9 de setembro de 2012

Por que o Dr. Preis causa arrepios?

Este blog não entra em discussões políticas. O Arigatô até saiu de licença para não misturar as coisas. Mas eu tenho algo me incomodando há 4 dias e resolvi falar para vocês. Depois, voltaremos ao futebol que é o que interessa.

Segundo a Wikipedia, na conceituação erudita, política "consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem", segundo Hobbes.

Parece que o Presidente Odone ampliou este conceito para "consiste no uso de quaisquer meios para a obtenção de qualquer vantagem", se levarmos em conta a entrevista que deu para o ClicRBS na última quinta-feira. Falou assim o presidente:
Eu não queria ser presidente. Inauguraria a Arena, sairia com os louros e deixaria encaminhado o clube. O presidente de consenso poderia ser o Régis ou o Vontobel. Porém, o Adalberto Preis quer assumir a Arena, até a OAS se arrepiou.
O que tem de errado nesta fala? Tudo. com exceção da primeira frase. Se ele saísse no final do ano sairia com os louros da construção da Arena. E poderia desfrutar do agradecimento dos gremistas para todo o sempre. Se ele ficar mais um tempo, poderá ainda sair com louros. Desde que ganhe algum campeonato até sair, é claro.

Mas na segunda frase o presidente mostra o viés autoritário tão conhecido das pedras e da grama do Olímpico. Por que o presidente de consenso "poderia ser o Régis ou o Vontobel"? Serão estes os únicos gremistas que serviriam para uma candidatura de consenso? Ou seriam estes os únicos que ele, Odone, aceitaria para sair com dignidade do cargo?

Mas o pior está no que segue. Para defender uma posição, Odone chama para o centro do palco um grande gremista e, para adicionar insulto à injúria, como dizem os britânicos, invoca o arrepio de alguém da OAS. Este tipo de manifestação é típico de político brasileiro. Na política partidária vale tudo. Vale a rasteira. Vale o golpe baixo. Vale o pontapé no saco, desde que isto garanta a sobrevida do político e a manutenção de suas benesses.

Mas o Grêmio não tem partidos políticos lutando pela hegemonia. O Grêmio tem gremistas que querem um clube forte, saudável e, fruto disto, vencedor. Pouco interessa ao torcedor quem está no poder. Interessa o que este alguém faz para que o time ganhe mais do que perca. Olhem este blog. Olhem os comentários de todos que aqui vem. Nunca, jamais alguém propugnou que o Grêmio perdesse para apear alguém que estivesse eventualmente no comando do clube. Ao contrário, independente de gostarmos das pessoas que mandam, todos nós queremos ganhar.

Mas então, voltando à manifestação do presidente Odone. Se ele deitar à noite e pensar nesta infeliz frase, e se ele tiver um pouco de bom senso, chamará uma entrevista coletiva e pedirá desculpas ao Dr. Preis. Se, por outro lado, ele tem razões concretas e de bom gremismo para tê-la dito, que trate de explicá-la.

Há questões que precisam ser esclarecidas para o torcedor:
  1. Quem foi da OAS que se arrepiou com a possível volta do Dr. Preis à Grêmio Empreendimentos?
  2. Por que esta pessoa da OAS se arrepiou? Pela suposta incompetência do Dr. Preis? Pelo fato do Dr. Preis defender com firmeza os interesses maiores do Grêmio? Por quê? Qual a causa do arrepio?
Aliás, falamos tanto da falta de profissionalismo da imprensa e cabe uma vez mais uma crítica aqui. Passados 4 dias da entrevista do presidente com esta informação bombástica sobre o suposto arrepio de alguém da OAS com a possibilidade da volta do Dr. Preis e ninguém foi atrás do diretor da empresa para avaliar duas coisas:
  1. A veracidade da informação
  2. Se verídica, o que causa este arrepio no pessoal da construtora.
A nós cabe lastimar que a campanha tenha começado pelo caminho lamacento do ataque pessoal e, claro, a curiosidade sobre este problema que foi informado. Afinal, na hora de definir o voto, esta informação pode ser fundamental. Ou não? O que vocês acham?