30 de novembro de 2012

Você será eterno em meu coração!

Nesta semana, sinto os gremistas todos meio chochos. Há um clima diferente no ar. Uma mistura de nostalgia com esperança. Nostalgia pela dolorosa despedida. Esperança  de um futuro muito promissor na nova casa. O fim da era Olímpico Monumental talvez esteja trazendo para a torcida um incômodo sentimento contraditório, uma mistura de tristeza com felicidade.
Sensações estranhas... novas emoções...novos caminhos...
Às vezes tenho a impressão de estar traindo um grande amigo. De estar virando-lhe as costas e escolhendo um novo parceiro. Perdoe-me, velho amigo. Mas você será eterno em meu coração! 
Lembro a primeira vez que pisei no velho e glorioso estádio tricolor. Era  final da adolescência, mudança do interior para a Capital para estudos. Na minha cabeça, o Olímpico era uma lenda. E foi assim, meio ansiosa,  que segui com irmãos e primos para assistir a um jogo de Libertadores.
Era noite. A torcida agitada  se acotovelava nas catracas. Para mim, um mundo novo, instigante.
Almofada embaixo do braço, adentrei até a arquibancada aos trancos naquele mar de gente que chegava afobada  com medo de perder o  início da partida.  E o que vi , nunca mais saiu da minha memória.
Era pura magia...
Avistei o gramado muito grande e verde, as luzes fortes dos refletores e milhares de pessoas agitando bandeiras e gritando nas arquibancadas de um gigante que não tinha fim. Parecia que eu tinha sido jogada repentinamente para dentro de uma película de Steven Spielberg. Passei parte do meu tempo observando a torcida. Aquilo era fascinante. As pessoas se transformavam a cada lance.  Iam do céu ao inferno em questão de segundos. Gritos, aplausos, xingamentos. Jamais esquecerei aquelas cenas. O ar que respirava era carregado de eletricidade. Foram noventa minutos de pura emoção.
Agora, depois de muitos anos, estamos próximos de dizer adeus. Mas um adeus que não é bem um adeus.
Porque a eletricidade, o cheiro, a magia serão  transportados por cada um dos torcedores que pisarem  na nova Arena para novos e memoráveis embates. E a alma do gigante tombado estará lá, de corpo presente, representada na energia de cada um dos seus filhos.
E assim, querido Olímpico, jamais o esqueceremos!
......................

Peço licença à Zeppelin Filmes para reproduzir aqui o belíssimo vídeo feito pela produtora em homenagem a glorisa história do Olímpico Monumental.
Não é preciso palavras. As imagens nos dizem tudo.




 

Comentários (21)

Carregando... Logando...
  • Logado como
MATA O VEIO DE EMOÇÃO... MATA!
Eu chorei quando vi o vídeo. E não sou desse tipo... sou mais de nó na garganta, mas nem fiz questão de tentar afogar. Intraduzível, uma belíssima homenagem.
2 respostas · ativo 643 semanas atrás
Vocês apagaram, mas eu vi!
Muita emoção... lágrimas rolaram aqui também..
Jardel quando aparece de frente, olhando pros lados como se procurasse os torcedores, foi demais!
Após os jogos,celebrações e shows,o Olimpico ficar aberto ainda,certo?Espero que fique em janeiro,fevereiro.
Pois vou lá me despedir,mesmo que não haja jogo,e penso em pular o fosso (que é barbada) e correr ao gramado.Sempre foi meu sonho.Meu coroa foi sócio 30 anos e nunca o deixaram pisar lá.Só se tiver algum bruxo na direção,que consiga isso.
To pensando em fazer,nem que eu seja preso depois.
2 respostas · ativo 643 semanas atrás
Acho que vai ficar sim, tenho essa mesma dúvida da Arena...tenho um amigo que mora em Miami faz uns quinze anos já, e ele chega dia 20, será que tem como eu levar ele pra conhecer a Arena??Tu sabe algo sobre isso seu Algoz??
A.Martini, eu invadi o gramado no dia que o Grêmio chegou da Colômbia em 95, me lembro que cheguei perto do Roger e ele era um touro cara, muito forte...depois dele nunca mais tivemos um lateral esquerdo daquela qualidade...ahhh bons tempos de 94, 95, 96 e 97!!!
Eu tinha 18 anos em 94, curti toda aquela época na fase de festa, saía do Olímpico(onde eu ia sabendo que vera uma vitória, só não sabia de quanto)e a pra Goethe, pra balada comemorar...tenho até um pouco de pena dessa gurizada de agora, que não tem a oportunidade de comemorar títulos como eu comemorei...
Como as cosas mudam, me lembro que eu entrava no estádio com uma garrafa pet, cortada na ponta, com meo litro de wiskie e meio litro de guarana(dá um desconto, era guri)e o resto de gelo...e pulava...como pulava e gritava, abraça meio mundo quando saía gol...
Desculpa a melancolia, mas eu não tinha sentido ainda o impacto de ficar sem o Olímpico...Senti hoje quando vi esse video...sei que vai ser pra melhor, mas hoje me dei conta que vou sentir muita falta...falta de chegar pelo largo dos campeões, falta da geral toda de pé, falta do tio com óculos grossos do bar na social, o último, lá perto da divisa com a torcida adversária...onde eu sempre ia mexer com a macacada...
Lembro que o Grêmio tava fechando três anos sem perder Grenal.Então pedi pra minha namorada fazer uma torta de isopor, três andares...levei balão, confete e chapeuzinho de aniver...distribuí para a galera que tava na divisa, junto a torcida do Inter, na social...nunca vou me esquecer da macacada puta comigo quando acendi a velhinha de 3 anos..e todo mundo cantando parabéns...todo mundo de chapeuzinho e a macacada me jurando de morte...
Sei que a Arena vai ser pra melhor, é o futuro do futebol, estádio confortável, mas vai ser difícil se acostumar...outro dia vi um guri na tv, que trabalha no Olimpíco, dzendo que quando tu entrar na Arena, não vai se sentir tão mal por não ser mais o Monumental, saberei isso dia 8...
É isso aí gremistada, to bebum e sentindo uma melancolia danada aqui, vai ser foda deixar para trás tanta coisa que vivi, mas quer saber?Se for para o Grêmio voltar a ser o Grêmio, qualquer estádio tá bom, o importante é essa gurizada nova poder comemorar um(vários)títulos, o resto a gente se acostuma...
Não ia no Grenal, muito receio de ter uma última impressão ruim, mas pensei bem, quer saber??
Mesmo que perca(e não vai)nenhum macaco arrogante vai me tirar o que vivi de bom lá...eu vou, e vou ver a melhor torcida desse Brasil...e vou ver o Leo gago fazer o gol da vitória...
E se puder me responder acerca da Arena seu Algoz, se vou puder levar meu amigo lá para dar uma olhada nela por dentro, eu agradeço...
Vamo que vamoooooooo!!!
Domingo vai ser uma jornada imortal, e a torcida vai ficar la dentro umas duas horas depois de acabado o jogo...
E deu de escrever bebum...
A Arena, como em todos os grandes e melhores estádios do mundo, terá um tour, que como em todos em grandes e melhores estádios do mundo, será pago.
Não sei se já estará funcionando agora, mas acredito que abrirão para visitação sim.
Estão dizendo que o Grêmio está tentando o Paulão que joga no mesmo time do Conca na china, só eu que percebi que devem estar tentando o Conca e estão despistando que é o Paulão?

Ou estou viajando na minha imaginação?
http://wp.clicrbs.com.br/duplaexplosiva/2012/11/3...
3 respostas · ativo 643 semanas atrás
Cara, Conca é muito caro.E pelo que ouvi ele tá com problemas lá,saindo meio na força...e pelo que me lembro o salário dele era um dos maiores do mundo...não sei que idade ele tá, mas acho que é muito investimento...
Por mim, Koff traz logo os dois e mata dois coelhos com uma cajadada só. Eu vou pro aeroporto receber qualquer um dos dois.

Se tiver o Conca, acho que não precisa buscar outro meia, mantemos o Marquinhos e subimos alguém da base, Bertoglio também tem contrato para metade do ano que vêm. Elano, Zé, Conca, Marquinhos e Wangler me parece de bom tamanho.

Na zaga, a situação é um pouco mais questionável: Werley me parece suficiente e Paulão seria um avanço numa defesa que já é a melhor do país, fora que o irmão dele joga no Grêmio. SERIEDADE total e bola pro mato. Fala-se na manutenção de Naldo, bom reserva que deveria se inspirar mais em Paulão e seu futebol exuberante, Vilson tem contrato e Saimon também deve ficar... Acho que aí cabe mais um nome...

Eu cogitaria da contratação de um Xerife/Bandido, quem sabe Bruno Alves, português, filho de brasileiro, do Zenit? Não é muito veterano, mas é experiente, tem boa altura e excelente impulsão, mas o principal: LUGANO É UM COROINHA PERTO DELE.
http://www.youtube.com/watch?v=vd4bq9VdszY (Detalhe para a voadeira na nuca do vermelhinho benfiquista em 0:46 e o encerramento no maior estilo aríete) http://www.youtube.com/watch?v=OMzV4x_aGe0

Seria uma questão de controlar esses impulsos assassinos (ou concentrá-los em um eventual alvo específico)... É um caso raro de jogador remanescente do futebol das antigas, uma época onde se considerava como "canela" tudo que está do pescoço para baixo(incluindo a nuca, aparentemente).
hehehhe, tu também tem saudade do dinho né.
Dá um arrepio na espinha com diz no interior, linda homenagem Concerteza o semblante deles é algo que para mim fica gravado, como ecoa em nossos corações grandes títulos e fazes que tivemos lá dentro do velho casarão, ainda que o estádio vazio mas com a alma de cada irmão Gremistas emano seu grito de torcedor.
Sem mais belo post. Pitica.
E parabéns Olímpico Monumental.

Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
Parabéns pelas belas palavras!!!

Semana difícil, realmente, emoções misturadas: ansiedade, saudade, paixão...

Agradeço muito ao meu velho pai por me fazer gremista, e poder viver toda essa energia contagiante, indescritível. Outros vivem para tentar nos imitar, mas não conseguirão nunca entender, só quem é gremista sabe...

Vamos levar um tempo ainda para nos acostumarmos com o novo "endereço", mas com certeza muitas emoções maravilhosas nos aguardam no novo "templo" do futebol.

Esse é o Grêmio, isso é emoção, isso é uma torcida !!!!!!!
Isto tem apenas uma explicação: ESTÃO SE BORRANDO DE MEDO! São justamente as organizadas que costumam ir a clássicos na casa do adversário. Depois não entendem porque cantamos "Inter, cagão".
http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia...
Amanhã minha última ida ao Olímpico

A primeira foi com 10 anos, meu jogo inesquecível: final da Libertadores 84, que perdemos com um gol do Burrochaga na goleira da direita das sociais. Eu estava na superior, que mesmo sendo nova balançava tanto que eu tinha que me segurar. Tinha umas 70, 80.000 pessoas (tem como checar?) e lembro da força do canto da torcida, dos jogadores em campo, gigantes, do gol deles, e de voltar pra casa com o olhar parado pela janela do ônibus.

Melancólico, pra uma criança, mas que me deu a dimensão do que é ser gremista.
Bá ta me dando uma agonia essa conversa de fim do Olímpico, to ficando mal.

Se um corintiano faz um comentário destes sobre o vídeo do adeus ao Olímpico, o que sobra para nós.

kessley gustavo·

Sou Corinthiano doente, mas antes disso eu AMO futebol, e ver esse vídeo me deixou com um nó na garganta, confesso que chorei...

Nada pode explicar o AMOR...quando escutava "o jogo vai ser lá no Olímpico", eu pensava...FUDEU!!!!

Junto com o Olímpico, vai um pouco da mística do Grêmio.

E quem inventou o futebol, teve um instante de Deus...
Estou triste e preocupado com a falta de foco para o Gre-nal. Este ano, infelizmente, perdemos TODAS as decisões (Caxias - Final do 1 turno do gauchão; Inter - Final do 2 turno do gauchão; Palmeiras - Copa do Braisl; Fluminense e Santos - Campeonato Brasileiro; Milionário - Sulamericana. Por favor, direção, jogadores e treinador não vamos estragar o final de ano dos tricolores. Dedicação total para o jogo de amanhã. Será difícil aturar os colorados (não consigo esquecer a decepção com a decisão do gauchão de 2011).
Sou gremista que gosta de títulos, conquistas e não de festas. Festa se faz com a taça ou depois de uma vitória no Gre-nal. Será muito difícil o jogo, nem tanto pela qualidade do adversário, mas por termos, ainda, um time capenga (zaga com Naldo e Werley e ataque com leandro e andré lima).

Desejo sorte, atenção e competência aos nossos atletas. Domingo tem que ser nosso. O final deste ano tem que ser azul.

Saudações tricolores.
1 resposta · ativo 643 semanas atrás
Concordo Ricardo!

E tem mais...quase toda vez que o jogo é festivo....o time da casa dança! Minha esperança é que consigam colocar sangue nos olhos destes caras..pois quanto aos amargos...os isentos já deram a eles, nesta sema, toda paz (a crise foi propositalmente esquecida...o Dunga é o melhor treinado FIPHA da galáxia...é amigo do DALEBIBA e o Paixão fará o Forlán jogar mais do que em 2010) e toda motivação que precisam (falando sempre em goleada nas entrevistas e etc...) para jogar alguma coisa.

Não tenho medo do time morango...tenho medo do GRÊMIO não ser o GRÊMIO!
Cara o que é esse filme?? Nem sei o que dizer. Graças a Deus tive 28 anos de Olímpico.

Estava assistindo o filme e minha filha de 8 anos, com uma boneca na mão, pergunta:
- Mas pai, o que tem de tão misterioso nesse Grêmio?

Eu que sempre tenho tantas explicações, fiquei mudo.
Amanha temos de ganhar de qualquer jeito, se conseguir massacrar a macacada, melhor ainda.

Qualquer placar final, desde que seja vitoria GREMISTA, e isso que eu quero.

Jogadores, vou pedir de novo: joguem como se tivessem que tirar o pai da forca.

VITORIA, VITORIA, VITORIA.
Eu não tinha como ir ao Olímpico, nem tinha TV, mas lembro até hoje da transmissão via rádio Guaíba desse jogo (http://gremio1983.blogspot.com.br/2012/10/1972-o-soco-de-everaldo.html). Nos dias de hoje, com a roubalheira da arbitragem, tenho saudades do Everaldo, que foi meu ídolo até o aparecimento de um tal de Dinho Cangaceiro. Eu, criança, acreditava que se alguém está te roubando, um punho na fuça é o mínimo que merece. Não entendi porque o Everaldo foi punido com um ano de suspensão.

" 18/10 _ Grêmio 1x1 Cruzeiro (Brasileirão):
... O tricampeão mundial na Copa do México, em 1970, desferiu um soco no árbitro José Faville Neto depois que ele assinalou um pênalti para os mineiros."

Postar um novo comentário

Comments by