27 de fevereiro de 2013

Daniel Matador: O Rei do Inverno

Caros


O título do último post pós-jogo da Pitica evocou-me algumas lembranças e sensações. Escreveu ela que houve “moloidice em dia mormacento”. Concordo quanto à moloidice, pois realmente não ocorreu a escolha da melhor formação tática, mesmo considerando os recursos humanos disponíveis para o Gre-nada. Mas o que mais tocou minhas memórias foi o termo “mormacento”. Realmente, estava um mormaço durante o jogo, tanto é que o assisti com o ar condicionado ligado, acompanhado de meu fiel copo de chá mate gelado. Até o Lebon e o Murphy (meus cachorros, pra quem ainda não sabe) estavam deitados no chão geladinho dentro de casa por conta do calor.

Mas qual o motivo de falarmos do clima? Por um motivo que pode inclusive fugir à razão. Me recordo que boa parte das partidas que assisti no Olímpico Monumental foram em dias frios. Alguns, muito frios. O pessoal que está na adolescência não tem mais memória disto, mas na época em que eu cursava o primário o verão não costumava ser tão inclemente. Obviamente que fazia calor, mas não tanto quanto os dias saarianos aos quais estamos quase nos acostumando de alguns anos pra cá. E o inverno, naquela época, parecia uma estação aguardada com temor por muitos, tal qual os personagens de Game of Thrones. Se na obra de George Martin o pessoal fala com temeridade que “o inverno está chegando”, por aqui a coisa não era muito diferente. Eram muitos meses de frio intenso e chuva gelada. De uns anos pra cá nem tanto; aliás, nem perto disso. No ano passado trajei apenas uma única vez meu sobretudo de lã uruguaia. Os dias frios, assim como as vitórias do tricolor, têm ficado a cada ano menores.

Tenho na lembrança vários jogos e conquistas do Grêmio que ocorreram durante a estação fria. As fases decisivas de Libertadores e Copa do Brasil, via de regra, ocorrem no outono e inverno. Me recordo daquele Grêmio e São Paulo, em 2007, quando os bambis já sentiram o cutuco antes de entrar em campo, só por conta da temperatura beirando zero grau. E a manchete no jornal do dia seguinte, depois da classificação sobre a equipe paulista: “Grêmio congela o São Paulo”. As próprias finais onde fomos campeões, em 1983 e 1995, ocorreram em dias frios. Me lembro de estar no Olímpico para a primeira partida da final da Copa do Brasil de 1997, contra o Flamengo. Um frio desgraçado e o Dinho dando um sarrafo no Sávio para ele parar de fazer gracinha. Houve épocas em que até o Gauchão avançava inverno adentro e se jogava à noite, abaixo de garoa, em campos enevoados e com cristais de gelo sob a grama. Hoje até o ruralito termina junto com o verão, e sua importância parece ter definhado como os dias de inverno. Para mim, sempre pareceu que o Grêmio jogava melhor no frio. Era quase um fator extra-campo que vinha em auxílio do time. Pode ser apenas uma coincidência, mas desde minha infância, sempre tive para mim que o Grêmio era o rei do inverno.

No mesmo inverno de 1995, quando mostramos mais uma vez quem era o soberano da América, Bernard Cornwell lançou o primeiro livro da espetacular trilogia As Crônicas de Artur, intitulado O Rei do Inverno. A saga continuaria no ano seguinte com o excelente O Inimigo de Deus e encerraria com chave de ouro em 1997 com Excalibur. As cenas de batalha que ocorrem em campos encharcados de Avalon poderiam ser comparados aos melhores jogos encarniçados de Libertadores. Obriguei o Nicolas “Ah Muleque” a ler a trilogia e até o texto dele já está melhorando. É a melhor versão da lenda de Artur já feita, inclusive por envolver não apenas a ficção, mas também fatos históricos. Torcemos todos para que, assim como Artur restaurou a glória do reino em tempos gelados, também o tricolor retome seu caminho de conquistas. Não importa em qual estação.

Elizabeth II,Rainha da Inglaterra já é fã do blog.
 Estuda conceder título de Sir ao seu Algoz.

Também quis fazer menção a uma história passada na terra que inventou o futebol porque enviamos para lá nosso correspondente internacional, Seu Algoz. E a história que a Pitica contou parece que corresponde à realidade. A Rainha Elizabeth já está acompanhando diariamente o blog e ouve-se falar que já encaminhou a ordem de nomeação de cavaleiro. Em breve teremos que mudar o tratamento dispensado a nosso blogueiro-mor. Vamos ter que nos preparar para saudar Sir Algoz.

Saudações Imortais


Photoshop: Daniel Matador


Comentários (34)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Também sempre que penso Grêmio, lembro inverno. Isso é engraçado...
Heraldo, recebi teu email.
Olha, desculpem mudar de assunto, mas penso que o honrado cidadão que deu aquele belo carrinho no pilantra, ontem, merecia um post. Talvez uma estátua.
"As cenas de batalha que ocorrem em campos encharcados de Avalon..."
Não tem batalha nenhuma em Avalon nas Crônicas de Artur, meu jovem...
To achando que o Daniel Matador só lê as sinopses dos livros sobre os quais ele escreve hein :p
haha
E dale Grêmio!
2 respostas · ativo 630 semanas atrás
Ponto pra ti, caro Klein. Realmente, não há grandes batalhas em Avalon, apenas lutas menores. Tanto é que Derfel mata seu primeiro inimigo à espada exatamente nos bosques de Ynys Wydryn, como era chamada Avalon na obra. O que não tira o brilho do livro ou mesmo da menção feita a ele.

E obrigado pelo "meu jovem" (eheheheheh). A propósito, no momento estou lendo o sexto volume das Crônicas Saxônicas, também do Bernard Cornwell, intitulado Morte dos Reis. Recomendo, muito bom.

Saudações Imortais
Haha assim que o tempo permitir, lerei.

Mto bom, (e até inusitado) conversar sobre Bernard Cornwell num blog de futebol.

Abs

Dale Gremio!
Sempre bem nas palavras meu amigo Daniel Matador, lembro de todos os jogos bons do nosso GRÊMIO campeão, e partidas decisivas no Frio de renguear cusco.
Eu iria pedir cadê seu algoz?? mas então já sabemos na terra da rainha hehe.
Podes deixar Seu Algoz o blog está bem servido, Pitica, Daniel Matador, e o Nícolas estão dando o conta do recado com sua ausência, pois o blog não pode parar com as notícias.

Força GRÊMIO.

Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
2 respostas · ativo 630 semanas atrás
BetoImortalTricolor, narrei a saga do seu Algoz no post pós-Gre-nada.
Valeu, grande Beto.
Bah, me lembrei inclusive de um Grêmio e Santos pelo Campeonato Brasileiro que fui assistir em uma tarde ensolarada no Olímpico.
Mesmo com sol, estava um frio desgraçado. Eu assistia o jogo das sociais e lá tem aquele pseudo-bancos de concreto. Era igual sentar em bloco de gelo.
Ah, estava frio e o Grêmio ganhou.

Saudações Imortais
Essa entrada no pilantra não foi nada de comparada aquela que esse traíra maldito deu no Kleber Gladiador - no ano passado -.

Mas fico por aqui, não acredito que aquele sujeito mereça mais comentários, é muito pequeno se comparado ao nosso Grêmio.

Fiquei feliz com a nova postura do Presidente Koff com relação à Arena, por mais problemas que tenha - até porque é uma obra grandiosa e ainda em fase de adaptação - está na hora do Grêmio assimilar a nova casa e entender, é na Arena que conquistaremos o TRI DA LIBERTADORES, será na Arena que nos abraçaremos ao comemorar aquele gol tão esperado e sofreremos com o jogo que não acaba nunca.

Vamos nos unir e enfrentar o que vem pela frente, presidente Koff está fazendo um trabalho fantástico, mais uma vez, pelo Grêmio, além de um grande time está nos guiando com sabedoria nessa nova casa.

É chegada a hora de nos entendermos com nosso parceiro das próximas duas décadas, o bem do Grêmio é o bem da OAS, queremos vencer e só faremos isso juntos.

----------

Falando de futebol... Alguns já estão duvidando do Vargas, peço paciência, é um grande jogador, ao lado de Barcos (sensacional, já ia bem naquele timeco do Palmeiras), como eu dia dizendo... Ao lado de Barcos, depois que entrosar... Ninguém segura.

Estou tão otimista com a atual formação do time do Grêmio que me arrisco a anunciar as duas novelas de final do ano:

1. Grêmio tentando comprar Vargas
2. Grêmio tentando comprar André Santos.

Acrescento uma terceira...

3. Apelo da torcida para Zé Roberto não se aposentar, esse sujeito é um fenômeno, parabéns para ele!

Abraços tricolores!
3 respostas · ativo 630 semanas atrás
Merece, sim, Guilherme. De tempo em tempo é bom lembrar quem é esse pilantra e o sentimento que nutrimos por imundos que não tem caráter. É bom lembrar, sim, para que nenhum diretor, ou presidente, esqueça e tente contratá-lo novamente!
O Gremio tem comprar o Bertoglio!
Dica de contratação: Braghieri, zagueiro do Arsenal de Sarandí. Acho que o pessoal já deve ter visto o lance, mas nunca é demais: http://www.youtube.com/watch?v=fbMgyU1ymfc. O único porém é que não chegou a quebrar a perna do pilantrinha.

PS.: Bah Matador, nunca pensei que iria ler uma menção à Game of Thrones aqui no blog. Aliás, recomendo, tanto a série como os livros.
3 respostas · ativo 630 semanas atrás
Game of Thrones é realmente sensacional, Giancarlo.
Devorei todos os 5 livros e agora estou só na espera das outras temporadas da série.
Sem contar que, conforme citam, ainda resta ao George Martin escrever mais 2 livros para finalizar a história.

Saudações Imortais
Só mais dois livros que ele vai levar uns "só" mais uns 5 anos pra escrever, aposto...
É, Jonas, considerando o tempo que ele levou para escrever o último (A Dança dos Dragões) e também considerando que tem a série televisiva pra distrair enquanto isso, é provável que leve mais ou menos uns 5 anos pra terminar.

Saudações Imortais
Daniel matador vai mudar o nome dele pra: Daniel Pescador (referente ao post anterior)...
2 respostas · ativo 630 semanas atrás
Mas é verdade, Nicolas. Nem a Pitica acreditou que a Any é minha conterrânea lá de Canoas.
Sou canoense da gema, assim como ela (que trocadilho infame!!!).

Saudações Imortais
Hehehe que ela seja tua conterrânea não duvido, duvido é da outra história.....

Obs: O cara que me negativou só pode ser um pescador kkkkkkkkkkkkk...
Grêmio comunica à Conmebol que o jogo contra o Caracas será disputado na Arena.
4 respostas · ativo 630 semanas atrás
Agora ficamos na mão do poder público... Eles vão fazer uma nova inspeção de última hora pra conceder o Habite-se. Acho perigoso.
Não tenho receio quanto a isso, Jonas. O motivo? Dá uma olhada em quem assinou o documento enviado para a Conmebol dizendo que o jogo será na Arena.
Acho brabo alguma "otoridade" barrar o jogo lá, seja por qual motivo for, considerando que Don Koff assim o deseja. A não ser que queiram usar sapatos de concreto...ops, falei demais de novo (eheheh).

Saudações Imortais
mas para sapato de concreto, tem que ter um rio perto.
Pô, Heraldo, por que tu acha que construíram a Arena perto do Rio Gravataí? eheheheh

Saudações Imortais
Caros

Caso o pessoal ainda não saiba, na sanha de fiscalização que assola a SMIC de Porto Alegre nos últimos dias, uma conhecida casa noturna localizada na Zona Sul da cidade foi interditada por não possuir PPCI.

Tô morrendo de pena...

Saudações Imortais
1 resposta · ativo 630 semanas atrás
Quero ver com vai ser a fiscalização do Bêra, quando reinaugurarem em 2018.
O nivel da imprensa do RS:
João Garcia ‏@joaoradio
Mexi com as Bichas chamando gramado(??) da Arena de potreiro,querem que paste lá(onde?),me dizem ser saco de bosta,me pega e aduba aquilo lá.

"bichas" "potreiro". Depois disso vão deixar o feladaputa entrar no estádio ainda?
4 respostas · ativo 630 semanas atrás
Caro Paul

Nem espanta mais este tipo de manifestação.
Um elemento que trabalha em uma emissora cujo departamento de esportes foi terceirizado para uma empresa de um ex-dirigente róseo, não dá pra levar a sério.
É como muitos já postaram: essa galera aí já percebeu que a maré está mudando e "elas estão descontroladas".

Saudações Imortais
Que elas estão descontroladas isso é um fato. O saco de bosta (como ele mesmo diz) não conseguiu nem concatenar suas idéias naquilo que escreveu acima, simplesmente jogou frases aleatórias separadas por algumas vírgulas. Mas certamente ficou ofendidnho e perdeu a linha após ter sido chamado de saco de bosta (o que é um elogio) por alguns, que não devem ter sido poucos já que ele fez questão de citar o novo apelido.
É, um saco de bosta pelo menos serviria para adubar... eheheh

Saudações Imortais
O Grêmio tem que proibir uns e outros de entrarem em suas dependências.
A vitória contra o Hamburgo tbm foi no inverno... setentrional.
Daniel
E o Grêmio jogou a única partida oficial na história do futebol brasileiro sob NEVE.
1 resposta · ativo 630 semanas atrás
Realmente, Rafael, ainda tem mais esse feito na histórica.

Saudações Imortais

Postar um novo comentário

Comments by