26 de fevereiro de 2013

"Sou a favor de espaços sem cadeiras na Arena"


Nos últimos tempos, temos assistido, lido e ouvido polêmicas intermináveis sobre a chamada "avalanche", marca registrada da torcida do Grêmio. Opiniões de todo tipo já foram dadas, debatidas e rebatidas. Já teve presidente, juiz, promotor, bombeiro, brigadiano, administrador, engenheiro, pizzaiolo, enfermeiro, carcereiro e até agente funerário dando pitaco. Então, qual a conclusão a que chegamos? Nenhuma...
No dia 14 de fevereiro, seu Algoz postou o seguinte texto enviado pela vereadora portoalegrense Any Ortiz, 29 anos, advogada e torcedora gremista desde antes do nascimento do seu primeiro dentinho:


                 "Ontem, em reunião com Eduardo Pinto, buscamos um diálogo para a preservação   daquele espaço a preços populares. A colocação de cadeiras não vai permitir isso, infelizmente. Além disso, a juventude precisa de um espaço para poder se manifestar livremente, mas com segurança. Como sabem, isso ocorre na Allianz Arena, na Alemanha. Lá há um espaço sem cadeiras a preços reduzidos. É preciso entender que há aqueles que preferem assistir aos jogos de maneira mais confortável (sentados) e aqueles que preferem de pé. A Arena tem, em sua grande maioria, espaços confortáveis. Manter o espaço sem cadeiras é manter, também, o futebol como um esporte popular. Antes mesmo de ler o post, eu levantei esta mesma possibilidade na reunião. Seguiremos acompanhando e buscando uma solução. Estamos tentando uma reunião com o Sr. Fábio Koff para debater sobre o tema. Abraço".

Desse modo, descobrimos que,  como torcedora do Grêmio, a vereadora Any está engajada e interessada em colaborar para equacionar esta questão que aflige grande parte da torcida tricolor. Para saber mais detalhes sobre os seus esforços e sua opinião sobre esta  polêmica, buscamos a sua palavra. Na entrevista a seguir, ela fala sobre o Grêmio,  futebol e sua preocupação com a "avalanche".


Any Ortiz acompanha a polêmica da "avalanche".

Quando pisou a primeira vez no Estádio Olímpico?
Aos sete anos, aproximadamente.

Quem influenciou no gremismo?
A família, mais especificamente meu pai.

A senhora é uma torcedora gremista. Desde que idade lembra de torcer para o Grêmio?
Desde sempre!! Eu tenho fotos de bebê já com a camiseta do tricolor!

Costuma frequentar o Estádio Olímpico?
Sim. Com alguma frequência. E a Arena, também, claro.

Como faz para se manter informada sobre o time?
Acho importante confrontar informações. Não costumo ter uma fonte de informação apenas. Leio, vejo e ouço muita coisa e, ao final, tiro as minhas conclusões.

As mulheres estão mais participativas no futebol, estão mais presentes nos estádios e, assim como os homens, torcem fardadas com o uniforme do time. Na sua opinião, como ocorreu essa mudança de atitude?
Creio que isso daria uma tese, até. Mas, resumidamente, creio que as mulheres passaram a entender o amor dos homens pelo futebol. E desse sentimento, sinceramente, nós entendemos muito bem. Além de gostar de assistir eu também jogo futebol com as minhas amigas.

A senhora entende de tática futebolística ou apenas torce para que a bola entre no gol?
(risos) Não entendo a ponto de palestrar nas arquibancadas em dia de jogo, mas sei observar o que está, ou não, funcionando para que a equipe chegue ao gol. Fique tranquila. Eu sei o que é impedimento. (risos)

A torcida esta ávida por títulos. Na sua opinião, o que falta para o Grêmio voltar a ser multicampeão?
Penso que, há alguns anos, estamos caminhando para a profissionalização da gestão. Atualmente, sem uma gestão planejada, não há como ter sucesso em nenhuma área. Creio que estamos no caminho correto e em breve (espero) voltaremos a comemorar títulos. Este ano, ainda, tomara!

O que achou das últimas contratações feitas pela nova direção?
Gostei bastante! A equipe ainda precisa de mais entrosamento, mas tenho certeza que com estes jogadores isso não vai ser difícil.

E quanto às polêmicas em torno da Arena, qual a sua posição?
Eu desejo o melhor para a Arena e para o Grêmio. E dentro disso está a SEGURANÇA. Este fator, aliás, não deveria ser polêmico. É um princípio básico que deveria ser entendido por todos e buscado sempre.

Por que a senhora aceitou comprar a briga em nome da torcida gremista em relação ao Poder Público (Bombeiros, Prefeitura Municipal) quanto à liberação da “avalanche”?
Sinto (mesmo) dizer isso, mas não sou a favor da avalanche. Este movimento é realmente lindo e é uma marca registrada da torcida, mas é preciso entender que ela acarreta riscos. E estes riscos não podem existir. A história já foi escrita e, agora, é tempo de partir para alternativas seguras.
Sou a favor, sim, de manter o espaço sem cadeiras para que possamos ter preços mais acessíveis para manter o futebol como um espetáculo democrático. Além disso, a grande maioria da Arena é para quem deseja ficar confortavelmente sentado. É justo que exista um espaço para aqueles que preferem assistir de pé e se manifestando da forma que julgam ser mais motivadora. Naquele espaço, acredito que o melhor seria  colocar os parapeitos e reforçar as grades.

Torcedora gremista, vereadora aposta no diálogo.


Como a senhora agirá em relação à isso ? Qual estratégia será usada para defender os interesses do torcedor tricolor?
O que estou buscando é dialogar com as autoridades, mostrando que há uma possibilidade legal e segura de manter o espaço sem cadeiras. Novas reuniões estão sendo marcadas e estou acompanhando de perto estes movimentos.

A senhora já teve contato com alguém da direção do Grêmio para tratar do assunto?
Estamos aguardando uma data para reunir o máximo de dirigentes ligados à questão.

Que sugestões a senhora daria para os envolvidos na questão?
Espero que nenhuma autoridade deixe de pensar primeiramente na segurança. Mas que, também, não deixem de pensar no direito do torcedor de se manifestar e, claro, em um espaço de custo mais acessível.

É justo que essas exigências sejam feitas somente em relação à Arena do Grêmio ?Os outros estádios que não têm cadeiras serão fiscalizados pelo poder público ou serão interditados?
O justo é que se cumpra as normas em qualquer estádio.

Não teme ser chamada de oportunista por abraçar esta causa?
Não. Definitivamente. Entendo que existe o oportunismo e a oportunidade. Mas eu estou lidando com a oportunidade de debater esta questão que é agora. Então vamos debater. Ou devemos esperar alguns meses, ou anos, pra retomarmos a questão?

Só por curiosidade, vereadora: a senhora também gritou “fi-ca, Lu-xem-bur-go”?
(risos) Olha, não estava no jogo onde se ouviu este coro, mas eu entendi que ele fez um bom trabalho e desejei que ele fosse mantido.
Saudações Tricolores

Contatos com a Vereadora Any Ortiz:
Twitter: @AnyOrtiz
Facebook: www.facebook.com/anyortizpps
E para adicionar no Facebook: Any M Ortiz








Comentários (62)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Excelente matéria!

A Pitica já tinha meu voto, agora a ANY ORTIZ tem também! Merece!
Imagina eu e ela, alhando juntinho uma final de libertadores hein! rsrsr. Brincadeiras à parte, belo post. DA-LHE GRÊMIO.
Bom dia.
Estão bombardeando tanto o GRÊMIO nessa semana,pós GRE-..., que estou com vontade de me suicidar num pé de cebola.
Me apaixonei...

Também sou contra a avalanche, mas principalmente pelo municiamento de notícias aos i$ento$.

Quanto aos riscos que ela apresenta, memo não sendo engenheiro civil, creio que com cálculos e simulações é possível ter um espaço destinado a avalanche e totalmente seguro, porém acho também que já virou cliche está notícia e o melhor a se fazer no momento é inserir cadeiras e baixar as orelhas da gentalha.

Torço pra que dê tudo certo....

Saudações Imortais®
MInha mulher votou nela e agora admito que soube escolher melhor do que eu ... eh eh eh
3 respostas · ativo 630 semanas atrás
Para manter a avalanche, além de reforçar muito aquela proteção no final da arquibancada, tem que dar um peitaço nas autoridades pois elas só querem o fim. É arriscado. Um novo acidente com certeza traria problemas grandes.

Eu não gostaria que a avalanche acabasse, mas se não for 100% CERTO que uma nova proteção evitasse acidentes, prefiro que acabe. Senão imagina os problemas que o clube teria.

A saída mais racional pra este caso é instalar aqueles gradis em toda a parte e manter sem cadeiras.
Assistindo a tv, vejo propaganda da bradescoFM sports!?????????????????
Neste carnaval teve trio eletrico atropelando gente, gente passando mal em carro alegorico, palcos e arquibancadas caindo. SE ESSAS AUTORIDADES FOSSEM COERENTES, DEVERIAM ACABAR COM O CARNAVAL. Só fazem com o GREMIO para parecer de bonzinhos, para dizerem que estão fazendo algo.
OBS. OBVIO QUE GOSTO DO CARNAVAL, ESTOU FALANDO APENAS NA QUESTÃO DA COERÊNCIA.
DÁ-LHE GREMIO.
2 respostas · ativo 630 semanas atrás
Já havia mencionado minha satisfação em outro post, mas quero repetir, fico feliz de constatar uma representante popular tão atenta a questões verdadeiramente importantes e de repercussão larga.

É evidente que a nossa sociedade está repleta de assuntos de maior envergadura social, porém não é o caso de decidir o que é mais valioso e sim tratar de uma gama de objetos que tem impacto sobre uma coletividade.

Tenho certeza que assim como esse assunto delicado na Arena do Grêmio, a vereadora também está "ligada" em outras questões. Essa, por si só isso, é uma qualidade fundamental em um "debatedor dos rumos da sociedade", estar verdadeiramente inserido no ambiente social e levar ao seu "espaço de discussão", no caso a Câmara de Vereadores, assuntos de envergadura significativa. É o que todos eleitores deveriam esperar e cobrar dos seus representantes.

Fico muito feliz de ver isso, por esse motivo quero mais uma vez parabenizar a vereadora e desejar-lhe força na condução dessa questão.

Belo registro Pitica, excelente escolha.
Me desculpem botar um pouco de água no chopp. Me parece que vocês estão se deixando levar pelo oportunismo da Ortiz. Ela não tem nada com isso e tem mais é que aproveitar as pautas colocadas. Mas o blog poderia ser um pouco mais crítico e ponderado. A vereadora agora se lançou nessa tarefa de aproveitar uma pauta que tende a chamar muita atenção. Por que o blog deveria fazer campanha para ela? Não é um debate político. É um debate técnico-administrativo. Quando políticos começam a entrar nesse tipo de discussão como se fosse uma discussão política, meu Deus, algo de muito errado está acontecendo.
7 respostas · ativo 630 semanas atrás
Ta melhorando a coisa. Começando a aparecer pessoas vestindo a camisa tricolor, políticos tomando parte, presidência e direção ativa e os i$esnto$ com o rabo entre as pernas.
A brigada/bombeiros/governo/imprensa só batiam e agüentávamos quietos, sem nenhum tipo de reação. Sei que é pouco, mas é dai que começam as revoluções. Da capacidade de indignação, de peitarmos quem nos desfaz e acima de tudo: - Do que é certo!
Eu só desejo boa sorte à essas pessoas.
Saudações TRIcolores.
Com todo o respeito, mas com uma vereadora dessas, seria o cidadão mais ativo na política da minha cidade huahuahuahuahuahu.
Tem colorado rindo que o Bêra mesmo demolido nunca foi interditado. Logo, não há quem não reconheça a falta de critério, e eu aqui, sendo feito de palhaço pelo executivo de Porto Alegre.

ISSO TEM QUE ACABAR.
O mais interessante é que tenho certeza que jogando no VELHO CASARÃO patrolaremos o CARACAS pois nossa antiga casa, além de espaço para torcem em pé, tem ALMA, e essa alma PULSA a favor do imortal...coisa que a nova morada ainda precisa de um tempo para adquirir.

Se eles acham que estão prejudicando o grêmio ao fazê-lo jogor no monumental...muito pelo contrário (com o esquema do sócio torcedor pagando 50% do valor nominal do ingresso, e com os preços mais em conta, teremos 50 mil apoiando contra os venezuelanos...caso fosse na arena, aposto na metade do número de torcedores)..

VAMOS GRÊMIO...essa é a despedida que o Monumental merece...um jogo de libertadores!!!! Nossa última lotação do velho estádio não poderia mesmo ser em um jogo contra os mazembados! Aliás, a pressa para que joguemos na arena deve ser da OAS..que está louca para faturar com as rendas e, principalmente, com o empreendimento que fará na área do MONUMENTAL!!
O parágrafo inicial é perfeito.
Se as autoridades fossem sérias e tivessem o mínimo de bom senso, nem seria discutida a possibilidade de colocar cadeiras no único (e pequeno) espaço em que os torcedores podem ver o jogo de pé.
Não há nenhuma explicação que justifique podar esse direito do torcedor.
Deram condição de jogo para um estádio em escombros, com direito a defesa veemente da gloriosa BM, dos Bombeiros, dos gritos histéricos do WC (dizendo que o MP não tinha conhecimento para interditar o Cheira-Lixo), da Lassie e de quase toda a imprensa I$enta do RS e agora não dão condição de jogo ao mais moderno e seguro estádio do Brasil. Realmente, a coerência de critérios não é o forte desses nobres servidores. Por outro lado, é a desculpa perfeita para deixar o gramado alinhar, finalizar os acabamentos da Arena, jogar no tapete do Olímpico, atender o desejo do Luxa e da maioria dos jogadores e ainda por cima não quebrar o contrato ou melindrar o relacionamento com a OAS. Tudo na vida tem dois lados...
Acho que dá pra juntar esse post com o anterior, que falava sobre o Marketing do Grêmio. Embora as idéias pontuais sobre produtos sejam importantes, marketing é mais que isso. A relação Grêmio-Arena-Torcida é uma importante questão de marketing que deve ser melhor tratada. Uma parte é esse problema das cadeiras, que realmente colocariam em risco nossa escola de gremistas - a geral. Mas temos problemas sérios no resto do estádio.
Imagino que seja por conta do contrato com a OAS, mas isso deve ser revisto de alguma forma, sob pena de prejuízo para todos: O modelo que vem sendo adotado para a venda de ingressos não permite que o estádio encha, custa caro ao torcedor e espanta o associado.
O estádio não enche, porque os lugares dos sócios que fizeram a migração ficam ociosos se esses sócios não vão. Faltam ingressos e o estádio não lota. Urge um mecanismo de compensação ao sócio que libera seu lugar (no final do post coloco uma sugestão) para que o Grêmio o venda a outro torcedor.
Custa caro, porque os lugares mais baratos (anel superior) já estão todos na mão dos sócios, mesmo que eles não venham ao jogo. Como nem todo mundo está disposto a pagar R$100,00 para ir no jogo, muitos acabam não indo ao estádio. Há um intervalo muito grande entre os valores de ingressos à venda para os jogos: R$40,00 para a Geral e R$100,00 para o anel inferior. Acho que estão tentando empurrar o ingresso mais caro para a torcida, mas o estádio fica mais vazio, vende menos cachorro-quente, refri e camisa na loja, sem contar que são vozes a menos a empurrar o time.
E pra terminar, a questão do sócio, já discutida muito por aqui. No momento da virada do clube, perfeito para angariar sócios, o modelo de venda de ingressos para a temporada toda não dá nenhuma colher-de-chá pros sócios.

Sugestão de modelo de negociação de cadeiras migradas:
- os sócios entram no site e colocam sua cadeira à disposição. Quando fazem isso, seu cartão de acesso não libera o acesso para o jogo;
- o grêmio coloca os ingressos à venda se não houver mais lugares normais à venda para o setor;
- 30% (o percentual pode mudar) do valor total arrecadado com a venda das cadeiras de cada setor é dividido entre todos os torcedores que colocaram sua cadeira a venda, pago em desconto na mensalidade. Com isso, grandes jogos pagam melhor pela cadeira liberada, pois todas serão vendidas. Jogos pequenos pagam pouco, pois muitas não serão vendidas, rendendo menos para cada torcedor.
- O percentual dos sócios poderia ser um pouco maior do que o dos não sócios que compram pacote, para incentivar a associação.
Gostei dessa vereadora, alem de tudo é gatinha, hehe
Parabéns Pitica as duas damas com Gremismo nas veias, e a vereadora Any fazendo por merecer, como vereadora está Parabéns muitos políticos deveriam seguir exemplos dos bons de trabalhos.
Eu acho que tem outras formas de fazer comemorações e nossa torcida tem uma marca registrada de ser criativa.
Que tal uma avalanche sem movimento em passadas de decidas, e sim corporal, se agachando de cima para baixo com uma espécie de olaaaaa, e depois ao contrário, se é que voçês me entendem seria uma idéia de se ver e treinar para ver se fica bom dentro da Arena e ainda pode ser feito em toda ela.
E ainda com as idéias das cadeiras fixadas nas barras.

Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
2 respostas · ativo 630 semanas atrás
Belo texto, Pitica. Parabéns.

Gostaria de chamar atenção para outro assunto, que pode nos prejudicar muito ainda esse ano, que é o cancelamento de clássicos na última rodada, facilitando sobremaneira a manipulação de resultados. Justamente nesse ano, que é muito auspicioso para nós Gremistas, com esse timaço que o Koff montou.
É um absurdo, temos que nos manifestar contra isso. Nosso time promete, e há grandes chances de sermos prejudicados.
Vamos assinar, pessoal, e mostrar nossa inconformidade, já que nos manifestarmos é a única coisa que podemos fazer: http://www.avaaz.org/po/petition/Jose_Maria_Marin...
1 resposta · ativo 630 semanas atrás
Veradora Any muito obrigado, por estar levando ao conhecimento publico, e desta maneira, defendendo, a instituição centenária e uma das mais conhecidas do Rio Grande do Sul no Brasil, e no mundo, muito obrigado.
E esta tua vinda , " pessoalmente" ao blog, trazendo suas idéias me faz acreditar um pouco mais na democracia, e no nome desta democracia, espero que não te fresqueie, pois nem mesmos todos espelhos magicos, e nem todos pitangys do mundo, abalararam a majestade de minha Rainha.heheheheheeh.
Trata-se de dois pesos e duas medidas.
No Mazembão Cheira-Lixo, nem a última batalha de Stalingrado ameaçava a segurança do "estádio", segundo a PM gaúcha
e outras ditas autoridades, inclusive municipais.
Naqueles escombros, foi disputado um Grenada pelo Brasileiro - só para lembrar.
E outro Grenada acabou de ser jogado em um estádio da Serra no qual não vimos pela tevê uma única cadeira, nas chamadas
arquibancadas populares.
Cortina de fumaça, para driblar respostas a perguntas como: quem autorizou o funcionamento da Kiss?
Quem passava todo dia em frente àquela espelunca e nada fez? E por que não fez?
O foco dessas ditas autoridades é o Grêmio e sua torcida, simbolizada na Avalanche - tão simples assim.
Repercutido pela chorumela de "comunicadores" e radialistas daqueeeela "impren$a" - um caso perdido de retorno do trauma expresso em sistemático e histérico gogó contra o tricolor.
No mais, a concessão de habite-se deriva de obra nova (não haverá a novela "habite-se" no Mazembão: puxadinho e remendo
exigem apenas um "alvará de reforma") e sua correlação com as plantas registradas na repartição municipal.
Se a Arena foi erguida sem um único embargo da fiscalização ao longo da execução do estádio, então a obra refletia exatamente o projeto registrado.
Tão simples assim.
Da-lhe, Gremão!
1 resposta · ativo 630 semanas atrás
Nunca tive problemas de estômago,mas nessa semana tá dificil aguentar.
Dá licença,mas essa imprensa nojenta tá me fazendo mal.
Vou até ali dar uma vomi..... e depois eu volto.
Nem li, só olhei as fotos.
Falando em fotos, vejam essa na reportagem sobre o Felipão; a alegria de um cocolorado: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-bra...
Sou a favor da avalanche... Perigo tem em todo lugar... E é a marca registrada da torcida...
E torcida toda sentada?? Pelo amor de deus! Torcedor tem que torcer, gritar, apoiar e alentar...
Quando eu estiver na 3 idade vejo sentado...
E agora? Se os i$entos estão dizendo, só pode ser motivo pra preocupação mesmo! Algúem faça algo, urgente, aaaaaaaaaaaaaaaaa.......
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio...

RBoSta e você, cocôlorado, tudo a ver!!!
2 respostas · ativo 630 semanas atrás
Avatar de Fábio André - o Homi

Fábio André - o Homi · 630 semanas atrás

Sobre os estádios:

A verdade é que eu decidi que o Nosso Estádio Olimpico Monumental merece uma despedida digna de sua grandeza, e por isso, o Grêmio jogará e será campeão da Libertadores da América 2013 neste estádio.

Após isso, partiremos para a nossa nova morada, a estupenda Arena, onde comemoraremos o Título do Campeonato Brasileiro de 2013, para aí sim termos uma inauguração de verdade, com títulos, que é o que eu entendo.

Colorados Tremei. E parem de mimimi que o estádio é da OAS e tal. Vocês ainda estão com um pouco de sorriso nos lábios, por causa da incompetência administrativa de um político (assim como todos os outros, só pensam no seu ego).

Gremistas, não dêem ouvidos a tudo que a imprensa imparSCIal diz. O Fernandinho Carvalho os pauta toda segunda feira com picanha e cerveja (sim, são bem baratinhos).

Att,
Fábio André Koff (fake, mas que disse tudo que deveria ser dito)
o GRÊMIO deve respeitar os direitos de seus associados e dos seus torcedores... deve oferecer opções de acesso a localidades com ingressos a preços baixos... daí, justifica-se a área sem cadeiras.... sou contra a tentativa de elitização, via poder aquisitivo, da prática de preços europeus em um estádio de primeiro mundo.... moramos em um país em que a renda recém agora começa a ser melhor distribuida...
o GRÊMIO deve pensar que recebe da TV um valor que lhe é repassado em função do número de torcedores que tem... e que concorre, em dia de jogo, com a mesma TV que lhe paga pelo direito de transmitir ao vivo, tirando público do estádio... também deve pensar que nem sempre o adversário apresenta apelo de competir conosco em igualdade, o que gera desinteresse.... deve pensar que o modelo tático e o animus dos atletas estão deixando a torcida desconfiada... que temos dificuldades para sair rapidamente do estádio, pois a chegada é diluida mas a finaleira é um caldo grosso, uma multidão deslocando-se com poucos pontos de escoamento... tudo contribui...: imprensa com agenda negativa... torcedores que comparecem com a expectativa de que o time TEM que jogar dentro daquilo que eles, que não vivem o dia-a-dia, idealizam e esperam... que não suportam a ideia de que deve-se primeiro plantar, depois regar, esperar crescer e, depois, colher... façamos o somatório de tudo e veremos quão distante está a realidade que observamos dos sonhos que nutrimos!
O amor ao GRÊMIO permite que, enquanto sonhamos, nos apresentemos ao Clube e trabalhemos por dias melhores. Não que isto signifique que deixemos de torcer apaixonadamente e que fechemos os olhos para o que ocorre! A favor do espaço sem cadeiras, por uma política de preços módicos e acessíveis e contra a elitização do Clube!
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Pitica

Parabéns pela entrevista com a Any, minha conterrânea de Canoas.
Ah, que saudade da época em que saíamos juntos para a noite canoense, sem hora pra voltar... opa, falei demais!!!!

A propósito: recebeste o e-mail que te enviei anteontem? Me puxei no paintbrush (eheheheh).

Saudações Imortais
6 respostas · ativo 630 semanas atrás
Já disse e repito: A Arena do Grêmio é o Beira-rio tricolor!
1 resposta · ativo 630 semanas atrás
O menor sentido, isso não faz. (Yoda)

Postar um novo comentário

Comments by