15 de fevereiro de 2013

Roberto Minuzzi: Descorneteando



Tem posts do Hernández e do Ah Muleque engatilhados, mas recebemos um e-mail muito interessante e furamos a fila.
Recomendamos uma leitura atenta. Esperamos que contribua para acalmar os ânimos.
_____

Amigos do blog,

Lei diariamente o blog e por isso me senti a vontade de dar uma opinião  que vem do outro lado. Do lado do jogador.
Meu nome é Roberto Minuzzi e sou jogador de vôlei. Joguei 6 anos pela seleção brasileira, tenho 5 finais de brasileiro (2 títulos) e 31 anos. Um currículo de muita experiência.
Escrevo para dizer que para o jogador que se dedica, sonha em ser campeão e de jogar bem todo o jogo (sim, isso deveria ser uma obrigação para o jogador, mas sabemos que são poucos que tem essa seriedade) perder um jogo como o de ontem é arrasador.
Vou relatar alguns fatos, para que entendamos o lado do jogador, e a quantidade de fatos que contribuíram para que eles não jogassem bem ontem.

O jogador se comporta conforme o seu ambiente. Clima calmo, jogador calmo... clima de pressão, jogador na pressão... clima ansioso, jogador ansioso....
Vamos sair das 2 horas que acompanhamos o jogo na Arena, ou, para quem não quer pagar 160 reais para assistir com o filho de 6 anos como eu, da tv. Vamos pensar no dia a dia deles. Está uma confusão. Vamos enumerar:

  1. Hoje treino no Olímpico ( muitas vezes eleito o melhor gramado do brasileiro pelos jogadores), amanhã na Arena para se adaptar aos buracos, areia e campo duro. Não há uma rotina confortável e com condições plenas de trabalho... Tentar fazer algo no treino e não conseguir fazer direito, faz com que o jogador entre com a confiança um pouco abalada... Sim o jogador tem que estar preparado para isso.
  2. Chegadas e saídas de jogadores. Muda o grupo, muda o ambiente. Estamos falando de muitas mudanças no vestiário. Saíram vários jogadores (André Lima, Vilson, Leo Gago, Leandro). Chegaram outros (Vargas, Barcos, Adriano e André Santos, estes na última hora). É preciso entrosamento dentro e fora de campo. Sim o jogador tem que estar preparado para isso...
  3. Os problemas da Arena. Fecha avalanche, problemas com ingressos, estacionamento, campo, multa... Isto toma tempo da direção e conturba o ambiente. Sim o jogador tem que estar preparado para isso...
  4. A expectativa de todos: da torcida, imprensa, direção, dos jogadores para este jogo. Não se pensou que o time não jogou bem contra a LDU, que o campo era ruim, que teriam tantos jogadores novos no grupo. Todos esperavam a empolgação, golear. E no esporte tem que jogar para golear... A empolgação não domina bola e não posiciona os caras no campo. Certeza que os jogadores sentiam antes da partida a falta de ritmo, de jogar e de jogar bem. Mas para o resto não... era goleada certa.... Sim, o jogador tem que estar preparado para isso....
  5. Este negócio de voltar a jogar no Olímpico, ja devia estar sendo conversado entre os jogadores. Koff falou que eles reclamaram depois do jogo da LDU. Não se treinava lá diariamente. Isto era uma pressão interna... Sim, o jogador tem que estar preparado para isso...
  6. O mais importante. A ESTREIA. Coloquei no começo do texto meu currículo, para dizer que mesmo com toda minha experiência, a estreia é complicada. A ansiedade faz o jogo ficar mais travado em qualquer campeonato. Sempre que termina um jogo desses comentamos aliviados no vestiário que passou a estreia.

Agora, se já é complicado estrear normalmente, imaginem com tantas coisas complicando o dia a dia. Estrear numa Libertadores deve ser emocionante. Deve fazer o jogador passar o dia planejando o que tem que fazer... A ansiedade já é natural.... Agora, a experiência do dia a dia, o time leva para a hora do jogo. E isso potencializou a ansiedade, a insegurança a falta de entrosamento....
Confio no time do Grêmio. Os jogadores são sérios e dedicados, mas caíram numa armadilha neste jogo. O time chileno é ruim. E fez dois. Não haviam feito nenhum essa temporada contra outros chilenos. Nos dois gols, uma falha de posicionamento clara da nossa zaga... Nesse ponto vejo uns erros de planejamento do Grêmio. Deveria ter jogado com força máxima contra o Juventude. O jogo foi sábado. O time precisa jogar. Chegou na Libertadores com 3 jogos. É pouco. Tinha que ter colocado Saimon e Cris contra o Juventude. Os dois não se entenderam, e dali saíram os dois gols deles e outras que o Marcelo salvou.
Voltando para o Olímpico, tudo se acalma... tira-se o foco do problema que está sendo a Arena agora. Ganha-se a avalanche até que resolvam este outro impasse da Arena. O torcedor vai mais tranquilo pro jogo....Os jogadores terão uma rotina e se sentirão melhores. Ambiente calmo, jogador calmo.... ambiente seguro, jogador seguro....
Quanto ao Adriano, comentaram que o treino de terça-feira foi ótimo e que o Adriano é um baita marcador. Vamos dar um tempo a nossa ansiedade. Quem não estava ansioso e não gritou desesperado no jogo de ontem, e quando olhou o relógio estava no primeiro tempo ainda....
Vamos todos nos acalmar. Vamos acalmar o dia a dia dos jogadores. Temos um time bom e serio. E vamos torcer para o Pofexô parar de inventar.
Vale lembrar que não conheço nenhum jogador do Grêmio nem estou defendendo ninguém.Estou dando a opinião de quem vive isso. Estou em Floripa e sábado as 21:30 tenho jogo e ira passar na Sportv. Vocês poderão acompanhar a hora do jogo, mas a gente vive isso a semana toda. Um erro, e estaremos comprometidos sábado....e com varios erros?
Sim o jogador tem que estar preparado para isso.... mas não é tão simples assim....
Abraco galera...me ponho a disposição...

Roberto Minuzzi

Comentários (69)

Carregando... Logando...
  • Logado como
putz, que audiência qualificada seu algoz... ótima contribuição. parabéns ao minuzzi e ao blog.
Caros

Digo e repito: a cada dia o nível do blog me orgulha mais.
Sou um ponderado por natureza, sem deixar que isso afete o raciocício.
Talvez por isso tenha me identificado com as palavras do Minuzzi.
O jogo de ontem foi uma nhaca, mas muita calma nessa hora.
Tomorrow is a new day.

Saudações Imortais
4 respostas · ativo 632 semanas atrás
Em breve vamos estar vendo jogadores comentando e dando sua opinião aqui, no nível que está o Blog, quem duvida?
8 respostas · ativo 632 semanas atrás
Roberto, estou feliz pelo teu texto e tua contribuição. Vai mais ou menos na linha do que escrevi no post de hoje. Os jogadores estão visivelmente ansiosos. É preciso abraçá-los nesta a hora e não jogar pedras e fazer terra arrasada. Volte sempre.
Abraço tricolor.
Bom ver o outro lado da moeda. Muito bom o texto, parabéns e boa sorte no jogo.
Só discordo que o xixipato é time ruim. Os caras marcaram em cima, souberam se posicionar e anularam nossa criação e jogadas. Os gols foram consequência.
Mas eu ainda acredito e temos um baita elenco e tempo para nos recuperarmos.
Saudações TRIcolores.
Não concordava muito com a volta ao Olimpico, mas depois dessa opinião mais que qualificada, deve ser o melhor mesmo a se fazer no momento.
O Minuzzi acaba de conseguir mais audiência para o jogo Sábado, a minha, e parabéns e estarei na torcida por ele.
Mas ele deu uma cornetada básica no Profexô sobre o Fernando, a isso ele deu e com razão.
Excelente contribuição, o blog tá bem prestigiado.
Parabéns!
Também discordo quanto ao Huachipato. O time deles não é ruim. Se fosse um time classificado em 2o,3o do campeonato boliviano ou peruano ok, mas eles foram campeões do campeonato chileno, q não deve ser fácil de ganhar não. Todo time/jogador está suscetível a passar por fases. O Leandro damião é um exemplo, estava desde setembro sem fazer gol antes do Grenal.
4 respostas · ativo 632 semanas atrás
Carteiraço do Roberto Minuzzi no AhMuleque, prata da casa, jovem com futuro...
Assim não dá! Fora Pitica :)
2 respostas · ativo 632 semanas atrás
Lembrando a LA 1998, o Vasco no 3 primeiros jogos fez 1 ponto, e foi Campeão.
Nada como um dia atrás do outro.
Semana passada, critiquei aqui neste blog, por o Gremio estar jogando com os reservas o Gauchão.

Mas certos "dono da verdade" caíram de pau em cima que o gauchão é isso ou aquilo.........ou porque os jogadores poderiam se machucar.
Pois ontem, ficou mais que explícito, que o time NÃO ESTÁ ENTROSADO.
E como se consegue isto ?

JOGANDO........porque por aqui tem que ser diferente ?

Ao meu ver, este é um espaço democrático e ninguem é dono da verdade.

O mais engraçado de tudo é que bastou o time perder, pra alguns mudarem de opinião e dizer que o time tem que jogar o gauchão.
2 respostas · ativo 632 semanas atrás
Não é que devemos VOLTAR ao Olímpico; na real, NÃO DEVERÍAMOS SEQUER TER SAÍDO DE LÁ, enquanto a Arena não estivesse 100% - gramado, estrutura interna, área de entorno. Mas não, o Pavão misterioso do Odono tinha que inaugurar na sua gestão, fazer o Gremio pagar mico, e transforma a Arena em um caldeirão...PARA OS ADVERSÁRIOS, pois agora nem a Geral temos mais pra fazer o estádio inteiro cantar - e olha que bem que eles tentaram ontem, mesmo sem os instrumentos! Agora, podemos até voltar pra Azenha, mas será por pouco tempo, já que temos de entregar o estádio pra OAS final de março. E quem garante que até lá a Arena estará com gramado bom, e com os seus embróglios resolvidos? Ou seja, voltar pro Olímpico é apenas uma solução de curto prazo.
O Minuzi é um baita exemplo de raça e superação, deu a volta por cima depois de um problema grava de saúde. Quem sabe ele não dá uma palestra pro nosso elenco...
Perfeita a leitura de todo contexto do jogo de ontem pelo Roberto, que aliás, tem uma história de superação na vida muito bonita.

Esse time deverá engrenar, pois é muito bom em quase todos setores, na medida que der ritmo aos reforços, desde que o pofexô não invente como ontem. Não se mexe em várias peças de uma estrutura de uma hora pra outra como ele fez. Acredito num time bem mais focado e organizado quarta contra o Flu.
Excelente. O texto coloca o Grêmio como um todo (Koff incluído) como extremamente AMADOR em todas suas decisões e indecisões. Parabéns ao Minuzzi. Perfeito.
Parabéns pelo texto.

O GRÊMIO só vai alcançar seus objetivos,se realmente é o Presidente Koff quem manda por lá.
Hierarquia e respeito em primeiro lugar.
Não sou de comentar muito no blog, mas sou o tipo de leitor que abre o mesmo no mínimo 2x ao dia na espera de novos posts...
Sou de Pelotas e venho a PoA sempre que possível pra ver os jogos do tricolor, mas por causa do trabalho isso ñ é muito recorrente..
Em função das minhas férias de de carnaval, me dei ao luxo de conhecer a Arena ontem, é um espetáculo.. mesmo ñ terminada em várias coisinhas é maravilhosa... só achei q estaria com um público maior em função do jogo q era :P
Nem vou comentar sobre o jogo pois iria repetir alguns coments já feitos, mas vou falar sobre uma frase do e-mail do Roberto Minuzzi..

"Escrevo para dizer que para o jogador que se dedica, sonha em ser campeão e de jogar bem todo o jogo (sim, isso deveria ser uma obrigação para o jogador, mas sabemos que são poucos que tem essa seriedade) perder um jogo como o de ontem é arrasador."

A última parte acredito d+ ñ por ser jogador nem nada, mas pq ontem após o jogo eu e meus amigos q são aqui de PoA me levaram pra jantar em um restaurante que serve parrilla, e logo depois de nós entrarmos entra tb o Barcos com 2 amigos ou familiares dele ñ sei...
E ficamos muito tempo observando ele e era notável q ñ estava contente pelo inicio de noite dele ontem (o jogo)... em td momento ñ falava muito e ficava de cabeça para baixo mexendo no celular.. ou seja... além da mijada q eles levaram o vestiário td estava mal pq ñ esperavam aquele resultado. É assim q estou pensando, acredito na classificação e no título, só falta um pouco de paciência q logo o time se entrosa e nos dará muitas alegrias...

Claro q fomos incomodar el pirata.. tá aí a foto pra quem quiser ver..
https://picasaweb.google.com/lh/photo/MJeuCsDSkaW...

Abraço a todos e vamo grêmio..
2 respostas · ativo 632 semanas atrás
Luxa confirma titulares nesse domingo: http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia...

Ótima medida. Bom pra pegar entrosamento e confiança.

Luxa tb falou que o Fernando estaria passando por problemas pessoais... alguém sabe de algo?
2 respostas · ativo 632 semanas atrás
É um tal de morde e assopra. Eu não mudo uma virgula do que penso no post inicial do Seu Algoz pós derrota. O time do Luxa demonstrou isso todo o ano passado, isso é fato. Time sem alma, sem garra, sem pegada, time moloide e somando a tudo isso as invencionices dessa vedete que impoe goela a baixo seus bruxinhos. Acham que de uma hora para outra isso vai mudar? Com Luxa no comando duvido muito. Antes da estreia eu havia assistido o Galo e o SP, num jogo de altissima rotação, parecia decisao de campeonato e ali ja pensei, estamos fritos como time de moçoilas. Espero que isso mudo, que o Gremio volte a ser Gremio, mas para isso...FORA LUXEMBURGO. FORAAAAAAAA.
3 respostas · ativo 632 semanas atrás
Minuzzi Copeiro,grande gremista.Sugiro um post no minimo mensal dele.

A Arena esta sofrendo toda a carga negativa do RS.Começo conturbado.Um breve retorno ao Velho Casarão confundirá os macumbeiros,restaurará a ordem,e colocara tudo nos eixos.
2 respostas · ativo 632 semanas atrás
De um Minuzzi para outro Minuzzi: excelente texto! Abraços!
Foda é que ganhar do Fluminense no Rio não será das tarefas mais fáceis, porque o FDP do Fred tá fazendo gol até de tornozelo e de bunda. Mas lembrei de um fato relacionado a começos ruins em fases de grupos de torneios: a Itália, em 1982, fez apenas 3 (três) pontos, em 3 empates, e só classificou no saldo de gols pro mata-mata da Copa do Mundo; o final da história todos sabemos, Paolo Rossi detonando o Brasil. Podemos até repetir essa história na La, só que, pra isso, vai ter que jogar muito mais. Espero que não aconteça a lógica ao final da 2º rodada do nosso grupo: Huachipato e Fru com 6 pontos, nós e Caracas com zero, e faltando 12 pontos pra disputar. Aí vai ser desespero...PRECISAMOS inverter a lógica!
Mas fica a pergunta: e 2012??????
É, muito legal a descrição das viscissitudes de um jogador. Eu poderia fazer uma descrição daquelas de um trabalhador brasileiro que ganha 1 ou 2 salários mínimos. Talvez a "pressão" psicológica seja menor? Ou maior? Ou igual?
_______________

O presidente Paulo Odone, talvez com boas intenções, provavelmente, instituiu a primeira crise na atual gestão. Inaugurou um estádio sem condições básicas: o tapete (como diz o presidente Koff). O filho foi parido prematuro e ainda está na incubadora.

__________________

Hoje em dia, só se fala em aliviar a "pressão" psicológica... No tempo em que eu frequentava a social (80 e 90) a pressão era condição sine qua non para mudanças estruturais. Essas mudanças levaram o Grêmio às maiores glórias imagináveis.

Cansou, pede pra sair, meu filho!

DÁ-LHE GRÊMIO!
Taí, o que eu queria dizer:
http://globoesporte.globo.com/platb/rs-torcedor-g...

É bem simples, na verdade.

DÁ-LHE GRÊMIO!
Outra pergunta: como um jogador se sente quando é preterido no carteiraço????
E agora mais essa do Profexô, dizendo que nao escalou Fernando por problemas pessoais relacionados ao nascimento prematuro de seu filho. Pra mim nao cola, Fernando sempre foi preterido, nos jogos sempre foi sacado para recuar Ze Roberto e ele era o unico titular a jogar o noveletão...suas intençoes de saca-lo ja eram bem claras, clarissimas para um bom observador. Engula essa quem quiser, eu não. E eu nem sou fã de Fernando, mas é triste ver alguem ganhar vaga no carteiraço.
Paulo César Oliveira apita Flu x Grêmio... Reclamamos publicamente desse árbitro, fi um dos poucos abertamente criticados por Luxemburgo, mandou retirar faixa do Olímpico e botou na súmula pra complicar o Grêmio... Causa estranheza essa indicação, é quase um MadonnaGate reloaded.

Jogos de Grêmio e Fluminense apitados pelo árbitro em questão:

Grê 0 x 1 Galo: Expulsou Anderson Pico e não expulsou o Pilantra em lances iguais
Atl-GO 1 x 4 Flu: Expulsou Marino do Dragão, deu pênalti pro Flu
Inter 0 x 0 Flu
Avaí 1 x 2 Grê
Grê 2 x 1 Flu: Dois gols do Marquinhos nos salvaram, 4 amarelos pra nós, 2 pro Flu.
Cor 3 x 1 Flu
Grê 2 x 1 Cru: Ganhamos com gol de Viçosa e pênalti convertido por Jonas
Grê 0 x 2 Goiás
Cea 1 x 0 Flu: Jogador do Flu na rua aos 33 do primeiro tempo + gol de pênalti do Ceará
Legal que curtiram meu ponto de vista. Sei que é diferente porque sempre que discuto futebol, falo com os amigos que eu tenho duas opiniões. A de torcedor e a de jogador. A de torcedor minha família escutou em casa na hora do jogo. Gritos, chingamentos, meu fiho perguntando se agente já estava fora. Não é por menos. As ultimas decisões que ele assistiu comigo foram mais de meia hora com ele no colo chorando enquanto saíamos de um Olimpico lotado. Quando dou minha opinião de atleta, muitos começam a ver detalhes que passam despercebidos. Ano passado eu chamava atençãonpara meus amigos sobre o perfil dos jogadores do Gremio. Quem ali já tinha sido campeão. Só o Gilberto silva. E foi um dos melhores nos jogos da copa do brasil. O time tem que ter atletas acostumados com decisão. No segundo semestre com a chegada de elano e ze roberto, nosso time mudou a postura. Esse ano temos jogadores acostumados a decidir. O que sinto falta no Gremio de agora é o que sobrava no Gremio de 95. Qdo começavamos mal, tinha o intervalo e eu sabia que o Felipao ia arrumar a casa. O luxemburgo é muito bom técnico. Sabe como poucos de estratégia e de futebol. Mas acho que o Gremio se esntregou nas decisoes ate agora porque faltou uma motivacao, uma palavra, um video, algo mais forte ali, antes de entrar em campo. O melhor jogo do gremio de 2012 foi um grenal, que o time entrou mordendo, e os jogadores elogiaram a preleção. Lembram quem fez? Roger. Abraços a todos, e domingo vamos ver o time titular jogar o gauchao....foi o q eu falei...precisa jogar.... Saudacoes tricolores...
3 respostas · ativo 632 semanas atrás
Apesar de eu continuar extremamente irritado com o Luxemburgo mesmo após ler o texto, achei muito interessante ver o outro lado da moeda. Aliás, acho que foi o Minuzzi que, anos atrás, realizou uma cirurgia de correção de aneurisma de aorta. Parabéns por ter forças para voltar às quadras, baita guerreiro.
temos que arrancar pontos do fluminense assim ficamos na briga, força grêmio
Será que se o Grêmio oferecer o Adriano para o Palmeiras consegue trazer o Léo Gago de volta?
O Minuzzi poderia dar umas palestras no vestiário ora ou outra. Afinal, com a vibração que ele tinha na quadra, certamente incendiaria os jogadores deixando escapar um pouco do seu lado torcedor!
Que bom que o Blog tem cada vez mais visibilidade e isso está ligado a qualidade dos posts bem como da maioria dos comentários....só espero que o Batista e o nando gloss não venham aqui dar pitaco hahhahahah......e no mais fico feliz que depois do jogo o Koff foi no vestiário e mijou todo mundo, o recado ta dado .....agora é juntar os cacos e bola pra frente e vamos parar de mimi.
Excelente post!

Falta ao atual time do Grêmio LIDERANÇA.

Sobra ao Grêmio atual a soberba do seu treinador, que se dá ao direito de promover a estréia de vários jogadores ao mesmo tempo, alguns que estão sem sua melhor forma, e um, ao menos, sem necessidade alguma. Vem ele agora dizer que colocou o Adriano porque o Fernando está com problemas pessoais. Acredite quem quiser, eu não, pelo histórico de suas frequentes substituições e porque para jogar o Gauchão está sem problemas pessoais.

A perseguição do profeçô ao Fernando desestruturou o único setor estável do time.

Está na hora do Koff entrar no vestiário, motivar o time e ver de perto o que está acontecendo. Se for o caso, coloca o Luxa de auxiliar técnico do Roger, para voltarmos a ser o Grêmio Campeão!
Excelente, Minuzzi. Baita post.
O blog é FODA!

Postar um novo comentário

Comments by