18 de novembro de 2012

Quanto vale um técnico?

O leitor Luis Mário deixou o seguinte comentário no post que escrevi “E agora, Josué?
Diz ele:
“Concordo totalmente com a jonassilveira qdo diz:
'' Luxemburgo está treinando um time montado por Caio Júnior. Aí está o problema. Vamos trocar de treinador novamente pra ter que reformular o grupo e queimar dinheiro?
As contratações de Luxa foram Zé Roberto, Werley, Pará e Elano. Onde estaríamos no Brasileirão sem eles? ''
Futebol necessita de planejamento, o Luxa chegou no início deste ano...
Futebol é planejamento, se trouxer outro técnico agora e ele resolve q tem q reformular todo o grupo? o grêmio tem um elenco razoável, precisa de zagueiro, q tem apenas os titulares e outras contratações pontuais, reposição de eventuais saida.
... Grêmio se faz exemplo qdo lembramos da sequencia de trabalho dada a Mano Menezes, q subiu o time de volta à série A em 2005, foi eliminado pelo 15 de novembro de Campo Bom na copa do Brasil de 2006 na 2a fase e foi mantido. No Brasileirão em 2006 ficou em terceiro e em 2007 foi vice da Libertadores(sendo campeão gaúcho em 2006 e 2007). O Grêmio poderia ter optado por um técnico mais experiente (depois da decepção da copa do Brasil), mas não o fez, investiu no técnico, deixou este impor uma filosofia de futebol no clube, montar elencos de ano pra ano e obteve resultado.
Então temos os últimos dois resultados mais importantes do Grêmio resultantes da manutenção de técnicos. Não há dúvidas de o Luxemburgo merece a chance de reestruturar as categorias de base, criar uma filosofia de futebol e pensar a formação de um elenco.
Admito q não gostei qdo ele foi anunciado o novo treinador, achava q ele não tinha a cara do Grêmio, mas fui obrigado a torcer o braço depois do excelente trabalho q ele vem fazendo.
Não dá pra querer q o cara chegue ganhando já, daí já é querer demais. O Luxemburgo começou a qualificar o grupo do Grêmio depois da Copa do Brasil com a chegada de Werley, Elano, Zé Roberto, Pará, a recuperação do Pico...
Antes disso ele treinava um time montado por outro técnico.
Mas e aí, Pitica, q q tu tem a me dizer?
Tu acha q o Luxemburgo não merece a mobilização da torcida pela sua permanência?
A torcida faz a sua parte, tentando atingir o emocional do técnico.
Não vejo nenhum fanatismo pelo técnico e sim reconhecimento por um trabalho q hoje coloca o Grêmio vice campeão brasileiro, tendo um elenco pior pelo menos q São Paulo, Inter e Fluminens e talvez Corinthians, Vasco, Atlético-MG...
Obrigado
Aguardo retorno.”
..........................
Prezado Luis Carlos,
Concordo com tudo o que disseste. 
No Brasil, os clubes têm o péssimo hábito de trocar de profissionais a todo instante, como forma de abafar a pressão incontrolável da torcida.
Concordo, também, que sem sequência no trabalho é muito difícil alcançar bons resultados. O problema é aguentar a pressão da torcida , que na maioria das vezes é passional. Tempos atrás, ouvi um dirigente de um clube afirmar : “a torcida não tem cérebro.” Ele quis dizer: ela quer  é  vencer a qualquer preço e quase nunca pensa na realidade financeira  do clube.
Eu também desejo a permanência do técnico Luxemburgo. Ninguém é campeão tantas vezes, sem ter ótimas qualidades profissionais. Mas considero que para ganhar uma babilônia de dinheiro, o profissional tem de dar  títulos em troca , vitórias incontestáveis no clube em que trabalha. E até o momento, ele não nos deu isso.
Não acho que o clube tenha que fazer loucuras  para manter um técnico.
Mesmo com algum título na algibeira, considero os salários  atuais que dizem que esses profissionais ganham no Brasil , uma insanidade.
Não vamos esquecer que vivemos em um país onde as desigualdades sociais são enormes e o fosso entre ricos e pobres é imenso.
Não concordo que um técnico ganhe mais de R$ 1 milhão por mês e o roupeiro que convive com ele no vestiário ganhe pouco mais de um salário mínimo.
O custo-benefício até agora, não justifica o Pofexô fazer tantas exigências.
Se ele tivesse sido campeão brasileiro, qual seria o seu limite?
Na minha opinião,  ele ainda tem muito a mostrar  no Grêmio.
Só isso.
Abraço

Comentários (22)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Antes de tudo, quero dizer que leio sempre que posso o blog, mas nunca opinei aqui. Desta vez não pude deixar passar algo que julgo importante e que muitos de nós já sabemos, quero ir um pouco além.

Eu havia lido ontem em algum tópico do blog sobre a campanha daquela radio contra o Elano no episódio do final do jogo passado. Não vejo boa razão para tal estupidez promovida por alguem que se diz jornalista. Deveriam no mínimo ficar calados sobre isto, deixar de ser tão politicamente corretos, eles estão passando do limite da informação, estão batendo na tecla da insistência !

Pq digo isto ? Vcs estão vendo estes seres da mídia repetir algo sobre as agressões sofridas pelos jogadores do Grêmio ? Fora outras anomalias que acontecem nesta sulamericana que agora nem vale a pena enumerar, pois senão eu escrevo aqui um tratado. Desta forma começo a acreditar que estes rastejantes são mesmo vermelhos.

Sem falar que através dos microfones já ir intimidando os jogadores (e até a torcida) com punições longas qdo existe a rebeldia contra algo que é errado e contra quem faz as coisas assim, geralmente mal intencionadas (o juiz). O que neste contexto quer dizer um encostão na panturrilha do juiz, que sequer alguma marca deve ter deixado.

Estes seres que têm o poder da comunicação, podem também estar fazendo trabalhos sujos. Isto não é uma teoria da conspiração vazia de total sentido, até porque quando alguém faz algo, deixa pistas.

Se um tostãozinho no árbitro, que nem foi sem motivo, é abusadamente um destaque, está aí a pista de que algo está muito errado. Porque o correto para estes sanguessugas (estes da imprensa) é um time resignado como boas ovelhas que aceitam o seu triste destino. É sério ! Os jogadores do Grêmio apanharam em campo e o juiz agiu como um Pilatos. E isto é calado pelos mídia !!

Mas é claro... se os jogadores começarem a peitar o juiz, pode ser que ele fique mais imparcial nos próximos jogos, e os outros árbitros vendo isto também estarão mais atentos ... Então nossos jogadores podem até ser currados em campo, mas um fio de cabelo do juiz não pode ser tocado, pois aí é um escândalo e o sistema, a estrutura montada, poderá começar a ruir.

Quero parabenizar o blog !
Vi que a entrevista sobre o caso Paysandu foi assinada pelo Fabrício Falkowski. Se eu não estou enganado, é ele que sempre assina as colunas do bombacha qdo este está de férias. E durante um mês por ano a balança passa a pender levemente para o nosso lado. Não sei não, mas acho que ele vai levar uma bela reprimenda, já que o ZH fez uma matéria demonstrando todo o "heroísmo" daquele jogo. E a coluna deste domingo do Rech? O churrasco de segunda já deve ter chegado no patamar de caviar.
Querida Pitica, você tocou no ponto chave, o pofexo não nos deu títulos e quer aumentar sua grana. Porém, esse pedida dele só aumenta em caso de conquistas da libertadores e mundial, o salário base continua o mesmo. Portanto não vejo problemas em pagar toda essa grana pra ele, o que significaria titulos!! Se somar o salario de perebas que passaram pelo olimpico durante anos sem titulos e que nao deram retorno algum ainda estaremos no lucro e muuito!!
1 resposta · ativo 644 semanas atrás
Não é bem isto Reis. A premiação é por etapas e não por título. O que faz um PUTAAAAAAAAAAAAAA DIFERENÇA.
Mas é esse mesmo o valor que o Luxa pediu??
Essa imprensa não da confiar!!
Chegaram a falar que a folha do Gremio é maior que a dos morangos!
Lá ta tudo sempre bom e no Grêmio sempre tem algo errado!!
Eu acho que a "demora" (se for renovar mesmo) é pq o Koff ta mostrando quem manda, que ele não é insubistituivel.
E premiação é um incentivo (se bem que com o que esses caras ganham não precisaria de incentivo nenhum! )
Esqueceste de mencionar que o Roth também teve sequência no trabalho. Quase fomos campões em 2008 depois de sair na Copa do Brasil bem cedo. Mas o técnico foi mantido e a filosofia também. O que quase rendeu um título. Quase não é... Sei.

Mas, mesmo os mais capacitados e bem montados elencos podem não ser campeões. Aliás, campeão é um só. Geralmente, times com boas administrações entram nos certames sempre esperando disputar um título. Até o Millonários...

Porém, só um triunfará!

O que está sendo discutido, nas entrelinhas, é a cultura do futebol brasileiro. Completamente diferente da cultura européia, por exemplo, onde um técnico pode ficar anos e anos no mesmo clube. Claro que clubes vencedores têm maior pressão, mas, em geral, boa administração conjugada com um bom técnico e elencos vai dar resultado em algum momento no médio prazo.

E a paciência? O imediatismo deve ser substituído, junto ao torcedor, pela marca Grêmio. Ser gremista é um auto-de-fé, não é para um fim de semana. Acredito que os torcedores, apesar dessa tal "passividade", têm inteligência, sim, pra reconhecer quando há perspectivas oriundas de uma continuidade. E, nesse momento, o futuro não é mais tão incerto. Sabe-se que haverá mais vitórias que derrotas. A probabilidade de chegar em 1o. é maior.

E não será por "acaso"... Ou por "imortalidade", como queiram.

Então, seja lá o Luxemburgo ou o Juquinha deve-se dar condições para um trabalho a médio prazo com uma continuidade de filosofia e cultura futebolísticas. Isso é a essência do que forjou o Barcelona de hoje.

Passamos 11 anos sem ganhar? Desses 11 anos, quantos tiveram continuidade? Mano Menezes pode ser considerado único nesse quesito. Na maior parte desse tempo, o planejamento sempre deu lugar à improvisação.

A sorte, sempre, vai acompanhar os mais competentes, pois a probabilidade (ou chance, ou sorte) de ser bem sucedido aumenta. Com trabalho novo, filosofia nova, cultura nova, a probabilidade começa quase do zero.

Sds. tricolores
Faço um exercício de clarividência, caso o Lixemburgo renove por mais dois:

2013
Perde o gauchão: faltou elenco
Eliminado da Libertadores: faltou elenco, precisa de continuidade
Eliminado na Copa do Brasil: faltou elenco, precisa de continuidade
Consegue a última vaga pra LA 2014: mito, melhor treinador de todos os tempos

2014
Perde o gauchão: faltou elenco
Eliminado da Libertadores: faltou elenco, precisa de continuidade
Eliminado na Copa do Brasil: faltou elenco, precisa de continuidade
Consegue a última vaga pra LA 2015: mito, melhor treinador de todos os tempos, precisa renovar o contrato pagando o que ele quiser novamente
2 respostas · ativo 644 semanas atrás
Esse teu comentário resume o Grêmio ultimamente: Divisão.
O sujeito já torce, antecipadamente, por um insucesso que justifique sua preferência por A ou B.
Eu queria muito que o Koff ganhasse. Em momento algum torci pelo fracasso do Odone, pois isso implicaria em torcer pelo fracasso do Grêmio.
O pessoal gosta mais de torcer por pessoas do que torcer pelo Grêmio.
Sou contra, sobretudo, à superestimação do "trabalho" do carioca. Elenco ele tem, é um dos mais caros e grifentos do Brasil. Pra mim, só o CAM e o Fluminense têm elencos parecidos.

E mesmo assim, é provável que ele, numa campanha épica, tirando "leite de pedra" em todas as rodadas, não supere a campanha "derrotada" e "entregadora" do derRoth, que aparentemente, tinha um elenco muito superior ao atual e que, no mínimo, teria que ter ganho o título.
Não concordo, como a maioria, que o LUXA (ou qualquer outro treinador) mereça que se sangre os cofres do clube para garantir seu emprego...

Todavia, tudo que sabemos até agora não passa de ESPECULAÇÃO..valores, prêmios, possíveis reforços, dispensas (que me parecem tão urgentes no grupo do grêmio quanto as contratações)...e olha de onde nascem as informações: de uma imprensa barata, absolutamente parcial e que, em conluio com a FGF (capitaneada pelo conselheiro NOVELHACO), trabalham à serviço de um clube deste Estado...e, por óbvio, contra os interesses de todos os outros.

É comum que a expectativa, com o passar dos dias (e a ausência de confirmações/desmentidos), vire ansiedade e, como bem querem os isentos, corneta...mas nós, que discutimos aqui diariamente as coisas do grêmio, não podemos entrar nesta canoa furada.

Já vi gente dizendo que iria deixar de ser sócio se o LUXA saísse...outros, se o LUXA ficasse a peso de ouro...CALMA...esse tipo de esquizofrenia é para aquela torcida do nariz de palhaço...aquela que só lota estádio (quando tinham um) nas horas boas..quando fica fácil ser "torcedor"...SOMOS TRICOLORES...CARREGAMOS O DNA CHARRUA EM NOSSAS VEIAS...e jamais deixaremos de amar o nosso grêmio.

Faço esse desabafo porque tomei uma decisão: não vou mais ouvir NADA sobre o grêmio na nossa imprensa. Esperarei tranquilo pelos anúncios oficiais.

Até porque, decidam o que decidir, seja na pré ou na fase de grupos, estarei lá na nossa estréia da LA 2013...seja quem for o treinador, seja quem for o zagueiro, seja quem for o centroavante...pois eles representarão o GRÊMIO e esse é a minha eterna paixão!
Verdade seja dita que o Rotho, com todo o ódio que tenho dele, foi campeão aquele ano. Foi um título descaradamente roubado, algo infinitamente maior do que o ocorrido com os macacos em 2005, mas ninguém fala NADA. Até o globoesporte.com mostrou um levantamento que mostrava o número absurdo de pontos concedidos ao São Paulo por erros de arbitragem. Sem falar nos episódios de ameaças ao elenco por parte até dos árbitros, antes da bola rolar.
O Grêmio quer ser campeão? Pois vou dar a receita:

1º monta um time decente
2º bota o Roger a treinar esse time
3º comprar bastante cerveja
2 respostas · ativo 644 semanas atrás
Eu tenho a impressão que esse será o próximo treinador do Grêmio, depois do Luxa.
Sim, vamos queimar nossos ídolos como as coloridas. Para treinar o Grêmio o Roger tem que treinar uns 10 times antes e mostrar cspacidade. Necessitamos de Luxa , Felipao, Muricy, Tite. Não de Rospide, Julinho Camargo, Roger, Emerson, etc. Por mais meus herois que sejam os ultimos.
To desconfiado que o Luxemburgo tendo o contrato de 2 anos vai querer tomar o controle do departamento de futebol e isso não vai acabar bem, se colocar gente novata e sem autoridade lá, já era, ele domina mesmo, dai vai ser só contratações com outros interesses e leandros dá vida(mesmo empresário dele).

O Luxemburgo tem que ser freado, deve apenas treinar o time, a administração não deve passar nem perto dele, assim como as categorias de base não devem ser dirigidas pelo técnico e sim por uma politica a longo prazo.

Quem é o Luxemburgo perto do Grêmio? Para min um bostinha que sabe treinar bem um time. Não ganhou nada pelo nosso time e salario alto não garante que vai ganhar. Mas contrato longo garante muitos milhões com titulo ou sem titulo.
1 resposta · ativo 644 semanas atrás
Axo Luxa baita treinador,mas axo q ele não treina algo do tipo:

Qdo chegar aos 40min. do 2 tempo,ter uma esquema de segurar o resultado qdo lhe convém,pois levou o 2 gol do palmeiras aos 45 do segundo tempo...e foi se a Copa do Brasil.
Na Sul americana tava perdendo de 1 x 2, e levou o 3 aos 48 segundo tempo e foi se a Sul America.

Este treino inclui,se jogar no campo simulando lesão,demora nas cobranças de falta,lateral,tiro de meta e td mais...jogar segurar bola na marca do escanteio,mas não se vê nada disso,se vê só reclamação de juiz e nada mais.

Porra Luxa treina um time a ser malandro,tipo os argentinos.
Para de entregar classificação e taça.
d
Seu Algoz, me permita falar algo que nao tem nada com o post.....

Como o mundo da voltas neh? Hj se apenas empatarmos com a Lusa, rebaixaremos o Parmeira.....o que tem isso haver? tem, no sentido de que naquela partida de volta da Copa do Brasil o tal de Marcos Assunção apos a partida em que eles passaram a final, esse cidadao ficou gozando os nossos jogadores, fazendo gracinhas, tava todo machão querendo briga no final da partida.....POIS BEMMMMMMM

VAI PRA SEGUNDA DIVISÃO Marcos Assunção seu fdp!!!!!!!
Vejo os amigos acima falando em economia. Nenhum técnico merece o que o Luxa está pedindo, não deu títulos, etc. Quanto custaria um Tite, Felipão, Muricy... Resposta: nem um centavo a menos que o Luxa, que tirou água de pedra com um time meia boca e os melhores jogadores vieram pela mão dele. As opções mais baratas são o Roth, Cuca, Mancini. Não sejam trouxas e caiam na conversa dos isentos ou os Róseos acabam com o Luxa e nós com o Cuca. Renova logo Koff.
1 resposta · ativo 644 semanas atrás
Quero ver alguém fazer contraponto ao teu post. Disse tudo.
É impressão minha ou tem torcedor gremista atirando junto com os i$entos? Os caras já tão azedando o trabalho do treinador antes...assim é foda!!! Guardiola e Messi para agradar esse povo...
Quais foram as exigências do Luxemburgo? Ele de fato pediu R$ 4 mi pela LA2013 e R$ 5 mi pelo mundial?
Acho estranho isso ser discutido antes mesmo da definição do Grêmio na LA( como pré ou direto), não acredito q isso tenha acontecido.
Concordo com o Nando Gross q disse q o Luxemburgo quer ter esclarecido o qto o Grêmio tem pra investir no ano q vem, pois ele não quer entrar pra perder, ele sabe q ele precisa dar retorno para o clube. O trabalho tem os seus méritos, mas o Grêmio precisa de títulos e ele sabe muito bem disso.
Outros técnicos também exigiriam premiaçãoem caso de título, mas isso seria discutido com a proximidade de tal possibilidade.
Acredito do potencial de Fábio Koff para negociar com o Luxemburgo, porém acho q o futuro presidente deveria se manifestar publicamente a respeito do assunto para acabar com todas essas especulações(Luxemburgo no Palmeiras, no Inter,....)
Acho q discussão em relação a salários não vale a pena. Não tem a menor dúvida q é injusto o roupeiro ganhar 600 reais e o Luxemburgo um milhão q seja, mas é assim q as coisas são e o Grêmio sabia quam tava trazendo qdo contratou o Luxemburgo. Essa discussão não é do futebol e sim do país. Eu mesmo não era a favor do contratação do Luxa, não via ele com o perfil do clube, mas estava equivocado, ele se mostrou um profissional de muita competência como sempre foi ao longo da sua carreira e fez q eu percebesse q o minha rusga era pessoal.
Acredito também q não existam boas opções no mercado para eventualmente substituir o técnico atual.
A torcida tem q ter mais paciência, o jejum de títulos criou uma pressão absurda em cima de seja lá quem for q estiver na casamata gremista. Ficar revoltado com o time empatar com a Portuguesa fora não tem cabimento, o Grêmio não jogou uma grande partida, o juiz atrapalhou ambos os times, mas não é assim q as coisas funcionam.
Só isso.
Fico muito agradecido pela resposta.
Abraços

Postar um novo comentário

Comments by