13 de fevereiro de 2013

Melhor que o Messi

Grêmio 5 x 0  Santa Cruz

Pré-jogo


Tem um filme excelente chamado A Lista de Schindler. É a história de um alemão que salvou mais de 1000 judeus da morte nas câmaras de gás. Tão boa quanto a lista de Schindler é a lista do Pofexô. Que tem, no entanto, dois problemas. Um, inevitável, é a presença de jogadores que já saíram do clube. O outro problema poderia ser evitado. Bertoglio está fora. Entrou o Kleber. Eu acho que Bertoglio é mais jogador do que Kleber. E está em melhores condições físicas. Esta escolha tem todo o jeito de carteiraço. E, sim, eu resolvi plagiar o Daniel Matador. E vou continuar enquanto ele não fizer um texto sobre a Bolha Assassina.

Um bom aperitivo para a continuação da batalha da Libertadores amanhã é o jogo do Banguzinho hoje. Aliás, eu estava com saudade do uso deste apelido carinhoso para o time B. Para quem não sabe, e quer valorizar o Novelhacão a qualquer custo, informo que o Banguzinho foi campeão gaúcho de 1995. Antes do Banguzinho o Grêmio tinha o Expressinho. Outro apelido carinhoso que me deixou saudades. Mas o Banguzinho não é um time que se presta à nostalgia. Ao contrário, trás muitos nomes que poderão estar jogando no time principal em pouco tempo. E que, por isto mesmo, merecem ser olhados com carinho. E tem Bertoglio.

Primeiro tempo: 1 x 0


Aos 2 minutos Grolli mostrou que está aprendendo. Deu uma chegada maneira no garrão de um jogador do Santa Cruz. Aos 7 minutos Guilherme pifou William José. Que errou mais um gol feito. Aos 12 minutos Biteco pifou de novo. E W. José errou de novo.
O Banguzinho deu arrodião até a metade do primeiro tempo mas não fez o gol. Aí Santa Cruz começou a gostar um pouco do jogo mas sem assustar muito.
No final Biteco, sempre ele, no escanteio deu na cabeça do Werley e este não perdeu.
Os melhores do primeiro tempo foram Biteco, Tony, Ramiro e Mateus Biteco. William José, de novo mal. E Bertoglio também não jogou bem. Se enrolou duas ou três vezes na bola.


Segundo tempo: 4 x 0


O segundo tempo começou com igual o primeiro e Biteco quase fez um golaço. Aos 9 minutos Guilherme Biteco deixou Bertoglio livre na frente. Como ele não é o William José, driblou o goleiro e botou para dentro. Um minuto depois foi Tony quem cruzou. Bertoglio pegou, driblou o goleiro e só não entrou com bola e tudo porque teve humildade.
Nesta altura o Pofexô deve te começado a secar o argentino. Ou a se arrepender pela mancada de deixá-lo fora da lista da Libertadores.
Não adiantou a secada do Pofexô. Aos 20 minutos Bertoglio quebrou a espinha do goleiro e deixou William livre para enfiar para dentro e sair correndo espantando a urucubaca.
A gurizada toda resolveu jogar e Deretti saiu driblando todo mundo até servir Bertoglio que foi derrubado. Pênalti e gol do William José.

Gauchão é engana 
bobo. Mas mesmo contra time ruim quem não sabe jogar não joga. Um jogo que mostrou que a base tem muita gente boa. A lamentar que Guilherme Biteco foi vendido no apagar das luzes do ano passado (por que mesmo?) quase a preço de banana.
E a lamentar também que Bertoglio esteja fora da lista da primeira fase. Que seja a primeira inscrição para a hora do "pega prá capar". E o pré-jogo, como o nome diz, escrevi antes da bola rolar.
_____

Como jogaram

Folmann: Pareceu seguro quando exigido.
Tony: Talvez sua melhor partida desde que chegou. Excelente.
Gerson: Firme.
Grolli: Deu 2 ou 3 chegadas junto que agradaram.
Werley: Não repete 2012. Mas fez o gol.
Ramiro: Este jogador vai fazer carreira no Grêmio.
Jean Deretti: Um primeiro tempo muito dispersivo. Melhorou no segundo tempo. Uma grande jogada no quinto gol.
Guilherme Biteco: O melhor do time. E foi vendido por meia pataca.
Matheus Biteco: Também parece ter futuro.
Bertoglio: Enrolado no primeiro tempo. Espetacular no segundo.
William José: Rui Costa falou que ele é um jogador tímido que precisa ganhar confiança. Que estes gols ajudem a deslanchar.
.....
Yuri Mamute (Bertoglio): Sem tempo.
Lucas Coelho (William José): Sem tempo.
Tinga (Tony): Estabanado

Roger Machado: Não teve problemas para fazer o time jogar.
_____

Diego Almeida Real, José Silveira e Edemar Palmeira.: não atrapalharam