10 de fevereiro de 2013

"Ah Moleque" Todos querem treinar a “seleção”


É bem verdade que desde os primórdios do futebol, quando pessoas aparentemente malucas chutavam um saco de couro de um lado para o outro, todo e qualquer ser que se julgasse e fosse de fato torcedor tinha uma característica que é muito mais acentuada no futebol dos tempos de hoje: “Eu acho que fulano deveria entrar ali, e sicrano devia ir para o banco”. É como se um time tivesse milhares de treinadores, ora em consenso, outrora em desavença. Cada um com suas crenças, vontades, idéias e esperanças. Pena esquecerem que os jogadores não são como os do Playstation. O futebol real é muito mais do que isso. Enfim, chama-se tal característica de “dar pitaco”.

Apesar de ser um costume antigo, não se sabe por que a torcida adquiriu esse hábito. Pode ser por amor às instituições às quais critica, apóia e aconselha. Ou ainda, pode ser por implicância. Às vezes, simples implicância  por motivos bestas tal como a derrota do TIME-B no RURALITO,  ou, por não gostar de certo jogador. (Sinceramente, não entendo qual a importância que vêem em um campeonato tosco, com muitos times desqualificados e ainda com campeão já definido antes de começar. O pior é aguentar os comentaristas elogiando estádios simplesmente péssimos, com falhas estruturais e ainda gramados mal cuidados, apenas por que a "desgraça" tem um banheiro na cabine de transmissão, enfim...).
Existem três tipos de “pitaqueiros”: os Pitaqueiros Torcedores,os Pitaqueiros Corneteiros e os Pitaqueiros Remunerados.

Em tempo de carnaval, pausa na corneta?
 
Breve descrição dos três tipos:

a) Pitaqueiro Torcedor: são aqueles que dão pitaco por amor ao time, que vêem isso como um passatempo. Que simplesmente se identificam com o clube e gostam de analisar as possibilidades. Que se vêem  próximos do time e gostam de ver o que está bom e o que não está. São aqueles que têm inteligência para analisar os fatos. Por as peças na mesa e montar com calma o quebra-cabreça. Pessoas estudadas.

b) Pitaqueiro Corneteiro: é aquele que implica com um jogador e começa a pegar no pé. Às vezes, a implicância é com vários. Ou ,ainda, implica com o clube ou algum dos diretores e desce o sarrafo até no massagista por que ele é homem, e ele queria uma mulher como massagista do clube. Ou, ainda, reclama que o nome do atacante é estranho e ele tem que ir para o banco por isso. Para estes, em um dia está tudo ótimo, no outro o mundo está acabando. Quando Barcos e André Santos foram anunciados, praticamente toda a torcida cantava vitória, já se perguntando como o Pofexô faria para escalar o time. Um dia depois, já tinha corneta por causa de uma derrota no estadual com time-B. Vejam bem, um estadual que é tão fácil, mas tão fácil que tanto Grêmio quanto os morangos empilham cerca de quarenta títulos cada. Um campeonato com pouquíssimas equipes de expressão, muitos estádios péssimos, e que, para piorar, são elogiados pelos super comentaristas que narram jogos de tão influente competição. E por causa desse campeonatinho de várzea, cornetearam tanto, que Seu Algoz saiu do sério. E novamente demos pauta para a i$enti$$e por que o Grêmio não vai bem no ruralito. Bom, talvez a corneta não seja má fé. Pode ser ansiedade por títulos ou mesmo o desejo de dar sua contribuição para a equipe, mas de nada serve e nada acresce à equipe um torcedor descontrolado xingando todo mundo.

c) Pitaqueiro Remunerado: estes são os jornalistas e afins que trabalham nesta área. Dividem-se em duas subcategorias:  os pitaqueiros remunerados sérios e os pitaqueiros remunerados i$ento$. Hoje, os pitaqueiros remunerados sérios são pouquíssimos, uma espécie em extinção. Pessoas de caráter, personalidade e mesmo humildade elevados. Estes são, como diz o nome, sérios competentes, inteligentes e levam o profissionalismo acima do time que torcem. Por este motivo, são respeitados, admirados e muitas vezes tomados como exemplos e imortalizados. Já os pitaqueiros i$ento$, todos conhecem.  Então, me limito a falar pouco. Para ser desta categoria nem precisa saber do que está falando é só dar o pitaco e torcer pro Cabrito chegar. Vejam o "caso avalanche", observem a bola de neve que virou. E por outro lado, atentem para o caso do remendão funcionando com patrolas ao lado do torcedor (presta atenção nisso viu, ôh Luiz). Essa é a i$enti$$e, a qualidade e o profissionalismo dos mesmos.  E digo i$enti$$e, por que nem merecem que eu fale a palavra corretamente.

O corneteiro clássico está sempre à espreita para dar o bote.

Quem destes pitaqueiros de plantão, não aceitaria uma oportunidade de treinar o Grêmio por uma semana? Quem não tem uma opinião divergente da opinião do treinador? Até mesmo o mais quieto e encabulado gremista de vez em quando tem no fundo do seu subconsciente aquele pensamento: “Cara, até eu faria melhor”. Quem sabe nós não fizéssemos melhor mesmo? Não temos como saber! Talvez algum dia um de nós esteja  na casamata ou dentro de campo. Até lá, vamos torcer, porque 2013 é o ano.

Finalizando, faço uma analogia. Nada muito elaborado, apenas algo que se encaixa nas três categorias de “pitaqueiros”. Sabem aqueles filmes onde um milionário(a) morre e deixa uma fortuna para alguns parentes disputarem em algo semelhante a um jogo? No caso dos pitaqueiros, dá-se o mesmo. Nesses filmes, tem o mocinho, que são os Pitaqueiros Torcedores; o chato que nunca ganha nada e só se ferra, correspondente aos Pitaqueiros Corneteiros; o vilão, os Pitaqueiros Remunerados i$ento$; e ainda,  o familiar que tinha boa relação com o defunto e junto com o mocinho deveria herdar a fortuna, que são os Pitaqueiros Remunerados Sérios. No final,  o mocinho e o parente amigo sempre se dão bem. Assim será este ano! 2013 é nosso!
No fim da história, se não pudéssemos dar pitaco, o futebol perderia boa parte do seu encanto.
____________

Obs: Li em um comentário algo questionando se os jogadores do Grêmio lêem o blog. Taí boa pergunta!!! Deve ser no mínimo estranho ler centenas ou milhares de pessoas te elogiando ou criticando. Segundo o Daniel Matador, o Vargas lê. Se ele realmente lê, talvez mais jogadores leiam. Muito possível que eles queiram  se manter informados sobre si . Talvez alguns até aproveitem as críticas e elogios para evoluir. Quem sabe o Seu Algoz ou o Arigatô não sabem responder esta pergunta!!!!!

Obs 2: Galera, vou comprar uma camiseta do Grêmio. Se eu contar para vocês o que minha mãe fez com minha camiseta de 2005 oficial, vocês não vão acreditar!
A dúvida é: compro a da Libertadores 2013 ou a da inauguração da Arena?

Abraços e boa semana a todos.
_____

Contribuição do Shanon Loss