2 de novembro de 2012

Um negócio da China?

Notícias dão conta de que o presidente do banco chinês ICBC (Industrial and Commercial Bank of China), Zhao Guicai,  chegará neste sábado a Porto Alegre para tratar com a direção do Grêmio sobre uma possível  parceria com o clube. Na oportunidade, Guicai  vai aproveitar também  para assistir ao jogo Grêmio x Ponte Preta. Os executivos  do gigante chinês estariam  interessados em colocar o nome (naming rights) na nova Arena . Além disso, a parceria se estenderia ao patrocínio da camiseta (teria de ser rescindido o contrato com o Banrisul de R$ 12 milhoes anuais que vence na metade de 2013 ) . Especula-se que as cifras girem  em torno de  R$ 30 milhões anuais, num contrato com duração de 10 anos.
O objetivo do ICBC  é entrar no mercado financeiro do Cone Sul (principalmente Brasil e Argentina) e investir pesado na visibilidade da sua marca. O gigante asiático  já adquiriu o argentino Standard Bank e pretende ampliar a sua presença na  América Latina. A direção gremista adota cautela, apesar do otimismo. Segundo o presidente Odone, "há um interesse apenas em tese e ainda não há uma proposta real."
Tudo muito bem. Tudo muito bom. Seria uma grande notícia a confirmação desse negócio da China.
Mas não querendo ser estraga prazeres, lembro que só tem um probleminha:  a logomarca do referido banco traz uma cor alheia à realidade gremista, uma cor que não nos identifica com a marca.
Mas fica a pergunta: será  que os chineses topariam mudar a cor da logomarca para poder estampá-la em nossa casa?
Se assim for, é bola na rede e correr para o abraço!


                                      Banco ICBC China: http://www.icbc.com.cn/ICBC/sy/


Números do dragão asiático:

US$ 2,6 trilhões em ativos
408 mil funcionários
282 milhões de clientes individuais
4,11 milhões de clientes corporativos
16.648 unidades na China
239 subsidiárias no Exterior
1.699 bancos correspondesntes no planeta
(fonte ZH)

Comentários (19)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Pessoal se a Coca Cola alterou as cores para ser parceira do Grêmio não ha motivos para acreditar que o ICBC Bank não o faça, além do mais com um rapida busca podemos percebemos que existe uma politica de cores flexível para o logo. Já até consigo imaginar na fachada da ICBC Bank Arena! http://s4.reutersmedia.net/resources/r/?m=02&....
Sinceramente, ainda acho o valor baixo, se o Grêmio ganha 12 milhões do Banrisul pela camiseta e o Grêmio ganha ainda no uso da marca em cartões e títulos. Fechar a camiseta e o namingh por 30 milhões, sendo que o namingh 65% vai para o Grêmio e o resto pra OAS, acho pouco ainda. Acho viável o pacotão por 40 milhões.
1 resposta · ativo 647 semanas atrás
Tenho que concordar contigo. Também não fiquei muito animado com esses valores, eu esperava mais especialmente sabendo que o contrato será por 10 anos. Não sou economista ou especulador, mas acho que em no máximo 5 anos esses valores já estariam defasados.
Eu queria mesmo é uma "Adidas Arena", mas a empresa não quer né...
2 respostas · ativo 647 semanas atrás
Que tal patrocínio da Microsoft? Chamaríamos de Arena Power Point.

O ICBC é um dos quatro maiores bancos da China, tem capital estatal e deve crescer cada vez mais... É um bom parceiro.

O ideal é que o contrato tenha cláusula de renegociação ou que o prazo seja mais curto. Esses valores jamais seriam cogitados em uma negociação no ano de 2002, por exemplo. A arrecadação no futebol cresceu violentamente nos últimos anos e sabe-se lá onde vai parar, 10 anos é muito tempo.
haehaueheuehae, Seria bem irônico para os colorados chamar de arena powerpoint. hahahaha
O Grêmio esperava fechar os naming rights em 10 milhões/ano.
Os chineses querem dar 30 milhões /ano por NR+camisa.
Vamos supor que os naming rights fiquem nos 10 milhões e o patrocínio fique em 20. Ou até mesmo 15/15.
Os 45% da OAS saem desses 10 ou 15 milhões. O Grêmio ganhará mais do que ganha hoje.
E os china mudam sim o logo.

*Gostaram? Escrevi tipo o Zini, já posso trabalhar na ZH escrevendo sobre coisas que não sei, na base do chute.
3 respostas · ativo 647 semanas atrás
Não é exatamente isso. Não retorna 65% do faturamento da Arena Portoaelgrense para o Grêmio. O que vem é 65% do RESULTADO. O valor recebido como naming rights entra no caixa da Arena. Após pagas todas as despesas, inclusive o financiamento do BNDES, se ela der lucro, 65% vem para o Grêmio.
parabens pela vitoria, e seja bem vindo de volta!
è um bom negocio,e sobre a desvalorização, acho que ninguem faz mais contrato longo sem colocar um percentual para resgatar possivel perda, ou desvalorização.
Assisti ao jogo contra o milionarios, e a logo da gatorate, na casamata ficou parecendo rosea, não entendi.
sim, pra tu ver como eu fui bem no "Zini Mode".
Escrevi bobagem sem dominar o assunto e me esqueci do "detalhe" do financiamento xD
Mas ainda assim não é um valor bom se tratando de um mercado como o RS?

ps. arigatô ta de volta, cara mta emoção... vamo encher o saco dele pedindo jogador o/
Acho que eles não se importariam em mudar pra preto ou branco, até por uma questão de estética (um detalhe róseo numa camisa ou numa arena cheia de azul fica horrível). E o valor me parece bom. Mesmo descontando a parte da OAS (o que não é nenhum absurdo considerando as vantagens dessa parceria), sobraria o dobro do que ganhamos com o Banrisul. Sem contar que a visibilidade de marca é mútua. Eles entram no mercado sulamericano e nós entramos em um mercado de escala mundial.
bom ponto, se eles querem entrar forte como MARCA no Mercosul, e o maior apelo será um clube e sua arena onde não podem usar sua cor (rósea), será que irão topar?
Mas como que o Grêmio vai ganhar dinheiro nisso? Todos os colorados que conheço disseram que a Arena é da OAS e nem os patrocínios o Grêmio vai tirar um centavo. Disseram também que o Beira-rio é deles e não vai ter exploração.

IRONIC MODE ON
Eu achei legal, acho que esse negócio das cores eles vão mudar,
e acho ainda que podia pintar um daqueles dragões chineses todo azul na fachada...
Credo que atraso, o que que interessa a cor????????????
Eu sou gremista doente e não tenho nada contra o vermelho!!!!!!!!!
1 resposta · ativo 647 semanas atrás
Discordo. Por mim até os extintores seriam azuis.
o naming eh so do gremio.
No passado, a toda-poderosa Coca-Cola, com sua identidade visual centenária, aceitou trocar o vermelho pelo preto para aparecer na nossa camisa. Os chineses tem só uma faixinha vermelha, acha mesmo que eles teria problema com isso? As letras são azuis, o que já é um excelente começo.

Acho que a única empresa que não aceitaria trocar a cor seria a Ferrari, por motivos óbvios.
1 resposta · ativo 646 semanas atrás
Tem ferrari amarela, preta, azul.

Postar um novo comentário

Comments by