/11/2012.
Quem leu na ocasião, talvez não tenha se surpreendido tanto assim com o estilo do atual mandatário gremista. Torcemos para que todos (ou a maioria) passem a entender como a coisa funciona e parem de cornetear sem fundamento.
Uma das situações mais hilárias deste novo modus operandi é o chilique histérico que toma conta dos i$entos barato$ nestas situações. Imaginem só a reunião de pauta com a equipe e as frases de lástima dos manés:

- Que ódio, nos passaram a perna de novo!
- Depois que essa nova direção assumiu, não conseguimos mais dar nenhum furo! (ui)
- Como é que eles conseguem? Os caras fazem tudo na surdina!
- E nem pagam churrasco pra gente...
- Antes era mais fácil, bem mais fácil...
- Eu ainda acho que aquele tal de Enrico Cabrito pode ser contratado...

Não adianta, os Zé Ruelas estão tendo que comer o pão que o velhinho amassou, e bem amassado. Tomam balão todo santo dia, chega a dar pena. Mentira, não dá pena coisa nenhuma, é muito engraçado! E o pessoal da beira do lago, então, está cada vez mais desesperado. A tática alardeada por um i$ento de que a direção rósea, estrategicamente, estava esperando para contratar jogadores mais baratos até hoje gera espasmos e gargalhadas crônicas. Vão ter que acabar contentando-se com os refugos que sobrarem, como aqueles que já contrataram. E ainda vão ter que arrotar para a imprensa que são ótimos jogadores, excelentes atletas e o negócio foi ótimo. Alguém ainda cai nessa? Eu só dou risada. De montão.

Em 1986, Roman Polanski dirigiu um filme que se tornaria um clássico. Sob o título de “Piratas”, a película conta as aventuras do Capitão Red, um pirata que só se ferra, interpretado de forma genial pelo ótimo Walter Matthaw, inspiradíssimo aqui. Uma cena impagável mostra Red e seu aprendiz de pirata, Sapo, após serem capturados. Ao reclamarem que querem comida, lhes trazem dois ratos, obrigando-os a comer os roedores, sob pena de morte em caso de repulsa pela “iguaria”. É hilária a cara de falsa alegria do Capitão Red, sorrindo e agradecendo pelo manjar enquanto digere o rato. Vale muito a pena assistir, pois a diversão é garantida.

Tá, mas o que este filme tem a ver com o Grêmio? Me lembrei dele por dois motivos muito pertinentes. Realiza: o cara se chama Red, só se dá mal, tem que comer rato, achar bom e ainda convencer os outros de que é uma delícia. Lembra alguma coisa?

O outro motivo é óbvio: contratamos Barcos, o verdadeiro pirata. Assim como a tripulação dos navios morria de pavor ao enxergar uma bandeira pirata em um mastro, veremos cena parecida quando os adversários toparem com o esquadrão que o tricolor está montando.

Saudações Imortais