29 de setembro de 2012

Melhor do que o previsto

Atualizando a simulação

No dia 12 de setembro, sob o título "Simulação e Jornalismo "bão"" eu escrevi:
Grêmio: vence Náutico (C), Santos (C); empata Flamengo (F), Atlético (F) ...

Fluminense: vence Atlético Go (C), Náutico (C), Flamengo (C); empata Portuguesa (F) ... 

Atlético: vence Portuguesa (F), empata São Paulo (C), Náutico (F), Grêmio (C) ...

Vasco: vence Palmeiras (C), Figueirense (C); empata Cruzeiro (F), Ponte Preta (F) ... 

Se o Grêmio empatar fora com o Atlético Mineiro e com o Fluminense, provavelmente chegará na 32o. rodada com 65 pontos, 2 atrás do Fluminense e 2 à frente do Atlético MG. Como o calendário é mais favorável ao Tricolor nas rodadas finais, poderá ser campeão sim. O G3 parece mais do que confirmado. Tanto que o Infobola dá 76 % de probabilidade.
Passadas 3 rodadas pensei ser hora de uma reavaliação. Em negrito preto está o que acertei e em verde o que errei.

Previ 5 pontos para o Grêmio nas 3 partidas. Bingo!
Concedi 7 pontos para o Fluminense e eles fizeram 6. Um ponto de lucro.
Marquei que o Atlético faria 3 pontos. Fizeram 4. Um ponto de prejuízo, largamente compensado com a derrota   no jogo atrasado contra o Flamengo.
Acertei todos os resultados do Vasco.
O balanço está portanto favorável. Se acertar tudo daqui para a frente chegaremos na rodada 1 ponto atrás (ao invés de 2) do o Fluminense e 1 ponto à frente do Atlético.
O detalhe é que o time do Podre está descendo a ladeira.
Ah... Segundo o Infobola, a chance da Libertadores (no caso G3) subiu de 76 % para 82 %.
E teve gente que me xingou de otimista nos comentários.
_____

Grêmio x Santos


Jogo perigosíssimo pelo cansaço do time e pela necessidade do Santos em fugir do rodapé da tabela. No entanto, três coisas me dão certeza da vitória:
  1. Todos os titulares estarão em campo.
  2. O time sempre joga melhor em jogos contra os grandes.
  3. O Grêmio nunca ganhou do Santos com Neymar em campo. E tabus, vocês já sabem tanto que eu ensinei, existem apenas para serem quebrados.
Estádio lotado amanhã é o mínimo que se exige.

_____

Curtinhas
  • Fernandinho Beira Rio promete fazer 30 pontos em 36 a jogar. Eu prometo a vocês que se lerem 100 vezes seguidas este post, o monitor vai se transformar em uma pilha de 1 milhão de dólares. Mas para isto vocês tem que ter uma fé insana e um tanto grande assim de idiotia. Digo isto para não virem reclamar depois se não der certo.
  • Retorno de Bertoglio adiado uma vez mais. E tudo começou quando não resolveram a contratação enquanto ele ainda estava aqui.
  • Koff confirma a preferência pelo Pofexô. Parece que a única coisa que sobra para o nhem nhem nhem Odoniano é a história, mentirosa aliás, que só ele quis pegar o Grêmio quando este caiu para a Série B. Por alguma razão, mesmo depois de provada a mentira, ela continua a ser repetida tal qual um mantra.
  • Aliás, uma verdade que li outro dia: quando voltou para o Grêmio o presidente não tinha conseguido se eleger nem vereador na eleição logo anterior.
  • Parece que Ganso só volta a jogar mesmo em 2013. Definitivamente este é o nosso ano de sorte.
_____


Intolerância

Os níveis de intolerância das pessoas parece estar aumentando de forma exponencial. Basta ter uma opinião que seja, sobre qualquer assunto, diferente da opinião de alguns para voarem pedras.
Depois que este blog assumiu, honestamente e de forma transparente, a torcida para que o presidente Koff ganhe as eleições começaram a chover desaforos nos comentários.
Muitos até são publicados, até porque acho que os desaforos mais atrapalham do que ajudam o candidato que defendem. Outros são deletados, especialmente quando fazem acusação sem provas.
Outro dia um elemento foi tão estúpido que perdi as estribeiras e devolvi na mesma moeda. Logo depois o meu erro foi corrigido e os comentários retirados do ar. sobrou o bloqueio do IP do elemento.
Estão aí as guerras religiosas e políticas para mostrar que lutas entre seres humanos não levam a lugar nenhum que não o desespero e a dor.
Não há razão, portanto, para fazer da eleição uma guerra entre gremistas. Se isto acontecer só quem tem a perder é o Grêmio.